PDA

Ver Versão Completa : Para os que teimam em andar sem filtro de ar..



rodriguinhow
15-08-05, 22:37
Os perigos dos filtros de ar de baixa qualidade

Casos de motores com desgaste acentuado em anéis e bronzinas com poucos quilômetros ou horas de utilização não são tão raros. Geralmente desconfia-se de erros de retífica, montagem ou até da qualidade das peças. Mas, na maioria das vezes, o problema é causado por um componente que está distante do problema: o filtro de ar. É o filtro de ar que deixa o motor livre das impurezas que estão no ar. O problema é que a grande parte dessas impurezas é altamente abrasiva, como a areia. Então, se o filtro não faz seu trabalho direito, esses abrasivos vão para dentro do motor com o combustível e se misturam ao óleo. Com o sobe e desce do pistão, os abrasivos trabalham como uma lixa, desgastando os anéis, pistões, cilindros e bronzinas. Esse problema fica ainda pior se a troca do óleo e filtro de óleo (que consegue retirar parte dessas partículas) não é feita dentro do intervalo recomendado.

(Clique para ampliar)


Se o motor trabalha em locais onde o ar é muito poluído, os abrasivos podem acabar com ele em pouco tempo. Os locais mais problemáticos são as fábricas (empilhadeiras e geradores), plantações (tratores e colheitadeiras), terraplanagem e mineração (equipamentos e caminhões).

Como idenfiticar?

Pode-se identificar facilmente um motor danificado pela entrada de abrasivos. Vamos começar pelo óleo. Muitas vezes, chegamos a ver as partículas de abrasivo em suspensão ou depositadas no fundo do cárter. No conjunto pistão-anéis, vamos notar um grande desgaste na primeira canaleta do pistão e um aspecto polido ao longo da saia. O pino do pistão também pode apresentar sinais de desgaste no encaixe com a biela. Os cilindros danificados por abrasivos geralmente não apresentam mais as marcas de brunimento. O que nota-se é um aspecto polido ou riscos verticais ao longo do cilindro. Um grande desgaste na região de reversão do primeiro anel também pode ser verificado. Nas bronzinas, vemos que aquela camada prateada (chamada de antifricção) está toda riscada, deixando aparecer a camada de baixo, geralmente amarelada ou avermelhada.

Como resolver?

Com alguns poucos cuidados, é fácil resolver o problema dos abrasivos. Tudo começa na escolha do motor certo para o lugar certo. Os principais fabricantes de empilhadeiras e geradores oferecem versões exclusivas para ambientes poluídos, com filtros de ar de alta eficiência. Também é preciso fazer a manutenção dos filtros e a troca de óleo sempre dentro do intervalo recomendado pelo fabricante do equipamento para cada condição de uso. Nessas manutenções, também aproveite para inspecionar todo o sistema. Você pode ter trocado o filtro mas não viu que existe um furo ou uma abraçadeira solta no duto que leva o ar para o motor. Não adiantou nada! Se o motor vai trabalhar num local muito poluído por abrasivos, evite usar filtros de ar em banho de óleo. Os filtros secos (papel) são muito mais eficientes.


Nunca tente reaproveitar o filtro, lavando, limpando com ar, etc. Não funciona (a partícula dificilmente sai do papel) e você vai ficar com a falsa impressão que o motor está protegido. Também tome cuidado na escolha do filtro. Tenha certeza que está comprando o filtro certo para o seu veículo e não acredite naquela velha conversa “mas esse também serve lá”. Uma diferença de menos de 1 milímetro pode criar uma entrada de ar falsa para os abrasivos irem direto para o motor. E, por último, sempre compre filtros de fabricantes que garantem a qualidade dos seus produtos, como WIX. Não vale a pena arriscar um motor por tão pouco. Tomando esses cuidados na hora da manutenção ou orientando seus clientes para ficarem atentos a esses detalhes, você garante que o motor vai durar muitos e muitos quilômetros, mesmo que esteja trabalhando no deserto do Saara!

Para carros com uso normal, que andam em vias asfaltadas a maior parte do tempo, o filtro de ar deve ser verificado preventivamente a cada duas semanas. Quando estiver muito sujo ou danificado, deve ser trocado. Apesar de muito comum, a limpeza do filtro com jatos de ar é totalmente inútil. O compressor geralmente solta resíduos de água e óleo (que se acumulam no tanque e na linha de ar) e acaba danificando o papel do filtro. Ou seja, além de não limpar nada, acaba encurtando ainda mais a vida útil do componente.

Texto retirado do site http://www.zetecclub.com/dicas_perigo_filtro.asp

guga-cbx250
15-08-05, 22:53
Bom texto!

Cyber
15-08-05, 22:59
Isto serve de alerta ao pessoal que pega filtro baratinho no mercado livre, filtro bom mesmo tem um controle de qualidade eh tem um valor bem mais alto do que o normal...

Não adianta economizar 30 reais em um filtro e ter que dar 100 reais em uma retífica... :stop:

Smolder
16-08-05, 00:18
uehueheuheh.. minha moto tah sem filtro..hahahha.. descobri quando fui trocar o mesmo.. aí acabei deixando sem.. vai q ela para d espetar como tah.. aí me sinto deprimido..rsrs..

Abs,
Smolder

alexandrecatani
16-08-05, 07:06
pra fala a verdade eu nunca ouvi fala de um motor q foi pro saco porq andava sem filtro de ar

BrunoDias
16-08-05, 08:01
pra fala a verdade eu nunca ouvi fala de um motor q foi pro saco porq andava sem filtro de ar
faz uma trilha sem filtro, vai
pega uns 30 km de estrada de chao sem ele, vai

TRW
16-08-05, 08:40
viu so eu ando com filtro. heheeheh

clark
16-08-05, 08:52
Se vc anda so no asfalto e passa longe das estradas de chão acho muito dificil o motor aspirar alguma coisa suficiente para provocar um dano serio no motor agora pego estrada de terra meu o bicho pega!!!

juliano125
16-08-05, 09:00
eu deixei a tela original de aluminio na entrada da passagem de ar, e deixei a caixa de ar sem a tampa, ficou com o barulho de como tivesse sem filtro, daí sábado eu fui limpar e só constatei q tinha sijeira do lado de fora, no carbura tava tudo limpinho....costumo passar óleo em toda a caixa de ar pra reter a sujeira e terra ..e molho a tela com óleo tbm...num passa nada que vá prejudicar o meu motor, agora se deixar sem nada mesmo...fode tudo...entra até besouro, mosca, terra...hehehe

TopsMan
16-08-05, 10:21
Galera... se o filtro não fizesse diferença porque será que eles viriam originalmente nas motos ??? Seria mais interessante para as montadoras não coloca-los pois até reduziria o custo da moto e aumentava a margem de lucor deles ainda mais, n acham ???

Não se enganem, mesmo que os que rodem sem filtro teimarem em dizer o contrário: O filtro é importante sim. E pra vcs q rodam no asfalto, os danos só vão aparecer com altas quilometragens, pois a poeira entra no motor sim, mas como é muito fina, só mesmo com o tempo pra dar zica nas anéis e cilindro da moto.

Se querem desempenho, coloquem aqueles filtro de ar esportivos (estilo Tunnig) ou mesmo um de espuma (estilo off road) adaptado.

Filtros de espuma são muuuito melhores que esses de papel, filtram tudo (alguns retem até bactérias, só pra vcs terem um idéia) e apresentam resistência insignificante pra aspiração do motor.

Wanderson
16-08-05, 16:14
Eu andava sem filtro, mas coloquei de volta;
Sei la senti que sem filtro a moto bebe mais

rodriguinhow
16-08-05, 18:39
Eu andava sem filtro, mas coloquei de volta;
Sei la senti que sem filtro a moto bebe mais

claro que bebe mais =]
mais ar entrando...necessita de mais combustivel entrando tbm...e eh assim que se consegue um desempenho maior...
até nos humanos temos nosso filtro de ar no nariz.. heheh...
e nao é apenas em estradas de terra que a poeira rola solta, em qualquer lugar há poeira...ainda mais em velocidade...a poeira captada é muito maior.

O ASSIMILADOR
16-08-05, 18:48
Andar sem filtro é pra fuder tudo.
Quem gosta da própria moto não anda sem filtro.

NEUDSON
17-08-05, 12:26
QUANTO CUSTA UM FILTRO SPORTE BAO?

dvd
17-08-05, 16:56
Pior galera, nem rola andar sem filtro, experiência propria. Andei uns tempos sem filtro, não sei como mas foi parar uma pedrinha que ferro meu pistão. Essa brincadira sai por 280 pilas.

pppocos
17-08-05, 17:01
QUANTO CUSTA UM FILTRO SPORTE BAO?

depende...tem de 80 100 150 180 200....

se eu fosse por um filtro da minha moto mandaria um K&N....150 real

O ASSIMILADOR
17-08-05, 23:06
QUANTO CUSTA UM FILTRO SPORTE BAO?

depende...tem de 80 100 150 180 200....

se eu fosse por um filtro da minha moto mandaria um K&N....150 real

K&N por R$ 150? Deve ser falsificado hein..
O mais barato q já vi foi r$ 220.

pppocos
18-08-05, 00:12
oloko...

achava q um k&n era uns 150 real AhuahauA

vi no ml baixo 250 300 real...

assim eu so obrigado a muda pra caconde...

aqueles filtro de 80 real e bom?

dvd
18-08-05, 13:25
tem também aqules cônicos? são bons também? porque é barato 20 conto.

THE MARCIOKPOT
18-08-06, 23:52
tem também aqules cônicos? são bons também? porque é barato 20 conto.

è mais barato pq a qualidade é um pouco inferior... mais pra anda na cidade nem da nada... só nao pode pega terra com ele!!

hedertone
19-08-06, 11:57
Isto serve de alerta ao pessoal que pega filtro baratinho no mercado livre, filtro bom mesmo tem um controle de qualidade eh tem um valor bem mais alto do que o normal...

Não adianta economizar 30 reais em um filtro e ter que dar 100 reais em uma retífica... :stop:

vixe.... eu ia comprar um esportivo de 12,50 no ML eahuehaueh

sot010174
19-08-06, 16:49
vixe.... eu ia comprar um esportivo de 12,50 no ML eahuehaueh


tava de olho nesse daí tmb.... ramiro pos um baratinho desses tmb...