PDA

Ver Versão Completa : afogar com a moto andando?



destbr
23-06-07, 01:05
povao querido,

hj deixei a moto parada por umas 10 horas com a torneirinha aberta (costumo fechar sempre, mas esqueci). peguei a moto e rodei quase 4km e chegando num semaforo, a moto apagou e nao queria pegar nem a pau.

o motor de arranque nao fazia "nhé nhé nhé" como seria normal, e sim um barulho mais liso como se algo tivesse rodando em falso.

depois de um tempo parado, na terceira tentativa a moto pegou no tranco e nao apagou mais. parece q agora ta perfeita.

será q afogou o motor? ja deixei outras vezes com a torneira aberta e nunca tive problemas.

estou com medo q ela pare denovo, pq eu volto pra casa quase meia noite e é soda ficar parado na rua denovo!

agradeço a ajuda de vcs! abraços!!

Ivan RJ
23-06-07, 02:26
Destbr, ela pode ter apagado por estar com o motor frio, é normal nas noites frias de São Paulo. A mudança do barulho no arranque podem ser as tão famigeradas escovas do motor de arranque das 150 e da 250, que duram pouco. Não se preocupe, leve a moto em um mecânico e peça para ver o tamanho que estão essas escovas ( carvão ). Só use, se for o caso de troca, as originais, pois , as similares duram menos ainda. Um grande abraço.

Guilherme Rabelo
23-06-07, 10:11
ela pode ter apagado por estar fria mesmo e motor de arranque é as escovas gasta mesmo faz o que o ivan disse e ja era

destbr
23-06-07, 11:04
a noite estava um pouco fria, mas estava looonge de estar frio de verdade, como estava a um tempo atras...

o interessante eh q eu rodei um bom pedaço com o motor normal, mesmo pq eu esquento a moto antes de sair.

muito estranho né? logo ela estará indo pra revisao mesmo, entao vou pedir pra dar uma olhada nessas escovas! :)

Ivan RJ
23-06-07, 12:23
Se vc puder gastar uma graninha a mais, compre um par de escovas e deixe guardado junto das ferramentas da moto. Caso o mecânico permita a vc assistir a revisão, com certeza irá aprender a trocar essas escovas, é fácil, e da próxima vez não haverá necessidade de levar na oficina. Tm grande abraço a todos os irmãos.

TorteX
23-06-07, 13:58
Eu so desligo a torneirinha quando eu vo viajar...fora disse fica sempre no On...
Esse nhe nhe nhe faz mesmo quando a moto num quer pegar...dia frio se num puxo o afogador pra ligar se deixa ela fica nesse nhe nhe nhenn ate acaba a bateria! ehehhehe
Sera que num pode ta com a marcha lenta muito baixa??

destbr
24-06-07, 00:59
na proxima revisao vou mandar trocar essas escovas! ficar na rua a noite nao da né?

mas o estranho pessoal, é q eu ja estava andando com a moto! depois q o motor ligou, o motor de partida nao tem mais utilidade e nao interfere mais no motor, correto?
entao nao acho q seja soh esse problema.

é possivel afogar depois de ter andando quase 4km??

valeu pelas dicas pessoal!!

TorteX
24-06-07, 03:19
Ainda acho que pode ser a marcha lenta que ta muito baixa...

Ivan RJ
24-06-07, 08:52
Pode afogar,sim. Basta que a mistura esteja muito rica, o que já deixa a temperatura do motor baixa. Não é somente o ar que refrigera o motor, a gasolina também tem esse papel. Mistura rica demais, marcha lenta baixa e temperatura ambiente baixa. Esses ingredientes somados são o suficiente para enxarcar a vela e o motor "apagar". Outra que provoca esse defeito é a vela frouxa, atente para isso.
Para o Tortex:
A minha vida inteira eu sempre fechei a torneirinha do tanque, sempre um pouco antes de parar ou estacionar a moto, com o objetivo de sempre fazer baixar o nível de gasolina dentro do carburador.
A uns tres meses atrás resolvi deixar a torneirinha aberta e parar com a paranóia de fechar e abrir toda hora.
Resultado, só não perdi meu motor porque é uma Suzuki. Se fosse qualquer outra motocicleta o motor teria batido. Alguma sujeira ou algum ebó mal despachado estava travando a agulha da bóia do carburador e deixando passar gasolina com a moto desligada. Só percebi o problema quando olhei para o visor do nível de óleo e percebi que estava subindo o nível. Tirei todo o óleo do motor e ele estava com cheiro de gasolina. É muito útil ter acesso ao nível de óleo, somente olhando pelo visor. Toda motocicleta deveria ter este dispositivo. Voltei ao meu velho e bom hábito de fechar a torneirinha. Apenas uma observação, nunca usei gasolina comum ou de qualidade duvidosa na minha moto. Sempre usei aditivada petrobras, do mesmo posto e em viagens sempre a mesma gasolina e de postos petrobras de bandeira, pois, só pago com o cartão Br e posto não credenciado não aceita o cartão. Este é um alerta para todos, FECHEM A TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL. Um grande abraço a todos os irmãos.

Hunter 123
24-06-07, 10:42
Sempre usei aditivada petrobras, do mesmo posto e em viagens sempre a mesma gasolina e de postos petrobras de bandeira, pois, só pago com o cartão Br e posto não credenciado não aceita o cartão.

Îvan, vc tocou num ponto interessante, que é a gasolina Petrobrás. Já tive lendo manuais da Sundown e da Suzuki. O da Sundown diz que a gasolina recomendada é aquela de "boa qualidade", não diz nem se é melhor colocar aditivada ou não. Ou seja, nesse quesito, o manual da Sundown é um zero à esquerda. Mas o manual da Suzuki diz que é indicado colocar gasolina aditivada da Petrobrás. Será algum convênio, propaganda ou ela realmente é a ideal? Digo isso porque gosto da gasosa aditivada da Shell.
Um alerta a todos os colegas: Nunca colocar gasolina naqueles postos "genéricos", sem marcas, pois o controle de qualidade certamente será duvidoso.
Obrigado

lugano
24-06-07, 13:53
Sobre gasolina aditivada ou comum, eu so colocava aditivida, ai um mecanico me falou que a aditivada corroe o carburador, por ser muito forte, que o ideal seria comum por ser mais "fraca", ele disse que sempre pos comum e nunca teve problemas, nem com sujeiras nem nada, e aqueles aditivos vendido em postos para jogar dentro do tanque ele disse que não é recomendavel também, bom depois desse dia so ponho comum agora, e não tenho tido problemas, agora me surge uma duvida, será que a moto fica mais economica, mesmo que alguns km, andando so com aditivada?, eu acho que a quantidade de alcool é menor na aditivada.

wendell
25-06-07, 09:25
Por via das duvidas, feche a torneira de combustível....caso contrário poderá ter outros problemas.

rocksul
25-06-07, 09:32
Tua moto deu uma erveada, faz parte. Se ela tá boa, relaxa e vai embora.
Qto ao mecânico do cara q falou que aditivada corroe etc e tal, é trova.

agm2112
25-06-07, 09:36
Alguma sujeira pode ter prendido o estilete, afogando o motor. Depois ela soltou e tudo voltou ao normal. Nesses casos, e principalmente se sentir cheiro de gasolina, a primeira coisa é fechar a torneira ...

destbr
25-06-07, 18:50
Alguma sujeira pode ter prendido o estilete, afogando o motor. Depois ela soltou e tudo voltou ao normal. Nesses casos, e principalmente se sentir cheiro de gasolina, a primeira coisa é fechar a torneira ...


realmente, lembro de ter sentido um cheiro diferente na hora, mas nao sei se era de gasolina, mesmo pq eu tava preocupado em ficar parado na rua la e nem percebi direito..

o estilete é a peça q fica na bóia? e daí deve ter deixado passar muita gasolina?