PDA

Ver Versão Completa : Fechem a Torneira de Combustível



Ivan RJ
24-06-07, 09:18
A minha vida inteira eu sempre fechei a torneirinha do tanque, sempre um pouco antes de parar ou estacionar a moto, com o objetivo de fazer baixar o nível de gasolina dentro do carburador.
A uns tres meses atrás resolvi deixar a torneirinha aberta e parar com a paranóia de fechar e abrir toda hora.
Resultado, só não perdi meu motor porque é uma Suzuki yes 125. Se fosse qualquer outra motocicleta o motor teria batido. Quantos de nós tira a vareta todo dia pela manhã para ver se o nível do óleo está ok? Eu nunca fiz isso. Agora posso afirmar que o visor externo do nível de óleo é extremamente útil. Alguma sujeira ou algum ebó mal despachado estava travando a agulha da bóia do carburador e deixando passar gasolina com a moto desligada. Só percebi o problema quando olhei para o visor do nível de óleo e percebi que estava subindo o nível. Tirei todo o óleo do motor e ele estava com cheiro de gasolina. É muito útil ter acesso ao nível de óleo, somente olhando pelo visor. Toda motocicleta deveria ter este dispositivo, pois dependendo da quantidade de gasolina liberada pelo carburador, de um dia para o outro o óleo do motor pode ficar tão diluído que poderá causar danos irreversíveis ao motor. Voltei ao meu velho e bom hábito de fechar a torneirinha. Apenas uma observação, nunca usei gasolina comum ou de qualidade duvidosa na minha moto. Sempre usei aditivada petrobras, do mesmo posto que abasteço a mais de 20 anos, e em viagens sempre a mesma gasolina e de postos petrobras de bandeira, pois, só pago com o cartão Br e posto não credenciado não aceita esse cartão. Este é um alerta para todos, FECHEM A TORNEIRA DE COMBUSTÍVEL. Espero ser útil com este tópico. Um grande abraço a todos.

César
24-06-07, 09:33
Nossa, cara, que pepino heim, eu nunca fecho a torneirinha, a sua já não tá gasta, de tanto abrir e fechar?
Se fosse a Fazer isso num teria acontecido pq ela não tem nem bura, nem torneirinha, nem afogador, heheh, isso q eh tecnologia.

LuiZão
24-06-07, 10:04
Amigo que ma sorte ainda bem que não aconteceu nada de pior. Acredito se você não tivesse visto que o oleo estava contaminado com gasolina o que poderia acontecer é a moto não pegar e você levar ao mecanico, ja que o nivel do oleo iria estar muito acima e a vela iria encharcar.....
Chegar a travar acredito que não aconteceria.

sot010174
24-06-07, 10:43
Esses carburadores.... :NOOK: :NOOK:

Voce agora me alertou pra ficar sempre olhando no visorzinho... pq fechar a gasola eu tmb sempre faço... Alias, eu ja desligo a gasolina 1 quarteirao antes de chegar em casa.

muayzen
24-06-07, 11:21
Grande Ivan, ja tinha falado isso pra gente ( eu e viper ) no msn

bela dica!

2 grandes dicas do posto BR e da tornetinha, alguem pode me tirar uma foito dessa janela de oleo ?

Derek
24-06-07, 11:55
cara, essa foi uma das minhas primeiras duvidas, fechar ou não, no começo sempre esquecia ... mas como tá no manual a recomendação acabei seguindo e me acostumando com isso... agora vi que isso é importante mesmo

falcao007
24-06-07, 12:34
Injeção Eletrônica ajuda nessas horas, aliás num futuro não muito distante estou pensando em pegar uma Lander, vi a moto de perto e é linda.
Valeu pela dica da torneirinha, como sou Marinheiro de 1ª viagem, toda dica é válida.

TorteX
24-06-07, 13:16
Que esquisito acontecer isso!!
Bom nunca tive o habito de fechar a torneirinha...e nunca tive problema algum...
Meu pai e meu irmão tambem nunca fecharam...o maximo que aconteceu foi uma vez que travou a agulha, so que vazou tudo pelo respiro....perdeu um tanque inteiro em uma cb 450...tirando isso nunca teve nenhum problema diferente....
Ivan, que nem o LuiZão disse, acho que num aconteceria nada com o motor, pq a moto provavelmente nem iria ligar, mais mesmo assim foi um azar grande heim!!

Ivan RJ
24-06-07, 15:01
Só que a moto iria ligar sim. Se a vela secar nas tentativas com a partida elétrica, empurrando a moto ou tirando e secando a vela, ela pegaria com toda a certeza. E o motor ... :NOOK: Esse tópico foi aberto no sentido de alertar aos irmãos menos experientes a não sair empurrando uma moto para fazê-la pegar sem antes ter certeza do que está acontecendo. Mecânico a minha moto só vê se for algo extremamente difícil como fazer um motor por exemplo, não costumo deixar ninguém por a mão nela. Pra fazer besteira eu mesmo faço.
Cesar a torneira não está gasta e minha moto é totalmente zero e sem tombo apesar de ser 2006. Todas as revisões feitas por mim após a garantia ter terminado e se houver necessidade de trocar alguma peça, somente utilizo peças originais.
A torneira, se estivesse gasta não justificaria o fato do estilete ou agulha da bóia, como queiram, dar passagem de gasolina.
Se fosse uma Fazer não custaria 5 mil e poucos dinheiros!
Mas esse fato, ocorrido comigo, foi o 1º em 37 anos de motociclismo. Mas fica o alerta.
Um grande abraço a todos os irmãos.

César
24-06-07, 15:43
Logo que peguei a Yes li isso no manual aí fechei algumas vezes, uma vez parou no meio do caminho e nada de pegar, aí q lembrei da torneirinha, virei ela e quem disse que pegava? Foi uma meia hora até conseguir pegar e quase acaba a batera, acho q eh pro negócio encher, heheh
É uma boa medida preventiva mas requer disciplina, não pode esquecer.

hedertone
24-06-07, 16:46
Logo que peguei a Yes li isso no manual aí fechei algumas vezes, uma vez parou no meio do caminho e nada de pegar, aí q lembrei da torneirinha, virei ela e quem disse que pegava? Foi uma meia hora até conseguir pegar e quase acaba a batera, acho q eh pro negócio encher, heheh
É uma boa medida preventiva mas requer disciplina, não pode esquecer.
Disse tudo!!
Esse eh meu problema... :#

Gustavo Bernardes
24-06-07, 17:41
ixiii... também nunca fecho!
Concordo com o César tb. Essa tal de disciplina aí é treta msm.
Até acostumar deve dá trabalho.

Ivan RJ
24-06-07, 19:07
A disciplina dura uma semana, depois vira hábito. Igual como levantar a antena-pipa a noite e fora da época de pipas. É necessário para resguardar a nossa vida. Um grande abraço a todos os irmãos.

yalta
24-06-07, 21:41
Eu tinha esse costume quando comprei a moto, mas parei de fazer porque achava que a mangueira perderia a "vedação" mais cedo.. não sei se tem fundamento ou não, mas a dica é boa Ivan, principalmente quanto a não sair dando tranco sem saber o que tá acontecendo.. []s

Ivan RJ
24-06-07, 22:02
Pode fechar, que não perde a vedação. Um grande abraço.

Furious VIPER
24-06-07, 22:17
Eu axo mto engraçado qdo eu resolvo fechar essa torneirinha! Pq depois eu subo na moto, todo feliz... saio andando... e axo q ando 1km... a moto começa a engasgar e eu me apavoro... fico preocupado "é elétrica, é esse alarme, ***** esqueci de abastecer, problema nos freios, quebrou o cabo do acelerador"... vem milhões de coisas na minha cabeça... depois q eu lembro... "pô, é só girar a 'piroca da gasolina'... q burro" (piroca da gasolina, by rocksul)!!

destbr
24-06-07, 23:24
eu nao fechava, mas nas primeiras semanas q li no manual q recomendava, eu passei a fechar...

no manual fala até pra fechar a torneira primeiro e depois desligar o motor!!

otima a dica!! e vou olhar mais vezes o nivel de oleo tb! :)

lagreca
25-06-07, 08:02
eu sempre fecho, mas não toda a hora, apenas quando chego em casa de noite, mas já é alguma coisa.

mantabodyboarder
25-06-07, 08:59
Eu fecho à noite e no estaciona do trampo...

Mas quando vou em lugar que fico pouco tempo eu não fecho....

wendell
25-06-07, 09:12
Vixxx, eu sempre fecho, mesmo quando vou comprar pão....como o Ivan ja disse, virou habito.

agm2112
25-06-07, 09:33
Eu fecho desde meus 12 anos, na época da Mobylette. Apesar de motor 2T não ter problemas de contaminação do óleo, sempre tem o fantasma do calço hidráulico. Na minha moto atual costumo deixar aberta durante o dia e fecho durante a noite, salvo quando paro em piso muito irregular deixando a moto muito torta ... aí sempre fecho.

rocksul
25-06-07, 09:35
Minha moto nem tem essa torneira.
Abasteço em tudo que é posto, do marca diabo ao diabo própriamente dito, de comum a aditivada.

centauro
25-06-07, 10:10
Eu sempre fecho a torneirinha... como é a primeira motoca, acho que por preocupação de fazer sempre tudo certinho, pegar essa mania foi fácil...hoje é automático..rsss

Mas vale sempre as dicas dos mais experientes... atentos galera !!!!

Abração e boa semana pra vcs!!!!

andersonmac
25-06-07, 11:35
Eu nunca fecho tbm...soh quando a moto vai ficar uns 3 dias parada....

casali
25-06-07, 11:38
Eu nunca fechava, mas faz tempo que ando fechando, acho que foi de tanto falar para os outros fecharrem, pois eu não fechava mas aconselhava a todos para fecharem heheh, e como falou o Ivan virou hábito.

Só não entendi como essa gasolina foi parar no óleo, pois com o motor desligado o caminho é meio tortuoso para a mesma chegar até lá, primeiro ela deveria sair pelo ladrão, ou respiro, e cair embaixo da moto, pois ligado a esse ladrão tem uma mangueira que leva o combustível até longe do motor.

Acompanha esse nivel de oleo pois pode ser outro motivo.

agm2112
25-06-07, 13:02
Eu nunca fechava, mas faz tempo que ando fechando, acho que foi de tanto falar para os outros fecharrem, pois eu não fechava mas aconselhava a todos para fecharem heheh, e como falou o Ivan virou hábito.

Só não entendi como essa gasolina foi parar no óleo, pois com o motor desligado o caminho é meio tortuoso para a mesma chegar até lá, primeiro ela deveria sair pelo ladrão, ou respiro, e cair embaixo da moto, pois ligado a esse ladrão tem uma mangueira que leva o combustível até longe do motor.

Acompanha esse nivel de oleo pois pode ser outro motivo.


Pois é .. também pensei nisso. Uma hipótese seria a moto parada muito inclinada, mas o Ivan já disse que não é. Imagino que sejam algumas gotas que descem pelo cilindro ao longo de meses.

cabra de brasilia
25-06-07, 16:47
Hehehe...hoje eu fui na concescionária Suzuki a primeira coisa que lembrei foi disso......tá lá eu "de quatro" "bizuretano" o visor......muito bom essa sua astúcia em observar esse detalhe......

oldskullo
25-06-07, 18:59
Ivan, muito esquisito isso. Até porque quando há excesso de gasolina ela sai pelo respiro, falo isso porque esse vazamento aconteceu comigo 2x na CG (relatei isso aqui inclusive) e nada de gasosa indo pro motor como vc disse. E olha que quando percebi, de manhã cedo, tinha perdido bastante gasolina, o chão tava bem encharcado mesmo.

A não ser que na YES o sistema seja diferente, mas acredito que não...

Serifa
26-06-07, 12:18
eu sempre fecho tb....nunca se sabe ne
Mas nao faco isso ha um quarteirao, deixo pra fechar qdo paro a moto mesmo...

Ivan RJ
26-06-07, 20:40
Nem eu entendi, a gasolina deveria ter saído pelo ladrão, mas não saiu e eu chequei se o ladrão estava entupido, não estava. Inclusive eu corto o tubinho do ladrão na diagonal, isso torna mais difícil entupir a mangueirinha. A única coisa que posso fazer é relatar o fato, conversei com AGM(André), Furious (vou te poupar), Muayzen(Rafael) e sei lá com mais quantas pessoas do forum eu falei por msn. A conclusão é que não há conclusão. O fato: a gasolina passou pelo carburador, foi na cabeça do pistão e desceu para o carter, misturando-se ao óleo.
Eu parei de tentar entender, pois, foi a 1ª vez em 37 anos de motociclismo que isso aconteceu comigo.
Um grande abraço a todos os irmãos.