PDA

Ver Versão Completa : Especificações do óleo do motor



rocksul
27-06-07, 00:06
Bom eu estava vendo no manual, o óleo do motor da minha moto é o 10/40w, o que ia em todas minhas outras motos era o 20/50W...
Alguém sabe me dizer qual a essencial diferença entre esses óleos? Colocar esse tipo de óleo numa Twister ou CG, pode melhorar o desempenho da moto?
Esse óleo 10/40W eu só acho pra vender na própria kasinski, da marca Castrol....16 dinheiros....

Vlw pela ajuda pessoal.

PenPen
27-06-07, 00:24
bem só sei que os numeros traduzem a viscosidade do oleo.. quanto maior o numero mais viscoso o oleo.. no caso do 20w50... 50é a viscosidade do oleo em funcionamento e o 20 na partida a frio ;)

acho que quanto a troca oleos vai do projeto da moto.. se for colocado um oleo mais fino no motor é provavel que a pelicula protetora se rompa com maior facilidade, talvez ocasionando um contato de metal com metal... e no caso de um oleo mais grosso, o motor venha a ter mais trabalho para se movimentar devido ao aumento da viscosidade ;) ( bem to chutando essa parte hehehe )

agm2112
27-06-07, 08:44
Muitos manuais recomendam a viscosidade do óleo de acordo com a temperatura local. Como você parece estar no RS, nesta época do ano o 10W40 me parece até ser mais recomendado do que o 20W50, pois flui melhor em temperaturas bêm baixas. Também é mais indicado para trânsito urbano.

rocksul
27-06-07, 09:51
Vlw pessoal, grato pela atenção.
Pena que não é em todo lugar que tem esse óleo pra vender.
Menos mau que trabalho perto da Kasinski, senão ia ser foda ter que rodar 45km pra comprar um óleo, que, na minha cidade, não tem pra vender. Interior é phoda.

Furious VIPER
27-06-07, 11:05
Vlw pessoal, grato pela atenção.
Pena que não é em todo lugar que tem esse óleo pra vender.
Menos mau que trabalho perto da Kasinski, senão ia ser foda ter que rodar 45km pra comprar um óleo, que, na minha cidade, não tem pra vender. Interior é phoda.

Mas nenhuma concessionária de outra amrca, ou loja, ou mesmo postos de gasolina tem o óleo na especificação q tu procura?? Não deve ser tão difícil de axar! Se for difícil... q merda!!hehehe
Faloooow!!

chitola
27-06-07, 14:56
Eu uso só o mobil 4T que a honda indica, no começo eu até botava o Shell Helix Super, mas resolvi botar só o Mobil mesmo.

rocksul
27-06-07, 15:04
Mas nenhuma concessionária de outra amrca, ou loja, ou mesmo postos de gasolina tem o óleo na especificação q tu procura?? Não deve ser tão difícil de axar! Se for difícil... q $#@%$#!!hehehe
Faloooow!!

Não tem.
Em posto tem sintético por 60 reais. Naquele lugar ali na frente do posto esse que tu me indicô (onde o desconto é recebido ao falar do alemão da ybr com manoplas amarelas) tb não tem, em mecânica da honda, nem em mecânica da yamaha, na da Suzuki tem mas custa 19 reais, é melhor ir na kasinki, por três pila eu rodo do até a kasinki pra compra por 16 pila.
O alemão sabe, nem gasolina aditivada eu não boto pq é dois centavos mais cara, colocar óleo de 19 pila é o cúmulo do gasto.

Ah, eu boto esse óleo, pq esse é o óleo que diz na tampa do motor 10/40W. No manual tb diz pra botar ele. Uma vez eu tava voltando de Passo Fundo e o nível do óleo tava abaixo do baixo, completei o óleo colocando esse 20/50W, até hoja a moto não deu problema, mas foi só essa vez.... nos motores honda o óleo aconselhado é o 20/50W mesmo, logo, tu não deve ter problema. Mas te aconselho colocar o 10/40W pra ver se dá uma melhorada na motoca... só tem que ver tb se detona ou não o motor.

Saurus
27-06-07, 15:38
Amigo, óleo lubrificante tem 2 tipos de especificações. Uma delas ser refere ao índice de viscosidade operacional do óleo. Um lubrificante mono-viscoso conterá somente uma classificação SAE (Society of American Engineers) (10, 15, 20, 30, etc....) Lubrificantes multi-viscosos apresentarão uma classificação de um número acompanhado da letras "W" e outro número maior, como por exemplo 20W40, significa que o o índice de viscosidade deste óleo é de 20 para temperaturas baixas, como as do inverno, por exemplo. Daí o "20W", ou seja, o "W" significa "winter" (inverno em inglês). Assim, quanto mais baixo for o índice antes da letra "W" um tanto melhor para as partidas com motor e temperatura ambientes frias como o inverno europeu ou norte-americano (com temperaturas, na maioria das vezes, abaixo de zero graus Célsius - 0º C).

O valor que aparece após a letra "W" significa o índice de viscosidade do óleo em regime operacional, com motor quente. Esse valor não pode ser muito baixo, pois senão o filme protetor não terá boa coesão com o metal a ser lubrificado, mas também não pode ser muito alto senão fica difícil seu bombeamento pela bomba de óleo do motor.

Outra especificação do óleo é a classificação é a API (American Petroleum Institute) que, em geral, é composto por duas letras, sendo uma delas a letra "S". Essa especificação informa o nível de serviço do lubrificante em função de sua aditivação, aplicação, validade, etc. Por exemplo, um lubrificante API SF tem um nível de serviço superior ao API SE. Um com API SG oferece nível de serviço maior que o SF, e assim por diante. A letra "S" significa que a aplicação deste lubrificante é para motores de automóveis, utilitários e motocicletas do ciclo Otto (vulgo 4 tempos). Atualmente já existe lubrificante para este tipo de aplicação com nível de serviço API SL.

Essas especificações valem para os lubrificantes do tipo base mineral para aplicação em motores ciclo Otto.

Poderíamos falar mais sobre as especificações para motores ciclo diesel, 2 tempos, à reação, etc, mas o post iria ficar longo e entediante.

Resumindo, Na minha XT600 venho usando o lubrificante Yamalube (SAE 20W50 API SL JASO MA). A YES, como ainda está na garantia, tá usando o GP Lubrax 4T (SAE 20W50 API SG JASO MA).

Recomendo Yamalube, GP LUBRAX, MOTUL, MOBIL e outras marcas famosas. Isso se deve ao nível de aditivação, o que é IMPORTANTÍSSIMO para a qualidade do lubrificante.

Outra coisa, evite usar lubrificantes de carros em motocicletas cujas embreagens estejam banhadas no mesmo óleo lubrificante do motor.

Espero ter ajudado

rocksul
27-06-07, 16:02
Wow!
Mais técnico impossível.
Grato.

agm2112
27-06-07, 16:09
Texaco Moto4T, API SL 20W50 ... tem toda a cara de ser o Yamalube.

falcao007
27-06-07, 18:02
Amigo, óleo lubrificante tem 2 tipos de especificações. Uma delas ser refere ao índice de viscosidade operacional do óleo. Um lubrificante mono-viscoso conterá somente uma classificação SAE (Society of American Engineers) (10, 15, 20, 30, etc....) Lubrificantes multi-viscosos apresentarão uma classificação de um número acompanhado da letras "W" e outro número maior, como por exemplo 20W40, significa que o o índice de viscosidade deste óleo é de 20 para temperaturas baixas, como as do inverno, por exemplo. Daí o "20W", ou seja, o "W" significa "winter" (inverno em inglês). Assim, quanto mais baixo for o índice antes da letra "W" um tanto melhor para as partidas com motor e temperatura ambientes frias como o inverno europeu ou norte-americano (com temperaturas, na maioria das vezes, abaixo de zero graus Célsius - 0º C).

O valor que aparece após a letra "W" significa o índice de viscosidade do óleo em regime operacional, com motor quente. Esse valor não pode ser muito baixo, pois senão o filme protetor não terá boa coesão com o metal a ser lubrificado, mas também não pode ser muito alto senão fica difícil seu bombeamento pela bomba de óleo do motor.

Outra especificação do óleo é a classificação é a API (American Petroleum Institute) que, em geral, é composto por duas letras, sendo uma delas a letra "S". Essa especificação informa o nível de serviço do lubrificante em função de sua aditivação, aplicação, validade, etc. Por exemplo, um lubrificante API SF tem um nível de serviço superior ao API SE. Um com API SG oferece nível de serviço maior que o SF, e assim por diante. A letra "S" significa que a aplicação deste lubrificante é para motores de automóveis, utilitários e motocicletas do ciclo Otto (vulgo 4 tempos). Atualmente já existe lubrificante para este tipo de aplicação com nível de serviço API SL.

Essas especificações valem para os lubrificantes do tipo base mineral para aplicação em motores ciclo Otto.

Poderíamos falar mais sobre as especificações para motores ciclo diesel, 2 tempos, à reação, etc, mas o post iria ficar longo e entediante.

Resumindo, Na minha XT600 venho usando o lubrificante Yamalube (SAE 20W50 API SL JASO MA). A YES, como ainda está na garantia, tá usando o GP Lubrax 4T (SAE 20W50 API SG JASO MA).

Recomendo Yamalube, GP LUBRAX, MOTUL, MOBIL e outras marcas famosas. Isso se deve ao nível de aditivação, o que é IMPORTANTÍSSIMO para a qualidade do lubrificante.

Outra coisa, evite usar lubrificantes de carros em motocicletas cujas embreagens estejam banhadas no mesmo óleo lubrificante do motor.

Espero ter ajudado



Uma verdadeira aula, show de bola, VALEU !!!
é por essas e outras q esse é o melhor Fórum de Motos do Brasil,