PDA

Ver Versão Completa : Turbo em motor monocilindrico(teoria)!



Insanemode
10-07-07, 21:26
Assistindo ao Auto Esporte nesse último final de semana na matéria sobre arrancadão de tratores,tinha um desses tratores que usava um sistema peculiar de 2 turbinas(não tenho certeza que seja exatamente assim pois a matéria não foi focada na preparação dos motores) onde a primeira turbina recebia os gases do coletor e a segunda recebia os gases da saída do caracol quente e frio da primeira turbina,logo me questionei sobre a aplicabilidade de um sistema similar a motores monocilindricos ou bicilindricos de baixa cilindrada ,como sabemos mesmo uma turbina pequena não tem eficiência na configuração desses motores ,ineficiência essa causada pela baixa velocidade de pulsação da saída dos gases de escape.Por isso pensei que com as devidas modificações de dimensionamento das 2 turbinas esse sistema pudesse resolver o problema da velocidade de pulsação a custo de um grande turbo lag.Alguém já ouviu falar de algo a respeito ser aplicado na prática?

BrunoDias
10-07-07, 22:15
o problema é
uma turbina ja fica um monstro pra fora do motor hauhuahu imagina duas

rocksul
10-07-07, 22:17
Imagina uma turbina numa pop...

BrunoDias
10-07-07, 22:18
Imagina uma turbina numa pop...

ia ser maior q o motor :drool:

Insanemode
11-07-07, 01:12
Ficaria desproporcional mas teoricamente esse sistema funcionaria?ou não?

Japaparadoxx
11-07-07, 01:56
Não itendi esse sistema peculiar de 2 turbinas.
Não seria uma apenas?? :0_0:

Boiando.**** |:(

Ivan RJ
11-07-07, 02:18
Para quem quiser construir uma turbina pode começar por aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-59131811-_JM
Se não explodir, funciona.
Um grande abraço e boa sorte.

Diego.fcs
11-07-07, 09:59
Eu diria o seguinte: Num mexe com essas coisas não! hehehehe...

Mas brincadeiras a parte... O problema de turbo é o seguinte, é a hora que ele vai mandar a potência mesmo, num sei explicar com termos técnicos mas vamos lá! O que acontecia nos primeiros porsche turbo, as vezes vc tá lá coxando o pau e a turbina não encheu ainda, aí vc tira o pé pra fazer uma curva e vai dar aquela aceleradinha pra grudar no chão na curva e a turbina encheu e já sabe, já era! Vi os testes com isso na época, os caras rodavam direto com esses carros... Imagina em moto, fazer algo caseiro desse tipo acho meio perigoso, ainda mais nas pequenas onde o freio num foi projetado para segurar a tal potência...

Stone
11-07-07, 13:21
a hora que a turbina enche deve arrancá o cara de cima da moto :lol:

Diego.fcs
11-07-07, 13:45
a hora que a turbina enche deve arrancá o cara de cima da moto

Imagina eu na bolinha, enrolando o cabo aí a hora que enche memo o troço a bixinha sai capotando pra frente... ehehehehehe... Tem que arrumar um esquema pra vc grudar as mão no guidão e colocar um contra-peso na frente pra bichinha num empinar... hehehehe

Jango
11-07-07, 16:02
imagine uma pop biturbo :lol:
acho q pra uso diario seria inviavel a instalação de um sistema de turbo numa moto, alem do que o desgaste seria enorme, consumo de combustivel etc, esse fim de semana vi uma yes com uma turbina, mas deve ser só pra enfeite, até porque a turbina era enorme. Ainda na linha da sua teoria será que a primeira turbina geraria pressão suficiente pra encher a segunda? Ainda acho que um sistema de captação de ar melhorado em relação ao original já seria suficiente para dar mais gás nas motocas...

jecastro
11-07-07, 16:36
Com 2 turbinas ficaria ainda pior, o motor mal tem força para mover uma, imagina duas, no sistema de 2 turbinas em série as duas são emburradas pelos gases de escapamento só que a segunda tem uma relação de giro maior para pegar os gases já acelerados e acelera-los mais ainda.

Mostarda_69
11-07-07, 18:59
eh igual os carro biturbo.. uma pequena e uma grande.. a pequenas pra baixas rotaçoes e a grande para altas rotaçoes.. assim qd tu acelera uma ja encheu... e qd chega la nos 4 a 6 mil depende o carro a otra começa a ativa e da um baita gas no final.. exemplo bom disso eh o 3000GT biturbo...

Insanemode
11-07-07, 21:45
Lembrando que isso é teórico não vou fazer isso em casa não se preocupem!É que já vi muitos relatos de tentativas falhas em adaptar turbos em motores monocilindricos,e quando o apresentador do programa citou o tal sistema de 2 turbinas eu logo associe o problema à preparação feita no trator do cara!E acho que não era um sistema biturbo tradicional pelo que eu entendi da explicação!

jecastro
12-07-07, 09:22
Não esqueçam também que o trator da reportagem gastava 1 litro de metanol por segundo, um tanque de moto em apenas 10 segundos.

rocksul
12-07-07, 10:24
O PN não possui apenas pilotos de moto, possui, pelo que vejo, pilotos de Trator turbo, dos mais experientes, que participam de rachas na roça e tudo mais.
Aeuheueheuehueheueh!

TorteX
12-07-07, 11:12
O PN não possui apenas pilotos de moto, possui, pelo que vejo, pilotos de Trator turbo, dos mais experientes, que participam de rachas na roça e tudo mais.
Aeuheueheuehueheueh!


Vc num sabia...eles tem até video!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=bmXSfQCqQ3A
Alem de arrancada tão até nos drifts....
http://www.youtube.com/watch?v=0gYy2r9KSXE

rilliver
18-07-07, 09:24
Para que inventar se apenas uma turbina faz o serviço.
Em breve fotos com injeção eletronica, para pirar com a cabeça de muita gente.

Diego.fcs
18-07-07, 09:33
Uia... show hein... Qué por do lado da minha??? hahahahahaa... zueira... Muito massa essa bolinha aí, quero fazer uma Café Racer com uma bolinha... Muito show a moto aí, preciso arrumar esses frisos do banco aí pra minha...

Abraço!

chitola
18-07-07, 09:39
tá saindo uma TW turbo de sapucaia, em breve verão ela em tarumã...

rilliver
18-07-07, 13:22
Uia... show hein... Qué por do lado da minha??? hahahahahaa... zueira... Muito massa essa bolinha aí, quero fazer uma Café Racer com uma bolinha... Muito show a moto aí, preciso arrumar esses frisos do banco aí pra minha...

Abraço!

Estes frisos são do fusca, basta cortar eles no tamanho do banco e refazer as pontas, para fixar use parafusos chanfrados na qual encaixa dentro do friso refure a lata do banco e fixe o mesmo.

Diego.fcs
18-07-07, 13:51
Estes frisos são do fusca, basta cortar eles no tamanho do banco e refazer as pontas, para fixar use parafusos chanfrados na qual encaixa dentro do friso refure a lata do banco e fixe o mesmo.

hummmmmm... Num sabia desse esquema não... valeu pela dica!

barbeirorp
18-07-07, 15:10
eu queria ver essa motoca rodando.. ( a do rilliver) vamos marcar um dia para dar uma volta ae fera?

rilliver
19-07-07, 16:33
eu queria ver essa motoca rodando.. ( a do rilliver) vamos marcar um dia para dar uma volta ae fera?


Beleza, estou em processo para colocar uma injeção eletronica nesta moto e finalizar todos os acabementos restantes, só que tá faltando uns purça se sabe né!!!

MarciON
09-02-08, 14:47
ae, achei o tópico q eu keria
cara, d+ a bolinha heim
kero ir pra rio preto ver tbem
vamo marcar um dia!!

Volverine MF
09-02-08, 14:59
Só aproveitando que o tópico foi reaberto e dando meu pitaco.

E se ao invés de uma turbina fosse instalado um charger (acho que é assim que se escreve)?

Não é do chocolate que eu to falando hein, apesar de ser muito gostoso :lol: , mas é de um compressor que é uma mistura de turbina e blower, ou seja, a forma de pressurizar o ar é a mesma da turbina, mas o acionamento é no esquema do blower.

O Fiesta supercharger usa um compressor desses. Acho que seria interessante, mas o dificil ia ser a instalação.

BrunoDias
09-02-08, 15:03
eu ja vi nao sei aonde falando sobre isso ai, de colocar um eskema tipo o do fiesta
achoq q foi aqui mesmo q vi isso

Volverine MF
09-02-08, 15:07
eu ja vi nao sei aonde falando sobre isso ai, de colocar um eskema tipo o do fiesta
achoq q foi aqui mesmo q vi isso
Eu pensava em fazer isso num Passat que eu tinha, até msm pq dá pra fazer um esquema que vc aciona o compressor qdo quer. Além disso é mais eficiente que a turbina, pois começa a render logo na partida.

Uma bomba de vacuo como a usada nas D20 pra acionar o servo freio tb poderia ser interessante.

Ps.: Eu deixei quieto isso de veneno, mas adoro fazer experiencias. :D

OptimusLeo
09-02-08, 17:34
Pra que modificar um motor de moto? Se a moto for lenta, vai e compra uma de cc maior :-/

"E ae cara eu tenho minha 125 toda fucada modificadisima"

"Cuanto voce tem gastado nela"

"Ah, ja como 5 mil reais"

"E como anda ela?"

"Bom, eu vou par a par como uma 250"

BrunoDias
09-02-08, 18:04
eu ja acho q se o cara quer da um up no motor da moto, é muito valido, mas o serviço sendo bem feito

quando eu tinha a tornado levei um rala de uma rd. estava eu e meu primo, ele na cg topando um leve pega, agente tava a uns 110 dai passou a rd q nem um fuguete
a moto devia ta mechida com certeza
dai digo, nao tem coisa melhor q ter uma moto pqena e dar uns sustos no pessoal em moto grande?

OptimusLeo
09-02-08, 18:23
Eu nao sei, eu ja tive muito tempo nesse mundo de mexer e modificar carros, e a coisa me levou pra falencia :lol:

Eu prefiro agora ficar com a moto original, e me enfocar mais en melhorar minha tecnica de pilotagem, nao ficar modificando o motor da moto. Ademais, pegar racha en linha reta e pra dormir, o ideal e pegar uma estrada com bastante curvas e ir dancando encima do asento.

Mais cada quem com o que gosta de fazer, simplesmente eu digo que para mim, ese negocio de andar modificando muito ja nao vai. Perdi muito dinheiro ja fazendo isso nos carros.

Volverine MF
09-02-08, 23:30
Concordo ctg Leo, mas é como eu disse, o que eu gosto é de fazer experiencias. Se fosse pra entrar na onda de preparação queria ser preparador e não preparar uma moto minha pra eu usar. Seria como um traficante: EU vendo a droga, mas não consumo :lol:

Aliás, é complicado esse lance de preparação, pq vc mexe no motor, ae o cambio não aguenta, vc mexe no cambio, mas ae não tem freio, mexe no freio, mas ae a suspensão não aguenta, e por ae vai

Gostaria de mexer com veneno pq acho legal ter que ficar quebrando a cabeça pro negócio dar certo. Moto original não tem dor de cabeça, é só abastecer e andar e é assim que eu quero a minha moto :D