PDA

Ver Versão Completa : Câmbio tiptronic para biz...



Diego.fcs
11-07-07, 12:24
Então galera é o seguinte... Ontem eu tava meio sem novo e tava na cama pensando em motos... hehehehe! Aí veio essa questão de câmbio automático e tals... Aí lembrei dos câmbios que alguns carros tem no volante que parece um botão de volume de som com um + e - que com um simples toque dá para trocar as marchas então vai lá a idéia doida...

1) instalar ao lado da seta de uma biz um botão de + e um - (+ sobe a marcha e - diminui a marcha)
2) tirar a alavanca do câmbio e instalar um motor de passo 12V naquele eixo
3) ligar os botões de moto que quando aperta o + o motor roda para um lado e quando aperta o - o motor roda para outro lado

OBS: Motor de passo é um motor que não tem o eixo livre como os motores convencionais, quando vc aplica uma tensão nele ele muda de posição, imagine um relógio com o ponteiro em 12:00 aí vc aplica lá os 12V e o ponteiro vai pra 13:00... mais ou menos assim...

Isso é possível, o único problema seria fazer a calibragem para as marchas entrarem corretamente... E também onde instalar tal motor, normalmente num é muito grande, e também creio que não precise fazer muita força para conseguir girar aquele eixo...
Seria muito legal vc dando uns cacete e trocando as marchas num botão... muito loco...

Q q vcs acham da minha viajada?? hehehehe

Abraço a todos!

lagreca
11-07-07, 12:33
Gambi legal que ia fica, axo que até é viavel

falcao007
11-07-07, 13:02
Uma gambiarra bem pensada.

Diego.fcs
11-07-07, 13:06
Tipo... to falando isso que quando pensei nisso me pareceu uma gambirra, aí fiquei pensando e acabei vendo que é uma bela duma gambiarra... hehehehehe! As vezes idéias loucas acabam se tornando realidade... Imagine por exemplo uma pessoa que tem um problema físico na perna e tem dificuldades para trocar as marchas... Isso pode ajudar...

coloradinho
11-07-07, 13:17
hum... possivel, mas imagina o valor q a HONDA ia pedi na motinha??? hums 15 mil uhahuauha :lol:

Diego.fcs
11-07-07, 13:42
Num digo vir de fábrica, digo em fazermos uma gambiarra... hehehehehehe!!

Dilim
11-07-07, 13:45
isso ae já é GambiTech hehe

a idéia é boa :OK:

jecastro
11-07-07, 14:34
Possível é, mas é melhor trocar as marcha com o pé do que usar a mão.

Diego.fcs
11-07-07, 14:39
Possível é, mas é melhor trocar as marcha com o pé do que usar a mão.

Sim mas sei lá... por exemplo a Biz que num tem embreagem, vc fica com a mão esquerda mais livre e com apenas um botão do lado da seta ali vc muda as marchas... é melhor com o pé pelo costume já que temos, mas acho que seria mais confortável trocar as marchas num botão só... Quando dirigi um carro com câmbio assim achei um tesão... E pros doido que gostam de deitar na moto pra dar uns cacete essa é uma boa opção... hehehehehehe!

Não estou incentivando rachas... Só me veio uma idéia e é legal trocar uma idéia com o pessoal daki, e levar isso na brincadeira...

PenPen
11-07-07, 16:19
até acho possivel mas creio que o motor de passo para isso teria que ser um tanto parrudo :P talvez algum motor de plotter, pessoas fazem até cnc's caseiras com esses motores :clap: ( eu mesmo pretendo fazer uma heheh ), agora com um motor em mãos era só "plugar" o motor na alavanca de cambio... e criar um circuitinho bunda pra girar o mesmo hehehe creio que nem seria preciso "criar posições" para o motor e sim simplestente giros, em sentido horario e anti-horario, quando você sente que trocou de marcha só é necessario parar de pressionar o botão heheh

Diego.fcs
11-07-07, 16:40
Exato... tipo aperta o botão + e gira anti-horário para aumentar a marcha (caso da biz) e botão - ele gira sentido horário (olhando para o câmbio se o motor tivé virado pra fora)... É só fazer um circuito que mande a tensão necessária para ele mudar uma posição, aí monta-se uma caixa de redução no eixo do motor para ligar no eixo do câmbio, assim quando o motor roda uma posição vai rodar o eixo do câmbio exatamente o necessário para mudar a marcha... Só que tem que pensar em algo que quando a gente pisa na alavanca ela muda de marchas e volta para o mesmo lugar...

falcao007
11-07-07, 17:36
hum... possivel, mas imagina o valor q a HONDA ia pedi na motinha??? hums 15 mil uhahuauha :lol:

Veículos adaptado para deficientes físicos tem isenção de impostos.

Cadu titan
11-07-07, 19:52
Seria bom tb por akele Shifht light( num sei c assim q c escreve) q avisa qd eh pra trocar as marchas ia fica xunning heheh

flw

Furious VIPER
11-07-07, 20:48
Veículos adaptado para deficientes físicos tem isenção de impostos.

Isso mesmo.. a Honda ia cobrar 15 mil COM ISENÇÃO DE IMPOSTOS... sem essa isenção ia pra uns 25 mil o preço!! hahahaha
Brincadeiraaaaaaaaaaaaaaa....

rocksul
11-07-07, 21:13
Possível é, mas é melhor trocar as marcha com o pé do que usar a mão.

Concordo.
Talvez esteja nascendo aqui uma moto para deficientes físicos ou pessoas que tiveram as pernas amputadas em acidentes de moto, por exemplo.

PenPen
11-07-07, 21:33
Seria bom tb por akele Shifht light( num sei c assim q c escreve) q avisa qd eh pra trocar as marchas ia fica xunning heheh

flw


isso é a parte facil!! até minha moto ja tem isso hehehe ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)



Exato... tipo aperta o botão + e gira anti-horário para aumentar a marcha (caso da biz) e botão - ele gira sentido horário (olhando para o câmbio se o motor tivé virado pra fora)... É só fazer um circuito que mande a tensão necessária para ele mudar uma posição, aí monta-se uma caixa de redução no eixo do motor para ligar no eixo do câmbio, assim quando o motor roda uma posição vai rodar o eixo do câmbio exatamente o necessário para mudar a marcha... Só que tem que pensar em algo que quando a gente pisa na alavanca ela muda de marchas e volta para o mesmo lugar...


eu tinha esquecido que a alavanca da marcha volta um pouco depois que é acionada... então minha sugestão muda heheh usa o motor para acionar algo tipo uma catraca ou roda dentada... eu não sei o nome do aparato, mas sabe (vou chamar de catraca) na qual voce gira e ela empurra alguma coisa depois o dente escapa gerando uma folga :0_0: puts" não sei explicar hehehe segue a imagem que fiz no cad ( falta do que fazer extreme ) :lol:

http://img.photobucket.com/albums/v206/fariarafaria/dentadas.jpg

Insanemode
11-07-07, 23:03
Interessante dá até p/colocar opção entre troca na borboleta do guidão ou automática trocando as marchas no sinal do shift light!

PimEdu
11-07-07, 23:33
Primeiro q shift light é complicado, acho q o sistema teria um lag consideravel, não acho q seria de bate pronto não. E isso seria mais mesmo por vontade do dono, acho complicado um deficiente conseguir andar de moto, pq ela pode tanto cair para a direta quando para a esquerda, se vc não conseguir apoiar algum pé ja era, vai levar carios chãos bobos até pegar a manha.
Acho q pode até ficar legal se bem feito, para pagar uma com a galera vale a pena, mas teria q ser tudo facil de voltar atras, pq na hora de vender acho q nem rolaria mto.

PenPen
11-07-07, 23:48
agora quanto ao deficiente cair no chão isso não é problema pois existem rodinhas proprias para motos...

agora me caiu a ficha.. o deficiente em questao tem que ser muito teimoso e gostar muito da biz.. pq era muito mais facil e provavelmente mais barato comprar uma neo ou uma burgaman hahahah

Diego.fcs
12-07-07, 12:47
A questão do deficiente eu dei um exemplo, as vexes o cara usa uma prótese no pé somente e tem dificuldades em usar o câmbio... A questão de que é mais fácil trocar com o pé eu sei, só que se num pensarmos assim num existe inovação. Era muito mais fácil antigamente acender uma vela que montar uma instalação elétrica em casa. Injeção eletrônica no começo foi mal vista porq diziam que se quebrar fica caro trocar, vidro elétrico era besteira que quebrava e é mais simples subir o vidro com a mão, pra que retrovisor elétrico se podemos arrumar com a mão...

É uma questão de inovação... Eu acharia legal ter uma moto com um sistema desse funcionando redondo... E vcs vão ver... No futuro vai aparecer um ítem desses e todos vão se lembrar de mim... hahahehahehaehahehaehae...

Shift light é legal... Assim como vinha em alguns carros GM (monza, cadete...) que acendia uma luz para indicar o momento ideal para trocar a marcha no ponto certo para economizar gasolina...

Entendi o esquema das catracas... boa idéia também!

Stone
12-07-07, 12:50
só um detalhe:
esse sistemas de engrenagens da foto acima num daria certo, pois é preciso girar o eixo para os dois lados, ali só dá pra girar em uma direção
e outra, pq não usar aquele sistema que tem nas Lambretta, que se troca de marcha girando o punho esquerdo (como o acelerador)
na Lambretta tem que apertar a embreagem e girar
mas com o botãozinho seria muito + show

Diego.fcs
12-07-07, 12:55
O esquema da Lambretta é interessante também... Bem lembrado Stone... Mas o esquema dos botões fica mais moderno né... E XUninnnng também... hehehehe! Aí aproveita e coloca um marcador de marchas no painel... hehehehe!

Ney_mg
12-07-07, 13:16
eu achava que só eu viajava..
a erva é da boa

PenPen
12-07-07, 14:28
pronto então resolvido o problema :lol: :lol: Diego.fcs compra uma lambreta e desmonta o sitema de marchas! dae é so colocar o motor de passo para girar o sistema do punho :clap: :clap:

agora o shift light que eu tenho veio com meu conta giros é soh instalar ele no cdi e pronto =P só que eu tirei o mesmo.. dexei somente o conta giros achei que fica muito.. digamos METROSEXUAL (pra não ofender caso alguem tenha ]:) )

Diego.fcs
12-07-07, 14:36
hehehehe... boa!!! Resolvido... Primeiro modelo da Pequenas Notáveis Motorcycles...

sn1p3r_fox
12-07-07, 19:00
Uma ideia boa tambem é você usar 2 solenoides (eletroimas), uma acima da lavanca e outra embaixo, eu trabalho como eletricista numa empresa de onibus e acho q as solenoides q se usa em catracas seriam otimas p/ isso, pena eu nao ter nenhuma foto aki p/ postar :s

jcarlos
12-07-07, 22:47
amigo como é esse contagiros????
estou montando uma motinha caseira c/ motor e cambio da Biz e quero colocar somente um contagiros no lugar do painel...
se tiver uma foto ou link, qquer coisa...
ah e onde comprou?

abraço



pronto então resolvido o problema :lol: :lol: Diego.fcs compra uma lambreta e desmonta o sitema de marchas! dae é so colocar o motor de passo para girar o sistema do punho :clap: :clap:

agora o shift light que eu tenho veio com meu conta giros é soh instalar ele no cdi e pronto =P só que eu tirei o mesmo.. dexei somente o conta giros achei que fica muito.. digamos METROSEXUAL (pra não ofender caso alguem tenha ]:) )

PenPen
13-07-07, 02:16
amigo como é esse contagiros????
estou montando uma motinha caseira c/ motor e cambio da Biz e quero colocar somente um contagiros no lugar do painel...
se tiver uma foto ou link, qquer coisa...
ah e onde comprou?

abraço


eu comprei no mercado livre direto com a fabrica... mas agora a fabrica não está mais vendendo para pessoa fisica :d pra conseguir só por meio dessas lojas de tuning para carros |:( |:( |:(

http://br.youtube.com/watch?v=FVo2ayGQsiI
depois bato uma foto para melhor vizualização hahah!

jcarlos
13-07-07, 03:45
é + - isso que eu quero mesmo... precisa ter o painel original da Biz p/ ser instalado? minha motinha não tem painel, nem nada... será que da p/ adaptar?



eu comprei no mercado livre direto com a fabrica... mas agora a fabrica não está mais vendendo para pessoa fisica :d pra conseguir só por meio dessas lojas de tuning para carros |:( |:( |:(

http://br.youtube.com/watch?v=FVo2ayGQsiI
depois bato uma foto para melhor vizualização hahah!

Diego.fcs
16-07-07, 11:48
Uma ideia boa tambem é você usar 2 solenoides (eletroimas), uma acima da lavanca e outra embaixo, eu trabalho como eletricista numa empresa de onibus e acho q as solenoides q se usa em catracas seriam otimas p/ isso, pena eu nao ter nenhuma foto aki p/ postar

Interessante isso aí hein... Vc quiz dizer fazer algo do tipo magnetizado ao invés de catracas?? Tipo colocar uma alavanca e dependendo do botão que vc aperta cria-se um campo magnético puxando a alavanca para cima ou para baixo? É isso?? Num sei direito como funciona esses solenóides aí...