PDA

Ver Versão Completa : Avião bate em depósito da TAM em Congonhas



superkyo
17-07-07, 21:26
17/07/2007 - 19h12
Avião bate em depósito da TAM em Congonhas
Da Redação

Atualizado às 20h22

Um avião da TAM que transportava 170 passageiros sofreu um acidente quando pousava em Congonhas na noite desta terça. A aeronave, um airbus A320, derrapou na pista, atravessou a avenida Washington Luiz e se chocou contra um posto de combustíveis de bandeira Shell e um depósito de cargas da própria TAM. O acidente causou um grande incêndio, e o fogo consome neste momento o depósito, que fica na rua Otávio Tarquino de Souza, perto do aeroporto.

O vôo JJ 3054 vinha de Porto Alegre, de onde decolou às 17h16. De acordo com a Globonews, pelo menos oito passageiros feridos estão sendo socorridos em hospitais da região. A TAM não consegue ainda determinar a extensão dos danos, nem a existência de vítimas. Mas informa que disponibilizou um número de chamadas gratuitas para atender aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900.

O aeroporto de Congonhas está fechado para pousos e decolagens desde as 18h45, e os vôos estão sendo redirecionados para Cumbica.

Depois de passar por reformas, a pista principal de Congonhas foi liberada para pousos e decolagens no dia 30 de junho. No entanto, ela foi liberada sem que fosse feito o grooving (ranhuras para dar mais aderência aos pneus dos aviões e facilitar o escoamento da água).

Pelo menos 20 equipes do Corpo de Bombeiros trabalham para controlar o incêndio, e dezesseis ambulâncias estão no local. Segundo informações preliminares, cinco funcionários da TAM estariam presos dentro de um elevador do depósito da companhia aérea.

De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida Washington Luis está interditada nos dois sentidos na altura da rua Otávio Tarquino de Souza. A avenida 23 de Maio também está fechada. A interdição causa cerca de cinco quilômetros de congestionamento no local.

O presidente Lula convocou uma reunião com os ministros Franklin Martins, Walfrido Mares Guia e Dilma Roussef para discutir o assunto.

Ontem, outro avião derrapou após pousar na recém reformada pista principal do aeroporto, o que causou a suspensão das operações em Congonhas. O avião parou de bico na área de grama.

Leia a íntegra do comunicado da TAM:

A aeronave da TAM Airbus A320, vôo JJ 3054, que partiu de Porto Alegre, às 17h16, com destino ao aeroporto de Congonhas (SP), sofreu acidente no pouso no aeroporto em São Paulo.

Neste momento não podemos determinar a extensão dos danos ou de possíveis lesões sofridas pelos ocupantes do avião, passageiros e tripulantes. Uma equipe da TAM já está no local e outros técnicos da companhia estão a caminho. A assistência de emergência também está sendo prestada pelo Corpo de Bombeiros, Infraero e outras autoridades aeronáuticas.

A TAM já ativou seu Programa de Assistência às Vítimas e Familiares e disponibilizou um número de chamadas gratuitas voltado para o atendimento aos familiares dos passageiros e tripulantes deste vôo: 0800 117900.

Qualquer outra informação relevante será comunicada imediatamente pela TAM.

superkyo
17-07-07, 21:37
SP: pessoas estariam presas em prédio em chamas

Funcionários da empresa aérea TAM estariam presas dentro do prédio que está pegando fogo nas proximidades do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo informações da Globonews, elas estariam dentro de elevadores.

O vôo JJ3054 da empresa aérea TAM, vindo de Porto Alegre, se chocou com um depósito de combustíveis nas proximidades de Congonhas. Segundo a Infraero, o piloto não conseguiu fazer a manobra de pouso porque a pista estava escorregadia. A aeronave atravessou a avenida Washington Luís e se chocou contra um depósito de combustíveis da TAM, que está em chamas.

A Infraero informa que 170 pessoas estavam na aeronave. O terminal está fechado para pousos e decolagens.

Redação Terra

superkyo
17-07-07, 21:38
E saiu no UOL que os bombeiros resgataram 4 pessoas.

Bombeiros resgataram seis pessoas do local do acidente
Publicidade
da Folha Online

O Corpo de Bombeiros afirmou ter resgatado seis pessoas do local do acidente com o avião da TAM, segundo a assessoria de imprensa. Eles foram levados para pronto-socorros da região.

O avião com passageiros a bordo perdeu o controle na noite desta terça-feira, durante manobras na pista do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), e bateu contra um depósito da empresa que fica do lado oposto, na avenida Washington Luiz, causando um incêndio de grandes proporções.

A Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) suspendeu todos os vôos e decolagens. O Corpo de Bombeiros está no local tentando retirar pessoas de dentro do prédio e do avião e controlar as chamas.

Segundo informações da Globo, o avião, que partiu de Porto Alegre, levava 170 passageiros. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas. Procurada pela Folha Online, a TAM disse que ainda apura as causas do acidente e se manifestará, por meio de nota, mais tarde.

Por conta do acidente, a avenida Washington Luiz está interditada, segundo informou CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A lentidão se reflete nas avenidas 23 de Maio e Rubem Berta.

O analista de suporte técnico de informática da Varig Levi Lourenço estava saindo do trabalho quando ouviu o barulho do avião caindo. Como não conseguiu ver o acidente, pensou se tratar de um teste de turbina, como ocorre normalmente no prédio em que trabalha.

Segundo Levi, o avião da TAM tentou aterrissar na pista principal do aeroporto, derrapou e atravessou a avenida Washington Luís, próxima à rua Otávio Tarquínio. "Como não conseguiu pousar, o avião atingiu o prédio do serviço de carga da TAM, a TAM Express", disse.




ISSO PQ UM AVIÃO DA PANTANAL JÁ AVIA DERRAPADO SEGUNDA-FEIRA !!

superkyo
17-07-07, 21:40
Pelaipe diz que delegação iria no vôo 3054
Dirigente gremista tranqüiliza torcedores e familiares, por causa do acidente em Congonhas
GLOBOESPORTE.COM

Em Porto Alegre

O diretor de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, confirmou que a delegação tricolor não estava no avião da TAM que sofreu o acidente no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Segundo o dirigente, o vôo 3054 inicialmente estava programado para levar o Grêmio, mas ocorreu uma mudança de última hora. Já a assessoria de imprensa do clube informa que a programação vinha de longa data, sem modificações recentes.

A aeronave da TAM Airbus A320, vôo JJ 3054, partiu de Porto Alegre, às 17h16, com destino a Congonhas.

No momento em que um avião saído de Porto Alegre chocou-se com um hangar e explodiu, a delegação tricolor já estava em Brasília. O Grêmio desembarcou na capital federal por volta das 19h (de Brasília).




A PISTA É A RECEM REFORMADA, MAS FOI REABERTA ANTES E ESTAVA SEM AS RANHURAS Q AJUDA NA FRENAGEM DOS AVIÕES, PQ FALARAM Q NAUM ERA PRECISO !! TÁ COMO NAUM É PRECISO ESSAS RANHURAS......

BrunoDias
17-07-07, 21:56
nem precisa de tv quando se tem o pn

ThiagoRJ
17-07-07, 22:20
o pior que a pista do aeroporto foi reformada pelo mesmo problema que aconteceu, derrapagem...negligencia!!! :s

RGBguima
17-07-07, 22:25
Vichi!! Foi foda hein!! Aff..

Ivan RJ
17-07-07, 22:50
Como estamos no Brasil a pista foi reinaugurada "Sem as Ranhuras" que impedem a derrapagem da aeronave drenando a água da chuva. Mais uma vez a política venceu a técnica. Adivinhem quem perdeu? Todos os passageiros e a tripulação, MORTOS. Não se sabe se houve mais mortos fora do avião, mais com certeza há.

AcidGaucho
17-07-07, 23:08
to ouvindo a CBN....

16 feridos e 30 mortos ate agora... :s

superkyo
17-07-07, 23:54
Até agora 188 MORTOS

Ney_mg
18-07-07, 01:23
A Infraero informa que 170 pessoas estavam na aeronave. O terminal está fechado para pousos e decolagens.



Até agora 188 MORTOS

esses outros 18 são de onde? bombeiros?

superkyo
18-07-07, 01:36
na verdade são 175 no avião.......e 13 do predio.......

cabra de brasilia
18-07-07, 08:43
o pior que a pista do aeroporto foi reformada pelo mesmo problema que aconteceu, derrapagem...negligencia!!! :s





Como estamos no Brasil a pista foi reinaugurada "Sem as Ranhuras" que impedem a derrapagem da aeronave drenando a água da chuva. Mais uma vez a política venceu a técnica. Adivinhem quem perdeu? Todos os passageiros e a tripulação, MORTOS. Não se sabe se houve mais mortos fora do avião, mais com certeza há.


Estava ouvindo na CBN agora de manhã que o problema não é só esse......a pista de Congonhas possui 1.940m a AirBus recomenda no mínimo 2.090m para suas aeronaves e a Boeing 1.990m isso de pista seca....se a pista estiver molhada é se recomendado 300m a mais....ou seja 2.400m.........

Diego.fcs
18-07-07, 08:57
É... Mais uma reforma ao estilo brasileiro de ser, aposto que deram um "jeitinho" no problema que tinha na pista e infelizmente essas pessoas pagaram com suas vidas essa falta de profissionalismo que temos no brasil...


Estava ouvindo na CBN agora de manhã que o problema não é só esse......a pista de Congonhas possui 1.940m a AirBus recomenda no mínimo 2.090m para suas aeronaves e a Boeing 1.990m isso de pista seca....se a pista estiver molhada é se recomendado 300m a mais....ou seja 2.400m.........

Isso eu num sabia não... Então temos um problema muito sério naquele aeroporto...

O pior é que daki uns 2 meses no máximo a imprensa nem vai mostrar mais nada, vão abafar o caso e ficar por isso mesmo... é sempre assim... Infelizmente...

mantabodyboarder
18-07-07, 09:39
Mas o governo disse antes que não é nada grave, é só uma manifestação dos controladores, não existe apagão aéreo, e ainda sugeriu que a população "relaxe e goze".

Como já disse antes pra um PTista fanático que aceita as falácias da estrelinha vermelha sem refletir, quando ele me disse que isso era problema de rico, que pobre não anda de avião. Pois é, dessa vez o avião saiu um pouco do aeroporto e caiu nos entornos... Estão esperando o que? uma colisão nos céus de SP, pra cair destroços de 2 aeronavers nos predios da Paulista, pra matar umas 5000 pessoas?

Pode ser que assim eles considerem que "pode haver" algum problema...

vinacowboy
18-07-07, 09:52
... será q alguem aqui do PN tem alguem conhecido nessa tragédia... tomara q não :(

Wanderson
18-07-07, 11:06
mol foda neh
acidente de avião eh foda
meu
eu passava todo santo dia ali na frente durante 3 anos da minha vida
quem ta assistindo as reportangens falaram do avião da BRA q quase caiu uma vez tb, qndo derrapou
eu tava passando na washington luiz,
trampava a +ou- 600mts de onde caiu o avião da TAM
qndo trampava na varig, tinhamos que ir na parte da torre do aeroporto pois tinham pcs da varig que faziam as rotas para os aviões, e os caras que trampavam lah sempre falavam q os aviões da tam tinham codigo vermelho. (código Vermelho=combustível no fim). pq tanto em SDU e CGH tem muitos pousos e decolagens e fica o transito no aeroporto e o avião tem q ficar dando voltas até liberar.
ouvi tanta coisa ruim da TAM que só voei de TAM 1 vez na vida, quando a Varig e a Tam fazia codeshare de ponte aerea,e fui de airbus, um avião muito bonito, mas chaqualou tanto que fiquei com o estomago ruim o dia inteiro, eh foda sei la.
eu não curto TAM, e pra variar nosso Governador José Serra DO MARAVILHOSO PARTIDO PSDB, liberou a pista de cgh após reforma.
então para os caras que defendem esse politico e esse partido, falem agora!!
Puxe o saco de politicos agora!!!

vai La guigo bater palma para o Serra pq ele liberou a pista que não estava pronta

por isso que eu digo, quem defende politico, brinca com revolver.

mantabodyboarder
18-07-07, 13:56
Wander, se a ANAC falasse não, poderia vir o papa que não liberava...

Não vem falar que foi só o governador pq é falácia governista, nem falar que foi só o lula que é falácia oposicionista.

A culpa é a negligência total de todas as esferas.


Até esqueci de falar... Também estou torcendo pra não ter ninguem conhecido aí, a esposa do meu primo é comissária da TAM...

cacamba
18-07-07, 14:03
Político é tudo uma MERD* só, TINHA QUE SER IGUAL NO JAPÃO QUE PEGARAM UM MINISTRO QUE TINHA DESVIADO 40.000 DOLARES E O CARA DE VERGONHA SUICIDOU

Wanderson
18-07-07, 16:30
Wander, se a ANAC falasse não, poderia vir o papa que não liberava...

Não vem falar que foi só o governador pq é falácia governista, nem falar que foi só o lula que é falácia oposicionista.

A culpa é a negligência total de todas as esferas.


Até esqueci de falar... Também estou torcendo pra não ter ninguem conhecido aí, a esposa do meu primo é comissária da TAM...

concordo contigo
mas é soh jogar a pessão em alguem q os caras abrem as pernas
ou seja
tava um caos no aeroporto de cgh, algum *** maior pressionou seja lah quem for
e ele abriu as pernas
resultado, uma penca de mortos

jecastro
18-07-07, 22:07
Eu vim para São Paulo de Porto Alegre um dia antes, e de GOL, por isto estou sem tempo de teclar no PN.

jecastro
18-07-07, 22:23
Vídeo da aterrisagem do avião.

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM703207-7823-O+MOMENTO+DO+ACIDENTE+COM+AVIAO+DA+TAM,00.html

FabricioFabuloso
18-07-07, 23:02
Infraero divulga imagens de pouso do avião da TAM

A Infraero divulgou, na noite desta quarta-feira, imagens do momento do pouso do Airbus A320 da companhia aérea TAM no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A gravação, comparada com a aterrissagem de um modelo de aeronave semelhante, mostra que o avião percorreu em apenas 3 segundos a distância que normalmente é feita em 11 segundos.

A informação já havia sido antecipada, na tarde desta quarta-feira, pelo brigadeiro Kersul Filho, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), do Comando da Aeronáutica.

O Airbus, que fazia o vôo JJ 3054 e partiu de Porto Alegre no final da tarde de terça-feira, não conseguiu parar ao aterrissar no início da noite no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, passando por cima da avenida Washington Luís antes de se chocar com um posto de gasolina e um prédio da TAM Express, onde havia funcionários trabalhando.

Estima-se que passe de 200 o número de vítimas da tragédia, sendo que 186 estariam no avião e as demais estariam nos arredores e no prédio atingido pela aeronave.

Redação Terra

RGBguima
18-07-07, 23:39
Mano....

Se liga no video!!

O Taxi do taxista que presenciou a cena tava sendo retirado...
imagine o susto que o cara passou!!

http://br.youtube.com/watch?v=5UKhRwueEg4

RGBguima
18-07-07, 23:42
Olha o Estrago!!

http://br.youtube.com/watch?v=4nKh_TEZnWM&mode=related&search= :d

TorteX
19-07-07, 00:01
Cabei de ver na TV...poatz...
Prefiro anda de moto!

RGBguima
19-07-07, 00:16
Cabei de ver na TV...poatz...
Prefiro anda de moto!


E eu acabei de ver no Youtube!!!

KKKK Nem preciso ir na tv!!

superkyo
19-07-07, 00:26
Verdade fazia tempo q eu naum perdia uma PLANTÃO DA GLOBO !! eu peguei os ultimos 5 axu sempre dá aquele frio na barriga pq se sabe q pra GLOBO colocar PLANTÃO tem q ser forte o acontecimento esse eu perdi tava assistindo LETTERS FROM IWO JIMA......