PDA

Ver Versão Completa : Polícia vs Escapamento



marcusohc
18-07-07, 08:36
Bom dia pessoal!

Gente, é só na minha cidadezinha do interior de MG ou por outras bandas a polícia tb é anti-escapamento aberto em motos?

Aqui na minha cidade, chegam ao ponto de passarem num certo lugar e virem uma moto estacionada, desligada, sem ninguém por perto (se tiver alguém também) anotam a placa e multam mesmo.

Eles são tão bandidos que chegam até a tomar a documentação do cidadão obrigando-o a tirar o escape. Se não tirar, não devolvem o documento.

Pode uma coisa dessas?

chitola
18-07-07, 09:01
eles recolheram os meus docs tbm pq estava com um Gemoto, o baarulho era so um pouco mais alto q o original, e ele nao tava aberto tava como veio da fabrica comprei zero, aí enquanto me multava passava vários com roncar estralador e RD com peloso infinitamente mais barulhento q o meu e os cara não paravam...

PimEdu
18-07-07, 12:19
sei la, sou a favor dos escapes silenciosos...

Furious VIPER
18-07-07, 12:41
Eu sou a favor de multar.. escapes q estejam FORA dos limites!! Se usarem decibelímetro... manda até pro pátio do Detran!!! Só q multar só pq nãoé o original... VTNC esses puliça de merda!!!

TorteX
18-07-07, 13:38
Bom na minha cidade acho que num multam!!
Sei la num me pararam no comando com o scape ainda!!huuhhuuhu
E toda vez que passo do lado da policia ando bem no ponto que ele faz menos barulho, sem acelerar nem muito nem pouco! heheheh

Furious VIPER
18-07-07, 14:29
E toda vez que passo do lado da policia ando bem no ponto que ele faz menos barulho, sem acelerar nem muito nem pouco! heheheh

Graaaaaande DureX.. já pegou as mânha do escape esportivo!!heheh

PimEdu
18-07-07, 15:17
tenho a opinião do viper, problema é q a maioria dos nao originais devem exceder o limite, se não excedem q os donos sejam felizes

TorteX
18-07-07, 15:30
Graaaaaande DureX.. já pegou as mânha do escape esportivo!!heheh


Eu ja tive um Fortuna por dois meses na minha verdinha o ano passado!!nele dava pra tentar fazer isso, mais fazia barulho forte em todas situações!hahuahuahua
Mais num gostei dele e pois o original de volta....agora to com um scape de verdade!!!heehhee
É so deixar meio acelerador aberto que ele fica bem quetinho!!

Hunter 123
18-07-07, 15:35
Escapamento aberto deve ser multado sim. Bem, é minha opinião, e me desculpe por ser meio ríspida, mas acho que o direito de um acaba quando começa o do outro. É chato quando se está conversando e passa um maluco com escape aberto detonando tudo. Ou quando se está dentro de casa estudando, relaxando, vendo tv etc e passa o cara colocando pra quebrar. É isso.

TorteX
18-07-07, 15:44
Eu so a favor da baruieraaa uhuullll!!!
E de familia...
Eu vejo as fotos das motos que meu pai tinha quando era da minha idade...tudu as moto sem o abafador so no cano! eheheheh
Gilera 500, Cezepel, Jawa, e mais um monte.Ai fico um tempo no silencio, depois veio a 7 Galo que fico com o 4x1 por um bom tempo, mais papai fico veio e pois o original de volta... :s
E meu irmão tinha uma Cb450 que andava com os abafador cortado no meio!
E eu faço com meu RS Aluminium! huauhahuuah

marcusohc
18-07-07, 16:15
É gente, eu gosto do escapamento silencioso e do barulhento, ou seja, sou a favor de ambos em horas certas claro.

Tem hora que tú tá cansado, stressado, com dor de cabeça, xingando o patrão de tudo quanto é nome só por ele descontar a raiva em cima de você, aí vem e passa um "camarada" em cima de uma moto com escape aberto, acelerando até cortar o giro e depois vem dando tiro no quarteirão todo. Dá vontade de assassinar o cara hehehe.. ]:)

Mas tem hora também que, eu por exemplo, tenho vontade de pegar a moto e dar aquela esticada na rodovia só pra escutar o ronco do escape.

Mas aí vem os mega e acaba com a festa (a função deles é sempre essa neh, acabar com a festa).

Sou a favor de um escape pra dar um som mais bonito a moto, não pra incomodar outras pessoas. Quer fazer barulhada vai pra um lugar isolado.

Acho que pelo menos pra multar, eles deveriam medir e tudo mais. Mas, sem exceções, quem tem o poder de fazer algo (como as pessoas que recebem o título de autoridade) usa e abusa muuito do "poder" que tem.

Concordo com o que o Hunter 123 disse. O direito de um acaba quando começa o do outro. Mas quem é que vai respeitar isso quando nem mesmo as denominadas autoridades o fazem?

vinacowboy
18-07-07, 16:21
Eu so a favor da baruieraaa uhuullll!!!
E de familia...
Eu vejo as fotos das motos que meu pai tinha quando era da minha idade...tudu as moto sem o abafador so no cano! eheheheh
Gilera 500, Cezepel, Jawa, e mais um monte.Ai fico um tempo no silencio, depois veio a 7 Galo que fico com o 4x1 por um bom tempo, mais papai fico veio e pois o original de volta... :s
E meu irmão tinha uma Cb450 que andava com os abafador cortado no meio!
E eu faço com meu RS Aluminium! huauhahuuah




viva a Ronqueira ]:)

Eu Yes barulhenta
Papai , Corsa com Turbal, e Maverick em restauração!!! precisa Falá Alguma coisa???

Hunter 123
18-07-07, 16:27
É gente, eu gosto do escapamento silencioso e do barulhento, ou seja, sou a favor de ambos em horas certas claro.

É gente, eu gosto do escapamento silencioso e do barulhento, ou seja, sou a favor de ambos em horas certas claro.
[/quote]
Dar uma roncadinha é legal, eu só sou contra aqueles escapes abertos, sem noção. Pode parecer perseguição minha, mas os escapes mais nojentos são daqueles caras que abrem o escape de moto 125. Putz, aquilo não é ronco, é uma flatulência.
Quem é que não gosta de um ronco (ronco mesmo) bonito? Uma bandit....

TorteX
18-07-07, 16:42
É gente, eu gosto do escapamento silencioso e do barulhento, ou seja, sou a favor de ambos em horas certas claro.

Dar uma roncadinha é legal, eu só sou contra aqueles escapes abertos, sem noção. Pode parecer perseguição minha, mas os escapes mais nojentos são daqueles caras que abrem o escape de moto 125. Putz, aquilo não é ronco, é uma flatulência.
Quem é que não gosta de um ronco (ronco mesmo) bonito? Uma bandit....



Ronco Perfeito é 7GALO com 4x1 e num se fala mais nisso!!

rafael1987
18-07-07, 18:38
Conheço gente que usa escape barulhento... mas nao é aberto... é esportivo... e quando a policia pára, saem na melhor... se tiver dentro das especificacoes da legislacao nao tem problema....

To colocando na minha um Sarachu Formula... vamo vê no que vai dar...

Em anexo um documento referente a regulamentacao dos escapes (interessante):

marcusohc
19-07-07, 09:00
Conheço gente que usa escape barulhento... mas nao é aberto... é esportivo... e quando a policia pára, saem na melhor... se tiver dentro das especificacoes da legislacao nao tem problema....

To colocando na minha um Sarachu Formula... vamo vê no que vai dar...

Em anexo um documento referente a regulamentacao dos escapes (interessante):


Interessante esse documento, Rafael. Tô querendo colocar um escape esportivo na minha moto. Bom é que se os policiais pararem e vierem fazer graça, é só esfregar esse documento na fuça deles.

O problema é que tem policial por aí que é mais perigoso que bandido, e se alguém contradizer o que esses tais policiais dizem, ou melhor, ditam, sabe-se lá o que pode acontecer.

Forte abraço a todos!

robincs
19-07-07, 10:20
Bom é que se os policiais pararem e vierem fazer graça, é só esfregar esse documento na fuça deles.

Aí ele te multa por alteração das características originais do veículo e manda tua motoca pro pátio até regularizar a situação. Tá frudido do mesmo jeito!

O que quero dizer é que se a polícia tiver a fim de multar por ter escape esportivo, ela não precisa multar pelo barulho mais alto, ela simplesmente multa por alteração das características originais e ponto final. Infelizmente NOSSA LEGISLAÇÃO É BURRA!

Não seria legal se tivesse uma norma, lei, sei lá o quê, que determinasse que escape esportivo que tivesse laudo de fábrica poderia ser usado desde que o laudo fosse portado junto com os documentos da moto? Os testes seriam nas fábricas, matava o problema lá mesmo! Mas não, tem a lei/norma que diz que pode até tantos decibéis, mas não determina aonde e se pode ser alterao. E ainda por cima tem uma lei "geral" que diz que não podem haver alterações nas características originais.

LEIS BURRAS! ESSE É O PROBLEMA...

[]´s Robinson

Furious VIPER
19-07-07, 11:12
Ainda temos akele argumento... de que.. o escape esportivo (os bons, claro)... são dotados de silenciador, cumprem perfeitamente a função de escapamento e em momento algum alterou característica do veículo, pe ele continua rodando com gasolina, sendo da cor "tal", para 2 passageiros...
Na dúvida.. sempre argumentem com calma, mostrando que são pessoas de bem, e sempre com argumentos plausíveis, nada de desculpa furada! Perder a razão é o 1° passo para levar uma multa e se incomodar!!

vinacowboy
19-07-07, 11:15
Se algum dia um policial fazer eu tirar meu escapamento, eu enfio no ** dele o Pró-Tork... :drool:

TorteX
19-07-07, 11:45
Na dúvida.. sempre argumentem com calma, mostrando que são pessoas de bem, e sempre com argumentos plausíveis, nada de desculpa furada! Perder a razão é o 1° passo para levar uma multa e se incomodar!!


Com ctz, ja aprendi que sendo educado e coerente, ja sempre vai ter mais chances de se sair bem contra a policia...

EddyMaxx
19-07-07, 12:24
Sempre, a educação vem em primeiro lugar. Ela te abre portas e tb te livra de enrascadas.

Por aqui, nunca tive problemas com a polícia. Minha moto é personalizada (scap esportivo, eliminador de paralamas, etc) já fui parado diversas vezes e nunca, jamais tive problemas.

É claro que boa parte disso é por conta do bom-humor do policial. Haha

Mas se, ao parar a moto vc dar um "boa tarde, senhor" (coisa que não é nenhuma humilhação ou algo parecido, até pq o policial é uma autoridade, e como tal, é obrigação do cidadão respeitá-la) tenho certeza isso já quebra o gelo numa blitz.

Coopere, isso só vai te ajudar.

Como em qualquer emprego, nós sempre gostamos de atender quem nos trata bem, e o mesmo se aplica aos "homens da lei".

Que o país está cheio de maus policiais, isso é verdade, mas nós devemos fazer a nossa parte. Tentar dar uma de bonzão, pagando de malandro na frente de um PM só vai atrapalhar as coisas.

Abraizz

[]'s
Eddy

chitola
19-07-07, 13:32
educação é mito bom mesmo, mas no meu caso não funcionou não, eu tenho o costume, mesmo para amigos intimos de chegar e dizer, "tudo bom?" sempre, com policia não é diferente... nesse dia q parei na barreira e a boa educação não funfou:

- EU - oh tudo bom? tá aqui dos docs!
- PM - e esse cano aí GURI ?
- EU - oq tem de errado senhor ?
- PM - escape barulhento não pode, vou te autuar!
- EU - (aqui confesso que quiz dar uma de malandro) mas senhor essa moto é o modelo Sport, já vem com escape esportivo (não deixa de ser mentira, porém não o Gemoto)
- PM - tu acha q eu não conheço motos GURI ?
- EU - mas ele não é barulhento
- PM - acelera aí pra mim então
- EU - acelerei até 4.000 rpm
- PM - assim nenhum é tbm e acelerou a moto até cortar e viu como é barulhento
- EU - bah senhor mas é que to indo pra faculdade agora, tem como dedixar de lado a multa, amanha até posso passar aqui e mostrar o cano original pro senhor (a delega é perto da minha casa)
- PM - não tem não, além de te autuar vou ter q recolher teus docs, só ir na delegacia com a moto original e pegar de volta
- EU - bah mas eu trabalho em porto alegre (30km de casa) e vou com ela todo dia, e vou pra faculdade todo dia, por favor bah não tem como aliviar dessa ves ?
- PM - pensa nisso antes de querer faze gracinha com a moto
- EU - aí baixei a cabeça e fiquei esperando
- PM - (20 minutos depois) agora já pode ir estuda, volta amanha das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 as 17:00 pra pega os docs, tem 5 dias uteis pra regulariza isso.

FIM do diálogo...

staynton
19-07-07, 15:05
eai galera d boa..!!
morro no interior, aki a policia e injuada d++++....
meu primo tem uma 150esd com um furtuna pararam ele mutaram...
e falaram q agora so pode rodar com escape que tem um tal de licença ...
eles falo q os escape que ta vindo agora todos tem...
alguem sab c isso e verdad.. acho q e so baruiiii..

flwss!!!

Furious VIPER
19-07-07, 15:23
staynton: Vá no www.roncar.com.br e procure o laudo que eles dispõem ... imprime e roda com ele junto com os documentos...
Eu sei q o escape q vc citou é Fortuna.. não sei se a marca Fortuna tem esse laudo disponível.. se não tiver, anda com o da Roncar mesmo! já é um argumento!!

chitola
19-07-07, 15:26
putz a gemoto nem tem site, que dirá um laudo hehehhe

marcusohc
19-07-07, 16:23
Boa educação não me falta em hora alguma. Muito menos numa blitz. Pra que ser mal educado? Eu pago meus impostos e ando na linha com a lei.

Tenho amigos policiais que são ótimas pessoas dentro ou fora da farda.

Mas tem alguns que quando vestem a farda (e até mesmo sem vestí-las) merece coisa muito pior que um simples esfregão de um mero documento na fuça.

Nesse Brasil, infelizmente, você pode cair numa blitz, desejar bom dia e o PM te responder com o clássico "tapão na cabeça", ou seja, total falta de respeito com quem paga o salário deles (nós). Muitos tratam a nós, cidadãos, como bandidos e isso é fato. Duvido que alguém aqui do fórum nunca nem mesmo ouviu falar de alguém que foi vítima de uma tremenda sacanagem praticada pelas autoridades.

Como o robincs disse, "Leis Burras criadas por autoridades ignorantes.

Alguém se lembra de, algum tempo atrás, ouvir falar de um deputado, se não me engano do Rio Grande do Sul, que estava criando um projeto de lei que visava proibir motociclistas de andarem com garupa depois das 19:00 ??

TorteX
19-07-07, 16:34
Boa educação não me falta em hora alguma. Muito menos numa blitz. Pra que ser mal educado? Eu pago meus impostos e ando na linha com a lei.

Tenho amigos policiais que são ótimas pessoas dentro ou fora da farda.

Mas tem alguns que quando vestem a farda (e até mesmo sem vestí-las) merece coisa muito pior que um simples esfregão de um mero documento na fuça.

Duvido que alguém aqui do fórum nunca nem mesmo ouviu falar de alguém que foi vítima de uma tremenda sacanagem praticada pelas autoridades.



EU EU EU!! exemplo vivo...
Num via policia mandando eu para, virei, vieram e deram um cavalo de pau na minha frente, mando eu por a mão na parede e me chamo de Filho da Put, deu uns par de soco nas minhas costas e falo - Que fugi de quem, e deu um tapão na minha cabeça, - Tira o capacete caralh0! Ai tirei e conversei de boa, ele viu que eu tinha bebido, e falo que ia prende minha moto e tira minha carta, ai conversei de boa e ele me liberou.
Resumindo: Se tivesse respondido a altura do que ele me fez, taria sem carta e com a moto no patio...

chitola
19-07-07, 17:02
mas é dificil responder com educação à socos e palavrões... vc teve a "sorte" de estar bebado senão teria retrucado com eles...

TorteX
19-07-07, 17:09
mas é dificil responder com educação à socos e palavrões... vc teve a "sorte" de estar bebado senão teria retrucado com eles...


É dificil retruca com uma arma apontada pra vc!!! hhehheheh
Eu fiquei queto pq sabia que tava xapado, e é errado dirigir alcoolizado...heheheh

superkyo
19-07-07, 19:44
Daki 345 dias quando minha PERMISSÃO acaba e fica definitiva eu vo procurar algum escape com esse tais laudos !! e antes de comprar vo ver com PM msm se pode ou naum........

Se pude vo pegar um q abafe mais o som ficar com som mais estilo HARLEY bem abafado.......

robincs
19-07-07, 21:02
Esses laudos não adiantam :cocô: nenhuma... :[

Furious VIPER
19-07-07, 21:19
Esses laudos não adiantam :cocô: nenhuma... :[

Como sabemso q eles incomodam com os canos esportivos.. o mínimo q podemos fazer é TENTAR argumentar com os laudos!!

Derek
19-07-07, 22:02
eu bem que queria trocar o escape da minha yes... não pra fazer barulho, mas pra ficar mais bonito pq o original é feinho... mas só de pensar em me incomodar em uma blitz, sabendo que nenhum argumento adianta pra esses policiais cretinos, tomar multa e perder dinheiro me faz desistir da parada... fazer o q...

os fabricantes falam que estão dentro da lei... então quero ver eles pagarem a minha multa...

marcusohc
19-07-07, 22:12
Esses laudos não adiantam  :cocô: nenhuma...  :[


Como sabemso q eles incomodam com os canos esportivos.. o mínimo q podemos fazer é TENTAR argumentar com os laudos!!


Pois é... cara, sou um eterno apaixonado por motores furiosos e conseqüentemente, barulhentos. Também sou um eterno apaixonado por carros e motos, e a maioria das máquinas que possam andar e tenham um motor movido a algum tipo de combustível, se é que vocês me entendem. Pra dizer a verdade, gosto muito mais de carro do que de moto.

Mas eu, como motociclista, fico pê da vida com a implicância das autoridades com a gente. Não ligam com carro com som alto, que, na minha opinião incomoda muito mais do que escapamento de moto. Não ligam com motos de 500cc pra cima com escapamento direto. Mas se nós, donos de motos de baixa cilindrada sonharmos em colocar um escapamento, eles já implicam.

Tirei e vendi o escapamento que tinha na minha antiga YBR por causa deles. Aí arranjei um escape paralelo modelo original. Depois disso, muitas vezes andando pela cidade, vi um camarada dono de uma DR 800 com dois escapes esportivos, andando várias, inúmeras vezes pela cidade. E o pior, passava todo dia e estacionava a moto ao lado de onde os PMs paravam pra multar as motos que por ali passavam. Faz 2 anos que tenho moto. Faz 4 meses que tirei o bendito do escapamento da minha moto. Faz 1 mês que troquei de moto. E por coincidência, faz 1 mês que o camarada vendeu a DR 800 de que falei.

Desde muito antes de comprar e passar a "entender" um pouco de motos, essa DR tinha esses escapes e até hoje, nunca aconteceu nada com ela, e duvido muito que o dono teve algum tipo de problema com isso. Eu com 1 ano e 6 meses de motocilclista, por ter uma moto de baixa cilindrada e por essa mesma moto ter um escapamento esportivo, já tive a experiência de ter dores de cabeça com a PM por causa disso...

Esse é o Brasil e sua maravilhosa Justiça....

viniciuslemos
20-07-07, 09:35
Esses laudos não adiantam :cocô: nenhuma... :[

Kra os laudos adiantam sim pois jah me pegaram a minha com o roncar, multaram, recolheram os docs, quando fui retira os doc, eu naum coloquei o escape original fui com o turbal mesmo, levei o laudo e mostrei pros home e tudo certo, devolveram os docs, soh ficou a multa pra min recorrer, intaum acho q adianta sim.
Agora eh soh aguardar o q vai da na minha defesa, quando tive o veredito posto ele aqui.
flw

robincs
20-07-07, 11:14
Tu teve é sorte. Não existe nada na Lei que fale sobre laudos de emissão de ruídos.

[]´s Robinson

TorteX
20-07-07, 12:24
Tu teve é sorte. Não existe nada na Lei que fale sobre laudos de emissão de ruídos.

[]´s Robinson


No caso ta comprovando que o Scape é testado e está de acordo com a Lei ue

marcusohc
20-07-07, 13:46
Tava pensando, será que depois de colocar o escapamento esportivo, levar no inmetro pra eles fazerem vistoria e ver se tá tudo nos trinks, eles dão algum documento, certificando que está tudo em ordem, na lei, e que eu posso rodar com este escapamento?

robincs
20-07-07, 14:21
Tava pensando, será que depois de colocar o escapamento esportivo, levar no inmetro pra eles fazerem vistoria e ver se tá tudo nos trinks, eles dão algum documento, certificando que está tudo em ordem, na lei, e que eu posso rodar com este escapamento?


Eu creio que sim, mas tem que constar a alteração nos documentos da motoca.

[]´s Robinson

Furious VIPER
20-07-07, 21:49
Tava pensando, será que depois de colocar o escapamento esportivo, levar no inmetro pra eles fazerem vistoria e ver se tá tudo nos trinks, eles dão algum documento, certificando que está tudo em ordem, na lei, e que eu posso rodar com este escapamento?

Só se tu fizer a modificação nos documentos... pra deixar como "Veículo Modificado" Aí sim pode! O Luigi fez isso na moto dele. Procura ele no Fazer Online (fórum de motos)... e pede umas informações!!

marcusohc
20-07-07, 22:29
Eu creio que sim, mas tem que constar a alteração nos documentos da motoca.

[]´s Robinson



Só se tu fizer a modificação nos documentos... pra deixar como "Veículo Modificado" Aí sim pode! O Luigi fez isso na moto dele. Procura ele no Fazer Online (fórum de motos)... e pede umas informações!!


Aaahhhh agora sim estou começando a gostar do assunto. :Q A última pergunta pra me deixar totalmente satisfeito quanto à isso é "Fica Caro" ??

Furious VIPER
20-07-07, 22:31
Aaahhhh agora sim estou começando a gostar do assunto. :Q A última pergunta pra me deixar totalmente satisfeito quanto à isso é "Fica Caro" ??

Depende do que vc chama de caro!!hehe
O Luigi disse q tinha pago aí por uns 200 e poucos pilas!! Só q pra ele valeu a pena.. ele mudou toda a Falcon dele!!

viniciuslemos
31-07-07, 15:34
Tu teve é sorte. Não existe nada na Lei que fale sobre laudos de emissão de ruídos.

[]´s Robinson


Tu ta enganado fio, existem sim da uma lida ae...

Conforme a Resolução do CONAMA n. 252 de fevereiro de 1999, é possivel a substituição do escapamento modelo original, por outro similar ou paralelo, desde que não se ultrapasse os limites de emissão de ruído dB(A) - decibéis - constantes na tabela 01, que é de 99 dB(A), conforme medições realizadas de acordo com as normas da ABNT 9714.

Conforme as informações contidas em anexo, você pode usufruir livremente do escape, já que o mesmo não emite niveis de ruído acima do permitido e não se enquadra em "descaracterização de veículo", pois, de acordo com a Resolução CONTRAN n. 25, qualquer mudança que altere a estrutura fisica e estrutural do veículo como cor, alteração de motor, aumento de potencia, retirada ou modificação de equipamento obrigatório como farol, suspensão, etc, sem a autorização de órgão competente, é proibida. Em nenhum momento a Resolução cita escapes, marcas ou modelos de pneus, além da instalação de acessórios como bagageiros, adesivos, bauletos, etc como sendo proibidos.
Sendo assim caso você seja autuado ou tenha o seu direito de usar o escape cerceado pela policia, além de poder recorrer da multa e ter 99% de ganho certo, utilizando a documentação que temos, pode também, se quiser, processar o policial que te multou por abuso de autoridade, já que se o mesmo não aceitar os documentos que estão em anexo, estará cometendo um grave equivoco e agindo de forma arbitrária.

E tai ai agora eh soh faze uma contestação da multa bem caprichada e recorrer.
flw

Furious VIPER
31-07-07, 16:14
É por essas e outras q eu evito blitz ao extremo... mas se um dia me incomodarem.. eu incomodo eles maaaaaais ainda!

kikinho
02-08-07, 13:02
Ae pessoal, vcs me disculpem, mas vcs precisam estudar um poquinho mais o direito de vcs! não estou chamando ninguem de burro não, mas em geral, todo brasileiro precisa estuda um poukinho os seus direitos, pq ninguem vai aparecer esfegando isso na cara, vao kerer cobrar só os deveres

Eu sou policial e nao maioria das vezes, como vcs estão relatando, a altuação é invalida!

escape nao eh alteração de caracterstica. Alteração é mudar cilindrada, sistema de suspenção, cor, etc...
procurem no CTB...
altuação por ruidos escedentes precisa de aparelho pra aferir, se não tem, é invalido

Do meu ponto de vista, não tem problema nenhum usar escape esportivo, só nao da pra aguentar é akeles turbal abertos |:( ae nao da, é patio...
E não adianda mostrar manual do fabricante, isso nao é documento oficial expedido pelo orgão regulamentador de transito :)

abraço ae rapeize!

TorteX
02-08-07, 13:26
Ae pessoal, vcs me disculpem, mas vcs precisam estudar um poquinho mais o direito de vcs! não estou chamando ninguem de burro não, mas em geral, todo brasileiro precisa estuda um poukinho os seus direitos, pq ninguem vai aparecer esfegando isso na cara, vao kerer cobrar só os deveres

Eu sou policial e nao maioria das vezes, como vcs estão relatando, a altuação é invalida!

escape nao eh alteração de caracterstica. Alteração é mudar cilindrada, sistema de suspenção, cor, etc...
procurem no CTB...
altuação por ruidos escedentes precisa de aparelho pra aferir, se não tem, é invalido

Do meu ponto de vista, não tem problema nenhum usar escape esportivo, só nao da pra aguentar é akeles turbal abertos |:( ae nao da, é patio...
E não adianda mostrar manual do fabricante, isso nao é documento oficial expedido pelo orgão regulamentador de transito :)

abraço ae rapeize!


Pow massa te policial motoqueiro junto aqui pra fala o que pode e o que num pode! eheheh
Morro de medo da policia encanar com meu scap, é um roncar rs aluminium....

Furious VIPER
02-08-07, 13:32
kikinho... eu tenho q lembrar de fazer uma coisa: comprar o CBT... e andar com ele junto com os documentos da moto.. junto com as ferramentas.. algum lugar estratégico... e caso ocorra algum ABUSO por parte do policial, mostrar no CBT q o q ele alega, não é passível de multa!!

kikinho
02-08-07, 13:38
isso ai furious! qq coisa mostra o CTB, se mesmo assim altuar, recorre na jari e ganha :OK:

TorteX , eu comprei um igualzinho, mas ainda nao coloquei, to dando uma mexida na nervosa :P

Furious VIPER
02-08-07, 13:40
isso ai furious! qq coisa mostra o CTB, se mesmo assim altuar, recorre na jari e ganha :OK:

TorteX , eu comprei um igualzinho, mas ainda nao coloquei, to dando uma mexida na nervosa :P

Pô.. legal... senti firmeza nisso de comprar o CBT mesmo! Onde diabos eu compro ele?? hehe Qto deve custar??

kikinho
02-08-07, 20:31
da uma olhada ai
http://www.siciliano.com.br/livro.asp?tipo=10&tema=livro.asp&pesquisa=1&id=codigo+de+transito&searching=1&Image1.x=11&Image1.y=14

tem um ali, "serie compacta" 20 pila :OK:
o bom é os "comentados" que explica as paradas e tal...

mas nao precisa comprar livro não, na net c axa o ctb todinho

abraço!

marcusohc
02-08-07, 23:03
da uma olhada ai
http://www.siciliano.com.br/livro.asp?tipo=10&tema=livro.asp&pesquisa=1&id=codigo+de+transito&searching=1&Image1.x=11&Image1.y=14

tem um ali, "serie compacta" 20 pila :OK:
o bom é os "comentados" que explica as paradas e tal...

mas nao precisa comprar livro não, na net c axa o ctb todinho

abraço!


Mas me diz uma coisa. E quando eu como cidadão, não sou parado numa blitz, abordado nem nada parecido, e depois de um mês chega uma multa que eu nem mesmo assinei, tomei conhecimento? Por exemplo: vou trabalhar e estaciono a moto na rua. O policial encrespa com o escapamento da minha moto e anota a placa. Multa!

Outro exemplo: eu, andando na moto, passo em frente a um policial que vê que a moto tem escapamento esportivo. O PM não manda encostar, parar, não me aborda, simplesmente anota a placa e multa! O que fazer numa situação dessas? Simplesmente recorrer? Não posso fazer nada contra o policial que multou, talvez só porque a mulher dele dormiu de calça jeans e quis descontar no cidadão pobre coitado aqui?

Sabe, é mais ou menos isso que aconteceu comigo. Pretendia tirar a carteira "E" esse ano. Mas por causa de algum PM que até hoje não sei quem é estou com 5 pontos na carteira. E vou ter que esperar mais um ano pra isso...

kikinho
03-08-07, 10:16
funciona assim:
se o veiculo estiver irregular, por exemplo, com pelicula, sem equip obrigatorio, escape barulhento (que eu ja falei q tem q ter um equip pra aferir, se nao nao eh valido), etc... o puliça precisa altuar e reter o veiculo até a regularização, ou seja, arruma na hora, ou patio. Se ele nao fizer isso, ja ta errado.
Outra coisa, a motoca precisa ta andando. no artigo la do ctb ta escrito "CONDUZIR motocicleta com escape livre la la la..." ele nao pode altuar se não viu vc andando com ela.

Contra o PM não sei se pode fazer algo, não sei se cabe abuso de altoridade, precisa falar com advogado pra saber isso.

mas sinceramente, é foda isso, se o policia quiser encrencar ctg, não tem saida, sempre da pra axar uma irregulariedade, experiencia propria :G


ah, explicando mais uma coisa, multa de transito tem 3 fases: altuação (qndo o policial pega e preenche a folhinha), notificação (qndo tu fica sabendo da altuação, pode ser por carta, ou assinando a altuação, pois vc esta dando ciência dakilo) e MULTA ( é a medida administrativa, ou seja, pagar)
obs: não é obrigatório assinar altuação alguma.

vc tem 30 dias pra recorrer a partir da NOTIFICAÇÃO, se assinar é apartir dali, se não assinar tem mais tempo pra recorrer, pois é só depois q vir a carta.
se a carta não vir em 30 dias apos a ALTUAÇÃO, a multa é anulada, mas vc precisa recorrer pra eles anularem, se não eles cobram igual.


bom, com esssa informações ai axo q da pra se livrar de algumas :P
espero ter ajudado

abraço ae kakalhada huahahau

chitola
03-08-07, 10:37
funciona assim:
Outra coisa, a motoca precisa ta andando. no artigo la do ctb ta escrito "CONDUZIR motocicleta com escape livre la la la..." ele nao pode altuar se não viu vc andando com ela.

obs: não é obrigatório assinar altuação alguma.

vc tem 30 dias pra recorrer a partir da NOTIFICAÇÃO, se assinar é apartir dali, se não assinar tem mais tempo pra recorrer, pois é só depois q vir a carta.
se a carta não vir em 30 dias apos a ALTUAÇÃO, a multa é anulada, mas vc precisa recorrer pra eles anularem, se não eles cobram igual.


1 observação: eles te obrigam a assinar a multa, sempre que tomei multa eles me obrigaram a assinar alegando q se eu não assinasse eles apreendiam meu veiculo, isso aconteceu na multa pelo escape GEmoto q tinha na motoca e tbm quando estava com meu carro rebaixado. E isso valeu tbm pra varios amigos meus, uma vez estavamos dando uma volta e pararam o carro do meu camarada, e multaram por pelicula muito escura, primeiro se ele nao assinasse ia ser guinchado, depois fizeram agente arrancar as peliculas (insulfilme) à "unha" mesmo senão GUINCHO NELE.

2 observação: quando tomei multa pelo carro rebaixado, foi na praia (a galera daqui do sul sabe) em Tramandaí bem em frente do Tropical rock café, uma danceteria muito conceituada e carinha hehe, as 03:00 da madruga de sabado pra domingo minha gente, vê se isso é hora/local/dia de pararem alguém ? me pararam, tava eu, minha namorada, minha irmã e uma amiga, o *** disse que só não ia recolher meu carro por causa das gurias, se eu tivesse sózinho era GUINCHO NELE, me recusei a assinar e ele disse: "tu qué volta apé com essas gurias na rua ?" , aí eu disse q não claro, ele SÓ recolheu meus docs. E no detalhe [Outra coisa, a motoca precisa ta andando. no artigo la do ctb ta escrito "CONDUZIR motocicleta com escape livre la la la..." ele nao pode altuar se não viu vc andando com ela] Tinha um passat variant daquelas peruas, linda, azul escura, devia ter susp a ar pq tava muito socada, ela tava estacionada perto de onde me param, eles falaram no megafone chamando o dono pela placa, ninguém apareceu, ele devia estar dentro da danceteria neh, eu ví aquela cena horrível, do guincho puxando ela de ré pra cima dele, o bagulho socado arrastando, e ainda tava engatada, quebraram o parachoque da frente arrastando ela, imagina o prejú do cara, a caixa devia ter ido pro saco.

Concluindo, pelo texto que tu escreveu nenhuma dessas situações podiam ter acontecido neh.

Desculpem o texto enorme.

kikinho
03-08-07, 11:16
é, não pode não, o dono do passat ali só nao processou pq não quis...

tu ter q arrancar a pelicula se não guincho ta certo, pois precisa regularizar no local.
É só raciocinar assim: o carro errado não pode rodar na rua, então vai pro patio e só tira dexando ele certinho, ou se conseguir regulamentar antes do guincho pode rodar tb.
é assim com tua descarga gemoto tb, eles poderiam guinchar sim... a não ser q tu trocasse o escape na hora.

obrigado a assinar tu não é, mas como pulicia tem o poder descriminativo (pode usar ou dar arrego) alguns fazem esse joguinho....

marcusohc
03-08-07, 13:48
obrigado a assinar tu não é, mas como pulicia tem o poder descriminativo (pode usar ou dar arrego) alguns fazem esse joguinho....


É infelizmente, é por isso que policial chega a ser tão mal visto pela população (não adianta me contestar. é a mais pura verdade, infelizmente). Com tanta corrupção nesse país, a polícia não ficaria de fora da festa né? INFELIZMENTE, hoje o cidadão Brasileiro sai de sua casa com medo do bandido, do traficante, do ladrão, do assaltante, do seqüestrador, do estuprador (no caso das mulheres) e, por fim, um que não deveria constar nessa lista, mas tem muitos motivos pra constar. A POLÍCIA MILITAR.

Não sei como se passam as coisas no estado de cada um aqui do fórum. Lógico a gente vê que a coisa tá preta pra todo lado. Mas aqui em MG, ultimamente, ando muito revoltado com a polícia militar. Num jornal estadual, já foram apresentadas duas matérias de abuso de poder por parte da polícia militar aqui de MG. Uma matéria, foram dois PMs à paisana batendo em garotos de no máximo 16 anos, skatistas, aparentemente sem motivo algum. Outra mateira foi sobre um grande grupo de PMs, uns 50 mais ou menos, agredindo 2 rapazes no meio da rua. Deixaram até marca dos coturnos nas costas dos pobres coitados.

Agora, num país igual o Brasil, o cidadão não tem outra escolha sem ser sair pra trabalhar com medo de ser assaltado, ou de ser abordado por um policial e ser levado preso e agredido, sem motivo algum, ou multado e até perder o tão suado carrinho.

Cara conheço muita gente da PM aqui da cidade. E confesso, que o que escuto deles dá mais medo do que de bandido. Uns já me falaram em pegar simples cidadãos e "apagar" eles.

Não é à toa a fama da PM estar como está. Tem muita gente de bem na PM. Mas os que acabam com a imagem da mesma também não são poucos.

Bom como ninguém nasce conhecendo os direitos, é muito bom saber que tenho o direito de dar uma resposta a tudo que pode me acontecer me envolvendo com a PM ]:) ]:) ]:) .

Agradeço muito as informações kikinho e boa sorte no seu trabalho!

Furious VIPER
03-08-07, 14:02
o kikinho provou ser um policial gente boa até agora, em relação aos motociclistas, pq tá nos dando dicas de como argumentar e explicar a nossa razão! Ele não está dizendo como fazemos para infringir a lei e escaparmos ilesos.. nada disso! É apenas os nossos direitos!!
Não me sai da cabeça a idéia do CBT!!!hehehe

Thiago Sapuca
18-08-07, 19:26
Soh sei q c tu naum assinar eles multam igual, naum adianta nada, o negócio eh assinar mesmo ( c vc estiver errado)...

Volverine MF
29-11-07, 23:04
Gosto de escapamento barulhento, mas vale ressaltar que tudo tem seu limite. Porém, certa vez ouvi uma história que me deixou revoltado.

Um camarada meu tinha um CB350 Four e estava tentando restaura-la. Conseguiu o escapamento original, raríssimo e também muito barulhento. (mas era assim de fabrica mesmo)
De tanto a policia parar o cidadão ele acabou sendo obrigado a tirar o escapamento ORIGINAL e colocar um outro mais pianinho.
Só que enquanto isso tem um monte de CB500 usando Coyote aberto aqui(notem que esse NÃO É O ORIGINAL da CB500)

Fica a pergunta: O que é que vale para a policia, barulho ou originalidade?

Ah, e mais uma coisa. Não é muito seguro andar com escapamento muito silencioso, pois moto as vezes é dificil de enxergar. Se for dificil de escutar, aí sim que passam por cima da gente, hehehe.

rocksul
30-11-07, 00:21
Já cansei de passar a 150 pela PF aqui na BR116 e nunca me pararam.
Já cansei de ver 125 barulhenta tomando multa.

emdweb
30-11-07, 08:05
Ainda bem que aki em Campinas pode andar até sem escape que os policia num encana!
Tive escape barulhento em todas minhas motos, nunca deu nada!
Na minha YBR tinha um Torbal Estralador desmiolado no ultimo!! Fazia um barulho da *****!!
Aki eles nem ligam, nunca ouvi uma historia de alguem q tomou multa pelo barulho do escape!

Aki eles pesam mais em carro rebaixado, turbinado, etc... moto só qndo tah sem rabeta, sem retrovisor, etc.

Joao XTZ
30-11-07, 11:08
eh complicado mas depende muito da marca a roncar tem os laudos mas e como era no meu caso...o sarachu da XTZ era proprio p/ competiçoes (td sarachu vem com esse papel dizendo isso...)...eh complicado mas nunca fui parado com o escap esportivo so com original...mas o policia tem q ter o aparelho p/ medir o som se nao jah era mas como o marcos falou da a maior raiva...aki na minha rua eh uma subida e na rua q faze esquina com a minha eh plano ai as crianças brincam lah mas os caras de moto q moram na rua de baixo passam a milhao tirando de giro e com o scap as vezes so o coletor ...e td o mais esses ai a policia nem multa...engraçado isso jah tamo pensando ate em por lombada p/ diminuir a velo das motos na vizinhança...valeu... :lol: :lol: :lol:

CEZAR TESSER
10-11-10, 21:11
educação é mito bom mesmo, mas no meu caso não funcionou não, eu tenho o costume, mesmo para amigos intimos de chegar e dizer, "tudo bom?" sempre, com policia não é diferente... nesse dia q parei na barreira e a boa educação não funfou:

- EU - oh tudo bom? tá aqui dos docs!
- PM - e esse cano aí GURI ?
- EU - oq tem de errado senhor ?
- PM - escape barulhento não pode, vou te autuar!
- EU - (aqui confesso que quiz dar uma de malandro) mas senhor essa moto é o modelo Sport, já vem com escape esportivo (não deixa de ser mentira, porém não o Gemoto)
- PM - tu acha q eu não conheço motos GURI ?
- EU - mas ele não é barulhento
- PM - acelera aí pra mim então
- EU - acelerei até 4.000 rpm
- PM - assim nenhum é tbm e acelerou a moto até cortar e viu como é barulhento
- EU - bah senhor mas é que to indo pra faculdade agora, tem como dedixar de lado a multa, amanha até posso passar aqui e mostrar o cano original pro senhor (a delega é perto da minha casa)
- PM - não tem não, além de te autuar vou ter q recolher teus docs, só ir na delegacia com a moto original e pegar de volta
- EU - bah mas eu trabalho em porto alegre (30km de casa) e vou com ela todo dia, e vou pra faculdade todo dia, por favor bah não tem como aliviar dessa ves ?
- PM - pensa nisso antes de querer faze gracinha com a moto
- EU - aí baixei a cabeça e fiquei esperando
- PM - (20 minutos depois) agora já pode ir estuda, volta amanha das 08:00 as 12:00 ou das 14:00 as 17:00 pra pega os docs, tem 5 dias uteis pra regulariza isso.

FIM do diálogo...

Bom, esse gambé ja agiu errado.NAO EXISTE LEI dizendo ke o GAMBÉ peça para o motociclista acelerar a moto. Qdo ele pedir isso é só perguntar em kal lei ou reslução ele esta se baseando para solicitar tal procedimento.....

jmn83
10-11-10, 21:15
Bom, esse gambé ja agiu errado.NAO EXISTE LEI dizendo ke o GAMBÉ peça para o motociclista acelerar a moto. Qdo ele pedir isso é só perguntar em kal lei ou reslução ele esta se baseando para solicitar tal procedimento.....


Isso. concordo com vc. Mas não é bem assim que a banda toca.

Vai dar uma de "espertão" com uma guarnição policial as 2 da manhã, em que só esta vc e os guardas!!! Na melhor das hipóteses eles vão achar algo pra te enquadrar, eu disse na MELHOR.

Joao XTZ
10-11-10, 21:43
Cezar Tesser , precisava revivar um Tópico com 3 anos que ninguém posta nada ??? Leia as regras do Fórum antes de postar e preste atenção nos avisos quando o tópico tiver mais de 30 dias sem resposta!!!

valeu ...