PDA

Ver Versão Completa : Dúvida sobre calibragem dos pneus



tom crazy
22-07-07, 18:56
Como não é segredo pra ninguem, pneu com calibragem baixa aumenta o consumo da moto correto? Dai surgiu uma duvida meio idiota aqui, e o inverso? Calibragem muito alta oq acontece? Fui abastecer a yes agora q resolvi conferir como tavam os pneus, os dois estatavam com 41 libras :o, por isso que eu notei que quando a moto saiu da revisão ela tava menos confortavel, diminui pra 30 o pneu da frente e 33 o de tras e melhorou. Dai surgiu essa duvida meio besta, tirando que a moto fica dura oq mais acontece?

Furious VIPER
22-07-07, 19:00
Se andar com calibragem muito alta a moto vai ficar "quicando"... muito dura.. os pneus nõa vão ajudar a absorver nada do impacto! Fora q fica mais fáceis de furar em qqr pedra, buraco ou batidinha em obstáculos na pista! E o desgaste fica um horror.. pq gasta só a faixa do centro!!
na YBR eu uso 28 e 32 (33 qdo vou andar com garupa)...
a calibragem apenas para o piloto eu não uso pq eu tenho na região da barriga um peso extra!!hehehe

TorteX
22-07-07, 19:00
Bom...acho que pode estourar mais facil tbm ne! uhauhauha :lol:

tom crazy
22-07-07, 19:03
Euahuehauheuahea, quanto ao peso extra na barriga eu tambem tenho. Agora que eu li no manual que é 29 na frente e 32 atras. Vou recalibrar o de tras com 33 ou 34 por culpa da barriga de chop uhauhauhauhuahuha

_Mauricio_
22-07-07, 20:21
Olha eu sou meio relachado nessa história de calibragem. :# Da ultima vez eu vi que o meu pneu dah frente tava bem baixo por causa disso! heeh
Eu coloco o que diz no manual, 27 na frente e 33 atraz.

robincs
22-07-07, 21:06
Além de deixar a moto mais dura, vai desgastar o pneu mais no centro e não terá a mesma aderência em curvas.

[]´s Robinson

tom crazy
22-07-07, 23:14
Isso da aderencia eu vi que é real, mais não foi em curva, foi em uma freiada que cheguei a travar a roda traseira, e pior que a freiada não foi forte. Agora recalibrei denovo, coloquei 29 na frente e 34 atras. Ficou bem melhor.

Ivan RJ
23-07-07, 03:16
Tom, tenta seguir o manual que vc terá um comportamento estável da motocicleta. A yes utiliza 29 libras no pneu dianteiro e 33 libras no trazeiro, se andar sempre com garupa ou muitas vezes, a calibragem do pneu trazeiro vai para 36 libras. No meu caso está sempre com 36 libras. Se vc fizer a calibragem uma vez por semana sua moto manterá sempre o mesmo comportamento. Apenas como lembrança a calibragem deve ser feita com os pneus frios, ou seja, tente andar menos de 1 quilometro até o posto para calibrá-los. Espero ter sido útil. Um grande abraço a todos os irmãos.

miguelzap
23-07-07, 05:47
na biz125 é 25/33 s/ garupa :)
*falei só pra não ver o post e ficar quieto uhaauha
abraço :P

robincs
23-07-07, 08:42
Lí numa reportagem, não lembro se foi na Motociclismo ou na Duas Rodas, uma reportagem sobre frenagem em que foi feito um teste com o pneu com calibragem abaixo da recomendada. Numa frenagem forte o pneu girou no aro e quase arrancou a válvula da câmara, se fosse um pouco mais forte teria arrancado a válvula e o pneu esvaziado imediatamente podendo ocasionar um acidente feio.

Calibragem correto é sinônimo de segurança também, não só de consumo.

[]´s Robinson

Diego.fcs
23-07-07, 10:12
Se vc deixar ele muito cheio vai gastar só no meio como disseram aí, e daí o pneu começa a ficar meio "quadrado" e atrapalha e muito nas curvas e também como vc notou aí as frenagens fica horrível... Na minha moto, como ela é meio durona, coloco 26 na frente e 28 atrás, eu colocava 28 na frente e 30 atrás e ela começou a pular muito, ficou muito secona... Os meus pneus são 2-75 na frente e 90/90 atrás

Abraço!

chitola
23-07-07, 10:40
o recomendado na minha é 29 / 29 s/ garupa e 29 / 31 c/ garupa, mas como tenho o pesinho extra tbm e ando muito com a muié deixo sempre 29 / 33 aí fica bem boa de andar...