PDA

Ver Versão Completa : Tutorial: lubrificação da corrente de transmissão



Furious VIPER
22-07-07, 21:29
Senhores... fiz há pouco um tutorial para lubrificarmos a relação de nossas motos! O tutorial foi postado, mas sempre será passível de correções! Qualquer outro detalhe para acrescentar, por favor, postem q eu edito. A idéia é deixar um tutorial simples, prático e rápido para quem está iniciando no mundo das motocicletas.. e mesmo pra quem ainda confia na graxa branca!!
Enfim.. tá aí! Divirtam-se!!
http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=14876.msg213348;boardseen#new

rogeming
22-07-07, 22:45
E o que vocês acham daquele GEL para lubrificar a corrente??? Lubrifica legal?

destbr
22-07-07, 22:51
ainda prefiro o lubrificante em spray, pratico, rapido e penetra nos elos com facilidade :)

valeu pelo tutorial :)

Furious VIPER
22-07-07, 23:18
ainda prefiro o lubrificante em spray, pratico, rapido e penetra nos elos com facilidade :)

valeu pelo tutorial :)

booooooooa... não tinha lembrado disso.. qdo der, eu edito lá e coloco a opção do spray tb!!
Valeu pela dica!!

silverfox
22-07-07, 23:31
vim reto ao topico pra mover :lol:

destbr
23-07-07, 13:04
a vantagem do spray é que ele sai com pressao da lata e no momento q ele sai, é como se fosse um oleo fino (acho q é isso que ajuda a penetrar e atuando como desemgripante creio eu) e depois de um tempo é que ele fica mais denso. nao faz sujeira e parece ser bom.

depois q usei um tubo inteiro de graxa branca e vi o lixo q era, resolvi usar esse spray. to na segunda lata já.

é uma boa vc comentar sobre isso no tutorial tb. existem varios sprays. eu nao conheco, mas existe um q parece cola escolar, daquelas transparentes e vem num tubo igual de pasta de dente, mas menor. nao sei se é bom, mas nao confio :NOOK:

vamos ver qto vai durar a relação. depois posto pra vcs se vale a pena mesmo ou nao usar esse spray.

a relação da cg costuma durar qto em media? alguem sabe?

valeu povao!!

NEUDSON
24-07-07, 12:23
vim reto ao topico pra mover :lol:


e eu pra xinga :D

:drool:

Hunter 123
24-07-07, 16:46
Se não me engano, o Ivan disse que o Óleo 90 é uma escolha que não tem erro. Mas que marca? Não tenho achado, nem na concessionária Suzuki.
E esse óleo spray, que marca é? E as características?
Sabe como é ne, até poderia ir numa loja especializada e comprar direto, mas muitas vezes o cara quer é vender, e a gente compra gato por lebre.
Valeu

destbr
25-07-07, 08:12
Se não me engano, o Ivan disse que o Óleo 90 é uma escolha que não tem erro. Mas que marca? Não tenho achado, nem na concessionária Suzuki.
E esse óleo spray, que marca é? E as características?
Sabe como é ne, até poderia ir numa loja especializada e comprar direto, mas muitas vezes o cara quer é vender, e a gente compra gato por lebre.
Valeu


com certeza! sempre peço ajuda aos universitarios aqui antes de ir conversar com qualquer um por aí. :OK:

peguei de um outro tópico qdo comentei desse lubrificante:
"molysil moto spray (a lata é verde)

no rotulos diz ser especialmente para correntes e q penetra facilmente nos elos, q tem uma boa resistencia ao calor e a agua."

nao sei se é verdade, mas to usando e parece ser bom. custa uns 10 dinheiros.
vc vai achar em moto peças mesmo!

Hunter 123
25-07-07, 18:45
Pessoal, hoje fui procurar o spray lubrificante. Só estava achando a graxa branca, mas como aprendi aqui, não é uma boa usá-la. Não achei o que o Destbr me indicou, mas comprei o seguinte: AjaxLUB Desengripante Lubrificante. O que acham. Posso mandar ver com ele depois de lavar a motoca? Comprei na concessionária Yamaha.

bodo
27-07-07, 11:03
--------------------------------------------------------------------------------

Ha tempos venho observando topicos referentes a lubrificacao,mas ainda nao havia postado por falta de dados, ja usei de oleo 90 a 140,de graxa a mistura de graxa + oleo+ grafite e te digo,todos sao bons lubrificantes ,mas saem em pouco tempo e sujam muito as rodas.
Um belo dia me aparece um representante da Wurth (fabrica alema),e me mostra um produto inovador usado na lubrificacao de correntes e rolamentos,que segundo ele resolveria os meus problemas,comprei o dito cujo,paguei uma baba
R$42,00,achei um absurdo ,mas,vamos la.

Ja faz 3 meses que apliquei o produto e te digo,pra quem tem preguica de ficar lubrificando e limpando corrente e roda toda semana ,e o produto ideal,vale cada centavo.
E um produto dificil de se adquirir , por ser muito caro e nao e facil de se encontrar nas lojas,eu comprei direto do distribuidor ,porque tenho comercio,
mas na net encontrei uma loja que o tem :

E chamado de HHS 2000

http://www.comercialdias.com.br/default.asp?local=produtos&produto=16&codigo=129

destbr
27-07-07, 11:21
--------------------------------------------------------------------------------

Ha tempos venho observando topicos referentes a lubrificacao,mas ainda nao havia postado por falta de dados, ja usei de oleo 90 a 140,de graxa a mistura de graxa + oleo+ grafite e te digo,todos sao bons lubrificantes ,mas saem em pouco tempo e sujam muito as rodas.
Um belo dia me aparece um representante da Wurth (fabrica alema),e me mostra um produto inovador usado na lubrificacao de correntes e rolamentos,que segundo ele resolveria os meus problemas,comprei o dito cujo,paguei uma baba
R$42,00,achei um absurdo ,mas,vamos la.

Ja faz 3 meses que apliquei o produto e te digo,pra quem tem preguica de ficar lubrificando e limpando corrente e roda toda semana ,e o produto ideal,vale cada centavo.
E um produto dificil de se adquirir , por ser muito caro e nao e facil de se encontrar nas lojas,eu comprei direto do distribuidor ,porque tenho comercio,
mas na net encontrei uma loja que o tem :

E chamado de HHS 2000

http://www.comercialdias.com.br/default.asp?local=produtos&produto=16&codigo=129



esse produto deve ser otimo mesmo, ja tinha lido em outro topico!

mas acho q valeria mais a pena pra motos como a sua em diante mesmo. pq deve ser mais da metade do preço de uma relação nova pra minha moto. entao, pra mim compensa usar esses em spray mesmo q aparentemente da conta do recado.

mas pra quem tem moto boa, deve usar essas graxas mesmo!!

Hunter 123
27-07-07, 20:43
peguei de um outro tópico qdo comentei desse lubrificante:
"molysil moto spray (a lata é verde)

Eu vi sobre esse spray na net, e diz que é graxa branca em spray. Na net achei um específico denominado Óleo Lubrificante Repsol 150ml em spray, que é sintético (menos que 10 reais). Gostei desse.
O que eu comprei é o AjaxLUB Desengripante Lubrificante. Comprei na Yamaha, mas não é específico para corrente de moto, como dizem ser o Repsol. Pessoal que usa spray, dá uma mão aí, que começou a chover.

cabra de brasilia
27-07-07, 20:52
Será que posso usar óleo diesel para limpar a corrente de transmissão e outras partes como por exemplo aletas de refrigeração do motor e a parte debaixo do câmbio ?............

Furious VIPER
27-07-07, 22:37
Será que posso usar óleo diesel para limpar a corrente de transmissão e outras partes como por exemplo aletas de refrigeração do motor e a parte debaixo do câmbio ?............

Poooooooode sim! à vontade! O diesel é mto bom pq não agride tanto qto o querosene, não resseca as borrachas. E mesmo assim, depois de aplicar diesel, aplique muuuuuuuita água! Não deixe resíduos.

cabra de brasilia
28-07-07, 09:27
Poooooooode sim! à vontade! O diesel é mto bom pq não agride tanto qto o querosene, não resseca as borrachas. E mesmo assim, depois de aplicar diesel, aplique muuuuuuuita água! Não deixe resíduos.


Valeu pela dica ai!....queria usar diesel porque é mais fácil de comprar.... :P....

destbr
28-07-07, 12:20
Poooooooode sim! à vontade! O diesel é mto bom pq não agride tanto qto o querosene, não resseca as borrachas. E mesmo assim, depois de aplicar diesel, aplique muuuuuuuita água! Não deixe resíduos.


alem de mais barato, achei o diesel melhor q o querosene. pode usar sim, tranquilo! eu costumo lavar com sabao mesmo as partes q foram utilizadas diesel ou querosene.

uma dica q me deram, é utilziar partes iguais de querosene e detergente liquido e passar com um pincel. qualquer dia eu testo.

o molysil nao diz ser graxa branca na embalagem nao, mesmo pq, nao é branca :D
e nao é podre como a branca, q fica toda acumulada em volta do pinhao e nao entra nos elos.

Hunter 123
28-07-07, 20:26
o molysil nao diz ser graxa branca na embalagem nao, mesmo pq, nao é branca :D
e nao é podre como a branca, q fica toda acumulada em volta do pinhao e nao entra nos elos.

Conversei com um sujeito hoje que diz já ter usado spray em corrente, e ele diz não usar mais, por causar acúmulo de areia na corrente. Sei lá, achei meio maluquice dele, mas vc já viu isso?
Vc conhece esse óleo Ajax que eu citei?

destbr
29-07-07, 00:55
Conversei com um sujeito hoje que diz já ter usado spray em corrente, e ele diz não usar mais, por causar acúmulo de areia na corrente. Sei lá, achei meio maluquice dele, mas vc já viu isso?
Vc conhece esse óleo Ajax que eu citei?



faz tempo q utilizo esse spray e nao vi nenhuma areia ainda na corrente. sei lá, só se por onde o cara anda é mais sujeito a isso.
esse ajax nao conheco, pelo menos nao me lembro de ter visto. o repsol eu vi pra comprar tb, mas nao experimentei ainda pq era o mesmo preço praticamente, mas vinha a metade da quantidade do molysil.

depois q vc usar esse ajax, poste-nos os resultados :)

Marvila
23-01-08, 10:44
Turma, queria tirar só uma dúvida...
Comentou-se sobre vários lubrificantes, desingrimpantes, graxas, spray, formas de aplicação e tal :clap:.
Agora, para quem não tá afim de por a mão na massa e se sujar, a lubrificação feita na concessionária não é legal/confiável ?
Pergunto isto porque tenho preferido pagar a concessionária para fazer este serviço do que eu mesmo fazê-lo :#.
Daí, pintou a dúvida quanto à qualidade do serviço e produtos que eles usam...
Uma coisa posso dizer: a roda traseira (da moto, viu?) tá toda lambuzada...dá a impressão que eles usam algum óleo... :-[

Furious VIPER
23-01-08, 10:52
Turma, queria tirar só uma dúvida...
Comentou-se sobre vários lubrificantes, desingrimpantes, graxas, spray, formas de aplicação e tal :clap:.
Agora, para quem não tá afim de por a mão na massa e se sujar, a lubrificação feita na concessionária não é legal/confiável ?
Pergunto isto porque tenho preferido pagar a concessionária para fazer este serviço do que eu mesmo fazê-lo :#.
Daí, pintou a dúvida quanto à qualidade do serviço e produtos que eles usam...
Uma coisa posso dizer: a roda traseira (da moto, viu?) tá toda lambuzada...dá a impressão que eles usam algum óleo... :-[


Marvilla seu preguiçoso! hehehe Pagar a concessionária pra colocar 20ml de óleo na corrente?? seu canalha... compra óleo em qqr posto de gasolina... e coloca na corrente cara...
a roda traseira fica um pouco suja sim.. é o preço de uma boa lubrificação!!
O problema é q o óleo q escorre da corrente pela força centrífuga fica na roda... e daí vai grudando poeira nesse óleo... não qr dizer q o óleo é sujo! Se bem q de uma concessionária.. não duvido q usem óleo usado de motor pra lubrificar... pra eles é menos custo!

Eu sempre lubrifico com óleo novo... e digo uma coisa.. se minha relação tá com mais de 32mil km original...e não faz NADA de barulho... eu axo q tá correta a minha maneira de lubrificar! :OK:

Marvila
23-01-08, 11:33
:lol:
Pois é, VIPER, cheguei a comprar um pincel, 1 litro de querosene, 2 spray (um de silicone e outro de graxa líquida), e um par de luvas de latex (aquelas descartáveis) no supermercado. Daí, li o tutorial e as indicações sobre o óleo.

Cara, quando vi a trabalheira e a meleira em que ia me meter :G...baixou uma preguiça daquelas e comecei a pensar em levar para que alguém fizesse o trabalho por mim... :P coisa de baiano mesmo...

Se dá para complicar, porque simplificar ? :drool:

Furious VIPER
23-01-08, 11:38
Marvila meu filho.. de onde tu viu "trabalheira" e "meleira" no ato de lubrificar a corrente??

1-moto no cavalete central
2-gira a roda traseira com a mão
3-aplica óleo na corrente na parte ainda não pegou na coroa pra depois o óleo espalhar bem; faz isso até dar umas 3 voltas na corrente e pronto!!

Se não tem cavalete central... aí complica um pouco. tem q colocar a moto no pesinho lateral mesmo, lubrifica um pouco, anda com ela pra frente, apóia no pesinho dnovo, lubrifica mais um pouco... vai indo assim até lubrificar toda a corrente... foi assim q o rocksul disse q lubrificava a Comet dele!

Volverine MF
23-01-08, 22:21
Fiquei com uma duvida aqui, falaram que Diesel é melhor que Querosene, mas pelo que me lembro a Honda manda usar querosene. Qual o certo então?

De qualquer forma eu só uso algo diferente de sabão qdo tá muito sujo.

Hopeless
23-01-08, 23:38
se não me engano eles não recomendam gasolina ou diesel por eles tem aditivos para "limpar" o motor que são prejudiciais a corente.
não tenho muita certeza sobre isso, mais uso querosene na minha corrente e fica bem limpinha.

Furious VIPER
24-01-08, 00:01
se não me engano eles não recomendam gasolina ou diesel por eles tem aditivos para "limpar" o motor que são prejudiciais a corente.
não tenho muita certeza sobre isso, mais uso querosene na minha corrente e fica bem limpinha.

se usar diesel /querosene/gasolina.. qqr coisa bem forte mesmo... e depois lavar com muuuuuuuita água... não tem problema nenhum!
Uso diesel na minha corrente.... (na real só não uso nas pinturas) e na moto toda... fica bom...

Hopeless
24-01-08, 00:26
sim.....depois do querosene um belo jato d'agua pra tirar a meleca e depois melecar tudo novamente com oleo :P

Mostarda_69
24-01-08, 00:57
Comprei esse aqui oh..
http://www.hparts.com.br/index.asp?loja=1&secao=117&categoria=3176&subcategoria=0&id=28248

sao 400ml por 11.78 mais frete, acho q eh um bom produto, peguei junto 5 filtro pra fazer e um scap esportivo, dai amenizo o frete..

TorteX
24-01-08, 01:10
O marvila é um fanfarrão....carai...ve dificuldade em tudo! eauueuheauhauhae
eu passo uma estopa antes, depois passo o sprayzinho que tem oleo, graxa e grafite e pronto....ja era...

Diego.fcs
24-01-08, 09:39
Marvilla, esses dias comprei o óleo 140 que o Ivan falou, paguei 11,00 no litro da Lubrax, é sóleo de câmbio e diferencial, ele é mais grosso. Coloquei ele em um tubo de detergente (limpo, claro!) porq tem aquele bico que sai só um fio de óleo, coloco a moto no cavalete e aplico. Muito simples, não me sujo e é rápido. Nem coloco a mão no óleo ou corrente.

Na sua XL faça isso também, o problema é que vc num tem cavalete mas num dá nada, aplica na corrente e empurra a moto um pouco, vai fazendo isso até aplicar na corrente toda, depois sai andando bem devagar com a moto para espalhar melhor...

agm2112
24-01-08, 10:11
Cada um com sua receita... ultimamente só uso spray de corrente da Vaz ... sai do pote como água, penetra na corrente facilmente, e em 15 minutos seca e fica parecendo com uma borracha.. não gruda sujeira nenhuma, não respinga nada, mesmo que enxarque a corrente, e não escuto mais o reco-reco de pinhão ... De quebra ainda uso ele em locais difíceis de lubrificar sem desmontar, como a articulação do descanso lateral e no eixo do pedal do freio traseiro.

cleo.junior
24-01-08, 10:35
Eu uso spay, pois dá menos trabalho e acho que é mais eficiente.

PS.: O Marvila não nega suas raízes. Bem baiano mesmo.

Ivan RJ
24-01-08, 10:48
Diego não é 140, é 90. Muitos dizem para não usar gasolina, pois a corrente pode ter retentores, mas para a corrente comum pode ser gasolina. Para lubrificar basta colocar a moto no descanso central, ligá-la engatar a 1ª e com uma seringa despejar o óleo, está pronto. Não dá trabalho nenhum. O que cair na roda é só passar um papel toalha. Um grande abraço a todos os irmãos.
Ps: na autorizada usam óleo de motor, se é novo eu não sei.

Diego.fcs
24-01-08, 11:18
Hum... Verdade Ivan, é que lembro que sempre falavam do 90 e do 140, acabei comprando o 140 mesmo e achei bom, ele é bom grosso e penetra bem, espirra muito pouco, aí faço como vc disse, passo um papel toalha e boa. Na próxima vez vou comprar o 90. Tem algum problema usar o 140???

Na agência e em oficinas eles costumam usar óleo de motor velho, usado. Eu num gosto, vc chega em casa e a corrente tá seca e a parte de trás da moto toda espirrada.

Joao XTZ
24-01-08, 15:19
eu uso oleo de motor velho mas sem exagero...eh uma boa alternativa...valeu... :lol: :lol: :lol:

TorteX
24-01-08, 15:46
Fiquei com uma duvida aqui, falaram que Diesel é melhor que Querosene, mas pelo que me lembro a Honda manda usar querosene. Qual o certo então?

De qualquer forma eu só uso algo diferente de sabão qdo tá muito sujo.


Querosene num é bom não....vai ressecar as borrachinhas da corrente...

Furious VIPER
24-01-08, 15:53
Hum... Verdade Ivan, é que lembro que sempre falavam do 90 e do 140, acabei comprando o 140 mesmo e achei bom, ele é bom grosso e penetra bem, espirra muito pouco, aí faço como vc disse, passo um papel toalha e boa. Na próxima vez vou comprar o 90. Tem algum problema usar o 140???

Na agência e em oficinas eles costumam usar óleo de motor velho, usado. Eu num gosto, vc chega em casa e a corrente tá seca e a parte de trás da moto toda espirrada.

Eu falava em óleo 140 mesmo Diego... só q teve um tópico q eu corrigi a informação... e postei em letras enormes e coloridas.. q o óleo é 40.. e não 140! hehehe
ele é grosso o suficiente pra não parecer aguado.. e fino o suficiente pra penetrar na corrente.
Axo q não tem problema esse óleo aí não.. se tu ver q ele penetra bem nos elos da corrente.. tá valendo!

Ivan RJ
24-01-08, 18:16
Diego se vc comprou o 140, ótimo, vc será a cobaia. Vamos testar o 140 e ver o resultado, quem sabe não é melhor que o 90 que eu uso? Faça o acompanhamento e vamos analisar o resultado. Um ótimo assunto para abrirmos um tópico.
Tortex se a sua corrente não tiver retentores, como a enorme maioria, pode usar o que quiser, menos ácido. Normalmente eu uso gasolina, está mais a mão, no tanque.
João, por favor, uma moto linda como a sua e vc usa óleo de motor? Lubrifique com óleo 90 e vc terá relação por muitos anos.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Óleo 90 é específico para transmissões e é fácil encontrá-lo a venda em postos de gasolina.

Volverine MF
24-01-08, 21:09
Ô Amg, quanto vc pagou nesse spray da Vaz? Dá pra quanto tempo?

O que vcs acham de, a cada 6 meses +/-, tirar a corrente pra dar aquela super lavada e uma hiper lubrificada, será que compensa?

Hopeless
25-01-08, 10:45
tambem to usando oleo 140, é bem grosso mais é facil de aplicar e penetra bem na corrente, o unico problema é que o cheiro dele é bem forte no começo, mais como a maior parte do tempo estou andando quase nao o sinto.

TorteX
25-01-08, 14:10
Ô Amg, quanto vc pagou nesse spray da Vaz? Dá pra quanto tempo?

O que vcs acham de, a cada 6 meses +/-, tirar a corrente pra dar aquela super lavada e uma hiper lubrificada, será que compensa?




Meu pai sempre fez isso nas motos dele....
Só que o loco fazia todo mes!! huaueuhea
Tirava, dava aquela lavada, e deixava a noite de molho no oleo, no outro dia deixava um tempo escorrendo, depois colocava!

agm2112
25-01-08, 14:17
O Spray custa 20 reais ... dura bastante, mas nem de perto dura tanto quanto um litro de óleo SAE90.

Eu tiro a corrente a cada 6 meses e fico 2 horas lavando no querosene... dá trabalho, mas volta a ser nova !

vohr56
25-01-08, 19:36
Desmontei a balança da minha moto pra limpar tudo. Dá mto trabalho , mas tirei tudo limpei com querosene depois lubrifiquei tudo com graxa e na corrente óleo 90. Ta como nova, sem sujeira nenhuma e tudo brilhando. Vale a pena!


:clap: :clap: :OK: :OK:

Volverine MF
25-01-08, 21:33
Meu pai sempre fez isso nas motos dele....
Só que o loco fazia todo mes!! huaueuhea
Tirava, dava aquela lavada, e deixava a noite de molho no oleo, no outro dia deixava um tempo escorrendo, depois colocava!

Já fiz isso uma vez e acho que vou fazer sempre que tiver um tempo, mas é claro que não vai ser todo mês.

Acho que deve ser muito bom fazer isso, pois é como o o Agm disse, dá trabalho, mas ela volta a ser nova.

Deve ser bom pegar um pouco de óleo um pouco mais grosso, 140 talvez, esquentar ele pra ficar mais fino e poder penetrar bem. Assim, ainda que vc deixe de lubrificar de vez em quando nào vai correr risco de detonar a corrente.

alley.angelo
29-01-08, 11:59
Acabei de por um oléo de transmição automática e dir~ção hidraulica na minha corrente, o oléo é da texaco e vou availiar se fica melhor.

Só tava usando queimado até agora.

Volverine MF
29-01-08, 14:08
Acabei de por um oléo de transmição automática e dir~ção hidraulica na minha corrente, o oléo é da texaco e vou availiar se fica melhor.

Só tava usando queimado até agora.

Cara, pelo que vi desse óleo é bem fino. Acho que o ideal é óleo para caixas de câmbio SAE90, que é o recomendado pela Honda, ou então o spray pra corrente da Vaz.

Saurus
29-01-08, 14:12
...João, por favor, uma moto linda como a sua e vc usa óleo de motor? Lubrifique com óleo 90 e vc terá relação por muitos anos...

Grande Ivan, discordo de sua sentença. Lubrificar a corrente com óleo de motor SAE 20W/50 é tão bom ou melhor que o óleo 90 ou 140 nos casos de corrente com retentores e sem emendas. O SAE 20W50, por ser mais leve e menos viscoso (flui/escoa/escorre com mais facilidade), penetra com mais facilidade nos retentores. Além disso, o óleo 20W50 de boas marcas (BR, Shell, Texaco, Yamalube, Mobil, Castrol, etc) contém aditivos anti-atrito, o que melhora e muito o desempenho do óleo. Aliás, o melhor óleo para correntes desse tipo é o óleo novo para motores de automóveis.

Nas correntes sem retentores (praticamente todas as 125/150cc) é melhor usar o SAE 90 ou 140.

Também é importante a utilização de um óleo sempre NOVO. O uso de óleo "queimado" é o mesmo que não lubrificar, pois o óleo, nessa condição, já perdeu suas propriedades de aditivação e lubrificação.

Espero ter ajudado.

Diego.fcs
29-01-08, 15:21
Diego se vc comprou o 140, ótimo, vc será a cobaia. Vamos testar o 140 e ver o resultado, quem sabe não é melhor que o 90 que eu uso? Faça o acompanhamento e vamos analisar o resultado. Um ótimo assunto para abrirmos um tópico.
Tortex se a sua corrente não tiver retentores, como a enorme maioria, pode usar o que quiser, menos ácido. Normalmente eu uso gasolina, está mais a mão, no tanque.
João, por favor, uma moto linda como a sua e vc usa óleo de motor? Lubrifique com óleo 90 e vc terá relação por muitos anos.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Óleo 90 é específico para transmissões e é fácil encontrá-lo a venda em postos de gasolina.

Pois é Ivan, ele também é para transmissão e diferencial de carros, achei bom, é bem grosso só que é como o Hopeles falou, ele tem um cheiro meio forte. Pelo menos 1 vez por mês eu limpo a corrente com querosene com cuidado para não atingir borrachas e plásticos e deixo ela como nova, depois lavo com bastante detergente neutro, depois que a moto tá seca, passo um fio desse óleo nos elos da corrente e giro bastante para espalhar bem, depois faço novamente até perceber que a corrente tá bem lubrificada. Na primeira volta, ela espirra mas muito pouco no aro da roda, poucos pingos, aí pego um papel toalha e limpo, depois vc pode andar na pista enrolando o cabo que num espirra em nada.

O de motor é bom (se for novo), penetra bem, porém, é dar uma volta na pista e a moto toda tá respingada de óleo e a corrente tá seca. Eu to aprovando o 140, comprei da lubrax, embalagem azul e paguei 11,00 o litro.

agm2112
29-01-08, 15:34
Eu ainda voto no óleo de transmissão, 90 ou 140, tanto faz.... É o óleo que tem maior aditivação EP (extrema pressão), que é o que mais importa numa corrente. Claro que óleo de motor também serve ... nem vejo muita importância em ser óleo novo, pois o principal componente do óleo que se "esvai" com o tempo de uso é a base alcalina, que impede que acidez da queima do combustível transforme o óleo numa gosma.