PDA

Ver Versão Completa : Minha motoca nova!!! Vcs podem me dar dicas?



Celinho
23-07-07, 17:55
Fala galera! To chegando agora no fórum!

Seguinte, acabei de comprar uma Yes2008 q está chegando semana q vem.
Pesquisei muito antes de comprá-la e estou feliz demais!! É minha 1ª moto! :OK:
Gostaria de saber como devo tratá-la no início, cuiados especiais etc.
Podem me ajudar?
Assim q chegar eu posto uma foto dela aki ok?!
Desde já, parabéns pelo fórum e muito obrigado pelas informções!!
Abraços!

Marcelinho

falcao007
23-07-07, 17:58
Parabéns, excelente escolha :clap: :clap:
Com relação a dicas e dúvidas dá uma pesquisada no Forum antes de postar, se não achar é só criar um tópico, que a galera com certeza irá te ajudar...
Bem vindo ao mundo das Duas Rodas.

Lagartixxa
23-07-07, 18:01
parabens pela motoca!

well come celinho

TorteX
23-07-07, 18:01
Realmente, informações pra pesquisar tem de monte aqui....
Mas se tiver alguma mais especifica, pode manda bala que agente da uma jeito de responder! :OK:

coloradinho
23-07-07, 18:03
parabéns ótima escolha! :clap:

Celinho
23-07-07, 18:13
Ah, tem uma coisa q eu gostaria de saber mas ngm aki conseguiu me explicar direito. A suspensão dela tem 3 regulagens. Levando em conta q eu vou ficar praticamente só em São Paulo e só vou pegar estrada daqui a um bom tempo, qual seria a regulagem ideal? (lembrete: São Paulo = Cidade grande = buraco em todo canto :P)
E também, dizem q ela faz cerca de 28km/l de fábrica, mas depois de regulado o carburador ela chega até a 42km/l. No caso eu já poderia levar pra deixar o carburador redondinho logo de início ou é melhor esperar a revisão? :#

PimEdu
23-07-07, 18:33
Ela tem 5 regulagens, vai do seu gosto, não tem mto uma regulagem certa não. Eu ando com bastante garupa e to querendo deixar ela mais dura.
A minha veio de fabrica fazendo uns 32km/l no amaciamento, depois de amaciar ta fazendo 35km/l, testei com tubo afastado e com tubo normal, sem mudar nenhuma regulagem no carburador e a média se manteve, ando geralmente com garupa pelo menos uns 30% do tempo, em geral até mais. Acho uma boa média.

Gustavo Bernardes
23-07-07, 19:16
Celinho, bem vindo irmão!
Seguinte, é o que o pessoal falo aí, qualquer dúvida mais específica manda aí que a gente dá um jeito de te ajuda.
Mas uma recomendação assim de kra é a do amaciamento do motor. É o que vai "mandar" na vida útil da sua moto e no bom funcionamento dela. Assim que pegá-la, dê uma atenção especial para essa parte do manual da moto.
Abraço

César
23-07-07, 19:56
Parabéns cara! É uma moto q eh perfeita pra cidade e vc anda tranquilo sem medo de ser assaltado, fora q eh completa! Vc vai gostar bastante, desde que o item de maior importância pra vc não seja o desempenho.

sn1p3r_fox
23-07-07, 20:16
parabens pela motoca e consciencia no transito :OK:

oldskullo
24-07-07, 00:15
Parabéns pela moto, e um dos lugares melhores pra vc arrumar dicas sobre ela é no PN e Lendo o Manual ! :lol: :lol:
abraço!

Ivan RJ
24-07-07, 01:19
Seja bem vindo, parabéns pela moto :clap:. Leia atentamente o manual e siga o que estiver escrito nele. Com o tempo suas dúvidas irão sugir, é só perguntar que estaremos a sua disposição.

Pim, só consegui rodar 1 mes com a regulagem original da suspensão trazeira (posição 2), pode subir um ponto que a moto ficará perfeita. Não aconselho acima disso pelo estado de nossas ruas. Um grande abraço a todos os irmãos.

junecaz
24-07-07, 08:37
Fala Celinho,

Siga metódicamente o manual que tu não vai ter problemas, PRINCIPALMENTE a parte onde fala do amaciamento, certo? Lembre-se que em amaciamento não se anda com garupa.

1a revisão não deixe de passar dos 1000Km

jr.

vinacowboy
24-07-07, 08:50
dae mano, vc acabou de comprar a melhor 125cc do Brasil... ótima escolha...

se cuida no transito q num é brincadeira.... :clap: :clap: :clap: abração

well come celinho... :#

Vitão!
24-07-07, 09:41
Demorô brother, Parabéns pela conquista!!! :clap:

Ótima escolha, eu conheço gente q tem e soh elogia essa moto! ;)

Soh muito cuidado q o tráfego em SP naum eh brinquedo naum! :lol:

Abs! Fika com Deus! :OK:

sot010174
24-07-07, 09:48
AE!!! mais um Yeszeiro... parabens pela escolha! :D

PimEdu
24-07-07, 09:50
Po, vo tenta muda, a chave para mudar é aquela torta né? tem algum encaixe la para girar? Ja dei uma olhada um tempo atras mas num tive nenhuma ideia de como ia fazer aquilo girar não.
Sozinho num tenho mto problema não, sofro mais com garupa, q dai vira e mexe bate no fim.

falcao007
24-07-07, 09:56
Po, vo tenta muda, a chave para mudar é aquela torta né? tem algum encaixe la para girar? Ja dei uma olhada um tempo atras mas num tive nenhuma ideia de como ia fazer aquilo girar não.
Sozinho num tenho mto problema não, sofro mais com garupa, q dai vira e mexe bate no fim.

Acho que vc postou no lugar errado :G

TorteX
24-07-07, 11:18
Acho que vc postou no lugar errado :G

Ela ta falando da regulagem da suspenção trazeira, que ja tinha falando antes la em cima! :Q

PimEdu
24-07-07, 14:58
Isso ai, falando da regulagem q o ivan citou q fica melhor mais dura.

Saurus
24-07-07, 16:00
Bem vindo a este hospício, digo, fórum, Celinho. Parabéns pela escolha. A Yes é a mais completa moto da categoria. Quanto ao desempenho, tem gente que diz que é mais fraco, mas eu discordo. Sabendo usar o câmbio dela, o desempenho dela é tão bom quanto ou até melhor que os das outras 125cc.

Respeite as recomendações de amaciamento do manual do proprietário à risca e sua moto não lhe dará aporrinhações sérias com motor. Troque o óleo conforme manda o manual também.

Se você é recém-habilitado e não virou odômetro em quilometragem sobre motocicletas, vá com calma no começo. Primeiro se adapte a sua nova moto (isso se faz sempre com qualquer moto que tenhamos, ou seja, ande com ela bastante antes de se aventurar em conduções mais agressivas).

A regulagem de suspensão traseira vai depender de seu peso e tipo de vias que a moto vai rodar a maior parte do tempo. Se for muito irregular, sugiro deixá-la mais macia. Se for asfalto regular, sem buracos, ondulações, etc, recomendo deixar mais dura. Mas não deixe de compatibilizar a regulagem de acordo com seu peso, pois a posição mais macia para piso irregular com um condutor pesado (ou frequentemente com garupa) pode deixar a moto boba demais, sendo recomendado uma regulagem intermediária para compensar o peso maior. Se você é peso-pena e vai pegar piso irregular, pode deixar na regulagem mais macia de todas. Em fim, tem que levar em conta estes dois fatores em especial.

Quanto ao consumo posso falar pela minha experiência com a Yes:

Período de amaciamento:
Trânsito pesadíssimo --> em tôrno dos 32 km/l
Trânsito pesado --> em tôrno dos 34 km/l
Trânsito normal/leve --> em tôrno dos 36 km/l
Trânsito livre (bastante tempo em 5ª marcha) --> em tôrno dos 37 km/l

Período pós amaciamento:
Trânsito pesadíssimo --> em tôrno dos 34 km/l
Trânsito pesado --> em tôrno dos 35 km/l
Trânsito normal/leve --> em tôrno dos 38 km/l
Trânsito livre (bastante tempo em 5ª marcha) --> em tôrno dos 42 km/l

Espero ter ajudado.

T+!

coloradinho
24-07-07, 16:30
poxa seu consumo tah ótimo heim Saurus :clap:, a minha tah meia beberona ainda :0_0:, mas como tem apenas 550Km, naum dei muita bola, mas vo faze uma medida certa pra v qnto a minha tah fazendo

Saurus
24-07-07, 16:54
poxa seu consumo tah ótimo heim Saurus :clap:, a minha tah meia beberona ainda :0_0:, mas como tem apenas 550Km, naum dei muita bola, mas vo faze uma medida certa pra v qnto a minha tah fazendo


Na 1ª revisão eu pedi para os mecânicos fecharem um pouco a mistura e colocar a agulha do carburador para a ranhura do meio.

A YES vem de fábrica meio gorda, visando melhorar o arrefecimento da temperatura do motor no período de amaciamento. Depois de amaciada, pode-se refazer a regulagem do parafuso de mistura e da altura da agulha do carburador, passando ela para a ranhura do meio (ela vem presa na ranhuma mais baixa, ou seja, mais gorda).

Peça para fazerem isso depois de amaciada que você verá o consumo dela melhorar sensívelmente.

Celinho
24-07-07, 18:43
Pô rapaziada, valeu mesmo pelas dicas!! É muito importante pra mim ter o máximo de informações, pq quero tratar mto bem dela pra realmente só ter alegrias néh! hehehehe!!



A regulagem de suspensão traseira vai depender de seu peso e tipo de vias que a moto vai rodar a maior parte do tempo. Se for muito irregular, sugiro deixá-la mais macia. Se for asfalto regular, sem buracos, ondulações, etc, recomendo deixar mais dura. Mas não deixe de compatibilizar a regulagem de acordo com seu peso, pois a posição mais macia para piso irregular com um condutor pesado (ou frequentemente com garupa) pode deixar a moto boba demais, sendo recomendado uma regulagem intermediária para compensar o peso maior. Se você é peso-pena e vai pegar piso irregular, pode deixar na regulagem mais macia de todas. Em fim, tem que levar em conta estes dois fatores em especial.



Intaum Saurus, eu peso 64kg mais ou menos e vou usar ela tanto pra trabalho/faculdade qnto pra passeio, então conseqüentemente vou acabar pegando alguns terrenos esburacados mesmo... No caso seria melhor então deixar regulado bem macia? ( |:( só pra esclarecimento: a mais macia seria a mais alta?? rsrsrsrs! :lol: )

Valeu mesmo galera!!
Abraços!

TorteX
24-07-07, 18:45
No caso seria melhor então deixar regulado bem macia? ( |:( só pra esclarecimento: a mais macia seria a mais alta?? rsrsrsrs! :lol: )

Valeu mesmo galera!!
Abraços!


Mais macia mais baixa...mais dura mais alta!

Celinho
24-07-07, 19:52
Mais macia mais baixa...mais dura mais alta!


rsrsrs poxa, que pena, eu tava pensando em levantar um pouco a suspensão pq acho mais bonito hehehehe! bom, tbm por enqnto eu tô perguntando mais pra saber a opinião de gente com mais experiência néh... na hora H do jeito q sou, vou acabar testando cada dia de um jeito pra ver oq acho melhor rsrsrs!

TorteX
24-07-07, 19:55
Bom...melhor deixar na regulagem media de inicio...!!
Ai vc ve se te atende, se ficar bom deixa...se achar muito duro/macio ai vc da outra regulada!

Celinho
24-07-07, 22:24
Rapaziada, eu sou relativamente leve. Peso 63kg. Será q rola levar alguém leve na garupa mesmo sendo agora no comecinho?? Tipo, se eu levar uma gatinha de uns 50kg, será q força muito??? hehehehehehe! no total seria uma soma de 115kg, praticamente o Jô soares em cima da minha Yes... :s Será q rola?? Ou seria muito arriscado?? hehe!! :lol:

TorteX
24-07-07, 22:27
Rapaziada, eu sou relativamente leve. Peso 63kg. Será q rola levar alguém leve na garupa mesmo sendo agora no comecinho?? Tipo, se eu levar uma gatinha de uns 50kg, será q força muito??? hehehehehehe! no total seria uma soma de 115kg, praticamente o Jô soares em cima da minha Yes... :s Será q rola?? Ou seria muito arriscado?? hehe!! :lol:


Acha...pode leva a mina surssaaa!!!

Celinho
24-07-07, 22:36
intaum, nada de pegar gordinhas por enqnto!! :drool: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :drool:

destbr
25-07-07, 03:03
a minha veio regulada na segunda posicao (uma antes da mais macia) e acho perfeito. rodei um tempo na regulagem mais macia e eu tomava sustos em em curva, pois eu tinha a sensação q a traseira ia me deixar na mao.. ahuhuahuahu :D

agora q to andando mais com garupa, esta na posicao 3, mas em breve devo voltar para a 2 novamente!

rode um pouco com ela como está e depois vc ve se precisa endurecer ou nao!

boa sorte!! :)

Celinho
25-07-07, 14:27
Valew brother!

E quanto ao capacete?? Têm alguma indicação legal?? Eu queria um muito bom, já q é minha primeira moto néh e não sou muito experiente... quero um com um grafismo legal, bem transado e um preço acessível, pq como tô tirando a moto agora, o orçamento ficou bem apertado néh...

Diego.fcs
25-07-07, 15:13
A melhor dica é a seguinte... Fica parado olhando sua moto novinha aí durante umas 3 horas, olha tudo, mas tuuuuuudo mesmo... Presta atenção em todos os detalhes... Depois disso, deixa ela exatamente como vc olhou para o resto de sua vida ou até quando vc vender ela, aí sim vc vai ter uma boa moto... hehehehehe...

Boa sorte com a motoca e segue o conselho do celinho aí, nada de gordinhas... hehehehehe!

Abraço!

Celinho
25-07-07, 15:20
auauhauhahua valew Diego! :lol: concordo plenamente rsrsrs! Acho q mecher nela pode deixá-la mto boa ou pode sair pela culatra e estragar a menina. Por via das dúvidas prefiro nem fuçar muito rsrs!

abraço!

Celinho
25-07-07, 22:37
Rapaziada, e quanto ao capacete?? Alguma dica??

muayzen
26-07-07, 00:39
Rapaziada, e quanto ao capacete?? Alguma dica??


faixa de 100/120 reais MACH 5 !

dps de 200 bieffe

dps tem cms /nitro /

eu fikei uns meses com o mach 5, otimo custo beneficio

ps: hj tenho um Shark sem comparacoes :clap:

Diego.fcs
26-07-07, 09:21
faixa de 100/120 reais MACH 5 !

dps de 200 bieffe

dps tem cms /nitro /

eu fikei uns meses com o mach 5, otimo custo beneficio

ps: hj tenho um Shark sem comparacoes

Isso é verdade, eu tenho um Peels fechado daqueles mais barato e a viseira dele é muito fina, então quando pego estrada ela fica vibrando com o vento e é uma porcaria. Ve um capacete que fica bem justinho na sua cabeça e que também tenha uma viseira mais grossa e que fique bem fixa. Esse ítem vale a pena vc gastar um pouquinho mais pois afinal de contas estamos falando de sua segurança...

Abraço!

Celinho
26-07-07, 16:43
Pô galera, sem palavras pra vcs hein! Mto obrigado mesmo!

Aliás, eu coloquei nela um Positron Dual Block. Pelo q eu vi achei mto bom. Preciso dar uma lida no manual qndo chegar pra aprender a configurar direitinho. Alguém aí tem ele ou já viu? É bom mesmo???

Saurus
26-07-07, 19:25
Celinho, em relação a capacetes, eu, particularmente, acho um ótimo custo benefício o Peels Mach 5 SB (cêrca de R$ 135,00). Tem tambémum ótimo que é o EBF Orion (mesma faixa de preço).

Na faixa de uns R$ 270,00 você encontra o Bieffe BR12. Nesta mesma faixa tem o Bieffe Dragon (que eu gosto muito). Deixe para gastar com capacete mais caro depois, na época do seu primeiro up-grade (possivelmente para uma 250cc).

Eu tenho uma XT600 e uma Suzuki Yes. Tenho 3 penicos Peels Mach 5 SB, 1 EBF Orion e um Shark S800 (esse último é só para viagens). Os dois primeiros me atendem excelentemente bem em tráfego urbano e pequenas viagens. A viseira dos Peels Mach 5 SB e do EBF Orion é de 2mm e bem resistente. Não vibram com o vento. Penicos com preço abixo dos Mach 5 e Orion costumam vir com viseiras de 1mm e são muito ruins e pouco confiáveis.

Espero ter ajudado.

Celinho
30-07-07, 19:15
:[ :[ :[ :[
Caraca!! Hoje o cara do consórcio ligou dizendo que eu podia ir na loja buscar a moto. Qndo chego lá, o vendedor me pergunta com a maior naturalidade do mundo se eu posso ir buscar amanhã a moto pq ele não revisou ainda...!!!!! |:(
Puuuu%#$%@$¨¨%¨%$$&%¨$ iiiuuuuuuu!!!!!
O cara tah com a moto na mão há 7 dias e não fez a porcaria da revisão!!!! Isso é um desrespeito!!! O pior é q agente fica meio q de mãos atadas. Minha vontade era arrebentar tudo lá! Mas como eu sei e eles sabem q vou precisar deles logo logo eles fazem essas palhaçadas!!!
Amanhã vou lá, mas se tiver qualquer coisa diferente de "perfeito" eu ligo na central da Suzuki, vou no PROCON, sei lá, mas eu quebro tudo! :briga2:

Aliás, Saurus, hj fui comprar meu capacete. Eu e meu cunhado vimos uma marca q o cara disse q é nova. Chama YOHE. Achei muito boa!! Paguei 120 reais num capacete completinho, viseira anti-risco e bem grossa, com entrada e saída de ar, forro removível preso com botões. Achei mto bom mesmo e um grafismo muito bonito.

Vou usando e depois conto aqui oq achei!

Valeu!!! Abraço!!!

Saurus
30-07-07, 20:19
.....Aliás, Saurus, hj fui comprar meu capacete. Eu e meu cunhado vimos uma marca q o cara disse q é nova. Chama YOHE. Achei muito boa!! Paguei 120 reais num capacete completinho, viseira anti-risco e bem grossa, com entrada e saída de ar, forro removível preso com botões. Achei mto bom mesmo e um grafismo muito bonito......

Celinho, esta marca está muito bem falada. Ela realmente é bem recente no Brasil e não tenho como lhe dizer se é realmente boa ou não.

Que sua nova moto seja uma inesgotável fonte de, somente, alegrias e prazeres.

T+!

PimEdu
30-07-07, 20:36
tava quase pegando um yohe, vi e parece ser mto bom, melhor q os ebf e peels de 120 reais, depois posta as impressões sobre o capacete.

Derek
30-07-07, 21:58
eu tenho um yohe e é muito bom pro preço dele... parece ser bem forte em caso de queda, o acabamento é muito bom, viseira inteiriça anti-risco e engate rápido... o único ruim é que entra um pouco de vento...

Celinho
31-07-07, 17:32
Galera, PEGUEI A MOTOCA HOJEEEEEEEEEEEEE!!!! :OK: :clap: :lol: :D :OK: :clap:

Que tesãããooooooooooooooo!!!! Agora só preciso ir tomar aquele chá de cadeira no DETRAN amanhã pra tirar os doctos, e esperar sair a placa e já era!!!!
O pessoal da loja disse q esse negócio de não acelerar mais do q 5000rpm é besteira. Disseram pra só naum esmirilhar ela, mas pra naum ficar preocupado com a rotação...
Bom, cuidado eu tomo, mas de fato não dá pra ficar direto nos 5000, principalmente nas 1ªs marchas.

Mais tarde vou tirar fotos da criança e colocar aí.

Abraços!!!

Vitão!
01-08-07, 08:07
Parabéns brother!

Soh toma cuidado manu!

Fika com Deus!

Derek
01-08-07, 09:51
Galera, PEGUEI A MOTOCA HOJEEEEEEEEEEEEE!!!! :OK: :clap: :lol: :D :OK: :clap:

Que tesãããooooooooooooooo!!!! Agora só preciso ir tomar aquele chá de cadeira no DETRAN amanhã pra tirar os doctos, e esperar sair a placa e já era!!!!
O pessoal da loja disse q esse negócio de não acelerar mais do q 5000rpm é besteira. Disseram pra só naum esmirilhar ela, mas pra naum ficar preocupado com a rotação...
Bom, cuidado eu tomo, mas de fato não dá pra ficar direto nos 5000, principalmente nas 1ªs marchas.

Mais tarde vou tirar fotos da criança e colocar aí.

Abraços!!!


cara esse papo de concessionária é pra ti estragar a tua moto e perder garantia...

siga o manual no quesito amaciamento que teu motor vai durar muito mais... é chato mas depois compensa... já passei por isso tb...

Gustavo Bernardes
01-08-07, 10:59
"O pessoal da loja" é vendedor! Pra eles, se você quebrar o motor, perder a garantia, ter que compra outra ou qualquer compra que você tenha que fazer é lucro!
Fica muito esperto com eles kra.
Na dúvida, siga o manual que foi escrito por quem produziu a moto e não por quem tá vendendo.

Parabéns pela moto e muito cuidado no trânsito eim!
Abração!