PDA

Ver Versão Completa : Minha moto ficou na Chuva e agora não quer pegar mais!



destbr
24-07-07, 08:35
Pessoal querido,

minha moto ficou mais de 24h na chuva (muita parte dela bem forte).
fui sair hj de manha e ela nao pega nem a pau.

percebi q qdo eu empurro ela com a embreagem apertada e engato a primeira, a roda seguro bastante até. da a impressao q a embreagem nao esta descolando tudo.

tirei a vela e está encharcada (mas nao estava frouxa). A parte de cima do pistao está umida tb.

troquei pela minha vela antiga e nada adiantou.

nao sei se é agua ou combustivel q encharcou, mas a torneira estava fechada todo esse tempo e agua nao deveria entrar ja q a vela estava bem apertada (e nao deveria entrar tanto a ponto do pistao ficar umido em cima), muito estranho.

o q eu faço???

agradeço desde já!

abraços!!!

Vitão!
24-07-07, 08:41
Nossa manu! :(

Não deve ser o caso, mas a minha antiga Crypton, qdo chovia tb naum pegava por nada, eu tinha q tirar o cachimbo, secar bem ele, secar a vela, e talz se naum naum pegava mesmo...

destbr
24-07-07, 08:44
nao sei o q houve. muito estranho. era normal ela ficar na chuva e nunca tive problemas.

onde é o cachimbo? tem a ver com o supressor de ruidos, q é o q fica em contato com a vela?

e o motor de partida trabalha bem rapido, dando a impressao q ta girando um pouco em falso, nao sei! :(

Diego.fcs
24-07-07, 09:39
Dá uma olhada no caximbo, tira ele da vela, as vezes entra umidade ali e fica aquele negócio verde nos contatos e atrapalha na condução da eletricidade mas sei lá cara, pelo que vc tá falando a partida tá ruim também... estranho!

Abraço!

Vitão!
24-07-07, 09:43
Dá uma olhada no caximbo, tira ele da vela, as vezes entra umidade ali e fica aquele negócio verde nos contatos e atrapalha na condução da eletricidade mas sei lá cara, pelo que vc tá falando a partida tá ruim também... estranho!

Abraço!

Eh, pode crê... :s

destbr
24-07-07, 09:44
o cachimbo é o q fica em contato com o a vela? coloquei um papel higienico la dentro e alí no contato da vela ta seco!

é a vela q esta molhada mesmo. :(

PimEdu
24-07-07, 09:48
Q zica, vira e mexe minha moto fica na chuva tbm... espero q nunca de nada.

falcao007
24-07-07, 09:48
A melhor coisa a se fazer é levar em um mecânico de sua confiança, pois se já trocou a vela, secou o cachimbo e não melhorou, e caso vc não tem muito conhecimento da parte mecânica/elétrica da moto, é melhor do que ficar fuçando.

rogeming
24-07-07, 11:58
Eu entendi direito? Você disse que "A parte de cima do pistao está umida tb."
Você abriu o cabeçote para saber se está umido a cabeça do pistão?

hedertone
24-07-07, 12:05
ajeitei o titulo viu... tente ser mais claro e objetivo...

TorteX
24-07-07, 12:09
Bom nunca vi acontece isso!
Moto que fica na chuva e para de pega....
E a minha pegou no maximo umas horinhas de chuva e olhe la!
Nunca ficou 24hrs não! heheeh

rocksul
24-07-07, 12:09
Pega o secador de cabelo da coroa e dá um jato de ar quente aí que a motoca vai pegá.

destbr
24-07-07, 13:18
resolvido, podem trancar :)

consegui q um mecanico viesse aqui e ele colocou um cachimbo dele e a moto acabou pegando, mas com muita dificuldade... era o cachimbo mesmo. apesar de eu ter secado com papel higienico, nao tava adiantando.

rocksul, otima ideia! eu pensei em fazer isso mesmo se nao conseguisse q ngn viesse até a moto. da proxima eu faço isso :)

rogeming, peguei uma lanterna de led q eu tenho (bem pequena) e olhei pela rosca da vela :D

qto a embragem q tava prendendo, o mecanico falou q era pq a moto estava fria. dito e feito. depois de quente ela estava normal novamente.

me desculpe hedertone, valeu por corrigir! mas eu tinha feito um topico esclarecedor sim! só coloquei o urgente na frente pq tava soda ficar na mao, queria q alguem q tivesse online tb tentasse me ajudar na hora.

minha moto nao costuma ficar na chuva, mas dessa vez qdo eu vi ja tava muito forte e pra eu ir guardar ela, ia ser complicado pq onde guardo aqui, é muito apertadinho :lol: e eu iria tomar um banhao. como ela ja tomou chuva varias vezes (pq no trampo nao tem onde guardar com cobertura) e nunca teve problema, nao me preocupei muito. mas ja ta tudo ok agora!

valeu pelas dicas pessoal, vcs me ajudam muito sempre :clap:

Stone
24-07-07, 13:28
da próxima vez, tira a vela e dá uma esquentada boa nela, com esqueiso ou fogão, que pode ajudar muito
minha bolinha fas vez fica muuuuito tempo parada e as vez num pega nem a pal, é só esquentar a vela que pega jáhhh

rocksul
24-07-07, 13:30
Só pra deixar claro o lance do secador de cabelo não era brincadeira, era sério.

Diego.fcs
24-07-07, 13:36
Só pra deixar claro o lance do secador de cabelo não era brincadeira, era sério.

Ou também abre o cabeçote, tira o bura, a vela e deixa tudo no sol 24H pra secar, sí é só montar e ligar... hehehehehhe!

destbr
24-07-07, 13:53
Só pra deixar claro o lance do secador de cabelo não era brincadeira, era sério.


mas eu ia fazer isso mesmo.. sério!

bom saber.. assim nao sofro mais!! sequei com um rolinho de papel higienico q eu fiz... tem q ser com secador ou isqueiro mesmo.. huahuahua

daí qdo o motor pegou, saiu fumaça pelo escape... dai ja voltou ao normal.. porque acontece isso?

rocksul
24-07-07, 13:57
Umidade mesmo.

destbr
24-07-07, 14:21
Umidade mesmo.


q bom, assim fico tranquilo por nao ser óleo subindo :D

Diego.fcs
24-07-07, 14:23
Só da uma conferida agora no caximbo e na vela pra ver se não oxidou e ficou meio verde os contatos lá, se ficou, passa um bombril e boa...

Saurus
24-07-07, 15:31
Só pra deixar claro o lance do secador de cabelo não era brincadeira, era sério.

Ou também abre o cabeçote, tira o bura, a vela e deixa tudo no sol 24H pra secar, sí é só montar e ligar... hehehehehhe!


O lance do secador eu conheço. E posso afirmar que já me salvou de situações periclitantes.

Agora, 24h no sol?????? Tem sol à noite também???? :0_0: :-/

Queria saber do destbr se ele deixou amoto no cavalete central ou no descanso lateral? De que lado do motor fica a vela da Titan?

Uma dica para evitar que isso aconteça, eu usava um truque para não dar umidade nos cachimbos de motos e nem em distribuidores de carros 4 cilindros. Compre numa drogaria um par de luvas de látex.

Para motos, corte um dos dedos de uma das luvas (de preferência o dedo mínimo) e faça um corte circular bem pequeno na ponta do dedo que foi cortado. Depois, por esse orifício circular, passe o cabo de vela do motor e encaixe novamente o cachimbo na vela. Depois cubra o corpo do cachimbo até a vela com o restante do dedo cortado. É como colocar uma camisinha de vênus no cachimbo do cabo de vela.

Em carros, o distribuidor pode falhar se pegar umidade. Para evitar isso, faça um corte circular nas pontas dos dedos de uma das luvas, passe os cabos de vela por estes orifícios (4 cabos que saem para as velas/cilindros e 1 cabo que vem da bobina para o distribuidor, vestindo todo o corpo do distribuidor com esta luva.

Isso me salvou muitas vêzes de não parar em alagamentos.

Espero ter ajudado.

Diego.fcs
24-07-07, 16:20
Eu tava zuando quando falei das 24H no sol...

leonoronha
24-07-07, 16:24
Troca a vela, troca oleo da moto e esgota o carburador dela. espera um pouquinho e desce a lenha de novo.

destbr
24-07-07, 21:34
Olá Saurus,

enqto chovia, a moto ficou no descanso lateral, o q deixa o cachimbo virado pro ceu e deve ter facilitado ainda mais pra isso acontecer...

tava pensando aqui como iria proteger o cachimbo e nao tinha pensando nessa das luvas, mas será q nao derrete com a temperatura do motor?

e nao foi 24h no sol nao e sim 24h na chuva, e forte ainda.. hehehe

leonoronha, esse procedimento ajudaria no que? eu dei uma olhada no oleo e ele estava bom aparentemente (esse oleo nao tem nem 400km)
a vela tb é nova (mais nova q o oleo).

o q eu percebi q foi a solução tb, depois de trocar o cachimbo por um seco, foi abrir todo o acelerador e ficar pressionando o botao de partida. foi aí q ela comecou a dar sinal de vida :)

Saurus
24-07-07, 21:56
Olá Saurus,

enqto chovia, a moto ficou no descanso lateral, o q deixa o cachimbo virado pro ceu e deve ter facilitado ainda mais pra isso acontecer...

tava pensando aqui como iria proteger o cachimbo e nao tinha pensando nessa das luvas, mas será q nao derrete com a temperatura do motor?....

Então, sugiro que, se estiver chovendo sobre a moto, você passe a deixá-la parada no cavalete central. Isso evitará que chova diretamente sobre o cachimbo e a vela. :OK:

Esse truque das luvas eu usei há muito tempo atrás, na época de vovó mocinha. Naquele tempo, as luvas davam conta numa boa sem derreter.

Eu tive um Cherrette (Chevette) 1982 que vivia dando problema de umidade no distribuidor toda vez que chovia. Um dia, meu mecânico disse que tinha consertado o defeito e que, quando chovesse novamente, eu testasse e, se desse o problema novamente, eu fosse até a oficina dele para verificar melhor o problema. Então, um certo dia choveu horrores no Rio de Janeiro e eu estava na rua com o carro. Passei até em várias enchentes e o dito nem tossiu. Mesmo assim fui na oficina relatar o sucesso do reparo. Foi quando ele abriu o capô e me mostrou a luvinha de látex lá "vestindo" o distribuidor e ficou rindo. Eu não aguentei e também comecei a rir. Mas o fato é que funcionou e nunca mais aquele carro parou quando chovia e nem mesmo em enchentes.

Fiz o mesmo em uma Honda Turuna que tive em 1979 ou 1980. E o dedo da luva nunca derreteu também.

Não sei como andam os materiais das luvas atuais, mas nunca tive problemas com isso. Assim, não posso lhe garantir resultados positivos nos dias atuais.

Espero ter ajudado.

T+!

destbr
24-07-07, 22:09
nossa, me ajudou demais!! vou ver se faço esse teste ou com algum material parecido :)

vai me salvar muito, pq onde trabalho, nao tem cobertura em nenhum pra deixar a moto.
tive sorte de nunca ter parado mesmo qdo ela ficava o dia inteiro na chuva, mas acho q dessa vez foi demais.. haha..

obrigado mesmo pela ideia e, qdo eu fizer, posto os resultados depois :)

César
24-07-07, 22:31
Quase o mesmo problema da minha só um pouco mais grave eu acho q vo coloca um saco de supermercado protegendo o motor e o bura, na chuva.

vwphoenix
25-07-07, 00:17
Não entendo nada de mecânica de motos e o que vou dizer pode parecer idiotice, mas vai lá... e se cobrir o cachimbo com silicone? Veda que é uma beleza e é fácil de tirar caso precise.

destbr
25-07-07, 02:54
mas saco plastico iria derreter tudo, não?

fiz o seguinte, peguei uma tira de velcro q eu tinha aqui e enrolei em volta da parte de cima do cachimbo e na parte de baixo tb. nao ficou tao aparente e parece ser mais resistente q o saco plastico (apesar q o velcro é de nylon né), mas deve aguentar mais...

testei e é impermeavel. vamos ver se aguenta o calor do motor...

Saurus
25-07-07, 13:20
mas saco plastico iria derreter tudo, não?

fiz o seguinte, peguei uma tira de velcro q eu tinha aqui e enrolei em volta da parte de cima do cachimbo e na parte de baixo tb. nao ficou tao aparente e parece ser mais resistente q o saco plastico (apesar q o velcro é de nylon né), mas deve aguentar mais...

testei e é impermeavel. vamos ver se aguenta o calor do motor...


Beleza, véio! Depois tente com o dedo de luva de látex. Acho que será melhor ainda.

Ah, sim: Não esqueça de postar os resultados do teste.

Stone
25-07-07, 13:27
tipo akelas luvas de médico ou aquelas de faxineiro?