PDA

Ver Versão Completa : Nova norma - prazo de validade?



PimEdu
26-07-07, 17:06
Galera, cabei de ler a nova norma e me veio uma duvida, em nenhum lugar dela esta escrito sobre o capacete estar dentro do prazo de validade, só fala que o fiscal deve procurar por marcas que mostrem a inadequabilidade do capacete para ser usado.
E ai, tem alguma outra norma sobre a validade ou não tem dessa?
To preocupado pq o meu cms não tem etiqueta nenhuma com o prazo de validade, e se realmente precisar de prazo de validade acho q vo acaba tendo q comprar outro capacete... foda, mais 500 mangos.

sot010174
26-07-07, 17:37
que eu saiba sao 3 anos... o meu e de 11/2005...

Lagartixxa
26-07-07, 17:45
eu ainda nao li a lei, mas dizem ser de 3 anos! na verdade os fabricantes de capacetes q informam que o capacete tem 3 anos de validade! so olhar na caixa q vc vao ver!

e convenhamos, um capacete q vc usa por 3 anos direto ja ta todo surrado pedindo outro neh!

vinacowboy
26-07-07, 17:48
nunca ouvi falar nisso, só sabía dos 3 anos de validade mesmo...

PimEdu
26-07-07, 18:12
Então, a validade vai de capacete, ja li que os Shoei são cinco anos. Mas minha duvida é q na resolução 203 não cita em nenhum momento a validade. Cita que tem q ter o selo do inmetro (ou na etiqueta), refletivos nos lados e atras e só.
Dai sempre li aqui dessa do prazo de validade e tals e queria saber se tem alguma resolução que o torne obrigatório ter ou se não, pq se tiver vou acabar tendo que trocar o meu, que esta no prazo mas não tem a etiqueta mostrando o prazo.

crazykid
26-07-07, 19:23
ou na boa nem sabia que tinha prazo de validade essas fita nao cara!!
q doidera o meu eh 2006 tao ta d boa se eh 3 anos

Furious VIPER
26-07-07, 21:25
Eu sou radicalmente contra esses adesivos bagaceiros! Mas tava olhando meu capacete.. e como ele tem alguns lugares em branco mesmo... vou colocar por cima os adesivos e ver se fica legal... sem colar, só colocar em cima do capacete!! se ficar bagaceiro nem coloco! se eu conseguir disfarçar... aí eu até coloco sim!!

PimEdu
26-07-07, 21:55
Sobre o prazo de validade, é obrigatório o capacete portar o seu ou não???? Minha duvida é basicamente essa.

Furious VIPER
26-07-07, 22:06
Sobre o prazo de validade, é obrigatório o capacete portar o seu ou não???? Minha duvida é basicamente essa.

É sim! Pq o capacete tem q estar dentro da validade! E isso somente se comprova com a etiqueta akela q mostra a fabricação do capacete!

destbr
27-07-07, 01:27
É sim! Pq o capacete tem q estar dentro da validade! E isso somente se comprova com a etiqueta akela q mostra a fabricação do capacete!


perfeito, somente com a etiqueta vc provaria o prazo de validade. mas se a lei nao dita nada sobre isso, logo nao se torna obrigatorio. simples assim :D

Furious VIPER
27-07-07, 05:24
perfeito, somente com a etiqueta vc provaria o prazo de validade. mas se a lei nao dita nada sobre isso, logo nao se torna obrigatorio. simples assim :D

Se a lei não dita nada a respeito disso.. tá aí a brecha na lei que precisava pra gurizada se livrar!! Simples assim dnovo!!hehe

minerinho
27-07-07, 09:11
A Resolução entra em vigor agora dia 8, portanto já fiz o pedido dos meus adesivos....

de acordo com a resolução que for pego sem adesivo reflexivo ou sem etiqueta selo do inmetro

cometerá uma infração gravíssima e terá a suspenção da carteira

Meio pesada a punição né?

quanto aos adesivos é feio sim mais acho que por ser reflexivo deixa os passageiros mais "visíveis.."

PimEdu
27-07-07, 10:16
Então, na verdade meu medo é q tenha alguma outra resolução q diga sobre esse prazo de validade, pq to achando que agora vão fazer blitz direto, e se eu não tiver na lei vão me multar, e dai vale mais gastar a grana num capacete novo do que gastar a mesma grana pagando multa.
Alguem sabe de onde surigu esse prazo? É coisa dos produtores ou alguma resolução diz sobre isso?

PimEdu
27-07-07, 11:42
Segue site sobre a validade, só q SC, la dizem oq ja tava achando,q isso é besteira.
http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer039.htm

andrepessoa
28-07-07, 23:39
Segue site sobre a validade, só q SC, la dizem oq ja tava achando,q isso é besteira.
http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer039.htm


Muito interessante isso... moro aki e nem sabia disso... :G
mais aqui em floripa, os policiais tão encrencando até com pisca diferente do original. Eles tão querendo colocar medo nos motoqueiros mesmo, isso que é u phoda... ai sobre o capacete, é bom o amigo imprimir essa pagina e se a Sra. autoridade encrencar, COM TODO RESPEITO, você mostra o artigo e talz...
O chato de querer contrariar os home, é que TODOS eles estão "premiados" com algo que pode ferrar legal ctgo, tipo, uma petéca de maconha, cocaina e coisas do tipo, e acaba que se eles num gostam da tua cara, eles simplesmente "Plantam" isso em você ai ja viu né... ferrou-se tudo....

Abraçosss

PimEdu
29-07-07, 09:52
Q isso, seja respeitoso com o policial e diga que isso ja foi dito pelo contram de seu estado e mostre o artigo. Não va dizer q o cara é uma besta por não conhecer a lei q dai sim ele vai encrencar mesmo c vc.

Hunter 123
29-07-07, 12:07
E por falar em capacete, to achando até meio salgado o preço desses adesivinhos.
Mas voltando à lei, cada Estado endurece a seu moto. No site do Detran-ES, está:"...Agentes, que ao flagrarem o condutor ou passageiro de motocicletas, motonetas, triciclos ou ciclomotores, utilizando capacetes de segurança em desacordo com as condições certificadas pela NBR, que lavrem o auto de infração tipificando a conduta infracional através do código 703-0 quando se tratar de condutor ou através do código 704-8 quando se tratar de passageiros, conforme Resolução nº 066/98 do CONTRAN, e ainda que conste no campo "OBSERVAÇÃO" do auto de infração a expressão "CAPACETE INADEQUADO..."
Ou seja, esse "inadequado" é um termo muito vasto, que inclui validade, condições do mesmo e tal. E olha que essa é uma determinação de 2003 ainda...

PimEdu
29-07-07, 12:18
Mas aonde esta escrito q capacete tem q ter prazo de validade, nas duas normas q regulamentam o uso de capacetes, e na norma q regulamenta a produção, nenhum lugar diz em "prazo de validade". Dai surgiu essa duvida, pq, se não diz em prazo, teoricamente não poderiam me multar por isso, mas o problema é se multarem provar q isso num é o problema.

Hunter 123
29-07-07, 12:29
O pessoal diz que a lei é passiva de interpretações, embora por isso mesmo seje falha.
Não sou da área, mas pense bem: Se um juiz ou correlato tem que julgar uma causa. O guarda coloca nos autos que o capacete estava "inadequado' por estar com prazo de validade vencido. E é lei tal produto ter um prazo de validade estabelecido pelo fabricante. Então, dificilmente o sujeito não vai ser multado, pois subentende-se que isso é um erro de conduta do motociclista, que estaria pondo em risco a própria vida ao usar um produto que teoricamente poderia não oferecer segurança. Acho que é isso.

PimEdu
29-07-07, 12:47
Então hunter, ai q esta minha duvida, alguma lei diz isso? Pq as duas resoluções q falam sobre o uso de capacetes por motociclistas não tocam na palavra "prazo de validade". E sendo assim não podem me multar por andar sem prazo de validade.

Hunter 123
29-07-07, 12:55
Não poderia, mas o julgador pode extrapolar isso, pelo fato de ser um "capacete inadequado", e pelo fato de vc teoricamente estar pondo em risco a própria vida, ao não respeitar esse prazo de validade. E por em risco a própria vida ou a dos outros (carona) no trânsito é passivo de multa.

TorteX
29-07-07, 13:45
e convenhamos, um capacete q vc usa por 3 anos direto ja ta todo surrado pedindo outro neh!


O meu faz 3 o ano que vem e num ta nem um pouco surrado não viu!!
Depende so do jeito que o dono o conserva!

superkyo
29-07-07, 13:59
5 anos seria mais aceitavel !!

3 anos é poko cacete, se vc conserva o minimo ele dura mais q 3 anos facil, o do meu pai tem 11 anos e tá quase sem risco e ainda brilha........

PimEdu
29-07-07, 14:08
Mas capacete não é obrigado a ter prazo de validade, então vc não é obrigado a cumprir prazo nenhum, então vc não está colocando em risco sua vida nem a de ninguem. Isso só existiria se houvesse alguma lei que obrigue os capacetes a terem um prazo de validade (capacete não é produto perecivel). Existe tal lei? pq as duas normas q regulamentam o uso de capacetes por motocicliestas NENHUMA das duas cita o tal prazo de validade.
Existe tal lei q obriga capacetes a terem prazo de validade?????
P.s: capacetes importados tipo shoei tem prazo de cinco anoa de validade.

Hunter 123
29-07-07, 15:42
Não sei se existe a lei que obrigue a isso, mas acho que deva haver uma determinação sim, afinal, como vc diz, até os importados tem.
Mas pense bem: Se os homi verem a data vencida, eles tem o dever moral de questionar isso. Afinal, se o fabricante disse, teoricamente é verdade, indepentemente se a lei manda colocar ou não....
Aí, se o fabricante coloca e for verdade, voltamos àquela teoria do risco à vida...

PimEdu
29-07-07, 17:26
Mas o meu problema é q meu capacete não tem prazo de validade, e dai to com medo que me multem por isso.

Hunter 123
29-07-07, 17:56
Pois é, é um problema em potencial. No começo eu acho que eles vão apertar, e é arriscado usar. Infelizmente é provável que num futuro a médio prazo a coisa descambe...

PimEdu
29-07-07, 18:19
Meu medo é fazerrem blitz para fiscalizar a nova norma e dai me multarem pela falta de validade, to achando q agora q entra em vigor a resolução vão acaba fazendo varias blitz pra multar motociclista.

Hunter 123
29-07-07, 18:23
Meu medo é fazerrem blitz para fiscalizar a nova norma e dai me multarem pela falta de validade, to achando q agora q entra em vigor a resolução vão acaba fazendo varias blitz pra multar motociclista.

Ah, isso com certeza vai ocorrer, pode esperar.

superkyo
29-07-07, 22:43
To com medo tb meu capacete era do meu pai e é bem velho deve ter uns 11 anos super conservado com etiqueta do inmetro, mas naum tem validade naum será q vo ter q comprar !? q saco vai pesar no orçamento !! CAPACETE e BAULETO...

PimEdu
30-07-07, 08:22
Sei la, a norma entra em vigor dia 6 agora... uma multa é o valor de um bom capacete, to achando q vo mesmo comprar outro e ver como q fica a situação, dependendo de como for deixo um pro garupa, dai fico com dois bons, pq se levar uma multa vou querer me matar.

superkyo
30-07-07, 14:40
HAHAHAHAHA SORTE !!!

ADIADA A NORMA PRA JANEIRO DE 2008 !!


AGORA SÓ PROCURAR O BAULETO MSM CAPACETE EM 2º PLANO, hj quase fui de motos pra escola, mas tava mto friu e num fui o foda q o cabo pra prender a moto naum cabe na minha mochila uma merda !! amanha vo de moto ( espero ) e a mochila vai ter q ir aberta.....