PDA

Ver Versão Completa : Dado interessante sobre óleo de motor........



cabra de brasilia
27-07-07, 16:11
Bão eeses dia eu postei um tópico sobre lubrificantes.......conversa vai conversa vem......muita pesquisa na net.....olha o que achei....bastante interessante.......segundo a BR só é aconselhável utilizar óleo API SG ou SF.......pois os outros podem comprometer o funcionamento da embreagem........interessante dado............


https://www2.petrobras.com.br/produtos_servicos/port/minisitelubrax/perguntas.htm#26

26. Posso usar o Lubrax SJ na minha moto 4 tempos?

R: Não. Os níveis de aditivação indicados para motos 4 tempos são geralmente característicos de óleos com desempenho API SF ou SG. Óleos API SH, SJ e SL possuem um nível de aditivação que pode comprometer o funcionamento do sistema de embreagem da moto, que também é lubrificado pelo óleo do motor.


Deva de ser por isso que esses dias eu vi um óleo caríssimo usado na MotoGP e o bicho era SG.........

falcao007
27-07-07, 16:24
tem o GP LUBRAX, no Extra esta por R$ 11,25. não achei caro.

Ivan RJ
27-07-07, 18:35
Eu só uso o Lubrax, cansei de falar sobre isso em vários tópicos, e pago R$9,50 no posto Br perto de casa. Aliás, já tenho um pequeno estoque. Um grande abraço a todos os irmãos e parabéns a nós pelo dia de hoje. :clap:

cabra de brasilia
27-07-07, 18:42
tem o GP LUBRAX, no Extra esta por R$ 11,25. não achei caro.


Esse é o preço médio dele mesmo.........




Eu só uso o Lubrax, cansei de falar sobre isso em vários tópicos, e pago R$9,50 no posto Br perto de casa. Aliás, já tenho um pequeno estoque. Um grande abraço a todos os irmãos e parabéns a nós pelo dia de hoje. :clap:


Aqui no DF ele sai em média 11 Reais.....e o filtro de óleo da Yes custa 16 reais na concessionária......agora se você for lá na mesma concessionária e fizer a troca de óleo mais filtro fica 30 Reais.......... :0_0:........

Você já testou o Castrol Actevo.......

Ivan RJ
28-07-07, 02:51
Jamais usaria o Castrol Actevo. Pra quê? É um óleo semi sintético, se não estou enganado, e com duração exatamente igual aos óleos minerais. Motocicleta não é automóvel. Mesmo usando óleos sintéticos ou semi sintéticos o período de troca deve ser o mesmo indicado no manual da motocicleta. Pra quê pagar mais por um óleo que irá fazer a mesma coisa que o Lubrax e o com a mesma qualidade? Eu não pago. E um aviso, antes de colocar um óleo semi ou síntético tentem tirar o máximo possível todo o óleo mineral do motor, pois, a mistura dos dois forma uma borra dentro do cárter da moto, e vice versa. Um grande abraço a todos os irmãos.

cabra de brasilia
28-07-07, 09:40
Jamais usaria o Castrol Actevo. Pra quê? É um óleo semi sintético, se não estou enganado, e com duração exatamente igual aos óleos minerais. Motocicleta não é automóvel. Mesmo usando óleos sintéticos ou semi sintéticos o período de troca deve ser o mesmo indicado no manual da motocicleta. Pra quê pagar mais por um óleo que irá fazer a mesma coisa que o Lubrax e o com a mesma qualidade? Eu não pago. E um aviso, antes de colocar um óleo semi ou síntético tentem tirar o máximo possível todo o óleo mineral do motor, pois, a mistura dos dois forma uma borra dentro do cárter da moto, e vice versa. Um grande abraço a todos os irmãos.



Valeu pela dica.......mas eu só troco o óleo antes do prazo !.......troquei o óleo do Ka do meu irmão a próxima troca era aos 23 Mil coloquei no papelzinho 21 Mil.........agora o óleo recomendado pela Ford é um mineral SG 5W30 caro pra barai.......numa loja de troca de óleo aqui saia 160 Reais !!!!! os 4 Litros.....no Ka acredita que vai um tiquin a mais de 4L !!!!!!.....então carquei Lubrax Tecno......rapaiz que diferença o motor que já é relativamente silencioso ficou mais ainda.......não se ouve mais aquele barulho típico do comando batendo nas válvulas.........só por causa desse diabo 5W30 o óleo é uma furtuna......e o tecno além de ser semém sintéco é SL e 20W40 se não me engano........fora que o tecno ficou só 90 Reais mais barato.......mas acho que na Yes botar outro além do GP Lubrax é bobagem mesmo.........olha que cômico...aqui na revenda Suzuki GP Lubrax + filtro da Yes colocado sai 30 Reais....e tudo separado sai 38 Reais !........abraços.......e valeu pela dica de novo.........

Mostarda_69
28-07-07, 11:20
Eu não sei mais nada intao... pq a yamaha faz um oleo pras proprias motocas.. e eh SL, se nao me engano eh isso o yamalube... Ele fariam um oleo cara e que gaste a embreagem?? duvido muito... acredito que certas empresas coloquem aditivos... pois o API eh somente questao de evoluçao... tanto q existe uma tabela para consulta q se nao me engano API SF eh dos anos 70.. e o SL dos 90... Queria te um pote de yamalube pra le a composição... alguem tem ae?? vlw ae...

oldskullo
28-07-07, 11:50
Bom, usei o castrol Actevo (pra motos) na troca retrasada e foi muito bom. Na época tava $14,50 ($2 a menos que o Mobil), e deu uma boa diferença no motor, especialmente num barulhinho muito chato que ele tava fazendo, com o Actevo ele sumiu de vez...
Mas tive um pouco de problemas com a embreagem que patinou um pouco, sem contar o cheiro forte de óleo queimado na 1a ligada (tanto que até na troca o nível tava no baixo).

Enfim acabei voltando pro mineral (Mobil xixi) e vou ficar nele, não tem jeito... fazer mistureba no motor é osso! :lol:

destbr
28-07-07, 15:01
esse lubrax é pra moto mesmo ou serve tb pra carro??

ele é melhor q o mobil preto?? sempre usei o mobil mesmo, somente uma vez q usei o yamalube.

Hunter 123
28-07-07, 20:30
esse lubrax é pra moto mesmo ou serve tb pra carro??
ele é melhor q o mobil preto?? sempre usei o mobil mesmo, somente uma vez q usei o yamalube.

Óleo pra motor de carro é pra carro e de moto pra moto. Isso é importante seguir.
Mas em relação a óleos, o óleo sintético apresenta muitas vantagens, e é provável que eu o use no futuro.

TorteX
29-07-07, 14:20
Oleo de carro é mais fino num é??eu num colocaria nem fu!
Coloco o mobil preto por 10,50...

Hunter 123
29-07-07, 15:44
Não sei se é isso, mas motores de carro são submetidos à estresses muito deferentes dos motores de moto...Isso é fato, não se deve usar de carro em moto e vice versa de forma alguma.

cabra de brasilia
29-07-07, 21:44
Eu não sei mais nada intao... pq a yamaha faz um oleo pras proprias motocas.. e eh SL, se nao me engano eh isso o yamalube... Ele fariam um oleo cara e que gaste a embreagem?? duvido muito... acredito que certas empresas coloquem aditivos... pois o API eh somente questao de evoluçao... tanto q existe uma tabela para consulta q se nao me engano API SF eh dos anos 70.. e o SL dos 90... Queria te um pote de yamalube pra le a composição... alguem tem ae?? vlw ae...


É interessante sua colocação..........




Bom, usei o castrol Actevo (pra motos) na troca retrasada e foi muito bom. Na época tava $14,50 ($2 a menos que o Mobil), e deu uma boa diferença no motor, especialmente num barulhinho muito chato que ele tava fazendo, com o Actevo ele sumiu de vez...
Mas tive um pouco de problemas com a embreagem que patinou um pouco, sem contar o cheiro forte de óleo queimado na 1a ligada (tanto que até na troca o nível tava no baixo).

Enfim acabei voltando pro mineral (Mobil xixi) e vou ficar nele, não tem jeito... fazer mistureba no motor é osso! :lol:


Excelente observação......temos outros relatos se não me engano acho que foi o Furious que relatou situação próxima da sua..........




esse lubrax é pra moto mesmo ou serve tb pra carro??

ele é melhor q o mobil preto?? sempre usei o mobil mesmo, somente uma vez q usei o yamalube.


25. Posso utilizar o óleo para motos GP Lubrax em automóveis?
R: Sim, desde que o fabricante recomende óleo nível de desempenho API SF ou SG no manual do veículo, pois estes níveis são atendidos pelo GP Lubrax




Óleo pra motor de carro é pra carro e de moto pra moto. Isso é importante seguir.
Mas em relação a óleos, o óleo sintético apresenta muitas vantagens, e é provável que eu o use no futuro.


Bão temos alguns relatos de colegas que usaram semém sintétco e o óleo baixava....voltaram para o menerar e voltou a ficar normal.......aqui tem uma oficina que os caras são muto sérios perguntei qual óleo filé para botar na moto os caras me indicaram o GP Castrol.......que é mineral e SF......agora óleo sintético ou semi em carros ai meu amigo não tem coisa melhor.....aquela barulheira de comando de válvulas nunca mais.........




Oleo de carro é mais fino num é??eu num colocaria nem fu!
Coloco o mobil preto por 10,50...


Bão o que a BR fala é que parece que o que é diferente são a aditivação

Ivan RJ
30-07-07, 01:53
Para carro pode usar até SX quando lançarem, na caixa de marcha do carro o óleo é diferente em especificação do óleo do motor. Não tem nada a ver com nossas motos. Existem motocicletas que usam lubrificação de caixa igual a carro, não é o nosso caso, aliás espero que um dia seja. É sinal que estaremos com dindin sobrando, e muito. Coloquem no carro o óleo específico para automóveis e nas motocicletas óleo específico para elas. Nâo misturem óleo sintético ou semi com óleo mineral. Um grande abraço a todos os irmãos.

motorBIZ
30-07-07, 07:48
Bom, eu usei uma vez um óleo que encontrei em uma loja que os cara são super gente boa, o óleo é um tal de ELAION, ele é SF (diferente do LUBRAX que sempre usei que é SG), a mulher me falou que esse ELAION é recomendado pela Honda na Argentina, e perguntou se eu num queria testar esse que era apenas R$1,00 mais caro que o LUBRAX (que aqui pago R$8,50 :OK: ), daí quando usei o tal óleo foi primeira vez que senti um óleo fazer diferença no motor,(só usava MOBIL e LUBRAX antes.) parecia que o motor puxava mais, sentia firmeza, já peguei na BR indo pro trabalho 130Km/h , e detalhe, tenho uma BIZ 125!!!!!
Agora to usando um óleo do ipiranga que não ta sendo tudo aquilo, |:( quero voltar a usar esse ELAION, o problema é que o ELAION não tinha mais na loja, pq a mulher falou que vendeu tudo e muito rápido, e que ia chegar só em duas semanas, ela disse que todo mundo que usou aprovou!! Espero na próxima troca ter mais desse óleo, só vou usar ele! :)

Quem quiser saber onde compro óleo baratinho vai no RANCHO DAS MOTOS aqui em São José no KOBRASOL! :D

Diego.fcs
30-07-07, 10:31
Aki o pessoal usa muito o Mobil tanto o preto como o prata também, eu usava o Mobil mesmo mas o último mecânico que fui, que me pareceu muito bom, o único que conseguiu deixar minha bolinha beleza, me disse que o Mobil num é muito bom não e me sugeriu que usasse um da Elf, só que não me lembro das especificações... Gostaria de saber com o pessoal aí mais experiente em motos qual seria as marcas ideais para usar na minha moto, já que ela tem um sistema mais antigo... Abraço!

marcusohc
31-07-07, 18:23
Aki o pessoal usa muito o Mobil tanto o preto como o prata também, eu usava o Mobil mesmo mas o último mecânico que fui, que me pareceu muito bom, o único que conseguiu deixar minha bolinha beleza, me disse que o Mobil num é muito bom não e me sugeriu que usasse um da Elf, só que não me lembro das especificações... Gostaria de saber com o pessoal aí mais experiente em motos qual seria as marcas ideais para usar na minha moto, já que ela tem um sistema mais antigo... Abraço!


Pelo pouco que entendo, óleo se usa da especificação recomendada pra cima. Por exemplo, se a Honda recomenda 20W40 API SF pra sua moto, você poderá usar um 20W50 API SG.

O problema, é ficar mudando de óleo toda vez que se faz a troca. Aí é osso.