PDA

Ver Versão Completa : Disco Flutuante - Qual a vantagem?



TorteX
31-07-07, 11:38
Falaaee rapaziada!
Fui ver a GS500 ontem né...ai o vendedor tava puxando a sardinha pra ele e falou..
-Oh, a GS tem disco Flutuante, e a CB não!
Sim, sei que o flutuante é preso junto ao eixo, e o simples é preso na roda...
Mais qual a real vantagem do flutuante??
Valeeeu!

Furious VIPER
31-07-07, 12:04
Uma vez conversando com o Alan... ele me explicou direitinho! Eu não lembro nem metade da explicação.. mas tinha algo a ver com a posição do disco no momento da mordida das pastilhas, que como ele é flutuante (o nome já diz) não existe chance das pastilhas morderem o disco de maneira desigual! O disco tem um breve jogo para os lados onde fica na posição ideal para que as 2 pastilhas prensem ele com exatamente a mesma força.. sempre!
Pelo menos foi isso q eu entendi!!hehe

casali
31-07-07, 12:27
nas motos onde o disco não é flutuante a pinça é, se não fosse desta maneira seria muito difícil centrar o dico com as pastilhas
onde o disco e a pinça são fixos existem pistões dos dois lados

olha uma pinça e sacode ela que tu vai ver que ela mexe, ela fica presa sobre dois pinos, onde ela desliza para os lados para posicionar na hora da frenagem

olha este ppt que explica direitinho

http://www.umec.com.br/freios_AULA3_19-04.ppt

TorteX
31-07-07, 12:42
Uma vez conversando com o Alan... ele me explicou direitinho! Eu não lembro nem metade da explicação.. mas tinha algo a ver com a posição do disco no momento da mordida das pastilhas, que como ele é flutuante (o nome já diz) não existe chance das pastilhas morderem o disco de maneira desigual! O disco tem um breve jogo para os lados onde fica na posição ideal para que as 2 pastilhas prensem ele com exatamente a mesma força.. sempre!
Pelo menos foi isso q eu entendi!!hehe

Mesmo num sendo nem metada da explicação faz sentido sim!
Entendi o principio dele...
Falando em Alan, ta direto no msn mais ta sumido daqui do forum neh!



nas motos onde o disco não é flutuante a pinça é, se não fosse desta maneira seria muito difícil centrar o dico com as pastilhas
onde o disco e a pinça são fixos existem pistões dos dois lados

olha uma pinça e sacode ela que tu vai ver que ela mexe, ela fica presa sobre dois pinos, onde ela desliza para os lados para posicionar na hora da frenagem

olha este ppt que explica direitinho

http://www.umec.com.br/freios_AULA3_19-04.ppt



Po...que massa casali!!
Agora deu entender bem melhor! Valeu!!
Mais então geralmente se o disco num é flutuante a pinça é certo? então não daria na mesma os dois sistemas?

casali
31-07-07, 12:50
na verdade o princípio de funcionamento é o mesmo, mas nunca parei para verifivcar as ventagens dos dois sistemas

TorteX
31-07-07, 12:54
na verdade o princípio de funcionamento é o mesmo, mas nunca parei para verifivcar as ventagens dos dois sistemas


É bem nisso que to tentando chegar! pq na minha cabeça os dois sistemas dão na mesma! hhehehe

RGBguima
31-07-07, 13:05
Boa pergunta em Tortex...

Tb estou curioso pra saber as reais vantagens e desvantagens!!

Coltz
31-07-07, 13:42
acredito que o sistema de disco flutuante tenha sido criado pois as pastilhas tem um certo jogo, um movimento de regulagem meio que limitado

o disco acredito eu que "amplifica" essa regulagem saca?

viniciuslemos
31-07-07, 16:23
Deen uma olhada nisso http://www.motonline.com.br/faq/faq1.html#20r
pelo q eu entendi se o disco eh fixo a pinça e flutuante e vice versa.

20 - Qual a diferença entre o freio a disco fixo e flutuante?

R: O disco flutuante é composto de uma pista frenante e uma flange fixa à roda. Esta pista frenante é apoiada em rebites que permitem leve movimentação lateral. Esse pequeno movimento é para impedir que as eventuais torções do disco sejam transferidas para a pinça de freio e afaste as pastilhas do disco. Normalmente existem dois tipos de freio flutuante: o disco flutuante com **** fixa; ou a pinça flutuante com disco fixo. A escolha do sistema depende do tipo de moto e uso. Normalmente os discos flutuantes são usados em motos esportivas de alto desempenho, ou por questões de marketing e alguns casos.

flw

FabricioFabuloso
31-07-07, 17:26
Segundo o meu mexanico os discos flutuantes seriam melhores pois passariam menor vibração, sendo essa "descarregada" no proprio disco e naum na mão do condutor.. e por isso melhor... sei la... mas foi isso q eu entendi...

Abraços

barbeirorp
31-07-07, 17:51
a minha virago 535 tem disco fixo, porém pinça flutuante

Ivan RJ
31-07-07, 18:53
O bom é sabermos, já tinha lido o artigo do outro site a algum tempo, é que nas nossas motos isso não tem a menor influência pela baixa potência que possuem. Da mesma forma é a suspensão dianteira invertida. Essas coisas funcionam em moto de competição ou motos de grande potência sendo usadas de forma esportiva. Para mim não teriam nenhuma utilidade, eu continuaria levando poeira de Walk Machine. Um grande abraço a todos os irmãos.

Diego.fcs
01-08-07, 11:32
Isso deve ter alguma diferença tratando-se de alta performance como em motos de alta potência pois imagina vc a mais de 200km/h e metendo a mão no freio! Essa questão de torções do disco pode estar relacionado a temperatura que ele chega nessas frenagens extremas, eu acho né! Mas para a gente isso num deve mudar muita coisa não...

Abraço!

Lagartixxa
02-08-07, 09:25
muito legal, ontem eu tava mais atoa ai deu pra ver direitim o PPS explicando as difenrencas, interessante pacas e me tiro uma duvida q eu tinha sobre a pinca so ter pistao de um lado! agora eu entendi o pq

francescotorres
02-08-07, 11:00
A cruise tem disco flutuante. As vezes faz um barulhinho chato !