PDA

Ver Versão Completa : [Tutorial] Lonas de freio envidradas? ou rangindo? Solução!



Cyber
01-08-07, 09:53
E ae galera, bom com 13 mil kms de uso o freio a tambor da toni envidrou, pra quem não sabe o que isso quer dizer, é quanto as lonas de freio depois de bem usadas ficam lisas e com pouco atrito com o cubo fazendo com que a moto fique com pouca frenagem na roda ou frenagem nula, a minha estava quaze :lol: .

Então desmontei a roda da motoca peguei uma lixinha de ferro 600 e passei nas lonas pra deixa-las porosas e com ranhuras. Depois peguei uma serrinha de cortar ferro e fiz vincos para que a poeira proveniente do uso das lonas fiquem nos vincos e não grudem na face da lona envidrando-a novamente.

O resultado foi ótimo a moto voltou a freiar como nova e a segurança novamente foi retomada hehe :D

*NOTA: Se alguem estiver com problema de freio rangindo ou fazendo barulho isto resolve também pois aquele rangindo é o pó da lona de freio começando a envidrar o tambor. Agora se o processo não resolver é porque está na hora de trocar a lona :lol: .

Ae vão as fotos das lonas com os vincos.

http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/tornado/DSC03774.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/tornado/DSC03773.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/tornado/DSC03772.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/tornado/DSC03771.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/tornado/DSC03770.jpg

vinacowboy
01-08-07, 10:04
Cara, acho q vou ter q fazer isso na minha pastilha... 15mil km e já tá ficando envidrada também... falowwwwwww

Diego.fcs
01-08-07, 10:23
Opa... ótima dica. Valeu cara. Aposto que se vc fosse na Honda eles iam falar que tinha que trocar as lonas, iam falar que o cubo tava gasto, e trocar todo o sistema de freio traseiro... hehehehehehe...

òtima dica... Abraço!

Cyber
01-08-07, 10:28
Opa... ótima dica. Valeu cara. Aposto que se vc fosse na Honda eles iam falar que tinha que trocar as lonas, iam falar que o cubo tava gasto, e trocar todo o sistema de freio traseiro... hehehehehehe...

òtima dica... Abraço!


Ia ser mais ou menos assim mesmo cara ou se o cara fosse malandrão ia fazer este mesmo trampo ae e cobrar por uma lona nova huahuahua...

Lagartixxa
01-08-07, 10:29
caraca, 13k km e tem esse tanto de lona ainda! parece q elas tao novas

Cyber
01-08-07, 10:30
caraca, 13k km e tem esse tanto de lona ainda! parece q elas tao novas


A lona da motoca veio com bastante, ai ta na metade...

Furious VIPER
01-08-07, 10:34
Nas minhas lonas de freio nunca aconteceu!! Ou será q aconteceu tipo.. perto de revisão e o mecânico deu um jeito?? Eu sei q nunca notei essa falta de frenagem não! nas pastilhas de freio já notei, daí é só tirar a roda dianteira e lixar de leve as pastilhas!!
A ideia do tutorial é boa! Move ele pra área de tutoriais aí Cyber!!

Ivan RJ
01-08-07, 15:08
Grande Furious, boa idéia. Cyber coloca como um Tutorial, com certeza irá ajudar a muita gente. Um grande abraço a todos os irmãos.

Diego.fcs
01-08-07, 17:14
Percebe-se que tá assim quando o freio tá ruim e faz aquele barulho escandaloso né?

agm2112
01-08-07, 17:54
Como minhas lonas custam 9 reais (Cobreq), nem esquento .. boto logo tudo novo !

casali
01-08-07, 18:41
eu tive uma DT180 1986 era freio a tambor na frente, tinha que fazer isto quase toda semana,

igortde
02-08-07, 09:35
Fiz isso com a minha Semana passado .... melhorou e parou o barulho irritante

Stone
02-08-07, 13:34
BOA, valew, vo fazer nas minhas :clap:

César
02-08-07, 21:08
Eu prefiro a pastilha vidrificada que ela dura bem mais. A minha moto tá com 31 mil km e pastilhas dianteiras originais ela guincha um pouco mas como tá vitrificada vai dura muito tá na metade do desgaste ainda..

Furious VIPER
02-08-07, 21:39
Eu prefiro a pastilha vidrificada que ela dura bem mais. A minha moto tá com 31 mil km e pastilhas dianteiras originais ela guincha um pouco mas como tá vitrificada vai dura muito tá na metade do desgaste ainda..

César... a cada post teu eu me certifico mais ainda q tu tem q andar de bicicleta meu!! *****... lixa as pastilhas pra freiar bem!! Economizar as pastilhas abrindo mão de um freio confiavel?? Bah... sem noção, né?!

TorteX
02-08-07, 21:49
Eu prefiro a pastilha vidrificada que ela dura bem mais. A minha moto tá com 31 mil km e pastilhas dianteiras originais ela guincha um pouco mas como tá vitrificada vai dura muito tá na metade do desgaste ainda..

Mão de vaca! uahuhauha

rogeming
02-08-07, 22:51
Eu prefiro a pastilha vidrificada que ela dura bem mais. A minha moto tá com 31 mil km e pastilhas dianteiras originais ela guincha um pouco mas como tá vitrificada vai dura muito tá na metade do desgaste ainda..

Faz o seguinte: deixe a moto na garagem para economizar também os pneus. KKKkkkkkkkkkkkkK. Brincadeira, não leve a mal.........!!!!!!!!!! Só pra descontrair.

FabricioFabuloso
02-08-07, 23:42
Eu prefiro a pastilha vidrificada que ela dura bem mais. A minha moto tá com 31 mil km e pastilhas dianteiras originais ela guincha um pouco mas como tá vitrificada vai dura muito tá na metade do desgaste ainda..


César... o preço da lona eh mt baixa perto da falta de segurança q a mesma em condições ruins proporciona... eh a famosa economia besta... naum vale a pena naum... tome duas brejas a menos (ta bom eu sei q eh dificil hehehehe) mas mantenha a segurança sempre em ordem...

Abraços

Diego.fcs
25-10-07, 13:55
Outra coisa que vale lembrar é o seguinte, minha moto estava com os freios (tambor) péssimos, e cada um me falava que tinha que fazer uma gambitech para puxar com mais força, comprei as lonas originais da Honda e mesma coisa, e uns me falavam que tinha que aumentar o "bracinho" que puxa a lona lá no espelho e tal e nada a v isso, mandei em um mecânico e ele me disse para levar em um torneiro para embuchar a roda, fiz isso, gastei uns 50 reais, ficou meio caro, mas parece moto zero km... Se seu freio estiver ruim e as lonas estão boas, verifique se os cubos não estão gastos demais... E cubo gasta sim, num é só a lona não...

Abraço!

SKID OI!
25-10-07, 15:38
:G Otimo tuto vou ver a quantas anda a lona da TW!!!!

Willian_M
27-10-07, 09:15
po minha moto ta com o problema parecido huashusah osh q naum para naum depois q embalo a motinha vai embora i naum para naum po o mecanico falo q é o cubo da moto (90 mil rodado) haushuash vo fze isso
ei mais sera q ela q por ela estar serrada (espaço emtre ela) em uma freiada brusca pode solta um pedaço seila ou coisa do tipo ?????
abs

Stone
27-10-07, 09:20
vc num serra até o final, só faz um vinco

a minha era só pegar uma chuva que ela já ficava envidrada e fazia aquele barulinho chato, depois que apliquei essa técnica do mal nunca mais deu problema

casali
27-10-07, 09:45
Eu prefiro a pastilha vidrificada que ela dura bem mais. A minha moto tá com 31 mil km e pastilhas dianteiras originais ela guincha um pouco mas como tá vitrificada vai dura muito tá na metade do desgaste ainda..


Outro detalhe importante sobre deixar as pastilhas vitrificadas é o desgaste do disco, vai economizar em pastilhas e gastar o disco, disco de moto o desgaste é muito pequeno, mas com as pastilhas ruins vai riscar o mesmo nos locais onde a pastilha estiver mais dura

pulatampinha
30-10-07, 21:24
Galeraaaaaaaaaaaaaa............olha eu aqui.....nem sei como tirar a roda!Quem dirá achar as lonas de freio!!Vou me arriscar qualquer dia!Será que eu faço alguma m... na motoca?rs!

Cyber
30-10-07, 22:54
Galeraaaaaaaaaaaaaa............olha eu aqui.....nem sei como tirar a roda!Quem dirá achar as lonas de freio!!Vou me arriscar qualquer dia!Será que eu faço alguma m... na motoca?rs!


Faz nada cara não tem segredo, marca bem as peças que vc tirou e pronto. Qualquer coisa chama um amigo pra ajudar ae boa...


vc num serra até o final, só faz um vinco

a minha era só pegar uma chuva que ela já ficava envidrada e fazia aquele barulinho chato, depois que apliquei essa técnica do mal nunca mais deu problemaFaço apenas os vincos Stone, e a técnica do mal funciona bem pacas :D claro que se a lona estiver no bico tem que trocar viu galera. Essa técnica do além soh serve para lonas que ainda estão boas, mais estão chiando ou freiando pouco :OK:

minerinho
31-10-07, 10:31
Mão de vaca! uahuhauha


huahuahuahuhuaha tirou as palavras da minha boka huahuahuahuahu :OK: :G

Deeck
13-01-10, 19:48
É isso ai, eu também tava com o mesmo problema, ai eu troquei o dianteiro! Mas na verdade a lona ainda tá boa.

Agora vou fazer isso com o trazeiro, boa idéia fazer essas ranhuras nela assim o pó corre nelas e indo pelas laterais!

Qualquer dia que der tempo eu irei fazer isso!
:OK:

Valeu?

Caique
23-02-10, 21:48
Eu acho melhor trocar as lonas poi vc acha lonas de boa qualidade ate de 20 reais pois vcs lichando com licha muito grossa vai acabar com o cubo da roda e fazendo esses cortes corre o risco de perder a resistencia e se discolar da sapata travar a roda e vcs irem pro chão. :OK:

Stone
24-02-10, 20:28
Com o tempo (e com um curso que fiz) descobri que a principal causa desses barulhos e principalmete daquelas freiadas violentas só com um leve toque no freio são os cantos vivos que vão se formando nas lonas de freio, basta lixar para que fique beem arredondado que é quase garantido que resolva os problemas. Vou usar uma fotinha do Cyber para indicar esses cantos vivos

http://img706.imageshack.us/img706/1626/freio.jpg

Cyber
25-02-10, 13:38
Eu acho melhor trocar as lonas poi vc acha lonas de boa qualidade ate de 20 reais pois vcs lichando com licha muito grossa vai acabar com o cubo da roda e fazendo esses cortes corre o risco de perder a resistencia e se discolar da sapata travar a roda e vcs irem pro chão. :OK:


Muitas vezes as lonas estão em ótimo estado mas envidram, aí é jogar dinheiro fora se você trocar.



Com o tempo (e com um curso que fiz) descobri que a principal causa desses barulhos e principalmete daquelas freiadas violentas só com um leve toque no freio são os cantos vivos que vão se formando nas lonas de freio, basta lixar para que fique beem arredondado que é quase garantido que resolva os problemas. Vou usar uma fotinha do Cyber para indicar esses cantos vivos

http://img706.imageshack.us/img706/1626/freio.jpg


Além das ranhuras é bom dar uma lixadinha ai mesmo, ae fica show...

léke
26-01-11, 13:26
Além de lixar as lonas deve ser lixados os cubos tbm !! se for o caso de pastilhas, lixar somemte elas (pastilhas)
(não lixar os discos)

SydmaaR
26-01-11, 13:38
COVEIRO DETECT**



mais aproveitando isso, vou usar na minha moto, porque o freio dianteiro não está legal,
e fica assoviando :-/

Canabirro
12-08-11, 01:08
Boa Ciber, certas dicas não envelhecem nunca...a minha está ok. Valeu.

Stone
15-08-11, 16:15
Do mesmo jeito que o cubo, o disco também se lixa. Quando ele gasta ele fica muito liso, o que só faz com que as pastilhas fiquem envidradas e freiem menos

Darkknight
13-10-11, 13:14
ótima dica cara valeu.... vai ser muito útil...

kazimo
26-01-14, 21:19
vou fazer isso na minha tony tbm..to quase sem freio traseiro :/

billyjohw
06-03-14, 14:06
Freio bom = segurança = não economizar