PDA

Ver Versão Completa : alguem sabe como montar um carregador de baterias?



lim@
02-08-07, 10:58
se alguem souber e puder passar para nós seria de grande ajuda... :clap:

Fernando Oliveira
02-08-07, 11:07
Não faço a menor idéia, mas sei que em alguns supermercados vendem recarregadores de bateria de vários tipos, é bom ter um em casa... :OK:

Diego.fcs
02-08-07, 11:29
Creio que num compensa fazer um, tem pra vender já mas num sei o preço. Vou pesquisar preços pra dar uma analisada...

jecastro
02-08-07, 11:41
É fácil, é só colocar um diodo 1N4007 e uma lâmpada de uns 150W em série e ligar direto na rede e na bateria, o diodo vai retificar a energia e a lâmpada vai controlar a corrente elétrica e a tensão que vai ficar todo sobre ela.

Japaparadoxx
02-08-07, 11:56
Ou pega qualquer transformador que seja 12 V e liga, nem que for míseros 2 A.

Em uma noite dexa a bateria nova . :)

Recomendo que carregue a bateria com uma carga de no máximo 6 A.

Lagartixxa
02-08-07, 12:32
mas a galera aqui na mao de vaca mesmo heim!!!! hehehe
no supermercado vende uns carregadores q c usa uma lampada como resistencia, ai dependendo da lampada c tem carga lenta ou rapida

igortde
02-08-07, 12:56
Ou pega qualquer transformador que seja 12 V e liga, nem que for míseros 2 A.

Em uma noite dexa a bateria nova . :)

Recomendo que carregue a bateria com uma carga de no máximo 6 A.


Legal ... uma bateria de uma titan pedal por exemplo é quantos Amperes ?? uma fonte de 1,25 Ah carrena no máximo isso os 1,25 ??

Valeu

Stone
02-08-07, 13:08
acho que num é bem isso, tipo se o transformador for de menor amperagem carrega a bateria mais lentamente, e de maior amperagem carrega mais rapidamente

TorteX
02-08-07, 13:13
Fazer eu num sei...mais em casa agente usa uma que meu avo usa nos fusca dele da decada de 60! ehehehhe

igortde
02-08-07, 13:29
acho que num é bem isso, tipo se o transformador for de menor amperagem carrega a bateria mais lentamente, e de maior amperagem carrega mais rapidamente


Verdade Stone .... deve ser igual alternador de carro ... seo alternador é de 45ah e a bateria de de 60ah ela vai demorar mais para carregar

Fernando Oliveira
02-08-07, 13:32
Aê, vamos tirar o escorpião do bolso !!!!!! :D

Faz uma vaquinha com os colegas e compra um carregador, já vem na malinha e tudo !!! :lol:

jecastro
02-08-07, 14:10
acho que num é bem isso, tipo se o transformador for de menor amperagem carrega a bateria mais lentamente, e de maior amperagem carrega mais rapidamente

Exatamente, um carregador de 1 A vai levar 5 x mais tempo que um de 5A para carregar uma bateria de 10A, mas se o carregador tiver potência maior que a bateria, a resistência interna da bateria vai limitar a carga e se o carregador tiver 20A e a bateria 10A ele vai funcionar com apenas 10A.

igortde
02-08-07, 14:21
Aê, vamos tirar o escorpião do bolso !!!!!! :D

Faz uma vaquinha com os colegas e compra um carregador, já vem na malinha e tudo !!! :lol:


Fernando, tem ideia de quanto custe ??? nunca vi para vender ....



Exatamente, um carregador de 1 A vai levar 5 x mais tempo que um de 5A para carregar uma bateria de 10A, mas se o carregador tiver potência maior que a bateria, a resistência interna da bateria vai limitar a carga e se o carregador tiver 20A e a bateria 10A ele vai funcionar com apenas 10A.

Valeu jecastro, foi isso mesmo que tinha entendido

Fernando Oliveira
02-08-07, 18:01
Varia muito de marca para marca e de mercado para mercado, mas já vi um muito bom por R$ 40,00 no Wal-Mart de Curitiba, inclusive com com mostrador de carga, garras de cobre, etc e tal, além de vir embutido em uma maleta.

Stone
02-08-07, 18:52
ahámmm, acabei de achar::

Projeto 041 - Carregador de bateria

Este circuito carrega baterias de carros. Ele funciona enviando a maxima corrente a bateria, até a corrente cair a 150mA. Nesse tempo uma tensão mais baixa é aplicada para evitar sobrecarga. Quando a bateria é carregada totalmente o Led indica que o ciclo de carga terminou. Uma fonte de tensão de 18V é necessária para alimentar o circuito. O regulador U1 precisa ser montado em um bom dissipador de calor. Para usar o circuito conecte um bateria aos terminais e de um toque na chave S1.

http://www.qtcbrasil.com.br/projetos/proj_040a.gif

Relação de componentes

R1__________500 Ohm 1/4 W Resistor
R2__________3K 1/4 W Resistor
R3__________1K 1/4 W Resistor
R4__________15 Ohm 1/4 W Resistor
R5__________230 Ohm 1/4 W Resistor
R6__________15K 1/4 W Resistor
R7__________0.2 Ohm 10 W Resistor
C1__________0.1uF 25V Ceramic Capacitor
C2__________1uF 25V Electrolytic Capacitor
C3__________1000pF 25V Ceramic Capacitor
D1__________1N457 Diode
Q1__________2N2905 PNP Transistor
U1__________LM350 Regulator
U2__________LM301A Op Amp
S1__________chave normalmente aberta.

Fonte: http://www.qtcbrasil.com.br/projetos/proj_040.asp

alguém se arrisca??

Japaparadoxx
02-08-07, 19:50
ahámmm, acabei de achar::

Projeto 041 - Carregador de bateria

Este circuito carrega baterias de carros. Ele funciona enviando a maxima corrente a bateria, até a corrente cair a 150mA. Nesse tempo uma tensão mais baixa é aplicada para evitar sobrecarga. Quando a bateria é carregada totalmente o Led indica que o ciclo de carga terminou. Uma fonte de tensão de 18V é necessária para alimentar o circuito. O regulador U1 precisa ser montado em um bom dissipador de calor. Para usar o circuito conecte um bateria aos terminais e de um toque na chave S1.

http://www.qtcbrasil.com.br/projetos/proj_040a.gif

Relação de componentes

R1__________500 Ohm 1/4 W Resistor
R2__________3K 1/4 W Resistor
R3__________1K 1/4 W Resistor
R4__________15 Ohm 1/4 W Resistor
R5__________230 Ohm 1/4 W Resistor
R6__________15K 1/4 W Resistor
R7__________0.2 Ohm 10 W Resistor
C1__________0.1uF 25V Ceramic Capacitor
C2__________1uF 25V Electrolytic Capacitor
C3__________1000pF 25V Ceramic Capacitor
D1__________1N457 Diode
Q1__________2N2905 PNP Transistor
U1__________LM350 Regulator
U2__________LM301A Op Amp
S1__________chave normalmente aberta.

Fonte: http://www.qtcbrasil.com.br/projetos/proj_040.asp

alguém se arrisca??


De qualquer modo vai precisa de uma fonte 18 V. Pra que tudo isso intão. kkkk!!



Exatamente, um carregador de 1 A vai levar 5 x mais tempo que um de 5A para carregar uma bateria de 10A, mas se o carregador tiver potência maior que a bateria, a resistência interna da bateria vai limitar a carga e se o carregador tiver 20A e a bateria 10A ele vai funcionar com apenas 10A.


E assim queimando a bateria...

A carga não pode ser maior que a corrente que a bateria fornece.

Cargas com amperagem muito alta diminuem o tempo de vida da bateria, e em pouco tempo não seguraram mais cargas, o melhor é deixar ela na lenta mesmo,

Ex: se a bateria for de 60 A ( mais utilizada em carros) aplica-se uma carga de 30 A, se ela tiver muito ruim mesmo aplica-se 15A.

E assim vai.

Depois pergunto pro meu ex-patrão a amperagem certa.

Mais tarde se eu não tiver ocupado eu monto um circuito bem simples usando uma lampada, e com refiticação de onda completa.

Abraço

Fernando Oliveira
02-08-07, 19:52
Não sai mais fácil comprar um carregador ?

FabricioFabuloso
02-08-07, 23:47
Não sai mais fácil comprar um carregador ?


Concordo hehhehe

Abraços

jecastro
03-08-07, 08:59
E assim queimando a bateria...

A carga não pode ser maior que a corrente que a bateria fornece.



Não, isto não ocorre, a bateria vai consumir só o necessário, por acaso tua lâmpada de 100W de sua casa queima por estar ligada em um transformador de rebaixamento de tensão que alimenta tua rua e tem mais de 100kW, não, ela consome apenas os 100w dela, assim é a bateria se ela tem 10A, vai consumir somente 10A a não ser que o carregador tenha uma tensão muito superior a da bateria que deve sem em torno de 13,8V. Uma lâmpada de 100W e 127V ligada em 127V vai consumir 100W independentemente da potência do gerador, somente vai queimar se o gerador tiver uma tensão maior que 127V, algo como ligar em 220V.

Rel
03-08-07, 10:58
tenho um aqui paguei 98 nele... carrega 5Ah por hora... mto bom... uso ele toda semana

Japaparadoxx
03-08-07, 11:06
Não se pode comparar lampadas com bateria. A bateria vai esquenta e assim a queimando.
Eu digo isso por experiência própria, não existe auto életrica que de carga rápida em baterias acima de 40 A em uma de porte médio. A lampada oferece uma resistencia, é praticamente um resistor que emite luz, mas acontece é que até mesmo os próprios resistores tem medida em potencia.

Ponha isso em prática com baterias, não com lampadas, que terá o resultado.

Abraço.

jecastro
03-08-07, 14:57
Não se pode comparar lampadas com bateria. A bateria vai esquenta e assim a queimando.
Eu digo isso por experiência própria, não existe auto életrica que de carga rápida em baterias acima de 40 A em uma de porte médio. A lampada oferece uma resistencia, é praticamente um resistor que emite luz, mas acontece é que até mesmo os próprios resistores tem medida em potencia.

Ponha isso em prática com baterias, não com lampadas, que terá o resultado.

Abraço.

Isto ocorre porque carregador de auto elétrica não tem a tensão regulada, eles são praticamente um curto circuito em cima da bateria.

Japaparadoxx
03-08-07, 15:26
Mas a Amperagem é a mesma.

jecastro
03-08-07, 15:36
Mas a Amperagem é a mesma.
Mas a tensão não, quando a bateria estiver completamente carregada a tensão sobre a bateria aumenta e a carga continua até queimar a bateria, num carregador com tensão regulada quando a bateria chega na sua tensão de carga máxima a corrente elétrica para porque ambos estão com a mesma tensão.

Japaparadoxx
03-08-07, 19:11
Então, de qualquer modo a bateria vai queima..LOL

ngm vai carregar uma bateria ja carregada.