PDA

Ver Versão Completa : Convertendo a moto para o Alcool?? Como fazer ?? Pros Contras??



leonoronha
08-08-07, 09:38
Eai galera gente tive conversando com um companheiro aqui do forum que converteu sua titan pro alcool gostaria de saber qual e o procedimento a ser feito pra passar pro Alcool. Quais os pros e contras de fazer essa conversao, e se afeta diretamente a durabilidade da maquina, pois estou querendo converter minha C -100 Dream, pois quero economizar e na minha regiao o Alcool ta sendo vendido a 1 real o litro. Por favor me ajudem desde ja obrigado a todos!!!!1

SPINARACK
08-08-07, 10:39
cara eu ja ouvi falar disso, pq um amigo meu fez na Y dele... ele so troco o gicle.. mas eu ainda nao arrisco fazer na minha 150.... acho q o desgaste é grande.. pq td mundo fala da tal conversao no carro q tem um motor bem mais trabalhado, imagina em um motor de moto...

Diego.fcs
08-08-07, 10:47
O cabeçote de um motor a alcool num é mais baixo?? O cabeça do pistão num é também?? Então cara, vê com esse pessoal aki do fórum que converteu para ver o que deu certo e o que não deu certo aí da para ter uma noção se compensa ou não e o que fazer...

César
08-08-07, 10:48
Se niquelar o bura e taxa o cabeçote acho q fica bom eu tenho uma curiosidade enorme com relação à isso imagina uma Twister a álcool? Muita gente gosta da Tw pelo bom desempenho dela mas sofre com o consumo se convertesse ela no álcool ia até melhorar o desempenho e o custo de combustível baixo ia fica mais barato andar nela que na Fazer.
Ah, mas fica esperto em comandos já ouvi uns papos de polícia que te para, te manda acelerar e pelo cheiro ele saca se vc tá andando com álcool aí apreende sua moto se vc for mudar tente se informar a respeito da mudança na documentação da moto.

leonoronha
08-08-07, 11:57
heeheheheheh, aqui a policia naum embaça em nada a minha shadow ta com um scap que quando eu passo o povo escuta o barulho a uns 5Km . Quem me falou que converteu foi um amigo aqui do forum ele converteu a titan dele 125, ele apenas regiglou o bura segundo ele naum teve problemas so alegria, to querendo fazer na minha dream mais naum sei qual GIGLE usar.

Diego.fcs
08-08-07, 12:22
Muda só o "chiclé" e boa e testa, sei lá se vira fazer isso. Quanto ao niquelamento, acho meio difícil fazer isso por dentro porq tem vários furos e tal e quando se faz isso pode entupir esses furos pequenos pela camada do niquelamento que fica ou do cromo.

leonoronha
08-08-07, 15:45
Pois e eu acho que os " XIQUE - LÉ " que vao da certos serao o da YBR pois na Dream eles sao minusculos 16 de baixa e 28 de alta ( parece mentira mais e verdade o carburador so tem 16MM) os da Y sao um pouco maiores devem dar uma boa vazao pro alcool.

chitola
08-08-07, 16:08
pra alcool tem q aumentar de 15% a 20% o gicle da baixa e 30% o gicle da alta.

dian carlos g do carmo
09-08-07, 12:22
cara tenho uma tuwister é uma boa se der serto;;se vc suber a resposta me fala ok

agm2112
09-08-07, 16:20
Converter direito só niquelando carbura, trocando gigles (e trabalhando venturi quando necessário) e taxando ... se não fizer isso, o consumo de alcool fica muito alto e o desempenho não muda nada ou piora, além do aumento da poluição, e pouca vida útil do carburador. Usei o meu carro por 1 ano só com o carburador pra alcool (troquei o bura inteiro). Gastava muito e soltava uma fumaça tóxica ... Outro problema é a dificuldade pra partida a frio.

chitola
09-08-07, 16:36
o álcool não polui, a resultante da sua combustão é água...

se teu carro soltava fumaça tóxica é pq o frentista te enganava, ao invés de álcool ele botava diesel no teu tanque.

Diego.fcs
09-08-07, 16:43
Partida a frio creio que vai ser o maior problema, esses dias um cara aki com um gol dos novos a alcool num pegava por nada no frio, injeção ainda! O que vc pode fazer é uma gambiarra, digo, ajuste técnico igual na cg 1982 a alcool de fábrica que tinha um injetor de gasolina manual. Vc coloca um reservatório pequeno de gasolina sei lá onde, embaixo do banco pode ser e quando for sair dá umas bombada no bicho e manda um pouco de gasolina no bura pra pegar... Gambiarra né!

chitola
09-08-07, 16:49
ou então, se tu andar de bura aberto (sem filtro e sem o coletor q vai pra caixa de ar) é só encher uma bisnaga de desodorante com gasolina, qndo tiver muito frio e ela não pegar na 1 e 2 tentativa, dá uma cuspida de gasola na boca do bura e bate pedal, pega q é uma beleza, a do meu amigo pegava até com aquele spray pra soltar parafusos enferrujados, PENETRIL.

Diego.fcs
09-08-07, 16:53
Também né, mas andar sem filtro é foda... Esse spray já vi os caras fazendo em carro, o carro num pegava aí eles pegaram, abriram o bura e espirraram esse spray desingripante dentro do bura e deu a partida e pegou na hora... hehehhee

chitola
09-08-07, 16:57
é só pra quem anda sem mesmo...

eu acho q esse spray deve ser ultra-high-octanagem...

agm2112
10-08-07, 08:33
o álcool não polui, a resultante da sua combustão é água...

se teu carro soltava fumaça tóxica é pq o frentista te enganava, ao invés de álcool ele botava diesel no teu tanque.


... não confunda alcool com hidrogênio .... a combustão de alcool com taxa muito baixa é altamente poluente, assim como a de GNV.

FabricioFabuloso
11-08-07, 00:28
... não confunda alcool com hidrogênio .... a combustão de alcool com taxa muito baixa é altamente poluente, assim como a de GNV.


Exatamente... se naum for mt bem regulada ela vai consumir e poluir mais... como o agm disse, tem q tomar cuidado com o bura e taxar... senaum naum fica bom mesmo... feito isso fica excelente... resta saber se vale o investimento de taxar, mudar bura, regular e tudo mais...

Abraços

SPINARACK
26-10-07, 15:36
GALERA EU VO RESSUCITA ISSO AQUI....
TO LOKO PRA PASSA A MINHA MOTO PRO ALCOOL AGORA Q GASOLINHA A QUI TA 2.50
MAIOR FACADA...
ACABEI DE FALAR COM UM MECANICO AQUI... CARA GENT BOA...
ME DISSE Q PODERIA PASSAR APENAS TROCANDO GICLE... MAS O BURA VAI PRO PAU RAPIDO.. BOM ISSO JA SABIA... ELE RECOMENDO EU COLOKA UM PARALELO DE RD 135, Q TEM MELHOR REGULAGEM E É MAIS BARATO... E NAO ESTRAGARIA O ORIGINAL...
ELE FALO PRA REBAXAR O CABEÇOTE... PQ A TAXA DE COMPRESSAO DO ALCOOL É DIFERENTE... ISSO EU JA SABIA...
ELE ME DISSE TBM Q COMPENSARIA SIM..E Q O DESGASTE SERIA SO NO BURA MSM... NAO NO MOTOR....
MAS E AI.. JA LI OUTROS TOPICOS AQUI DE ESTAVA ESCRITO Q UM CARA TEVE Q TROCA O ESCAPE... SERA Q CORROEU.... E OUTRO DISSE Q TBM CORROE O TANQUE....
E AGORA...
TO PENSANDO EM PASSAR E SEGUIR A RECOMENDAÇAO DO marianomessaggi Q ARRUMOU UMA PROPORÇAO DE ALCOOL PARA A GASOLINA... AI VIRA TOTAL FLEX...
MAS SERA Q O MECANICO IRIA CONSEGUIR ESSA REGULAGEM..??
FICARIA BOM MSM???
E AI O Q VCS ACHAM?????????????????
O MECANICO ME DISSE QUE FARIA TD POR UNS 180$... JA INCLUIDO O PREÇO DO BURA... E AI...????????

agm2112
26-10-07, 15:54
É possivel que tb corroa escapamento e tanque ... não foram preparados pra 100% alcool. Mas deve ser a longo prazo.

Se você vai taxar o motor, usar outro carburador, sabendo que ele vai durar menos e está preparado pra ligar uma moto a alcool em dia frio (abaixo de 11 graus só com um pouco de gasolina), vai fundo !

SPINARACK
26-10-07, 16:01
está preparado pra ligar uma moto a alcool em dia frio (abaixo de 11 graus só com um pouco de gasolina), vai fundo !


INTAO AI Q ENTRA O LANCE DA PROPORÇAO DE GASOLINA NO ALCOOL PRA NAO FICAR RUIM DE PEGAR E RETARDAR UM POKO A CORROSAO...

LEMBRANDO Q ISSO PRA MIM TBM É PROVISORIO... ATÉ MARÇO MAIS OU MENOS.. SO PRA AJUSTAR AS CONTAS POR ENQUANTO... DEPOIS VOLTO PRA GASOLINA.. PQ PRETENDO DAR UM UP NO MOTOR ASSIM Q AS COISAS SE ESTABILIZAREM...

chitola
26-10-07, 16:10
cara nossa gasol tem 25% de alcool, então teoricamente o tanque e o escape vão durar 4x menos ao usar 100% alcool, se o tanque e o escape sendo usado constantemente (usar moto todo dia, sem ficar meses parada na garagem) duram cerca de 20 anos (a bolinha do meu amigo é 82, então tem 25 anos e o escape original e o tanque são original, como saiu de fabrica), agora vão "durar" apenas 5 anos, nesses 5 anos tu já pagou no minimo uns 2 tanques e 4 escapes com a economia q vai ter em combstivel...

SPINARACK
26-10-07, 16:20
cara nossa gasol tem 25% de alcool, então teoricamente o tanque e o escape vão durar 4x menos ao usar 100% alcool, se o tanque e o escape sendo usado constantemente (usar moto todo dia, sem ficar meses parada na garagem) duram cerca de 20 anos (a bolinha do meu amigo é 82, então tem 25 anos e o escape original e o tanque são original, como saiu de fabrica), agora vão "durar" apenas 5 anos, nesses 5 anos tu já pagou no minimo uns 2 tanques e 4 escapes com a economia q vai ter em combstivel...


MAS INTAO TO APERTADO AGORA... POR ISSO PRECISO DA MUDANÇA... E TO COM MEDO DE GASTAR AGORA E SER UMA GRANA MAL GASTA ENTENDE... PQ QRO VOLTAR ELA PRA GASOSA LOGO... UMA BOA Q O MECANICO DISSE Q ELA JA VAI ESTAR MAIS FORTE, PQ CABEÇOTE RETRABALHADO E BURA MELHOR.....

rocksul
27-10-07, 08:23
Escreva em letras minúsculas, como dizem as regras....

Cara eu acho uma ótima idéia converter pra álcool onde o clima quase sempre é quente. Lembro que se tu alterar o combustível vai ter que levar num órgão de trânsito para fazer a troca do combustível no documento, o que pode acontecer: o órgão expeditor do documento não aceitar tal modificação por questões de falta de segurança.

SPINARACK
27-10-07, 08:46
Escreva em letras minúsculas, como dizem as regras....


foi mals ai... é q eu uso maiuscula no msn... e ai esqueci de tirar...


mas intao... a questao é eu to tendo que fazer os documentos esse mes msm... minha placa é final 8.. ai ja ia ver td isso... mas ainda to com receio de estragar muita coisa... sab como é né... mecanico fala q nao pq eles q tao ganhando com o serviço... e se qbrar vc vai neles... ai ganham de novo..

Stone
27-10-07, 09:07
cara, faz a mudança mas não rebaixa o cabeçote, pois daí num tem mais volta, só tira as juntas e coloca cola no lugar
vc já fez as contas de quanto vai economizar de gasolina e quanto vai gastar para fazer o trabalho?? compensa?? se não compensar num rola

para a partida dela, tipo faz alguma mangueirinha ligala no carburador com um reservatóriozinho de gasosa, ou coloque um "T" na mangueira que entra o combustível no bura ou algo parecido

SPINARACK
27-10-07, 09:19
cara, faz a mudança mas não rebaixa o cabeçote, pois daí num tem mais volta, só tira as juntas e coloca cola no lugar
vc já fez as contas de quanto vai economizar de gasolina e quanto vai gastar para fazer o trabalho?? compensa?? se não compensar num rola

para a partida dela, tipo faz alguma mangueirinha ligala no carburador com um reservatóriozinho de gasosa, ou coloque um "T" na mangueira que entra o combustível no bura ou algo parecido

cara a mudanca fica em torno de 180$ como diz o mecanico ja com o bura novo...e a retifica do cabeçote...
o interessante é q depois q eu voltar pra gasosa... eu ja iria rebaxar ele msm... intao ja ta meio caminho andado...
a partida eu ja pensei na formula do 2,5 / 1 msm... q ia ajudar até na diminuicao da corrosao do tanque a afins...