PDA

Ver Versão Completa : Gambiarras para Nova Lanterna em Led - Novo Projeto Placa Leds by andrepessoa



TorteX
14-08-07, 10:08
Falaeee rapaziada!!!
Então...a placa de led da lanterna da minha moto deu varios problemass..!!
E no momento to com a lanterna original da moto devolta... :d
Fuçando no ML, achei uma placa de leds para farol de milha....e o vendedor me falou que tem na cor vermelha...
Pros entendidos de eletronica, daria para fazer a ligação de luz de lanterna e luz de freio com esse produto???

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57895258-placa-farol-de-milha-com-12-led-20000mcd-azul-branco-verde-_JM

http://i98.photobucket.com/albums/l252/tecnoled/farol%20de%20milha/detalhes.jpg

vinacowboy
14-08-07, 10:30
Legal os led... mas num entendi uma coisa.... farol de milha num é akele bem forte e branco? dae se tiver mesmo o vermelho será q tem a Luz do freio tambem?

TorteX
14-08-07, 10:34
Legal os led... mas num entendi uma coisa.... farol de milha num é akele bem forte e branco? dae se tiver mesmo o vermelho será q tem a Luz do freio tambem?


Esse mesmo vina!! Só que acho que esses é mais pra enfeite, num deve iluminar tão bem quanto a uma lampada no farol de milha....
Ai o vendedor me falou que tem vermelho...agora só num sei se da pra ligar nas duas intessidades necessarias saca...

vinacowboy
14-08-07, 10:41
Esse mesmo vina!! Só que acho que esses é mais pra enfeite, num deve iluminar tão bem quanto a uma lampada no farol de milha....
Ai o vendedor me falou que tem vermelho...agora só num sei se da pra ligar nas duas intessidades necessarias saca...


saco...

Diego.fcs
14-08-07, 11:15
Creio que dá sim... Só num sei como :G

Isso aí vai caber na sua lanterna ou vc vai desmontar e remoldar ela??

TorteX
14-08-07, 11:32
Creio que dá sim... Só num sei como :G

Isso aí vai caber na sua lanterna ou vc vai desmontar e remoldar ela??


Cabe dentro da lanterna sim....Só dar um jetinho de prender e boa!

Stone
14-08-07, 11:59
hum, esses leds iluminam mesmo, eu tenho uma lanterna que tem 0001 led e ilumina pácaraio

Diego.fcs
14-08-07, 13:21
E se vc usar 2 desses, um pra luz normal e um para freio... será que funciona??? O problema é que daí num cabe né?

TorteX
14-08-07, 15:42
E se vc usar 2 desses, um pra luz normal e um para freio... será que funciona??? O problema é que daí num cabe né?


Pior que cabe...mais ai ficaria caro né...50tão...acho que é 25 cada...
Mais axo que ficaria esquisito um pra cada,só se colocar um encima do outro....

andrepessoa
14-08-07, 15:58
Pior que cabe...mais ai ficaria caro né...50tão...acho que é 25 cada...
Mais axo que ficaria esquisito um pra cada,só se colocar um encima do outro....


oooo nego, me passa as medidas ta tua sinaleira???? eu já fiz um esquema de ligação pros leds aki.... vão 27 led's ao todo....
tais afim de ser a cobaia? eu faço aki, numa plaquinha de fenolite e talz, te amndo, você testa e diz se ficou bom xD

eu só tenho uma sinaleira da CG 95.... só a capa mesmo... ai tirei as medidas aki e deu certinhu... vou fazer o esquema no paint e posto aki em seguiiida


abraaaços

TorteX
14-08-07, 16:32
oooo nego, me passa as medidas ta tua sinaleira???? eu já fiz um esquema de ligação pros leds aki.... vão 27 led's ao todo....
tais afim de ser a cobaia? eu faço aki, numa plaquinha de fenolite e talz, te amndo, você testa e diz se ficou bom xD

eu só tenho uma sinaleira da CG 95.... só a capa mesmo... ai tirei as medidas aki e deu certinhu... vou fazer o esquema no paint e posto aki em seguiiida


abraaaços


Opaa opaaa opaaa eu aceito ser a cobaia sim! heheheheh
Então...vo dar uma olhada nas medidas da lanterna original e te passo...

edit....Medindo meia boca, de 9,5 cm de distancia dos parafusos que prendem a lanterna...em casa vo medi na outra lanterna que ta desmontada e te passo!!

andrepessoa
14-08-07, 18:05
Opaa opaaa opaaa eu aceito ser a cobaia sim! heheheheh
Então...vo dar uma olhada nas medidas da lanterna original e te passo...

edit....Medindo meia boca, de 9,5 cm de distancia dos parafusos que prendem a lanterna...em casa vo medi na outra lanterna que ta desmontada e te passo!!



nem precisaa mais xD

é bem nessa medida que fiz, de 9,5 por 4,5 pra ela ficar bem justinha ali dentro e talz

fiz um esboço do que seria a placa e como seriam as ligações:
http://img159.imageshack.us/img159/5311/circuitoimpressoxc8.jpg

vamos a legenda agora....
O pontos Rosiiiiinhas, são das luzes que ficam acessas normalmente com o farol
o pontos vermeeelhos, são os que SÓ acendem quando o freio é acionado...
e akeles três, que tem uma sombra preta, mais embaixo, são as luzes que ficam pra iluminar placa, 3 tá bom né???

ai o verde, o azul e o preto são as tensões que vão passar por certos lugares.
os pontilhados são Fios que tem que ser usados...

alguma modificação?

eu vou fazer por esses dias e testar aki, ai eu mando pro Durex e ele testa na motinho dele por alguns dias... de ficar bom fazemos pra quem tiver afim :OK:

Abraços aos amigos!

TorteX
14-08-07, 18:11
nem precisaa mais xD

é bem nessa medida que fiz, de 9,5 por 4,5 pra ela ficar bem justinha ali dentro e talz

fiz um esboço do que seria a placa e como seriam as ligações:
http://img159.imageshack.us/img159/5311/circuitoimpressoxc8.jpg

vamos a legenda agora....
O pontos Rosiiiiinhas, são das luzes que ficam acessas normalmente com o farol
o pontos vermeeelhos, são os que SÓ acendem quando o freio é acionado...
e akeles três, que tem uma sombra preta, mais embaixo, são as luzes que ficam pra iluminar placa, 3 tá bom né???

ai o verde, o azul e o preto são as tensões que vão passar por certos lugares.
os pontilhados são Fios que tem que ser usados...

alguma modificação?

eu vou fazer por esses dias e testar aki, ai eu mando pro Durex e ele testa na motinho dele por alguns dias... de ficar bom fazemos pra quem tiver afim :OK:

Abraços aos amigos!


Maravilhaaa!!! Ao meu ver ta exelente!!!Mais que exelente pois até a iluminação da placa ja tem!!! Coisa que na minha outra lanterna tive que adptar...
Ah uma coisa....pra iluminar a placa na minha lanterna antiga, tive que lixar a cabeça do led! Se não ele acendia só uma bolinha na placa!!!
andrepessoa pega meu msn velhoooo [email protected]

LNRO
14-08-07, 18:27
bom trampo profissional pelo jeito
ai se fizé um preço bom da até pra vende pra nois, eu seria 1 comprador auhahuhuahuahua
flws fica cm Deus

andrepessoa
14-08-07, 18:37
tipo, os led's eu ainda não sei quais colocar.... to em duvida e talz. eu sei que pra iluminação da placa eu vou usar led's difusos, que iluminam em 180º... mais assim, pra sinaleira normal, eu coloco led BRANCO ou VERMELHO?????? pq eu tenho um LED branco aki, e liguei ele na caixinha vermelha de CG95 que tenho aki e apareceu um vermelho meio alaranjado.... será que eu compro tudo vermelho e Difusos??? ou compro tudo branco e só os da placa que são difusos?!?!?! o preço que não sei como fica... to pensando em comprar os leds pelo ML que tá R$1,00 cada led... alguem sabe lugar mais barato?!?!?! e mais uma coisa, quero ver se fica melhor, nãp fazer uma placa e sim, fiquissar(fixar auiehiua) os led em uma base de plastico  :s

alguém da uma mãozinha aeeee

ajudem com ideias aE pessoal


Abraçossss

TorteX
14-08-07, 21:21
Bommm na parte eletrica eu so um zero a esquerda...mais na parte de ideias eu posso ajuda!!!
Bom acho que vende leds em lojas de eletronica talz, talvez até mais barato que no ml....num me pergunte qual usar que num sei! ehhehehe
Bom acho melhor mesmo usar leds vermelhos, e os brancos somente para a placa....E uns 3 led de cada lado ficaria legal para a seta tambem!!!
Bom...o que tava na minha cabeça é isso! ehhehe

Kratos
14-08-07, 23:19
Cara eu fiz pro mmim e agora to fazendo pro meu irmão tbm =)

A parada é a seguinte... vc deve utilizat leds vermelhos pra lanterna... se usar os brancos eles nao vão aparecer quase. Isso ocorre pq a luz que vemos é emitida por RGB (Red, Green, Blue). A lanterna da moto funcionará como um filtro então pra ficar mais fácil vamos ao exemplo. No caso das lampadas incandecentes ela emite uma quantidade legal do elemento Red, e como a lanterna funcionará como um filtro e a mesma é vermelha, ela deixará passar o elemento red, bloqueando a quantidade dos elementos das demais cores (GB).... O led colorido emite aquela cor do qual o vemos emitir.... é muito pequena a quantidade de outras cores... então se você utilizar um led vermelho na lanterna original (foi o que fiz) você terá um ótimo resultado pois a luz fluira sem problemas.... mas vc me pergunta "E o Led Branco?".... O led branco na verdade é um led azul, porém nele é adicionado uma pequena plaqueta de fósforo (o produto é amarelo) o que reagindo com o led o faz emitir a luz branca que vemos, mas na lanterna ele emite uma quantidade muito grande do elemento "B" sendo que o resultado será uma luz completamente filtrada... pode testar.. quase não se vê o led branco aceso....

Kratos
14-08-07, 23:22
Para concluir....

Uma maneira legal de fazer a lanterna e bem mais simples nas ligações é utlizar dois resistores, o que fará os leds acenderem mais fracos pra lanterna e mais forte quando acionar o freio porém todos eles se acenderão e o resultado é melhor (sei disso pq no primeiro protótipo fiz igual sua lanterna).... vou desenhar depois e nessa semana começo a fazer a lanterna do meu irmão... dai posto fotos tbm...

Na minha utilizei 27 leds vermelhos e 3 brancos pra placa...

abraço

andrepessoa
15-08-07, 08:09
Para concluir....

Uma maneira legal de fazer a lanterna e bem mais simples nas ligações é utlizar dois resistores, o que fará os leds acenderem mais fracos pra lanterna e mais forte quando acionar o freio porém todos eles se acenderão e o resultado é melhor (sei disso pq no primeiro protótipo fiz igual sua lanterna).... vou desenhar depois e nessa semana começo a fazer a lanterna do meu irmão... dai posto fotos tbm...

Na minha utilizei 27 leds vermelhos e 3 brancos pra placa...

abraço


então, esse meu circuito já é com duas partes. A primeira parte fica encarregada das luzes de farol, a segunda parte é das luzes do freio... já peguei os resistores pra ligar antes de cada fase, só to esperando agora os Led's chegarem... peguei 26 Led's vermelhos e 4 Led's brancos difusos, comprei com sobra pra caso ligue algo errado nééé xD

e quanto a ligação da lanterna, ela tem 3 fios, 1 é o neutro que é comum a todos, outro é da iluminação de farol, o que sobra é luz de freio que só funciona com o freio acionado. então isso explica o meu circuito com dois positivos diferentes :D



....E uns 3 led de cada lado ficaria legal para a seta tambem!!!
Bom...o que tava na minha cabeça é isso! ehhehe


da pra fazer tanquilo, mais acaba deixando mais caro, pois tem que ter mais resistores e mais Led's :s

Abraçosss

andrepessoa
15-08-07, 19:28
Ae pessoal, já desenhei a placa aki... ela ta no acido e daki uns 20 minutos já ta pronta pra testes xD

só tenho que comprar os LED's, nas casas eletronicas aki na area ta muito caro, vo mandar vir de SP pelo Mercado livre, com 30 dinheiros eu trago tudo pra e já monto xD

depois posto a vocês os resultados

Abraçosss

TorteX
15-08-07, 19:34
Falaa velhinho!!!
Po verdade desencana da seta mesmo! ehehheh
Agora vamo ve se vai fica filé msm essa placa heim!!
Vai ficar por quanto o valor de custo dela??

andrepessoa
15-08-07, 20:47
o preço de custo dela tá em torno dos 25 ~30 dinheiros.... o q sai mais caro são os leds mesmo, que ta 1 dinheiro mais ou menos.... a placa já ta qse saindo, amanha tiro fotos dela e posto aki pro pessoal ver.

Durex, só confirma pra mim, lá na sinaleira, onde vai a lampada, são quanto fios que são ligados no soket da lampada????

Até maaaais

TorteX
15-08-07, 20:51
o preço de custo dela tá em torno dos 25 ~30 dinheiros.... o q sai mais caro são os leds mesmo, que ta 1 dinheiro mais ou menos.... a placa já ta qse saindo, amanha tiro fotos dela e posto aki pro pessoal ver.

Durex, só confirma pra mim, lá na sinaleira, onde vai a lampada, são quanto fios que são ligados no soket da lampada????

Até maaaais


To com a minha lanterna cristal na mão aqui, e são 3 fios!!!!

andrepessoa
15-08-07, 20:58
To com a minha lanterna cristal na mão aqui, e são 3 fios!!!!


tá Blz então... meu projeto tá certo :OK:

TorteX
15-08-07, 21:26
To loco pra ve como vai ficar no fim das contas! ehehehehe

Kratos
15-08-07, 23:13
Tortex e Andre... acabei de adicionar vcs no msn... se precisar de umas dicas ai é só falar que eu mando o esquema pra vcs...

TorteX
15-08-07, 23:57
Tortex e Andre... acabei de adicionar vcs no msn... se precisar de umas dicas ai é só falar que eu mando o esquema pra vcs...


Num me adiciono ainda não!!!