PDA

Ver Versão Completa : Embreagem alta ou baixa, qual a diferença?



Bronislaw
29-08-07, 06:16
Pessoal vcs usam a embreagem alta ou baixa?
Sempre que levo em algum mecanico ela volta alta, mas muito alta mesmo, eu já acostumei a usar ela bem baixa, se não na hora de arrancar principalmente rapido, a moto da aquela acelerada antes da marcha sabem?

Só tenho uma duvida embreagem baixa pode danificar alguma coisa, força mais o cambio ou alguma?

Teria algum jeito que fosse o ideal ou não tem nada haver isso?

E como vcs usam a de vocês?

minerinho
29-08-07, 08:34
pois é eu tb prefiro ela baixa, mais na revisão o mecanico da honda subiu ela um pouco pois falou que baixa demais pode daNIFICAR ALGO... :-/

marcusohc
29-08-07, 08:53
Desgastam-se os discos de embreagem mais rapidamente

px400
29-08-07, 09:18
Pessoal vcs usam a embreagem alta ou baixa?
Sempre que levo em algum mecanico ela volta alta, mas muito alta mesmo, eu já acostumei a usar ela bem baixa, se não na hora de arrancar principalmente rapido, a moto da aquela acelerada antes da marcha sabem?

Só tenho uma duvida embreagem baixa pode danificar alguma coisa, força mais o cambio ou alguma?

Teria algum jeito que fosse o ideal ou não tem nada haver isso?

E como vcs usam a de vocês?


bah cara, eu prefiro alta porque quando fica baixa eu tenho a sensação de que o cabo da embreagem está estourando, então prefiro ela alta.

superkyo
29-08-07, 15:29
Coloca a motoca no cavalete central liga ela no neutro !! e ai a roda traseira ta normal paradona, agora coloca na 1º marcha ela fica rodando msm com a embreagem acionada no maximo, portanto vc ve claramente q desgasta o disco da embreagem...

quanto mais baixa mais desgasta...

Motoboy usa embreagem LÁ EM CIMA !! mal coloca a mão na embreagem já desgruda os disco e troca de marcha é mto alta msm...

rocksul
29-08-07, 15:45
Baixa = melhor e + desgaste
Alta = pior e - desgaste.

Furious VIPER
29-08-07, 16:40
Senhores, poderíamos definir aki o q seria embreagem alta e baixa?
Qdo dizemos ALTA... eu penso q seja a embreagem q tu tem q soltar todo o manete pra moto andar... q lá no final ela começa a andar mesmo...
Qdo dizemos baixa... eu imagino q seja qdo tu recém tá soltando o manete da embreagem e ela já tá andando!!
É isso ou vcs querem dizer exatamente o contrário??

TorteX
29-08-07, 16:45
Senhores, poderíamos definir aki o q seria embreagem alta e baixa?
Qdo dizemos ALTA... eu penso q seja a embreagem q tu tem q soltar todo o manete pra moto andar... q lá no final ela começa a andar mesmo...
Qdo dizemos baixa... eu imagino q seja qdo tu recém tá soltando o manete da embreagem e ela já tá andando!!
É isso ou vcs querem dizer exatamente o contrário??


Exatamente isso senhor!!!
Quanto mais vc puxa o cabo, mais alta fica!

Mostarda_69
29-08-07, 17:57
na hunter eu uso no meio.. regulagem de fabrica e me acostumei com ela assim..
na DT eu dexei bem encima... como eh soh o pai q anda... pra ele se coloca uma roda kuadrada ele fica bem feliz entao dexei assim pra nao come demais os discos, levando em consideração q tem 30mil com discos originais.. eahueahueahu

Falando em embreagem.... Eu sei q eh como dize qt dura um motor... mas em media qt vai uma embreagem... o q vcs viram.. tipo a minha strada tinha 40 mil aparentemente original e ja nao era santa era bem gasta.... uma aero dum colega tem 20mil e ta como zero... qt vai sera em media...

destbr
29-08-07, 18:05
interessante. nao sabia essa do desgaste...

a minha esta bem baixa.. eu tava pensando em subir um pouco e, lendo esse topico, agora vou subir mesmo :)
o meio eu acho q é ideal..

brunohcs
29-08-07, 18:07
opa.. curti saber q q eh embreagem alta ou baixa huihixhuhiuahiua sabia nao :G

sera q se eu muda-se fikava melhor ap eu dirigi agora q to no começo de moto comn embreage ou eh melhor começa com ela alta mermo e acostuma assim?

px400
29-08-07, 21:29
Senhores, poderíamos definir aki o q seria embreagem alta e baixa?
Qdo dizemos ALTA... eu penso q seja a embreagem q tu tem q soltar todo o manete pra moto andar... q lá no final ela começa a andar mesmo...
Qdo dizemos baixa... eu imagino q seja qdo tu recém tá soltando o manete da embreagem e ela já tá andando!!
É isso ou vcs querem dizer exatamente o contrário??


é isso mesmo.

marcusohc
29-08-07, 21:36
Esse negócio de embreagem baixa pra arrancar mais rápido é conversa. Com a prática o piloto arranca bem em qualquer regulagem da embreagem.

Quanto à durabilidade, é a mesma história do motor. Com uma boa regulagem e com o bom uso da manete da embreagem (não pilotar a moto puxando de leve nem mesmo apoiando da manete, e não acelerar a moto por muito tempo no início do ponto de atrito da embreagem) ela dura anos, ou kilômetros, milhares de kilômetros. O negócio é cuidado. Tem que ter cuidado. Tem que cuidar. Senão... |:(

TorteX
29-08-07, 21:46
opa.. curti saber q q eh embreagem alta ou baixa huihixhuhiuahiua sabia nao :G

sera q se eu muda-se fikava melhor ap eu dirigi agora q to no começo de moto comn embreage ou eh melhor começa com ela alta mermo e acostuma assim?


Melhor começa com ela altinha...ja pega o costume certo!!!

Carlos_Biker
30-08-07, 03:28
Uso com ela baixa, acho mais prático.

alphazzz
30-08-07, 14:04
alta é melhor,, pra vc puxar ruuuuuu!! é cansa menos a mão também se vc ficar andando dentro da cidade,, eu uso com 1 dedo, no max 2,, mas tem vez q ela vai baixando muito ae tem q andar normal,, o mecânico me disse q não é bom não deixar alta,, nem lembro pq,, não dei moral pra ele não kkkk alta é beeeeem melhor,, c precisa só triscar na embreagem q já embreado!! P)

Alan djow
30-08-07, 15:29
sempre deixo a embreagem do meio pra cima e de tanto os camarada fala perdi o costume de andar com os dedos escorados no manete pra evitar o desgaste dos discos... o mesmo funciona tb p/ carro, quem tem o costume de andar com o pé escorado no pedal da embregagem reduz e muito o tempo de uso da embreagem.... em média mais 50% menos de vida util

vinacowboy
30-08-07, 15:49
a minha eu deixo bem baixa... mas tive q erguer ela pq engatava a 1ª a moto já queria apagar... da deixei bem reguladinha... bem no meio termo... :#

destbr
30-08-07, 19:49
pessoal,

nao entendi até onde a altura da embreagem colabora com o desgaste prematuro.

se vc deixa mais alta, diminue a folga do manete onde nao há ação, entao, apertando o manete vc vai separar mais os discos um do outro do q com ela baixa, certo??
porem, depois q desacoplou os discos, o q adianta eles estarem mais longes um do outro (embreagem alta) ou mais proximos (baixa) se de uma forma ou de outra, eles ja desacoplaram??

subi um pouquinho a minha hj e ta mais ou menos no meio. ta dificil de acostumar, baixa é muito mais pratica nas situações que vc vira quase todo o guidao (pra manobrar dentro de casa, no meu caso).

valeu povão!

superkyo
30-08-07, 20:13
Mas a embreagem baixa os discos naum chegam a descolar um do outro tanto q quando coloco no cavelete central a moto no neutro fica com a roda parada, mas quando coloca 1º marcha mesmo apertando o manete da embreagem TUDINHO a roda traseira fica rodando....

E olha a a minha naum tá SUPER BAIXA tá mais pro meio.....

destbr
30-08-07, 20:38
nisso eu tinha reparado na minha tb. mas será q colocando ela super alta, as rodas deixariam de rodar?? eu acho q deve ser normal esse pequeno atrito, a ponto de ser despresível. nao seria isso q iria alongar tanto assim a vida útil da embreagem. sei lá!

LuiZão
30-08-07, 23:49
A minha eu deixo do meio para cima, uma folga de uns centimetros. Até agora são 41500km rodados sem apresentar desgastes perceptiveis.

Sh3rMy
31-08-07, 10:27
Coloca a motoca no cavalete central liga ela no neutro !! e ai a roda traseira ta normal paradona, agora coloca na 1º marcha ela fica rodando msm com a embreagem acionada no maximo, portanto vc ve claramente q desgasta o disco da embreagem...

quanto mais baixa mais desgasta...

Motoboy usa embreagem LÁ EM CIMA !! mal coloca a mão na embreagem já desgruda os disco e troca de marcha é mto alta msm...


Kra vc me assutou com isso, ontem eu fiz isso, coloquei ela no cavalete depois engatei ponto morto, depois coloquei primeira e permaneci com a mao na embreagem ela nao parava de rodar, dae fiz o seguinte empurrei com a mao o "cavalinho", "braço" da embregem, que fica junto com o retentor da embreagem, acho que tudo mundo sabe o que é, empurrei com a mao ateh o ultimo a roda continua a rodar, moto é diferente de carro pq krro eu acredito que vc pisou na embrega ele ficou como se tivesse jogado em ponto morto.
Falow

destbr
31-08-07, 16:27
eu acho q esse desgaste é natural da embreagem de moto, nao é colocando ela la em cima q vc vai conseguir tirar isso.
em carro pode até ser a mesma coisa, mas dai teria q subir o carro no elevador pra fazer os testes.

eu acho q esses desgastes "a mais" por estar mais baixa do q alta, nao é significativo, o q acaba nao compensando quebrar a cabeça se preocupando com isso.

Marvila
01-11-07, 20:01
Pessoal, na última revisão o manete da embreagem já estava dando acionamento quase que encostado na manopla esquerda...daí, pedi para regularem. Assim o fizeram e ela ficou mais alta.

No entanto, passados pouco mais de 500 km, já estou sentindo que ela está baixando novamente. É normal isto ? Penso que uma vez regulada, numa determinada altura, ela deveria ficar ali por um bom tempo, não ?

Alguém poderia dar uma dica de como devo proceder ? Não a quero alta mas também muito baixa, faça-me o favor...

Será que consigo regular em casa, com aquelas "ferramentas" ou é melhor levar num mecânico ?

Mostarda_69
01-11-07, 22:46
bom... a DT ta com 30mil eh original, ta uma belezura ainda... a nossa xt da grnaja que tava com 40mil km qd vendemos tava um reloginho, acho q deva durar uns 70 a 100mil se for um uso racional.. sem nada de exagero..

Guilherme Mcnasty
03-11-07, 19:01
eu costumo deixar a regulagem de forma que eu possa acioná-la com dois dedos(os outros 2 no manete) fica um pouco alta mas dá uma sensibilidade maior sem contar que sempre estou com pelo menos dois dedos segurando o guidão, dando maior segurança. Recomendo à todos motociclistas a fazerem o mesmo.

igortde
04-11-07, 10:33
Como diz no Manual, folga de 10 - 20 mm

´RFL
04-11-07, 20:50
ah minha eu uso baixa naum consigo usar ela alta naum mais de vez enquandu a moto quer sair sozinha :lol:

TAMI
11-01-08, 19:07
Será que consigo regular em casa, com aquelas "ferramentas" ou é melhor levar num mecânico ?

No manual do proprietário tem explicadinho, e dá sim pra fazer em casa!!! vou ver se faço eu mesma! IUPI!!!! :drool:

Volverine MF
11-01-08, 19:25
Pelo que sei de mecanica não existe isso de andar com embreagem alta ou baixa, deve-se andar com ela com a folga correta, nem mais nem menos.

Regulando a embragem de forma que ela fique muita alta pode acontecer da embragem ficar enforcada, ou seja, é como se vc estivesse o tempo todo com o manete um pouco pressionado, significa que os discos não vão ter o contato ideal, isso leva a embreagem a patinar o que leva ao desgaste prematuro além de prejudicar a arrancada da moto.

Regulando a embreagem de modo que ela fique muito baixa vai fazer com que os discos não se afastem o suficiente para cessar o contato qdo vc pressionar o manete. Isso acelera o desgaste dos disco e dificulta a troca de marchas.

Eu regulo aqui em casa se necessário, mas prefiro mandar um mecânico fazer, pq eles não cobram nada pra fazer isso e ae eu tenho a certeza de que fica bom, pq eles tem mais experiencia nisso.

KakarutoBR
02-02-08, 07:03
Pelo que sei de mecanica não existe isso de andar com embreagem alta ou baixa, deve-se andar com ela com a folga correta, nem mais nem menos.

Regulando a embragem de forma que ela fique muita alta pode acontecer da embragem ficar enforcada, ou seja, é como se vc estivesse o tempo todo com o manete um pouco pressionado, significa que os discos não vão ter o contato ideal, isso leva a embreagem a patinar o que leva ao desgaste prematuro além de prejudicar a arrancada da moto.

Regulando a embreagem de modo que ela fique muito baixa vai fazer com que os discos não se afastem o suficiente para cessar o contato qdo vc pressionar o manete. Isso acelera o desgaste dos disco e dificulta a troca de marchas.

Eu regulo aqui em casa se necessário, mas prefiro mandar um mecânico fazer, pq eles não cobram nada pra fazer isso e ae eu tenho a certeza de que fica bom, pq eles tem mais experiencia nisso.


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Boa Volverine!
Eu tava procurando sobre embreagem e esse povo falando sobre embreagem alta ser bom tava me deixando maluco... tmb penso que se a embreagem estiver alta d+, ninguem vai poder garantir que ela nao esta patinando. portando eu prefiro embreagem um pouco mais baixa. Mas acho que sua definição foi tão perfeita que trancou o tópico! Detonou.... aliás, acho que a lição eh sempre a mesma... o ideal eh sempre seguir as especificações do manual, salvo excessões...
:OK:

sandro_ventania
01-06-08, 18:05
Olá Pessoal,

Colocar a moto no cavalete e colocar em 1ª ela sempre vai girar a roda...principalmente se for 4 tempos onde os discos estão dentro do óleo.
Pra saber o momento que os discos começam a se tocar, basta ver o conta giros...coloque em 1ª (fora do cavalete), e sem acelerar, vá soltando a embreagem...no momento que o giro começar a cair é o ponto onde os discos começaram a se encostar...houve atrito e consequentemente perda de giro...se continuar a soltar ela naturalmente morre.
Daí é facil regular...pra quem gosta dela baixa , basta ver em que ponto isso acontece e regular pra somente começar a acontecer um centimentro após começar a soltar a embreagem.

Volverine MF
02-06-08, 00:00
Bem vindo Sandro. Por favor preencha seu avatar completo pra podermos nos comunicar melhor com vc.

Qto a questão da embreagem alta vs baixa, continuo defendendo que não existe muito essa de preferencia, mas sim uma folga correta, ainda que haja uma certa tolerancia, mas se a folga da embreagem estiver fora do recomendado pelo manual, havera desgaste prematuro das peças, como já mencionei anteriormente.








Ps.: Galera, vamos dar um desconto pro Sandro, afinal ele é novato no PN, normal bancar o coveiro :lol: eu tb fiz isso qdo entrei aqui :-/ :lol:

GuilhermeRS
04-06-08, 01:54
A roda girar mesmo com o manete pressionado (1ª marcha) É NORMAL, Só não é normal a roda girar com a moto no neutro...

A embreagem baixa ou alta não influência no desgaste, desde que esteja nos parâmetros que o sandro flw aqui em cima...

O QUE DESGASTA EMBREAGEM É SOLTAR DE SOCO NA ARRANCADA E FICAR TENTANDO EMPINAR...

Richard
04-06-08, 08:44
Gente... Como muitos aqui compraram a moto 0km, vcs tem o manual da motoca...

Leiam ele e ajustem de acordo com o que está recomendado lá, pois o q diz lá eh o melhor pra sua moto...

No começo vc pode achar estranho, mas depois acostuma... Essa coisa de deixar baixa pra sair mais rapido, ou pq eh mais confortavel, acaba ocasionando desgaste no conjunto de discos e platô, pois como a embreagem fica QUASE no ponto de acionamento, ela fica com as pinças de engate meio acionadas e os discos podem até chegar (dependendo da regulagem, se estiver muito baixa por exemplo) mantendo os discos sempre em contato, ocasionando a vitrificação dos iscos e posteriormente a famosa "patinada de embreagem" ou mesmo as marchas começarem a desengatar sozinhas...

Sigam o manual que é o melhor para vc e sua moto...

abraço

ammanzoli
04-06-08, 09:46
Gente... Como muitos aqui compraram a moto 0km, vcs tem o manual da motoca...

Leiam ele e ajustem de acordo com o que está recomendado lá, pois o q diz lá eh o melhor pra sua moto...

No começo vc pode achar estranho, mas depois acostuma... Essa coisa de deixar baixa pra sair mais rapido, ou pq eh mais confortavel, acaba ocasionando desgaste no conjunto de discos e platô, pois como a embreagem fica QUASE no ponto de acionamento, ela fica com as pinças de engate meio acionadas e os discos podem até chegar (dependendo da regulagem, se estiver muito baixa por exemplo) mantendo os discos sempre em contato, ocasionando a vitrificação dos iscos e posteriormente a famosa "patinada de embreagem" ou mesmo as marchas começarem a desengatar sozinhas...

Sigam o manual que é o melhor para vc e sua moto...

abraço


e isso ai ... e quem nao tiver o manual.. procura na net e baixa ..