PDA

Ver Versão Completa : abrir o motor da moto.. comecei a terapia hehehe... (Atualizado)



lim@
31-08-07, 13:29
e ai pessoal... hoje eu comecei a minha terapia rsrsr comecei a desmontar o motor para a troca do rolamento do cambio... estou indo bem tranquilo e sem pressa.. anotando onde cada peça é colocada e tudo mais.. ja que é a primeira vez que mexo em um motor... ]:).. vou ter que comprar algumas ferramentas mas nada que fique mais caro que o mecanico.. puô o cara quer cobrar 200 mangos só pra abrir o motor :o :o~com esses 200 eu compro as peças e as ferramentas.. se eu naum conseguir fechar depois dai eu peço pro mecanico montar hehehe mas acho que naum vai ser necessario... vou aproveitar e verificar todos os rolamentos to com o catalogo de peças dela comigo pra dar uma ajuda..
se alguem souber alguma manha ou dica e quiser postar aqui pra me ajudar desde já eu agradeço :OK:

Sh3rMy
31-08-07, 13:45
soh nao vah mexer no pistao tirando as aneis do lugar, a moto começa a fumar dae.
Acredito que vc soh va precisar mexer na lateral direita neh?
Falow

igortde
31-08-07, 14:09
Se tiver uma camera digital tirar umas fotos ajuda a lembrar depois o local ...

Cyber
31-08-07, 16:18
hehe, o bom é baixar o manual de peças da moto onde tem a parte do motor normalmente tem a ordem detalhada de onde cada peça vai aí fica fácil

Stone
31-08-07, 18:14
hum, só abrir ali dos lados num tem treta, bem facim, só prestar muita atenção na desmontagem
o cabreiro é desmontar as carcaças, a parte das marchas é complicado

jonyhiei
01-09-07, 00:04
Hehehe boa sorte amigo! boa terapia pra vc :OK:

Se eu fosse fazer isso... aiai adeus motoca ehauehuheua

CHOPPERSPML
01-09-07, 18:45
outra coisa muiiitttooo importante, tente tirar as duas partes do cambio sem tirar nunhuma engranagem da seguencia, senao se ta fu...dido depois pra montar e tbem presta a atençao na seguencia dos seletores(sao 3), tem uma letra em kd um q é a posição correta de coloca-los, tenta baixar tbem um catalogo de serviço tbem é muito util.

lim@
01-09-07, 22:52
uma duvida... to pensando em tirar o motor do quadro deixar ele de lado.. e abrir a carcaça. daí eu tiro só um lado da carcaça .. o que estiver virado pra cima.. dai as peças ficariam todas encaixadas na outra parte da carcaça e naum teria risco de tirar alguma engrenagem do lugar.. iso da certo?..

CHOPPERSPML
01-09-07, 23:12
sim, mas pra isso nao acontecer vc vai ter q olhando por tras do motor a tampa da direita mas antes de continuar, qual seria o motor q vc ta mexendo ???

lim@
01-09-07, 23:37
sim, mas pra isso nao acontecer vc vai ter q olhando por tras do motor a tampa da direita mas antes de continuar, qual seria o motor q vc ta mexendo ???

e o da cbx 200 strada.. chopperspml se vc iver alguma dica de quais peças vou ter que soltar pra trocar o rolamento vai ser de grande ajuda.. tem alguma chave especial pra tirar o rotor do lado esquerdo?

lim@
02-09-07, 11:16
bom tudo ja foi tirado.. motor do quadro, cabeçote, comando, cilindro, pistão... mas a carcaça naum abre.. alguem sabe qual parte eu devo tirar agora? tipo a empreagem.. ou o rotor do outro lado pra eu poder abrir a carcaça? :0_0:

Leonardo SC
02-09-07, 11:53
Baixa o manual de serviços da strada, tem td detalhado lah...

Meu colega d serviço jah desmontou bastante desse motor, nao tem segredo, boa sorte!!!

superkyo
02-09-07, 14:03
Naum abro nem a pau !! alem de certeza q eu iria fazer merda ela é meio meio de transporte do dia-a-dia

CHOPPERSPML
02-09-07, 15:08
lim@ , tira do lado da embreagem so q vc vai precisar soltar 3 parafusos philips da bba de oleo e la dentro tem uma porca castelada, vc vai precisar de uma chave q se chama castelada para poder soltar a bba, depois disso no centro da embreagem tem um pino vc o retira, retira tbem o rolamento q tem dai vc vai ver outra porca castelada e so soltar elas e tirar os parafusos q unem as carcaças, com isso vc nao corre o risco de tirar as engrenagens do cambio da seguencia, (dica coloque o motor encima de 2 suporte para q o eixo do pinhao nao fique pegando em nenhuma superfice)

lim@
03-09-07, 13:07
bom vamos aos resultados...
abri o motor sem pressa e guardando a sequencia das peças tudo certo agora comecei a fechar
naum é nenhum bixo de sete cabeças mexer em um motor mas tem que ter paciencia gostar de mexer ( montar e desmontar) e memoria hehehe

todas as peças aparentemente estão ótimas nenhum desgaste excessivo
rolamentos em geral -ok
emgrenagens -ok
biela- ok
pistão- ok ( vou aproveitar e descarbonizar ele )
cilindro -ok
corrente de comando- ok
balancins -um pouco gastos acho que vou aproveiar e troca-los e tbem vou comprar um comando do henrique pra envenenar a bixinha

resumindo o barulho que eu pensei que era rolamento não é.. :-/ to pensando em colocar mais um disco na embreagem pode ser uma folga excessiva ali e isso faz o ruido qdo eu aciono a danada.
valos gasto até agora:
ferramentas: 29.00 mangos
vou trocar os balancins e comprar um comando pra colocar o valor total das peças usadas...
se eu tivesse levado no mecanico eu iria gastar só de mão de obra 200 :stop: :stop: e ainda por cima naum seria o que eu tava pensando ele iria abrir o motor e iria fechar naum ia precisar trocar nada la dentro.
um dinheiro muito bem economizado e ainda por cima conheci o motor da motoka por inteiro.. agora qqer coisa que precisar fazer posteriormente eu mesmo irei fazer..
só não concegui tirar fotos pra postar aqui porque to sem camera rsrsrs
agradeço a ajuda da galera e as dicas dadas posi foram de grande ajuda
um abço a todos

Stone
03-09-07, 13:18
parabéns pela sua iniciativa :clap:
da 1ª vez sempre é mais phudido mas num tem segredo, é só fazer com calma

só uma dúvida que me surgiu agora:


presta a atençao na seguencia dos seletores(sao 3), tem uma letra em kd um q é a posição correta de coloca-los
num intendi, os retentores tem uma posição certa? ou é só o lado de dentro e o lado de fora?

CHOPPERSPML
03-09-07, 14:58
e q existe 3 garfos q fazem a troca das engrenagens do cambio e elas tem posicao, em relaçaõ aos retentores tem posicao a parte q tem tipo uma mola por dentro fica na direção do oleo.

Stone
03-09-07, 15:16
ah sim

oldskullo
03-09-07, 18:47
primeiro de tudo parabéns, mandou bem! :OK: :OK:

agora, como ela tá andando? Tá melhor, pior, ainda não andou...

CHOPPERSPML
03-09-07, 18:51
Por acaso vc nao tirou o pistao de dentro da camisa nao né?

lim@
04-09-07, 00:13
Por acaso vc nao tirou o pistao de dentro da camisa nao né?

pior que tirei.. mas o que acontece? naum podia tirar? :0_0:

Diego.fcs
04-09-07, 10:17
Opa... legal isso hein Lim@, o motor eu fico cabrero de mexer, quero qualquer dia desses comprar uma bagaceira e fazer isso... A dica que dou é quando montar o motor, faça trocas curtas de óleo, a minha eu fiz com uns 300 e poucos km, depois com 1000, depois com 1500... E sempre limpe o filtro... A primeira troca que eu fiz o óleo tava bastante sujo porq o motor ficou aberto, mesmo eu tendo guardado em lugar fechado e tal...

Saurus
04-09-07, 10:55
Lim@, quando você for remontar o conjunto cilindro/pistão, preste atenção no seguinte:

1) Os anéis de segmento: São 3, sendo os de cima (1 e 2) são de compressão e o 3º, na verdade é composto de outros 3 anéis (dois lisos e um ondulado). Este que é composto é o anel raspador de óleo.

O anel 1 deve ficar com o rasgo à uns 30º da válvula de admissão. O anel 2 ficará com o rasgo a 120º do rasgo do anel 1 em direção à válvula de escapamento. O conjunto do anel 3 também deverá ter os rasgos defasados em 120º em relação aos anéis 1 e 2 além de uma defasagem dos ragos dos elemntos que compõem o p´roprio anel 3 (sempre a 120º). Se ficar complicado, tentarei fazer desenhos.

2) Quando for colocar o pistão dentro do cilindro tome cuidado para que os rasgos dos anéis não saiam da posição que descrevi acima. Preste atenção na posição do pistão em relação às válvulas de admissão e escapamento.

Antes de encaixar o pistão dentro do cilindro, buzunte bastante óleo lubrificante novo na parede interna do cilindro (mas tem que lambuzar bem mesmo).

3) Antes de reiniciar a montagem do cilindro/pistão/biela, etc, verifique se o cilindro precisa de, ao menos, um brunimento.

4) Cuidado ao montar o pino que segura o pistão preso à biela, não esquecendo de colocar a trava novamente.

5) Depois de colocado o cabeçote, preste muita atenção na posição correta do comando de válvulas, pois a corrente de comando tem posição certa para ser colocada na engrenagem do comando. Verifique pela marcação de tempo do motor (marca "T" no alternador) de forma que o comando esteja na marcação (riscos que estão marcados na engrenagem do comando alinhados com os riscos no cabeçote e ambas as válvulas estejam FECHADAS).

Espero ter ajudado.

CHOPPERSPML
04-09-07, 13:09
pior que tirei.. mas o que acontece? naum podia tirar? :0_0:

O q acontece e q se vc nao fez nenhuma retifica do cilindro ou pelo menos bruniu(Lixou) o cilindro e nem trocou os aneis a sua moto vai começar a dar umas fumada, verifica se nao tem riscos verticais no cilindro, isso caracteriza problemas, sinais q vai queimar oleo.

Saurus
04-09-07, 14:18
O q acontece e q se vc nao fez nenhuma retifica do cilindro ou pelo menos bruniu(Lixou) o cilindro e nem trocou os aneis a sua moto vai começar a dar umas fumada, verifica se nao tem riscos verticais no cilindro, isso caracteriza problemas, sinais q vai queimar oleo.


Concordo. Já que abriu, mande fazer um brunimento no cilindro e troque os anéis de segmento (de compressão e raspadores). Ajoelhou? Tem que rezar!

CHOPPERSPML
04-09-07, 15:09
olha o q da nao fazer o trampo direito...

http://i194.photobucket.com/albums/z106/chopperspml/PIC_0069.jpg

Tinha colocado um pistao de strada na Maria Luiza, "ML125 1982", dai nao tinha como regular as valvulas em casa pq nao tinha os calibres, mandei regular so q o cara num deve ter feito o serviço de gente, tai o resultado mi fud...achei a cabeça da valvula debaixo do cambio...rsss

lim@
04-09-07, 15:46
chopper to com uma duvida no comando agora.. o motor esta todo montado.. o cilindro esta sem sinais de ranhura ...
coloquei o motor na marca T ponto morto superior.. coloquei o comando com as astes para baixo assim naum esta ativando nenhuma valvula.. só que qdo eu começo a dar a volta no motor a primeira valvula que abre e a de escape.. isso esta certo? :0_0:

Saurus
04-09-07, 16:37
chopper to com uma duvida no comando agora.. o motor esta todo montado.. o cilindro esta sem sinais de ranhura ...
coloquei o motor na marca T ponto morto superior.. coloquei o comando com as astes para baixo assim naum esta ativando nenhuma valvula.. só que qdo eu começo a dar a volta no motor a primeira valvula que abre e a de escape.. isso esta certo? :0_0:


Sim, véio! o "T" é o ponto de TEMPO do motor, ou seja compressão e ignição. O tempo seguinte seria exaustão, logo a primeira válvula a abrir seria a de escape.

Se eu estiver errado me corrijam.

CHOPPERSPML
04-09-07, 23:16
Sim, véio! o "T" é o ponto de TEMPO do motor, ou seja compressão e ignição. O tempo seguinte seria exaustão, logo a primeira válvula a abrir seria a de escape.

Se eu estiver errado me corrijam.


isso ai ... :OK: