PDA

Ver Versão Completa : Moto Peças - Qto R$ pra abrir uma??



LNRO
31-08-07, 18:49
salve pra geral e ae gakera blz
então seguinte qto q vcs acham mais ou menos q tem q ter de R$ no min. pra abrir e começar com uma pequena moto peças e alguns serviços basicos ???
to pensanu nessa hipotese pra mim kkkkkkkkkkk
ajuda ai vlww
abraços e fikem com deus

Fernando Oliveira
31-08-07, 19:02
problema do auto peças é o estoque que tem que ser calculado nos mínimos detalhes para não ter dinheiro parado na estante... por isso para começar uns 20 a 30 mil tá muito bom, desde que vc trabalhe com as peças que mais saem e tenha preços de "chamariz" tipo : óleo a preço em conta, pastilhas, tudo com placa enorme na porta com o preço promocional... aí vc ganha mais nos capacetes, luvas, etc e tal.

Outra coisa que faz sua loja ficar conhecida em pouco tempo é uma super promoção de pneus, tenha sempre o bom, original e o remold a preço baixo...

LNRO
31-08-07, 19:15
é por ai q acho tbm
e tbm uma propaganda na radio ajuda bem

Fernando Oliveira
31-08-07, 19:25
elhor que rádio é atrair o público específico... veja motoboys rodam em média 250km por dia, trocam óleo e pneu como ninguém, a toda hora...melhor é distribuir folhetos nas empresas de motoboys, estacionamentos de motos no centro... é muito mais barato e acho um marketing direto no queixo...

Gouveia bizGuaruja
31-08-07, 22:53
Amigo...além de pensar no valor do seu investimento...vc precisa ver tambem se abrir esse tipo de comércio é viavel! Existem muitos fatores que devem ser considerados. Por exemplo: o SEU fornecedor conseguirá oferecer produtos com preço bom, para combater o preço dos teus concorrentes? Ele vai conseguir te atender a hora que precisar? Existe ainda demanda para este tipo de comércio?
Tem várias questoes que devem ser analisadas... :P

oldskullo
01-09-07, 01:32
Cara, procura o SEBRAE da sua região e vê se eles têm o projeto de "Incubadora de Empresas", eles te dão todo o treinamento necessário pra vc abrir o negócio !!

Marvila
01-09-07, 11:04
...eles te dão todo o treinamento necessário pra vc abrir o negócio !!

Eu heim :0_0:, esta de dar todo treinamento necessário "pra vc abrir o negócio" :o

Bom, LRNO, vou contar o que um cidadão fez e você vai se baseando, Ok ?

Primeiro, ele escolheu um local que não era no centro na cidade nem no subúrbio. Era um casa com um quintal amplo. Neste local ele montou um lava-jato para motocicleta. Logo na parte da frente funciona uma lanchonete, que serve bebidas e tiragosto (na verdade, é uma casa de caldos - de mocotó, verde, sururu, camarão, feijão, etc).

Segundo, juntamente com o lava-jato funciona um serviço de troca de óleo e peças de gastos normal (pastilhas, lonas, manoplas, relação, cabos, etc).

Uma parte da casa passou a vender estas peças, inicialmente, e depois foi diversificando (ou seja, ele não montou um estoque grande). Também há uma pequena boutique que vende luvas, capacetes, capas de chuva, botas (no mesmo ambiente da loja de peças). Na verdade, são prateleiras expositoras de vidro, que ficam na parede (até embelezam a loja de peças).

O detalhe é que ele tem as peças de reposição básicas (pastilhas, velas, lonas, relação, manopla, manete, etc) para muitos tipos de marcas e motos.

Aos sábados virou um point para o pessoal das "duas rodas". Você vai lá para lavar a moto (R$ 10,00) e fica aguardando, bebendo uma Itaipava geladíssima (somente em lata, a única em garrafa é a Original, ao preço de R$ 4,50 :( ). e saborendo um caldinho (o meu preferido é o de mocotó). Também pode ir trocar as pastilhas, lonas, relação, etc. Enquanto aguarda bate aquele papo com a turma, regado ao caldinho e uma Itaipava geladíssima.

Eu não sei, inclusive, precisar qual dá mais lucro: a lanchonete, o lava-jato ou a loja de peças...

Fernando Oliveira
01-09-07, 11:50
É isso aí ! devagar e sempre, sem comprometer todo o patrimônio... :Q

LNRO
01-09-07, 12:39
ae galera vlw pelas dicas
é embaçado mesmo ainda mais q ta pensanu eu e mais um camarada de sócio
mas pra juntar uma moeda boa agente tem q vender as motoca ainda e fica na bota por um tempo até começa rende
ta tenso fica trampanu pa kacete e ganha poko!
mas vlwsss

LNRO
01-09-07, 12:41
e essa de distribuir panfletinhos em moto taxi eu ja tinha pensado tbm, quer dize eu nao o meu camarada hehehe

LNRO
01-09-07, 12:47
e respondendo o gouveia: demanda e fornecedor tem sim hehehe
mas iai.. deram dicas.. mas nao responderam o R$ ?

AUaUhaUhAuha ;)

robincs
02-09-07, 10:52
O fator $$$$ vai depender do que tudo você pretende ter na sua moto-peças e/ou oficina. Pra atender uma clientela bem diversificada você vai ter que investir não somente em estoque, mas também na estrutura física da sua empresa, prateleiras, espositores, ferramental, etc. Com uns 20~25 mil acho eu que dá pra começar a brincadeira, mas veja bem, começar!!!

Antes de mais nada faz como o pessoal falou, procura o SEBRAE e faz uma pesquisa de mercado, eles orientam tudo. Tenho um amigo que abriu uma Lan-House com orientação do SEBRAE, ele modificou tudo o que tinha em mente no início depois de seguir os passos, pesquisa de mercado, público alvo, local, etc. Abrir uma micro-empresa dá bastante gasto e provavelmente o proprietário terá que trabalhar os primeiros meses quase sem lucro, aí tem que ter uma grana pra se sustentar.

Não é querer jogar balde de água fria, essa é uma realidade que precisa ser muito bem estudada, afinal de cada 10 micro-empresas que abrem, apenas 2 ou 3 atingem 2 anos de vida, e apenas uma continua após os 5 anos.

[]´s Robinson

PimEdu
02-09-07, 11:52
Cara, vc tem q fazer as contas de qto vai gastar, ligue pro fornecedor e pergunte de qto em qto tempo ele pode te fazer entrega e qual o pedido minimo, dai vc faz uma projeção de qto vai vender por dia, ve de qto em qtos dias vai fazer o pedido e boa, pode começar com um estoque baixo e se ficar sem mto cedo vc pode comprar em outra loja e vender a preço de custo, só para não perder clientela. Depois pense no aluguel do local, é bom vc ter pelo menos uns meses para pagar sem precisar de lucro da loja, dai tbm ja pega esses meses (eu iria pelo menos com 6 meses de reserva) e calcula seus gastos, tem q se manter tbm sem precisar da loja. E dai ja faz uma projeção da reforma q provavelmente precisará o espaço da loja.
Acho q é meio q por ai, agora para saber $$$ vc tem q se informar em preço do seu estoque, preço de aluguel na sua cidade, de reformas e seu custo.

destbr
02-09-07, 15:29
o fornecedor vai te fornecer um catalogo,o qual vc deve comprar as peças de maior saida e depois com o giro do dinheiro, pode comprar peças um pouco mais especificas.

pneu, oleo, jaqueta, luvas, pastilhas e lonas.. coisas assim creio q sejam um bom começo :) e mais a dica do povo aí em cima!

LNRO
02-09-07, 17:10
ai galera vlw pelas dicas mesmo é por ai sim
vou procurar pelo SEBRAE pra dar uma olhada

Hopeless
03-09-07, 10:21
procura sim o sebrae e qualquer informação que lhe apareça.... e se prepare, ter um negocio esta longe de ser facil.... e vai levar um tempo até começar a ganhar algum dinheiro... falo por experiencia propria vai te dar muito trabalho e dor de cabeça |:( mais depois de um tempo até que fica divertido :OK:.
se prepare bem, junte muita disposição e paciencia e vai fundo.

Diego.fcs
04-09-07, 13:43
Então cara é complicado falar sobre isso de uma maneira geral... Vc pode começar vendendo peças que "saem" bastante como disseram aí, lâmpadas, cabos, óleos... O problema de oficina é que vc terá que ter um bom mecânico, e ele num cobra barato, a num ser que vc seja o bom mecânico... Um lugar que vi aki q é interessante é de troca de óleo... O cara tem uma loja pequena só que tem qualquer tipo de óleo que vc quizer, desde os mais baratos até os mais caros, para carros (gasolina e alcool) motos, motores 2T, diesel... Filtro de ar também... Vc pode começar assim e aos poucos ir aumentando sua linha de produtos conforme a demanda de sua cidade... E divulgação e promoções são essenciais para o sucesso de sua empresa...

Diego.fcs
04-09-07, 13:46
Eu tenho pensado nisso só que com peças de motos mais antigas: CB. ML, XLX, RX, RD... tipo comprar motos em ferro-velho, bagaceiras e recuperar as peças e revender... Dá mais trabalho mas é interessante... quem tem essas motos sabe que é difícil ir num lugar onde as pessoas conhecem as peças dessas motos e sabem onde encontrá-las...

CHOPPERSPML
04-09-07, 15:33
tbem ja pensei um dia em abrir uma moto peças pq tbem curto muito motos e agora to sem trampo, em relação a oficina, vc vai ter q ter um capital de + ou - R$3.000,00 para poder trabalhar com as ferramentas certas para nao ferrar td a moto do cliente com gambiarras da uma olhada nesses sites, eles tem ferramentas ,
www.galmar.com.br (http://www.galmar.com.br) , http://www.everestmotos.com.br/ , em relação ao mecanico vc pode negociar com ele um valor fixo por mes nao alto e pagar comissao para ele sobre os serviços prestados(ele tera mais interesse em fazer um bom serviço e ate arrumar clientes) peças todos e qquer fornecedor q vc for arrumar tente ir pessoalmente fazer uma visita conhecer a estrutura deles e pedir um relatorio q se chama Curva ABC, esse relatorio classifica os itens q mais tem giro saida, pessa para ele o relatorio por quantidade isso ja ajuda muito e vc confrontando com os outros fornecedores vc tera uma base para analise, faça promoçoes de Oleo, Pneus, coisas de manutenção cotidiana, como pastilha de freio, lona de freio relação, monte tbem pelo menos 1 computador e coloque todo tipo de catalogo q vc imaginar, sera um diferencial, aqui em campinas so as concessionarias usam isso, as vezes a pessoa nao sabe o nome da peças mas visualizando fica mais facil....

É isso ai desculpa ficar enxendo o seu topico mas se um dia Deus me abençoar esses seram os passos iniciais para mim.. abraços e boa sorte.

Lagartixxa
04-09-07, 17:23
e respondendo o gouveia: demanda e fornecedor tem sim hehehe
mas iai.. deram dicas.. mas nao responderam o R$ ?

AUaUhaUhAuha ;)


cara vai ser algo entre R$1000 e R$1.000.000 :lol:

cabra de brasilia
04-09-07, 17:30
Já trabalhei vários anos nesse ramo de auto-peças...só marretagem sem dó......... ]:)..........em 6 meses tava com um GTS turbo um chevette tubarão para manobras e um Fusca abarrotado de som...........Graças a Deus encontrei-me com a Luz e hoje sou só humildade uma 125cc já louvo até sangrar os joelhos........digamos assim......... :G.........

Diego.fcs
04-09-07, 17:32
cara vai ser algo entre R$1000 e R$1.000.000

1.000.000,00 de dinheiros dá sussegado e sobra troco ainda... hehehehehhee

LNRO
04-09-07, 19:37
UHAUAHU 1.000.000,00 qm dera, aí eu montava uma só pra ter o q fazer, num era nem pelo diinhero kkkkkkkklkk mas então galera vlw pelas dicas mt obrigado, to analisando bem e qm sabe se eu pegar firme nessa ideia mesmo de td certo ;) :)

rulius
17-09-07, 13:47
Acho que varia, principalmente em função dos custos fixos (que não dependem de vendas, como aluguel), além do gasto inicial com prateleiras, vitrines, computador, reforma do imovel, etc.

Mas uns R$30.000 deve ser o suficiente.