PDA

Ver Versão Completa : RPM+troca de marcha = ?



jonyhiei
01-09-07, 00:02
[color=teal]Boa noite pessoas! :clap:
Então surgiu uma duvida aqui na cabeça a um tempo.
nu carro aqui de casa eu troco a marcha la nos 3 mil rpm, digamos q essa seria a rotação normal para a troca.
isso se da nos 20 kmh, 40, 60 e 75

E na moto? como eh q funciona? Qual seria a faixa de rotação normal pra trocar a marcha?
Eu nem olho pro velocimetro direito, olho mais pro conta-giros e como a moto ta amaciando eu to trocando um pouco a baixo do 5 mil rpm.

EH isso ae, a qnts rpm ou qual a velocidade q vcs trocam de marcha?/color]

yalta
01-09-07, 00:27
Ah cara, isso varia de moto pra moto. Na Yes, quando tô de boa, troco até 5k rpm, andando mais forte troco até 6,5 - 7k rpm. Não chega a forçar o motor.

TorteX
01-09-07, 03:02
Simples...
Quanto tava amaciando...é só não esticar nenhuma marcha...só issu até os 1000km....nenhum segredo! huuauhaha

Ivan RJ
01-09-07, 04:46
Jony, não sei se sua moto já passou dos 800km rodados, quando termina a primeira etapa do amaciamento do motor da Yes. Nesse período não pode passar dos 5.000 giros nem para trocar de marcha nem andando. Se já passou dos 800Km rodados pode trocar de marcha entre 5.000 e 7.000 giros sem problema. Lembre-se que a Yes tem um motor que gosta de giro alto, é bem diferente da Honda e da Yamaha que tem torque em baixa rotação, portanto se já passou da primeira etapa de amaciamento, pode subir o giro para trocar as marchas o motor irá agradecer. Com isso você irá aprender como se toca a Yes. Um grande abraço a todos os irmãos.

PimEdu
01-09-07, 08:41
Quer economizar é bom trocar entre 5000 e uns 6000rpm, quer andar forte na yes é bom trocar entre 8500e 9000rpm. A yes começa a andar depois das 5000rpm, antes disso ela é meio morta, então eu geralmente troco perto das 7000rpm, fica economica até (faz na casa dos 35 por litro) e anda bem, se precisar de força ela tem.

rocksul
01-09-07, 09:21
Eu sei q tu ta falando da Yes, mas moto é tudo moto.
Andando pra economizar troco de marcha em 4mil rpm, andando normal a 6 mil rpm, dando no bucho a 12 mil rpm.

Furious VIPER
01-09-07, 11:44
Parem de esnobar quem não tem tacômetro seus bundão!!hehehehe



Sigo com o segredo do DureX ali... é só não esticar as marchas... vai bem tranquilo... te acostuma a ouvir o motor.. e não guiar somente pelo tacômetro! Tu mantém a atenção no trãnsito 100% e curte o som do motor pra respeitar os limites dele...

Christian
01-09-07, 16:20
Eu vou com o Furious e o TorteX.
Eu tbm não so "burguêis" pra ter moto com conta-giros. :NOOK:

superkyo
01-09-07, 16:35
AFF....qm naum tem conta-giros naum precisa comentar, pois naum vai ter como responder o cara...

Aposto q o cara quer saber a faixa q o pessoal costuma troca de marcha independente de estar amaciando ou naum a moto dele ele sabe q amaciando naum pode passar de 5.000RPM.....

Eu já passei dos 800km, mas naum dos 1600km, ou seja, so posso "forçar" até 7.500RPM, mas to trocando de marcha quase sempre nos 5.000-6.000RPM so em ladeira q vo pra 7.000RPM......naum vejo necessidade de esticar até 7.000-7.500 RPM toda hora.....


OBS : depois q passei dos 800km msm so andando 130km do tanque já podendo passar por 5.000RPM minha média caiu 1.1km/l !! ( eu meio q exagerei no começo quando acabo de passar de 800km eu esticava todas as marchar até 7.000RPM ) o 1º tanque foi 38.7km/l e o segundo 37.6km/l

lion
01-09-07, 16:38
Enfim, faz como os caras falaram, evita esticar muito ou abrir d+o acelerador que vai tudo sussa, poupa teu motor que tu poupa gasosa acho que amaciar o motor tbm tem haver com educar a pessoa a ser mais economica huaha
eu to sofrendo pra amaciar o meu, fiquei com medo de dar uns cacete nela pq soh tem 4km de rodada =\
dai fico cabrero pq n quero bater o motor dela em 3 anos ><
pelo menos o tempo de vender soh quero trocar oleo e arrumar as besteiras tipo lavar e lubrificar ><

Furious VIPER
01-09-07, 17:05
AFF....qm naum tem conta-giros naum precisa comentar, pois naum vai ter como responder o cara...


Gostei da humildade!!!! hahaha pangaré!!!

lion
01-09-07, 17:13
Gostei da humildade!!!! hahaha pangaré!!!

ta mais pra poney

isso me faz lembrar um dia quando eu era pirralhão, fui pruma fazenda e montei num ponei, nao sabia dirigir o bagulho dai ele passou coladao num outro poney, no fim das contas meu braço "escovou" os dentes do poney que estava ao lado, moh nojo sai todo babado huauhaha
/offtopic

lagreca
01-09-07, 18:32
comigo enquanto tava amaciando realmete não esticava, agora sempre troco no limite, a bixinha implora para subir a marcha hehehe.

Hunter 123
02-09-07, 12:02
Depende da moto em parte sim, principalmente no quesito economia. Li num forum onde os intrudeiros chegaram à conclusão que nessa moto o melhor é trocar em 5000. Se a minha chegou aos 1000 fazendo 33/L, imagina no que vai dar isso?

PimEdu
02-09-07, 12:08
Claro q depende da moto a troca uai, a YES tem potência max aos 8500 rpm se não me engano, a unica coisa q o cara vai conseguir trocando as 12000 rpm é fundir o motor em pouco tempo. Ele se quiser ser rápido tem q trocar no max às 9000rpm, mais q isso a mot ja perdeu mta potência e torque e vai desenvolver pior do q se ele trocasse.
Mesmo economia, na falcon por exemplo pode ser q trocando a 4000 seja economico, na yes não, pq a 4000 ela não tem nenhuma força.

Leonardo SC
02-09-07, 12:38
Isso vai depender do q vc quer usar do motor: potencia, economia??? etc

Para extrair maior potencia do motor vc deve fazer com q o ponteiro do rpm trabalhe ao redor da faixa de rotacao maxima, tipo, c a potencia maxima eh a 8500 rpm, vc estica mais um poko o motor, vamos supor ate uns 9000 rpm, e ai qdo muda d marcha a rotacao cai para uns 8000 rpm, entao vc tah trabalhando ao redor dos 8500 rpm (500 pra baixo e 500 pra cima)

Agora c vc quer economia (em motores 4 tempos ciclo otto (alcool, gasolina e GNV)) procura usar a menos rotacao possivel e tera economia!!!

superkyo
02-09-07, 14:04
DUVIDA a YBR, CG FAN, CG 150 tem a potencia maxima na msm faixa de RPM ?? 7.500 a 8.500 ??

PimEdu
02-09-07, 14:12
Deve ser em volta dos 8000rpm, agora em qual rotação só entrando no site e vendo mesmo.

Diego.fcs
02-09-07, 14:18
Eu tbm não so "burguêis" pra ter moto com conta-giros.

A minha num é de burguêis mas tem conta-giros... hehehehehhehe

Seguinte cara, segue o manual aí no período de amaciamento e depois disso é só num esticar muito as marchas, agora também num é pra trocar de marchas com o giro muito baixo senão acaba forçando também o motor, procure manter giros onde o motor trabalhe mais "livre"... Num adianta trocar a marcha com 3000rpm e a moto tá froxa e vc enrolando o cabo pra ver se ela vai...

Mostarda_69
03-09-07, 07:55
Na hunterzinha qd to trankuilao, troco a uns 4 ou 5... soh pra ela anda mesmo, mas qd eh pra ""tenta"" anda, vo no 9mil...

Christian
03-09-07, 08:17
A minha num é de burguêis mas tem conta-giros... hehehehehhehe



Parece que antigamente as montadoras se preocupavam mais com o consumidor do que hoje.
Fazem de tudo para reduzir os custos e quem sofre é o consumidor.

Diego.fcs
03-09-07, 10:01
Pois é, antigamente as empresas se preocupavam com a qualidade do produto, diziam que quem teria o melhor produto é que dominaria o mercado, hoje em dia já é o preço, fazem de tudo para ficar mais barato e se esquecem da qualidade...