PDA

Ver Versão Completa : Duvida boba sobre reabastecimento!



lion
01-09-07, 17:10
Como vcs sabem acabei de desvirginar-me no mundo das motos!
Ainda nem abasteci a bonitona, abri por curiosidade o tanque hj (tava em off) e tudo que vi foi uma parada de metal o.o
enfim, quando reabasteço, preciso mudar a chave pra reserva pra entrar la tbm? ou tem tipo uma valvula que, ao abastecer em ON permite que a gasosa chegue a todos os compartimentos do tanque?

é uma besteira mesmo, mas no manual apenas diz pra abastecer no on mas fico cabreiro por isso prefiro perguntar logo...
to percebendo que a gasosa ta baixando rapido tambem nem tem 3 km e o ponteiro ja ta perto do meio...
segundo ao cara da conc disse que o tanque viria cheio, dai fico pensativo nisso vou reabastecer antes de ir pra facul segunda e faço teste durante a semana, nem vou esperar tanque esvaziar por via das duvidas prefiro tirar a primeira media pelo hodometro parcial mesmo

Fernando Oliveira
01-09-07, 17:18
É assim. Quando vc está na reserva, encha o tanque e depois vire para "ON", se vc já está em "ON" deixe como está, a reserva enche "sozinha". Se tiver em "OFF", vc vai parar na rua por falta de gasolina...

Fernando Oliveira
01-09-07, 17:25
Outra coisa, NUNCA confie no que os caras de concessionárias dizem... melhor mesmo e encher o tanque até o limite permitido, roda uma semana e meça o consumo.
A YBR, no início costuma ser bem econômica.

Furious VIPER
01-09-07, 17:36
A sua perguntas é óóótima lion!!!
Eu dificilmente entro na reserva... mas qdo entro, procuro abastecer logo... ainda com a chave na posição "res".... saio com a moto.. rodo alguns km... tipo.. 2 ou 3... e depois passo de volta pro "on"... já ficou automático... mesmo eu tendo entrado na reserva umas 5 vezes só.. em 2 anos e meio de moto!!!

Christian
01-09-07, 17:39
OFF quer dizer que a gasolina está fechada e não vai entrar mais nada, só vai gastar o que tem nas mangueiras e vai parar.
ON é quando vc deixa a gasolina do tanque aberta e a reserva fechada.
Mas ao abastecer em ON vai encher a reserva tbm.

dmsb
02-09-07, 13:09
Olha, fiquei de bobeira agora.

Pelo que eu me lembro, em todas as motos o tanque de combustivel é como se fosse um balde,

Quem define reserva ou normal é a torneirinha da gasolina. Ela fica no fundo do "balde" e tem uma mangueirinha de uns 5 cm pra cima, ou seja. Quando o "balde" esvazia e fica apenas com um fundinho de gasolina, a moto fica sem gasolina.

Ai o piloto vira a torneira da gasolina para a reserva, e a unica coisa que acontece é que a torneira em vez de pegar a gasolina no alto da mangueirinha, ela abre uma outra passagem de gasolina bem no fundo do tanque, ai a moto trabalha com o restante de gasolina.

Agora, não muda absolutamente nada no abastecimento da moto em que posição esta a torneirinha.

muayzen
02-09-07, 13:31
isso mesmo q o macaco falou !

um desneho pa simplificar

http://img64.imageshack.us/img64/4315/cvhcvheo0.jpg

vermelho é reserva
azul é ON
:)

Christian
02-09-07, 13:51
Opa.... temos um designer em nosso fórum. :lol:

Fernando Oliveira
02-09-07, 13:56
Desenho em 3d !! pensei que fosse uma foto com corte transversal do tanque !! :lol: :lol: :lol:

Brincadeirinhas parte, muito esclarecedora!

Diego.fcs
02-09-07, 14:26
Na minha opinião tanto faz vc encher o tanque na poição RES ou ON, dá na mesma, afinal num tem compartimentos separados dentro do tanque. OFF é pra quando vc para a moto ou vai deixar ela guardada, abastece e deixa no ON, evite chegar na reserva...

Furious VIPER
02-09-07, 16:18
É o 1° desenho do Mayzena q eu consigo entender!!hahahah

Peçam pra ele desenhar uma moto com piloto e garupa pra vcs darem uma olhada!!hahahah


Agora falanod sério, interessante essa idéia da reserva pra abastecer, eu confesso q não sabia!

px400
02-09-07, 16:34
É o 1° desenho do Mayzena q eu consigo entender!!hahahah

Peçam pra ele desenhar uma moto com piloto e garupa pra vcs darem uma olhada!!hahahah


Agora falanod sério, interessante essa idéia da reserva pra abastecer, eu confesso q não sabia!


http://img295.imageshack.us/img295/5299/fdsddddses9.jpg

Esse é o designer do forum!

lion
02-09-07, 21:33
valeu pessoal!
Bem como falaram ai, o cara da conc me disse que o tanque ia vir cheio, rodei 4km e ele ta menos da metade agora... vou abastecer amanhã antes de ir pra facul pra ter certeza, pq 8 litros ela nao bebeu em 3 km, ta andando menos que maverick huahuaha

Ivan RJ
03-09-07, 01:22
Lion evite deixar baixar muito a gasolina dentro do tanque, isso serve para todos, pois iram formar pequenas gotas de água resultado da evaporação do alcool. Essa água causa oxidação interna no tanque de combustível e misturada a gasolina o motor sente causando perda de potência. Quanto a torneirinha, abasteçam em qualquer posição que não faz a menor diferença, pois são dois pescadores independentes como o desenho em 5D do Rafael :lol:. A sugestão é de vez em quando deixar na reserva para manter limpo o fundo do tanque e o pescador, aliás nem sei para que serve a posição de reserva nas motos que possuem marcador de combustível, é totalmente inútil. Um grande abraço a todos os irmãos.

agm2112
03-09-07, 08:49
A sugestão é de vez em quando deixar na reserva para manter limpo o fundo do tanque e o pescador, aliás nem sei para que serve a posição de reserva nas motos que possuem marcador de combustível, é totalmente inútil. Um grande abraço a todos os irmãos.


Faço outro procedimento com o mesmo resultado: como minha moto fica parada durante a semana eu sempre seco o carburador. Só que no momento de ligar a moto no fim de semana, eu abro a torneira direto na reserva até o carburador encher, e depois passo pro "on". Assim me livro daquela gasolina estagnada no pescador da reserva.

(e obviamente sempre guardo a moto com o tanque cheio até a boca)

destbr
03-09-07, 20:04
... aliás nem sei para que serve a posição de reserva nas motos que possuem marcador de combustível, é totalmente inútil. Um grande abraço a todos os irmãos.


no caso da minha cg, o marcador mente pra caramba, qdo ele ta no zero (abaixo do vermelho) eu ainda rodo uns 2 dias (+- 80km).

pra mim a torneira é util, me sinto mais seguro. as vezes to com pressa e ainda nao pude passar no posto (e o ponteiro ja ta no zero), sei q ainda tenho combustivel pq nao cheguei na reserva.

como é dificil eu entrar na reserva, vou começar a abrir mais vezes pra "limpar" ela. boa dica! valeu!!

lion
03-09-07, 22:08
to rodando 1.5km por dia, a garantia se extende por apenas kilometragem?

muayzen
03-09-07, 22:22
to rodando 1.5km por dia, a garantia se extende por apenas kilometragem?


1 kilometro e 500 metros!?!
ou 15 kilometros?

Ivan RJ
04-09-07, 02:23
A garantia não tem limite de quilometragem, no seu caso é de um ano. Um grande abraço a todos os irmãos.

lion
13-09-07, 15:38
1 kilometro e 500 metros!?!
ou 15 kilometros?

um kilometro e quinhentos metros :#
ainda nao tenho habilitação dai soh to indo pra facul e voltando :k :NOOK:

lion
13-09-07, 15:40
andei fazendo calculos
por semana gastava em torno de 20 reais por semana com transporte, se fosse epoca de chuva chegava a 10 reais por dia.

o tanque da moto veio na metade pro fim, mas eu preferi abastecer dai gastei 15 reais e ainda ta cheio heuhuehue to indo pra la a 2 semanas ja nem mexer o ponteiro mexeu ainda...
osso é que o tempo ta meio frio e chuvoso, dai tenho que usar o afogador mas isso nem me incomoda, assim que tirar habilitação devo andar no maximo 15km por dia ou menos hehe
cidade pequena, agora se for pra casa de praia, dai é 100km a ida.

Furious VIPER
13-09-07, 16:05
Moto é bom demais por conta disso... tu economiza demais.. pra em anda pouco economiza mais ainda.. hehehe