PDA

Ver Versão Completa : Platinado x CDI



Stone
03-09-07, 13:10
Mexendo na ML no final de semana descobri que ela ainda é de platinado, eu queria saber compensa passar ela para CDI, e quanto $$ gasto com isso, pois vou trocar quase toda parte elétrica dela

Domingo eu tirei o volante do magneto para dar uma lixadinha nos contatos do platinado e verificar se ele ainda estava bom. e agora a moto num tá mais andando tanto, tipo ela perdeu força em giros altos, tenho que adiantar um pouco o ponto?

agm2112
03-09-07, 13:20
Vc num abriu demais o platinado não ? Normalmente sua abertura máxima fica em 0,4mm.

Diego.fcs
03-09-07, 13:20
O platinado é aquele esquema que num tem o limitador né, vai até onde dé o giro, agora o CDI já tem limitador (alguns não) vc manja disso. O foda do platinado é que sei lá, vira e mexe ele estraga e é sempre bom ter um de reserva e tá ficando difícil achar uns bons... CDI a vantagem é que é difícil de quebrar... Pra trocar num é só trocar aquela mesa ali do lado direito do motor? troquei a minha recentemente e já vinha com um CDI, paguei 40 reais...

Stone
03-09-07, 13:27
Vc num abriu demais o platinado não ? Normalmente sua abertura máxima fica em 0,4mm.
hum, pode ter sido isso sim

tem como eu saber com precisão o momento que o platinado abre?

se eu botar um CDI, tem alguma marca boa?

Ivan RJ
03-09-07, 16:08
A Servitec fabrica CDI, em São Paulo. Entre no site deles e faça uma pesquisa. Um grande abraço a todos os irmãos.

Saurus
03-09-07, 17:55
Cara, esquece platinado. Hoje em dia isso é coisa só para manter originalidade de moto/carro de colecionador. Mais nada. É só aporrinhação.

casali
03-09-07, 20:19
A Servitec fabrica CDI, em São Paulo. Entre no site deles e faça uma pesquisa. Um grande abraço a todos os irmãos.


O Ivan a Servitec é aqui na minha cidade, Caxias do Sul RS

Ivan RJ
04-09-07, 02:32
Não sabia Casali. A pouco tempo tivemos um problema com o retificador de corrente da CruiderII 125, de um amigo, e o mecânico nos disse que iria pedir em São Paulo, e de fato foi entregue na oficina. Será que veio de alguma representação? Valeu pela informação Casali. Um grande abraço para você e um beijo na neném.

Stone
04-09-07, 13:24
Comprei o kit de conversão, só achei um com a mesa e o CDI da marca Megatron, por R$ 34,00:

http://img528.imageshack.us/img528/6314/cdilh4.jpg

só que para a instalação os cara da oficina só tem vaga para depois do dia 11
aí compre e vou tentar instalar mesmo. Junto veio um manual
No CDI tem 2 plugs: o Norte e o Sul, mas não explica nada qual deve ser usado, aí veio a dúvida: o que quer dizer Norte e Sul e qual dos 2 eu devo ligar na mesa (ou estator, seilá)

O manual (em anexo):

Diego.fcs
04-09-07, 13:26
Esses dias comprei um troço desses aí pra colocar na minha... É barato e compensa, difícil quebrar isso aí, hoje em dia tá foda achar uns platinados bons... Será que num tem que mudar nada na fiação da moto?? A minha peguei com CDI já...

agm2112
05-09-07, 08:17
Comprei o kit de conversão, só achei um com a mesa e o CDI da marca Megatron, por R$ 34,00:



só que para a instalação os cara da oficina só tem vaga para depois do dia 11
aí compre e vou tentar instalar mesmo. Junto veio um manual
No CDI tem 2 plugs: o Norte e o Sul, mas não explica nada qual deve ser usado, aí veio a dúvida: o que quer dizer Norte e Sul e qual dos 2 eu devo ligar na mesa (ou estator, seilá)

O manual (em anexo):



Norte = bobina de cima. Sul = bobina de baixo ... deve ser isso.

ps: No manual tem uma peça q eu não conheço ... a tal bobina de "ignação" |:(

Saurus
05-09-07, 08:45
Veja no esquemático do CDI. "+" (positivo) deve ser conectado ao "+" (positivo) da elétrica da moto. "-" (negativo ou aterramento) deve ser conectado a "-" (negativo ou aterramento). Veja qual a polaridade indicada na mesa (muito provavelmente é "+" - positivo).

Stone
05-09-07, 08:50
tá, essas ligações eu sei, o problema é que na mesa sai 2 fios que tem um único plug
No CDI tem 2 plugs que se encaixam com esse da mesa ( com 2 fios cada), um desses plugs é o Norte e o outro o Sul, aí minha dúvida é qual desses 2 eu ingato na mesa?

Stone
10-09-07, 12:18
seguinte: aqueles 2 fios (norte e sul) tem que testar, tipo um deles dará a faisca no PMS na fase de compressão e o outro na fase de exaustão
mas a moto fica mais manca, no platinado dá de adiantar um pouco mais o ponto e a final fica melhor
no CDI vou ter que refurar a mesa para dar uma pequena adiantada no ponto ]:)

agm2112
10-09-07, 12:45
seguinte: aqueles 2 fios (norte e sul) tem que testar, tipo um deles dará a faisca no PMS na fase de compressão e o outro na fase de exaustão
mas a moto fica mais manca, no platinado dá de adiantar um pouco mais o ponto e a final fica melhor
no CDI vou ter que refurar a mesa para dar uma pequena adiantada no ponto ]:)


Na verdade com um circuito simples dá pra regular o ponto num simples trim-pot (potenciometro). Eu tinha uma gambitech dessas no meu carro, usando um variador pra motores a GNV. Assim eu podia adiantar ou atrasar o ponto de dentro do carro ... Custou 50 reais.

Stone
10-09-07, 12:48
ow cara, vc tem um esqueminha para fazer isso daí?

agm2112
10-09-07, 12:53
ow cara, vc tem um esqueminha para fazer isso daí?


Vixe... tem uns 5 anos q eu fiz, e já arranquei fora, pois consegui acertar o carro. Mas não tem grandes mistérios... basta comprar um variador de avanço daqueles mais simples pra motores AP carburados.. ele vem com manual de instalação. Basta adaptar ao uso na moto. Um fio vai pro +12, outro pra ignição e outro pro sensor hall. Mas provavelmente quando vc acertar o CDI da sua moto nem vai ser necessário ficar alterando ponto.

Stone
10-09-07, 13:01
mas isso seria dahora para fazer com que a moto ganhe mais torque em baixas e fiqu8e melhor em altas também
esse sensor Hall seria aquele bagulinho lá da mesa que "diz" quando a faísca deve ser lançada?

agm2112
10-09-07, 13:02
mas isso seria dahora para fazer com que a moto ganhe mais torque em baixas e fiqu8e melhor em altas também
esse sensor Hall seria aquele bagulinho lá da mesa que "diz" quando a faísca deve ser lançada?


Exato .. nos carros chamam de sensor hall .. em motos não sei. Teoricamente o CDI já tem uma curva pre ajustada com a relação avanço/rotação. Ou pelo menos deveria ter.

Stone
10-09-07, 13:15
sim, tem
mas no meu caso num ficou 100%
se eu mudar a mesa para adiantar o ponto vou perder em baixas saca
quando sobrar uma graninha vou comprar um trequinho desses e fazer uns gambi

agm2112
10-09-07, 14:17
sim, tem
mas no meu caso num ficou 100%
se eu mudar a mesa para adiantar o ponto vou perder em baixas saca
quando sobrar uma graninha vou comprar um trequinho desses e fazer uns gambi


Acho mais jogo então um CDI programável, pois os variadores de avanço programáveis são bem mais caros q um bom CDI, e não fica tanta gambiarra na moto.

Stone
10-09-07, 17:43
sim, com certeza
vlw pela força

alley.angelo
05-03-08, 02:44
Tem CDI sem limitador de giro pra STRADA e qual o efeito colateral para o motor?

DOUGLAS 00
05-03-08, 15:08
Passei minha CG para 12 volts. Ficou bom. Mas sinto que ela perdeu um pouco da retomada. Meu mecânico acredita que o kit cdi tenha outro acerto de ponto.

Diego.fcs
05-03-08, 15:25
Passei minha CG para 12 volts. Ficou bom. Mas sinto que ela perdeu um pouco da retomada. Meu mecânico acredita que o kit cdi tenha outro acerto de ponto.


Complicado isso, as vezes fico com vontade de voltar a minha para platinado mas num sei, tá meio difícil de achar, a sua tá com o motor original ou vc mexeu nele??

kabaulll
05-03-08, 15:29
eu gostaria de saber como eh o funcionamento do platinado

agm2112
05-03-08, 15:46
eu gostaria de saber como eh o funcionamento do platinado


É a coisa mais simples do mundo .... imagine um interruptor comum para lâmpadas.. com um eixo excentrico girando próximo a ele, ligando e desligando... basicamente é isso. O platinado é um interruptor. Na ilustração tb tem um condensador, que basicamente acumula energia entre um ciclo e outro do platinado.

http://static.hsw.com.br/gif/ignition-system-points.gif

kabaulll
05-03-08, 15:49
vlw agm....
por sinal vc parece uma enciclopedia de moto sabe de tudo...vlw brother

Diego.fcs
05-03-08, 16:48
Meu irmão tem um Maverick e ele é platinado, noto que com platinado parece que a resposta do giro quando vc cola a pé no acelerador é mais lenta, se vc tivé de boa e pisar fundo o motor num responde na hora, parece que ele dá uma engasgada e depois vai, com o CDI num é assim e com injeção é melhor ainda. Num sei se tem a v isso...

agm2112
05-03-08, 17:16
Meu irmão tem um Maverick e ele é platinado, noto que com platinado parece que a resposta do giro quando vc cola a pé no acelerador é mais lenta, se vc tivé de boa e pisar fundo o motor num responde na hora, parece que ele dá uma engasgada e depois vai, com o CDI num é assim e com injeção é melhor ainda. Num sei se tem a v isso...


É pq com platinado a precisão do ajuste avanço x RPM é muito prejudicada.... é quase tudo mecânico.

BrunoDias
05-03-08, 17:59
vlw agm....
por sinal vc parece uma enciclopedia de moto sabe de tudo...vlw brother
ehhe, o esquema nao é saber tudo, é saber onde encontrar as respostas
resumindo, ter acesso ao google :drool: :drool:

DOUGLAS 00
06-03-08, 15:40
Complicado isso, as vezes fico com vontade de voltar a minha para platinado mas num sei, tá meio difícil de achar, a sua tá com o motor original ou vc mexeu nele??


A mecânica na maior parte é original. Ela tem o carbura de titan 03, escape da titan 97(mais silencioso) e agora 12 volts.

A minha é 79, mas tem a pintura da sua CG 82. A moto não é ruim, mas já desisti da idéia de restaurar ela. Não compensa.

Tem fotos da minha CG no motonline:

www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=7304&PN=1&TPN=1 (http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=7304&PN=1&TPN=1)

Diego.fcs
08-03-08, 02:37
Poxa, tá inteirassa cara, a minha tava pior que essa quando peguei ela, esses dias me ofereceram nela 5.500 e num aceitei, tem nego loco atrás, creio que compensa restaurar sim... Ela tá ficando muito relíquia, tá difícil de achar umas boas, se vc restaurar vai chover neguinho querendo comprar ela...

Diego.fcs
21-09-08, 00:26
Reabri o tópico para informar a galera aí que achei platinado 6V e 12V aki na minha cidade, inclusive platinado para rx... Quem precisar da um toque que posso ir atrás de alguns...

Stone
27-09-08, 13:34
eu comprei uma mesa de platinado completa, tudo original, por 20 pila :D
só colocar nela e deixar um pouco adiantado pra ficar encapetada dinovo ]:)

Diego.fcs
28-09-08, 23:27
Pagou barato hein cara, tem achado platinado bom por aí??

Diego.fcs
20-07-09, 16:43
To querendo mexer na elétrica da minha moto, e surgiu uma dúvida atualmente.

1) Achei na honda sob encomenda a mesa, rotor e chicote original novo da Honda por 400 pila com 10 a 15% de desconto a vista. É o sistema das Today, antes de sair o CDI, dessa maneira é plug and play, fácil de instalar e boa. o platinado 12V japonês original da honda eu tenho já, e sei onde comprar mais por uns 10 conto.

2) Achei em um ferro-velho a elétrica toda de uma (chicote, cdi, mesa, rotor, retificador...) de uma Titan 99, só que para fazer essa instalação tenho que fazer tipo um embuchamento na minha tampa original do motor do lado de dentro.

Qual das 2 opções seria melhor?? To achando que a 2 é mais garantido, afinal é uma tecnologia mais recente e é mais fácil de achar peças...

Stone
20-07-09, 19:32
eu acho mais negócio colocar o sistema da Titan, isso se essa mudança na tampa do motor não alterar o visual, a originalidade da moto

Diego.fcs
22-07-09, 18:01
Stone,

A idéia é essa, porq pode ser que daqui alguns anos dê um problema e não ache de vez as peças, pegando peças novas esse problema diminui. Estou pensando seriamente em ir pegas essas peças e instalar, quero conhecer primeiro esse trabalho na tampa, se eu ver que é confiável farei, se não for confiável, colocarei a com platinado mesmo.

Valeu!

PS: Peço ao Moderador que não tranque esse tópico nem apague os posts, note que trata-se de um conteúdo muito importante no fórum, e traz informações muito úteis ao fórum.