PDA

Ver Versão Completa : pra que serve a borracha do cavalete da titan?



destbr
04-09-07, 00:09
olá pessoal,

faz um tempinho q tenho a moto já e até hj nao entendí qual a real função daquela borracha do cavalete lateral da titan.

andei reparando e as outras nao tem.

no manual nao diz nada sobre isso, apenas que deve ser trocada qdo chegar na marca indicadora de desgaste.

alguem sabe pra q serve?

abraços!

Furious VIPER
04-09-07, 00:39
borracha no cavalete LATERAL???
Te decide! é no cavalete central ou no descanso lateral??

yalta
04-09-07, 06:44
É dest, a Bros também tem. A única informação que eu tenho é a mesma que a sua, que deve ser trocada quando se desgastar, mas a função real disso não sei.. :-/

Christian
04-09-07, 06:54
Acho que só nas motos da Honda tem.
Não serve pra nada isso.
Pura frescura. :D

rilliver
04-09-07, 08:58
Não tem frescura não, esta peça é muito importante para o descanso lateral, que além de não forçar o suporte de pedaleira que vai fixado junto ao motor evita a fadiga e folfa do parafuso de fixação do descanso lateral, além do caso quando o descanso lateral é fincado na terra ou terrenos de pouco apoio este batente serve como apoio para a moto não tombar assim como para não sujar o calçado ao colocar ou retirar o descanso lateral.

Guilherme Mcnasty
04-09-07, 08:58
Até onde eu sei essa borracha serve no caso de vc esquecer o descanso abaixado na hora de sair com a moto, ele tocar o chão primeiro e levantar o mesmo, pra que não aconteça aquele tranco ou até mesmo uma queda por ter esquecido o mesmo abaixado.

Diego.fcs
04-09-07, 10:00
Eu também nunca entendi a função daquela borracha...

Christian
04-09-07, 10:02
Não tem frescura não, esta peça é muito importante para o descanso lateral, que além de não forçar o suporte de pedaleira que vai fixado junto ao motor evita a fadiga e folfa do parafuso de fixação do descanso lateral, além do caso quando o descanso lateral é fincado na terra ou terrenos de pouco apoio este batente serve como apoio para a moto não tombar assim como para não sujar o calçado ao colocar ou retirar o descanso lateral.


Mas e porque só tem nas CGs?

robincs
04-09-07, 10:36
Até onde eu sei essa borracha serve no caso de vc esquecer o descanso abaixado na hora de sair com a moto, ele tocar o chão primeiro e levantar o mesmo, pra que não aconteça aquele tranco ou até mesmo uma queda por ter esquecido o mesmo abaixado.


A função é essa mesmo, SEGURANÇA!
A borracha serve pra quando o cara esquece de levantar o descanso lateral, aí ao invés de dar o tranco e levar o cara ao chão, a borracha toca primeiro no solo e levanta o descanso lateral com auxílio da mola, colocando na posição de recolhido.

Pronto.

[]´s Robinson

Furious VIPER
04-09-07, 12:00
Alguém tira umafoto dessa joça aí pô!!! hahahhaha
Curiosidade é foda!! Eu não sei nem do q vcs tão falando!

agm2112
04-09-07, 13:13
Mas e porque só tem nas CGs?


Minha XLX ano 91 também tem. Não sei exatamente pra que serve, mas ajuda bastante quando paro na areia e em ladeiras íngremes. Parece que fica mais dificil do descanso escorregar no asfalto ou afundar na terra.

Diego.fcs
04-09-07, 13:28
Alguém tira umafoto dessa joça aí pô!!! hahahhaha
Curiosidade é foda!! Eu não sei nem do q vcs tão falando!

Dá uma olhada em algumas CGs, elas vem com um negócio de borracha que fica preso no "pésinho" da moto... fica do lado do pé do descanso lateral...

rocksul
04-09-07, 13:33
Sem essa borracha a corrente da relação bate no cavalete. A única função desta borracha é manter o cavalete mais rebaixado a fim de não tocar a corrente.
Motos que usam aqueles alongadores precisam colocar uma borracha mais alta para fazer que o cavalete fique mais baixo, algumas motos que possuem cavalete não fazem tal adaptação, observe que nessas motos o pézinho do cavalete do lado esquerdo possui desgaste causado pelo atrito da corrente com o cavalete.
Ele também serve para diminuir o ruído em caso de desacionamento rápido do cavalete.

rocksul
04-09-07, 13:37
Relendo os posts vi uma pergunta:
"Pq só as honda tem"

Já vi muitas YBR com alongadores, estas possuem essas borrachas. Yes eu nunca vi com alongador, até pq por aqui vejo muito poucas Yes rodando.
O barulho do cavalete voltando contra o quadro da Ybr é bem mais alto que o barulho da CG.

Christian
04-09-07, 20:03
Alguém tira umafoto dessa joça aí pô!!! hahahhaha
Curiosidade é foda!! Eu não sei nem do q vcs tão falando!


Tá aqui a foto da joça pô. :D
Créditos para a moto do DureX

http://img411.imageshack.us/img411/8423/borrachaqf7.jpg

Fernando Oliveira
04-09-07, 20:10
Deve ser para amortecer a volta do descanso e quando estiver andando não fique batendo no quadro devido a buraqueira de algumas cidades...

Furious VIPER
04-09-07, 21:07
a minha moto não tem isso e não fica batendo coisa nenhuma ué!!!
Ela tem um batente no escapamento... e uma borracha no cavalete CENTRAL!!! Daí qdo sai do cavalete central a borracha do cavalete bate no batente do cano e ameniza o barulho! Mas no descanso lateral não dá barulho não... pelo menos nada absurdo!!
E se ele ficar balançando na buraqueira das cidades.. pô... aperta ele ué... coisa folgada na moto não rola!! Sempre motos revisadas... da placa até o interior do motor.. TUDO!!


Ah... ChristianMorais... valeu pela ilustração!!

TorteX
04-09-07, 21:15
Olha....!!!
Minha moto no dia que chegou da primeira revisão!!
ahhauuhahuahu
Com exatos 99e alguma coisa rodados! uauhahuahu

RGBguima
04-09-07, 21:50
Motu feia da *****! :drool:

TorteX
04-09-07, 22:03
Motu feia da $#@%$#! :drool:
:d :d :d :d :d :d :d :d :o :0_0: :d :d :s

rocksul
04-09-07, 22:43
Se é essa borracha da foto serve pra ervear a moto.
Essa phorra ae não serve pra nada!

Fernando Oliveira
04-09-07, 23:05
a minha moto não tem isso e não fica batendo coisa nenhuma ué!!!
Ela tem um batente no escapamento... e uma borracha no cavalete CENTRAL!!! Daí qdo sai do cavalete central a borracha do cavalete bate no batente do cano e ameniza o barulho! Mas no descanso lateral não dá barulho não... pelo menos nada absurdo!!
E se ele ficar balançando na buraqueira das cidades.. pô... aperta ele ué... coisa folgada na moto não rola!! Sempre motos revisadas... da placa até o interior do motor.. TUDO!!


Ah... ChristianMorais... valeu pela ilustração!!


ué, ué, ué... a sua moto é CG ??? não, né ! então presta atenção cabeção !!!

Furious VIPER
05-09-07, 00:25
ué, ué, ué... a sua moto é CG ??? não, né ! então presta atenção cabeção !!!

Mas vai te cagá ô sem vergonha... (hahaha)
eu tÔ dizendo q justamente por NÃÃÃÃÃO ser uma CG ela não tem akilo e não sinto falta nenhuma!! Em algum momento eu disse q tinha uma CG?? Só quis contribuir com o tópico falando da YBR... desculpa se te machuquei por dentro.. é q sou meio grosso mesmo!!! hahahaha

sucupira
05-09-07, 00:48
Pessoal,
Tô desconfiado que isso seja alguma coisa da engenharia da Honda pra encobrir algum outro problema! heheheh - Isso tá com cara de ser coisa do naipe do esticador de corrente, que dá pau! AhauhaUhAUHAUAUhAU :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Viva a HONDA! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Fernando Oliveira
05-09-07, 07:35
Mas vai te cagá ô sem vergonha... (hahaha)
eu tÔ dizendo q justamente por NÃÃÃÃÃO ser uma CG ela não tem akilo e não sinto falta nenhuma!! Em algum momento eu disse q tinha uma CG?? Só quis contribuir com o tópico falando da YBR... desculpa se te machuquei por dentro.. é q sou meio grosso mesmo!!! hahahaha


Escreves com a elegância de um lorde inglês... :lol: :lol:

Eu que peço desculpas se te machuquei por dentro... sabe, sou muito cabeçudo, é, cabeça dura mesmo... :uahuahuahuahuahuah

Christian
05-09-07, 08:02
Calma meninas.
Daqui a pouco começa a voar batom e maquiagem para tudo que é lado. :D

Mas eu concordo com o Furious, só a Honda que tem essa erva que eu acho inutil.
Mas se vc tirar ela não vai ficar batendo o descanso não.
Eu tinha na Today e tirei pq achava feio e não batia o descanso em nada. Tbm tirei o cavalete central pq era uma coisa que eu usava uma vez na vida e outra na morte.
Coisas que tiram a elegancia das motos eu tiro fora.

casali
05-09-07, 12:57
Eu acho que isso foi um pacto que o Honda fez com o satã. igual a tal cruz invertida
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

destbr
09-09-07, 03:35
valeu pelas explicações pessoal!!

outra coisa q reparei tb, é q qdo se para em subida e a moto tende a voltar um pouco, essa borracha vai de encontro com o descanso e trava ele, nao deixando a moto voltar mais, como se fosse um tijolo atras do pneu no carro, q nao deixa ele "descer".

depois vou prestar atenção se ele fica proximo da corrente.

e com certeza ajuda qdo agente sai com o pezinho, pq a borracha pega antes no solo sim.

valeu povao!!! :)

superkyo
09-09-07, 11:57
É por isso q a CG é mais cara !! segurança e acabamento em 1º lugar...

villapilot
09-09-07, 14:05
sempre achei que fosse pra segurança... pro caso de a pessoa sair com o apoio lateral, a borracha fazer ele recolher.

aí depende do tipo de design do cavalete, se ele recolhe fácil nem precisa, se é dificil de recolher e causa perigo, ai a fábrica coloca a borracha.

eu por ex ja sai umas 2x com o apoio abaixado na intruder, mas ele recolhe facil e nao causa perigo.

kabaulll
05-03-08, 12:55
tmbm naum sabia pra q serve...a ops entao tenho q trocar a da minha q ta no talo...na verdade quebro a ponta vez q a moto o dia todo no sol e com o pezinho da areia...como tinha afundado um pouco o pezinho na hora de tirar ela dali quebro a borracha

Doidooo
05-03-08, 16:16
Até onde eu sei, isso serve como disse o rilliver, pra não afundar o pesinho na terra ou barro já q a borracha não afunda tão fácil, essa dele levantar sem tranco caso eskeça ele abaixado na hra d sair eu não sabia....

px400
05-03-08, 22:12
Eita, foi uma das primeiras coisas que achei estranho numa moto, é tipo a cruz na lanterna da cg. ehehhe

Mas assim, eu acho 2 teorias:

1ª)Que as pessoas soldavam ali pra facilitar o dedao do pé pra puxar o descanso ( que furada )

2ª) Que aquilo dali era pra ter mais sustentação do apoio em terrenos fudidos, tipo areia, brita e etc...


Mas, nunca vi de perto, nem sei o que é, alguem podia tirar aquilo fora pra ver o que acontece.

alley.angelo
06-03-08, 03:34
É seguinte, a meu ver essa bochacha, serve para que , em terrenos de barro mole, o descanso lateral não afunde, pois a ponta do descanso desce e a ponta da borracha sobe, evitando que afunde por completo!

OptimusLeo
06-03-08, 03:45
Eu acho que e algo que a Honda fez so pra o pessoal ter que ir comprar de novo, dando assim ainda mais grana.

Diego.fcs
06-03-08, 08:44
Eu acho que e algo que a Honda fez so pra o pessoal ter que ir comprar de novo, dando assim ainda mais grana.




Eu acredito mais na teoria do Optimus, é mais uma peça para ser trocada, aí vc vai lá e num vende separada, só o conjunto inteiro e caro! :lol:

Christian
06-03-08, 11:06
Eita, foi uma das primeiras coisas que achei estranho numa moto, é tipo a cruz na lanterna da cg. ehehhe

Mas assim, eu acho 2 teorias:

1ª)Que as pessoas soldavam ali pra facilitar o dedao do pé pra puxar o descanso ( que furada )

2ª) Que aquilo dali era pra ter mais sustentação do apoio em terrenos fudidos, tipo areia, brita e etc...


Mas, nunca vi de perto, nem sei o que é, alguem podia tirar aquilo fora pra ver o que acontece.









Se tirar fora não vai acontecer nada. :P



É seguinte, a meu ver essa bochacha, serve para que , em terrenos de barro mole, o descanso lateral não afunde, pois a ponta do descanso desce e a ponta da borracha sobe, evitando que afunde por completo!


Mas e na YBR porque não tem?
Se encostar uma CG e uma YBR então a YBR que se exploda e afunde enquanto a CG vai ficar ali na boa. :-/
Acredito mais é na teoria do OptimusLeo :OK:

TorteX
06-03-08, 11:22
É seguinte, a meu ver essa bochacha, serve para que , em terrenos de barro mole, o descanso lateral não afunde, pois a ponta do descanso desce e a ponta da borracha sobe, evitando que afunde por completo!


Eu num tinha pensado nisso....faz sentido...aumenta a base...