PDA

Ver Versão Completa : duvida sobre financiamento



Hopeless
06-09-07, 22:18
hoje passei na yamaha pra pegar detalhes sobre a compra da fazer.
pedi ao vendedor dois planos de financiamento:

1- entrada de 4k+36x251= 13.036,00
2- sem entrada 36x404= 14.544,00

a entrada da 1.5k de diferença :0_0: depois perguntei ao vendedor sobre como funcionaria em caso de eu pagar adiantado as parcelas exemplo:

o valor da entrada seria a grana que eu supostamente pegaria com a venda da minha motoca, para dar esta entrada eu teria que vende-la e depois ir a loja e fechar o negocio da nova nisso eu ficaria uns 3~4 dias sem moto (e pra mim é um problema por causa do horario no trampo 05:15AM ja to no trampo de moto são 15minutos, de trem+onibus uma hora e meia!).
Se eu fizer sem entrada e depois de alguns dias eu pagasse os 4k(para quitar as ultimas) haveria um desconto dos juros certo??
alguem sabe me dizer como calcular o valor deste desconto?? sera que é descontado tudo dos juros que estariam embutidos nestas parcelas? o vendedor não soube informar e disse que isso só o banco poderia responder e somente depois de formalizado o negocio.

desculpem o post grande mais é dificil de explicar o que eu quero saber.
VALEW.

PimEdu
06-09-07, 22:33
Pegue a taxa de juros e o tempo do financiamento. Então abre o excel ou pega uma calculadora melhorzinha (a do windows ja da, só não sei usar), se for financiar em 36x e resolver pagar logo de cara a ultima, vc descontará os 36 meses de juros. pega a taxa de juros, divide por cem, soma 1, esse numero vc eleva a 36 e então divide o valor da parcela por ele para saber qto deve pagar. Se for a parcela 35, pega o resultado e eleva a 35, se quiser me fala seu email q te mando uma tabela em excell para te ajudar nisso

Marvila
06-09-07, 23:47
PimEdu, que bom se fosse assim :Q
Mas, na prática, não funciona com uma deflação direta. Ou seja, excluindo o juro efetivamente cobrado na operação.
A operação de "antecipação" de parcelas, via de regra, lhe garantirá um deságio na casa de 0,5% de juros. Creio que nada mais que isto.
Hopeless, a saída, no seu caso, é um justo e acertado com a concessionária. Por exemplo: vc fecha a operação, dá um cheque no valor de R$ 4 mil, a título de garantia, não retira a moto (já que pretende resgatar o cheque em 4 dias) e vai vender sua motoca. Quando vendê-la, retorna na revenda, resgata seu cheque e leva a motoca. Tudo isto na base do acordo de cavalheiros.
Do contrário, não terá de desconto nas parcelas que antecipar a mesma taxa de juros embutida nas prestações.

Hopeless
07-09-07, 00:26
Pegue a taxa de juros e o tempo do financiamento. Então abre o excel ou pega uma calculadora melhorzinha (a do windows ja da, só não sei usar), se for financiar em 36x e resolver pagar logo de cara a ultima, vc descontará os 36 meses de juros. pega a taxa de juros, divide por cem, soma 1, esse numero vc eleva a 36 e então divide o valor da parcela por ele para saber qto deve pagar. Se for a parcela 35, pega o resultado e eleva a 35, se quiser me fala seu email q te mando uma tabela em excell para te ajudar nisso


minha duvida na verdade não de matematica... sim de direitos ou coisa parecida... não acho que o banco simplesmente "desconte" os juros, se fosse simples assim seria otimo pra mim.



PimEdu, que bom se fosse assim :Q
Mas, na prática, não funciona com uma deflação direta. Ou seja, excluindo o juro efetivamente cobrado na operação.
A operação de "antecipação" de parcelas, via de regra, lhe garantirá um deságio na casa de 0,5% de juros. Creio que nada mais que isto.
Hopeless, a saída, no seu caso, é um justo e acertado com a concessionária. Por exemplo: vc fecha a operação, dá um cheque no valor de R$ 4 mil, a título de garantia, não retira a moto (já que pretende resgatar o cheque em 4 dias) e vai vender sua motoca. Quando vendê-la, retorna na revenda, resgata seu cheque e leva a motoca. Tudo isto na base do acordo de cavalheiros.
Do contrário, não terá de desconto nas parcelas que antecipar a mesma taxa de juros embutida nas prestações.



acho que o jeito vai ser eu vender minha magrela mesmo e depois ir pra loja comprar a nova.
esta informação do 0,5% vc estima que seja ou tem fundamentos essa informação?
rs ja to ancioso pra kct pra pegar a motoca nova ainda se eu ficar uns dias tomando prego do trenzão vou ficar mais ainda hauhauhauhaahua to me vendo com 7 anos de idade em vespera de aniversario, sem conseguir dormir direito de tanta vontade de o tempo passar logo pra ganhar um presente :drool: :drool:

e agora vou dormir que amanha tenho que ir "ganhar" minha moto nova no trampo.

Marvila
07-09-07, 00:41
Este deságio de 0,5% ocorreu no mês passado, envolvendo um financiamento do banco Dibens (atualmente pertence ao grupo do Unibanco) com um amigo e algum tempo atrás com um financiamento de um veículo que adquiri, através do banco Safra.

Ou seja, tem acontecido com frequência entre os amigos. Converse com o gerente de vendas da concessionária sobre o que comentei na mensagem anterior. Eles terão a garantia do seu cheque e a motocicleta no estoque. dificilmente vão querer perder uma venda, ainda mais condicionada a tão pouco tempo (o resgate do cheque).

PimEdu
07-09-07, 12:18
Cara, se não me engano por lei eles são obrigados a tirar o juros cobrado no financiamento sim, manda um email pro banco central e tira essa duvida (ele q controla essas operações), talvez la mesmo tenha algum faq sobre isso. Se não tirarem os juros é de sacanagem e dai pode brigar q vc ganha.

Hopeless
07-09-07, 15:21
mandei a duvida para o banco central agora vou aguardar resposta, enquanto isso vou pesquisar mais um pouco. semana que vem devo definir esta situação.

Fernando Oliveira
10-09-07, 11:34
Caro sem esperança (Hopeless).

VC sabe que os bancos são o câncer deste mundo... por lei vc teria direito a redução proporcional dos juros se pagar antecipadamente, CDC, art.52 § 2º que diz :

§ 2º É assegurada ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

Veja, na prática os bancos descontas 1% de juros que é o juro legal. A diferença para a taxa que vc está pagando eles chamam de comissão mde permanência, comissão de mercado etc e tal e ainda não descontar a taxa de abertura de crédito que vc embutiu nas prestações (pagando juros, claro !)

Se vc um dia antecipar as parcelas, não brigue. Pague e depois com o carnê quitado vá ao Procon ou a um advogado especializado e ponha o banco np pau !

mais dúvidas ? já viu a planilha pronta neste site para cálculo das prestações ? Acesse : http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=15486.0

Abraços !

Hopeless
10-09-07, 18:43
sim! ja vi a planilha tenho ela aki no pc. tenho tbm uma calculadora no radio(nextel) que faz esta conta e existe tbm no site do banco central que faz alguns destes calculos que agente nunca entende hehehehee
link pra cauculadora do BC: http://www.bcb.gov.br/?PRESTFIXA
Na verdade fiz uma correria aki e ja descolei o dinheiro da entrada e dei entrada na papelada pra aprovação de credito (do meu tio por que eu não tenho renda comprovada) amanha o banco deve dar o OK e no maximo na quarta ja devo estar de bicicReta novinha em folha :OK: :OK: :OK:.
daki em breve vou começar a adiantar as parcelas(ja estou fazendo com folga por que tem mes que o bicho pega) depois tiro esta duvida!
valew

Hopeless
10-09-07, 19:48
acabei de receber a resposta do Banco central quanto a minha duvida segue copia do email:

Prezado Senhor Valmir,


O art. 7º da Resolução 2.878, de 26.7.2001, com nova redação dada pela Resolução 2.892, de 27.9.2001, determina que as instituições financeiras, nas operações de crédito pessoal e de crédito direto ao consumidor, realizadas com seus clientes, devem assegurar o direito à liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros, não especificando como deve se dar essa antecipação.



As condições para pagamento antecipado devem constar do contrato de financiamento. Pode ser cobrada tarifa por liquidação antecipada, desde que haja previsão contratual. As instituições financeiras devem prestar as informações aos clientes com clareza, e fornecer cópia do contrato, planilha de cálculo e outros documentos que possibilitem a conferência dos valores cobrados.



É preciso ressaltar que as reclamações relativas à existência de cláusulas de contratos consideradas abusivas devem ser encaminhadas diretamente aos órgãos de defesa do consumidor.



Os normativos citados estão disponíveis em nosso site, no endereço http://www.bcb.gov.br/?BUSCANORMA, ou pelo caminho Legislação e normas Normas do CMN e do BC Busca de normas.

bem... pelo que entendi, deve ser descontado o valor proporcional dos juros porem eles podem cobrar uma taxa por pagamento antecipado :0_0: porem o mais importante é que tudo deve constar no contrato, portanto, vou ter que pegar o contrato e ler letrinha por letrinha!
sera que é isso mesmo??

PimEdu
10-09-07, 20:28
Pelo menos é oq está escrito, agora, um vendedor bem informado deve te prestar estas informações, dai vc só precisa conferir no contrato isso.
E la diz q vc pode liquidar total ou parcialmente (q seriam algumas parcelas por exemplo), agora, tem só q ver qdo te cobram de taxa né, as vezes num vale a pena não.

Hopeless
10-09-07, 20:55
sim...se tiver taxa por pagamento andantado (isso me deixa perplexo) ai não vale a pena pagar adiantado.... se não tiver este absurdo (eu ja disse que isso me deixa perplexo??) ai eu não pretendo completar meus 27 anos com este carnê e sim fazendo um novo ]:) ]:) talvez duma drag star ou quem sabe MAIS!!! isso o tempo dira.

PimEdu
10-09-07, 22:22
realmente é algo foda, vc ja paga tac, emissão de boleto e uns juros razoaveis, ainda pagar taxa por pagar adianta é osso, se bem q devem fazer isso pq querem mais é q a gente pague os juros.

LuiZão
10-09-07, 23:08
A fazer ta saindo no consorcio por 36*359, se for ver compensa dar 4k de entrada e procurar um juros menor que esse que você achou.

Hopeless
11-09-07, 12:08
até pensei no consorcio mais não estou com paciencia para esperar.
hoje quando o vendedor retornou confimando a aprovação do credito perguntei a ele sobre a tal taxa de atecipação e este vendedor tinha bastante informaçoes e me passou algumas.
a taxa existe desde dezembro de 2006, ela só se aplica para quitação antecipada do financiamento, o valor da taxa é de R$400,00 :0_0:, só que ele ja me explicou como ela funciona e como evita-la.
voce vai pagando das ultimas pras primeiras pra ir antecipando e quando faltarem 1.000,00 que no meu caso seriam 4 parcelas voce tem que parar de adiantar e pagar este restante no prazo normal....
ainda assim acho um absurdo porem existe fuga, quanto aos juros ele diz que são descontados proporcionalmente.

amanha depois do trampo devo ir buscar o brinquedinho novo :OK: e pegar a "biblia" do financiamento.... vamos ver no que vai dar!

Hopeless
11-09-07, 12:15
A fazer ta saindo no consorcio por 36*359, se for ver compensa dar 4k de entrada e procurar um juros menor que esse que você achou.




agora pensando aki com meus botões... sera que este consorcio que voce viu não esta muito caro?? pq veja eu fechei com a loja 3,5k de entrada+36x270= 13.220,00, se o consorcio for realmente este valor sai 36x359= 12.924,00 no fim das contas apenas R$300,00 de diferença... não sei se vale a pena este consorcio...

CHOPPERSPML
11-09-07, 12:20
pra vc conseguir obter o desconto vc tem que efetuar o pagamento direto no banco em q vc financiou a moto, mas vc tem q fazer financioamento nao leasing, geralmente por aqui os caixas sempre dao uma desculpa para nao pagar as ultimas se vc levar a "biblia" inteira, entao vc tem q destacar as ultimas e levar, vale a pena , mas lembre-se qto menos parcelas faltar menor vai ser o desconto, pq o prazo de antecipação vai ficando menor

Hopeless
11-09-07, 13:25
sim... certamente, o desconto é proporcional se eu pago 2%/mes o desconto sera nesta mesma porcentagem. quanto antes eu pagar menos tempo eu estarei pagando juros.

LuiZão
11-09-07, 20:13
agora pensando aki com meus botões... sera que este consorcio que voce viu não esta muito caro?? pq veja eu fechei com a loja 3,5k de entrada+36x270= 13.220,00, se o consorcio for realmente este valor sai 36x359= 12.924,00 no fim das contas apenas R$300,00 de diferença... não sei se vale a pena este consorcio...
Vi no site da yamaha, mais uma prova que ja foi o tempo do consorcio.

Hopeless
11-09-07, 22:50
talvez se fosse pra não dar entrada nenhuma e esperar sair por sorteio.... ai vai dar 1.6k de diferença.... mais pra mim num rola. amanha saio do trampo deixo a magrela em casa e pego uma carona pra loja pra pegar minha motoca nova :drool: :drool: mal posso esperar, to parecendo criança em vespera de aniversario hehehehehehhee :#