PDA

Ver Versão Completa : Qual modificação vale uma multa??



Furious VIPER
11-09-07, 12:14
Senhores, sabemos q os ***'s q cuidam do trãnsito, sejam eles policiais rodoviários estaduais, federais, brigadianos, os agentes de trânsito.. são uns malas! Queria saber da parte de vcs, que tipo de modificação nas motos, vale uma multa!!
Eu axo q trocar piscas por exemplo... não incomoda ninguém!! Trocar o cano.. SE ESTIVER dentro dos limites de ruído emitido.. não atrapalha ninguém... tirar ou trocar alça do garupa, colocar rodas de liga leve ou alumínio, tirar o paralama traseiro mas deixar a placa na posição original, guidon mais baixo ou mais alto, retrovisores esportivos... capa no tanque (da cor da moto)... pra mim isso tudo não atrapalha em NADA!!

O q na minha opinião vale sim uma multa é trocar o farol.... pq o farol caracteriza mto sim uma moto... a glaera q coloca farol de falcon.. descaracteriza o farol da sua moto.. pra qm não entende nada de motos, isso é uma característica importante na hora de identificar uma moto q cometeu infração!!
Mas a pergunta fica rpa vcs.. oq vcs axam q vale uma multa?

TorteX
11-09-07, 12:41
Pra mim descaracterição seria....
Trocar motor, transformação em supermotard, chopper e etc....
Logico que num sou contra, sou bem a favor, mais são coisas que descaracterizam sim a moto....
Mais deveria haver uma forma mais facil de legalizar estas modificações...

rocksul
11-09-07, 13:00
A legislação ñ é clara. Acho q não vale a pena ñ...

Diego.fcs
11-09-07, 13:10
Mais deveria haver uma forma mais facil de legalizar estas modificações...

Exatamente... Também penso assim... Nossa legislação é muito confusa, as vezes nem o pessoal do Detran sabe informar como faz para legalizar e tal...

Furious VIPER
11-09-07, 13:12
A legislação ñ é clara. Acho q não vale a pena ñ...

Axa q não vale a pena o q??? te coordena e escreve direito!! hahaha

cleo.junior
11-09-07, 14:19
Furious, acho que tu foi bem esclarecedor no início do tópico. Uma pergunta: aquelas carenagens que muita gente coloca na parte de baixo da Twister é considerada alteração das características do veículo? Eu penso que seria só um acessório, mas vai saber... Esses ***'s se encarnam em tudo.

crazykid
11-09-07, 15:49
po o gambé aki na cidade sismam com a minha setinha.. nem eh pequena ela pisca da pra todo mundo ve...

mas vai do poliça
as leis deixam mta coisa ao ar..entao cada um interpreta de um jeito com relacao a isso

Furious VIPER
11-09-07, 16:11
Furious, acho que tu foi bem esclarecedor no início do tópico. Uma pergunta: aquelas carenagens que muita gente coloca na parte de baixo da Twister é considerada alteração das características do veículo? Eu penso que seria só um acessório, mas vai saber... Esses ***'s se encarnam em tudo.

Nunca soube de alguémq se incomodou por causa do spoiler na moto!! Se for carenagem, podem incomodar sim, tipo akelas twister carenada, pq muda um monte mesmo... mas um spoilerzinho.. não deve ter problema nenhum!! Até pq não descaracteriza a moto em absolutamente nada.. é só uma peça pekeeeeena de fibra embaixo do motor!!

superkyo
11-09-07, 16:36
CONCORDO COM QUASE TUDO Q O FURIOS VIPER DISSE !!

"...retrovisores esportivos..." so concordo caso os retrovisores tenham a msm area do original pq te uns retrovisores q são do tamanho de 2 lentes de oculos !! naum tem como ver mta coisa com aqueles micro espelhos....

Furious VIPER
11-09-07, 16:42
CONCORDO COM QUASE TUDO Q O FURIOS VIPER DISSE !!

"...retrovisores esportivos..." so concordo caso os retrovisores tenham a msm area do original pq te uns retrovisores q são do tamanho de 2 lentes de oculos !! naum tem como ver mta coisa com aqueles micro espelhos....

Muito bem lembrado!! Retrovisores esportivos eu axo legal.. eu uso o modelo ASA da Brasmotec e enxergo perfeitamente... não vibra mto, nunca desregula sozinho... e eu vejo mto bem neles!!
Agora tem uns q são podres... q desregulam com o vento acima de 60km/h, ou q vibram demais.. ou ainda akeles como tu citou q tem a área menor, tipo 2cm2
Uma área mínima pros retrovisores.. e outra pros piscas... já facilitaria!!

agm2112
11-09-07, 16:49
Depende muito ... vejo umas "setas" por aí que são um lixo ... não iluminam nada, e fica impossível saber durante o dia se a moto está com a seta ligada ou não, principalmente aquelas "fumê", que eu acho bizonhamente feias, mas gosto não se discute ... aqueles espelhos miniatura são mais enfeite do que qualquer coisa ... na prática têm um campo de visão muito limitado em relação aos originais. Alteração de aros e pneus fora da medida original podem alterar o comportamento da moto, o que eu como engenheiro e legislador, não permitiria nunca. Enfim, qualquer alteração, por mais inofensiva que seja, pode alterar a segurança. Se o dono da moto não liga, eu ligo, pois posso ser incluído num acidente causado por uma alteração como esta até como pedestre.

Isto tudo sem falar nos escapamentos barulhentos .. por mim, fez 1dB acima do escapamento original, tá proibido. O dono acha aquele barulho de peido no ralo lindo ? O problema não é só dele .. é de todos a sua volta que vão ter que ficar escutando aquela barulheira (e olha que a XLX faz um barulho dos infernos ... com o escape original !).

Creio que uma solução simples para acessórios fora do padrão seria uma simples fiscalização pelo Inmetro ou ABNT, somente para atestar quesitos básicos de segurança.

Carlos Roberto
11-09-07, 16:53
Acho que o que pega pra uma multa é, adulteração do número do quadro, modificação da cor e troca do motor sem informar e pagar as taxas nos departamentos de trânsito.

lion
11-09-07, 17:46
TUDO aquilo que compromete na segurança do piloto e do motorista merecem multas, modificações na estetica da moto nao atrapalhando de forma funcional deveria ser válida, supermotard sei la, por nao ser "original" de fabrica e nao passar pelos "testes" de controle de qualidade deve ser algo meio arriscado, mas mesmo assim acho que as pessoas que transformam em SM colocam peças de boa qualidade afinal ngm investe tão alto pra transformar a moto em cabrita.

superkyo
11-09-07, 19:12
Oq me irrita pra ******* é q se vc pegar sua FAN por exemplo e colocar freio a disco na frente tb é mudança do original e pode ser multado sendo q freio a disco e mto mais segurança.....

alphazzz
11-09-07, 20:58
eu acho q,, mudar farol ainda poderia,, acho q não pode o seguinte:
- por lampada forte demais
- deixar lampada branca ou de cor muito forte na traseira
e só,, acho q tendo tudo na moto, apenas sendo modificado,, não atrapalhando ninguém,, poderia,, a moto dando seta pros dois lados, acendendo luz de freio e farol ta branco! P)

Furious VIPER
11-09-07, 21:09
Oq me irrita pra $#@%$# é q se vc pegar sua FAN por exemplo e colocar freio a disco na frente tb é mudança do original e pode ser multado sendo q freio a disco e mto mais segurança.....

Aí depende muito.. se for mal instalado.. sem controle de qualidade.. pode ficar ainda pior q o tamborzão original..

Christian
11-09-07, 21:18
TUDO aquilo que compromete na segurança do piloto e do motorista merecem multas, modificações na estetica da moto nao atrapalhando de forma funcional deveria ser válida, supermotard sei la, por nao ser "original" de fabrica e nao passar pelos "testes" de controle de qualidade deve ser algo meio arriscado, mas mesmo assim acho que as pessoas que transformam em SM colocam peças de boa qualidade afinal ngm investe tão alto pra transformar a moto em cabrita.


Sem contar que a legislação mata as Motards num artigo que proibe a alteração do tamanhos dos aros nas motocicletas.
Eu mudei a minha sabendo disso e se me multarem sei que não tem como recorrer.
Mas concordo que quem faz isso só usa produtos de ótima qualidade e que ofereçam segurança ao pilotar.
Cyber e ChristianMorais eu posso citar de exemplos pois é tudo de primeira.
Pena nossa legislação ser tão confusa.

Luigi
11-09-07, 21:21
Eu acho que QUALQUER modificalçao deveria cair como auteração de caracteristica, mas visando que poderia ser possivel ser feito testes e aprovação de tais mudanças mais facilmente, eu sei bem como é arduou fazer isso, pois fiz na minha moto, e é uma motard legalizada! :drool:

alphazzz
11-09-07, 21:24
o difícil é q o trem já começa errado,, eu penso o seguinte,, muita gente tem moto pq precisa,, ae os kra me poe quase 300 conto de imposto,, quem compra peça de baixa qualidade é pq não tem dinheiro mesmo uai, ae os cara multa todo mundo poxa,, é fuck!! P(

agm2112
11-09-07, 22:14
Aí depende muito.. se for mal instalado.. sem controle de qualidade.. pode ficar ainda pior q o tamborzão original..


Exato ... freio a disco instalado pelo "Fravinho" é mais perigoso que o tambor original.

Christian
12-09-07, 10:30
Eu acho que QUALQUER modificalçao deveria cair como auteração de caracteristica, mas visando que poderia ser possivel ser feito testes e aprovação de tais mudanças mais facilmente, eu sei bem como é arduou fazer isso, pois fiz na minha moto, e é uma motard legalizada! :drool:


Como?
A legislação proibe que altere-se o tamanho do aro das motos.
Ai ja se acabam as Motards. :(

TorteX
12-09-07, 15:17
Como?
A legislação proibe que altere-se o tamanho do aro das motos.
Ai ja se acabam as Motards. :(


Vc é o primeiro dono de motard que eu conheço que num sabia que era proibido! ehehehhe

Luigi
12-09-07, 18:43
Proibir, proibi, mas a minha é legalizada ué!

Aros 17, paralama dianteiro/traseiro, farois (isso consta no documento) ]:)

Christian
12-09-07, 20:03
Vc é o primeiro dono de motard que eu conheço que num sabia que era proibido! ehehehhe


Num entendi teu raciocinio. :0_0:
Eu sabia sim que era proibido antes de fazer a alteração.
Mas eu fiz mesmo assim.
Leis ***. :NOOK:

Dj_Paulistaa
12-09-07, 20:29
Eu acho que qualquer tipo de modificação que nao altere a segurança e valida e ja existe orgão competentes como in metro e etc que faz a analise dos produtos e legaliza. A nosso codigo de legislação e totalmente confuso, e diz que pode ser colocado acessorios e etc no veiculo.... sei la e uma merda essa lei de motard tem a muuuuuitos anos atras ja esta mais que velha.... alguem ja viu esses carros que so usam aros diferentes serem multados ??? e varios policiais que eu conheco que tem carrinho aro 17 e talz!!!! e foda!!!!

Adoro modificar deixar a moto do meu jeito!!! e minha!!!

kikinho
12-09-07, 22:54
ae furious, nada disso q tu falou ai eh alteração de caracteristica.
Vcs confundem as coisas, caracteristicas do veiculo não é a aparencia.
Leiam a citação a seguir, tirado do site do cetran aki de SC

[...]Do exposto infere-se que as características do veículo cuja alteração é defesa em lei estão intimamente vinculadas a identificação, ou melhor, individualização do veículo, encontrando-se todas preconizadas na resolução 25/98, que em seu artigo 1.º dispõe como sendo características passíveis de alterações as seguintes: Espécie; tipo; carroçaria ou monobloco; combustível; modelo/versão; cor; capacidade/potência/cilindrada; eixo suplementar; estrutura; sistema de segurança.
(http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer049.htm)

e aqui estão os itens de segurança:

“IV) para as motonetas, motocicletas e triciclos:
1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha, na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha
5) iluminação da placa traseira;
6) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiro e traseiro;
7) velocímetro;
8) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10)dispositivo destinado ao controle de ruído do motor.”

Problema é que aki no Brasil, nada funciona como tem que funcionar... e pq? pq o povo em geral é ignorante, não conhece os direitos, e mesmo conhecendo, não vai atrás. Isso é da nossa cultura, da educação que nos é ensinada.
Ai quem ta no poder, deita e rola =)
Não to falando só em questão de transito nao, é política, é tudo.

Só não gostei do jeito q vc generalizou os PMs, eu sou pm e não são todos malas não. Pelo menos aki em floripa a grande maioria dos PMs são corretos.
Esse problema com as policias, é mais ai no sudeste, rio, sampa, as cidades maiores, que a corrupção eh generalizada e a impunidade é maior.
Posso nao estar certo, mas é meu ponto de vista.

abraços pra rapaziada ae

Furious VIPER
12-09-07, 23:10
Opa kikinho.. beleza? Realmente generalizei.. devo desculpas á todos aki... a idéia nõa era essa não!!
E o detalhe não é o q realmeeeente é uma descaracterisação do veículo.. o q vale é o q eles alegam na multa e tu mesmo tendo razão NÃO GANHA no recurso!! Isso q é fo.da!! Imagina só, tu sabe q tá certo, tá dentro da lei, ai um bundão q acordou com as guampa virada te multa, sem razão legal alguma... e tu recorre.. beleza.. mas não ganha! pô, isso é de indignar qqr um!!

kikinho
12-09-07, 23:45
Poiseh, eu nao sei nem o q te dizer. Não deveria ser, mas infelizmente é assim mesmo... |:(

Só não faz q nem um motoqueiro aki ontem, fugiu da minha viatura do nada, foi perseguido umas 5 ruas, ai acabo agente derrubando ele pq achavamos q ele tava armado (mesma descrição de um cara armado passado no radio), kebro a moto, a viatura, tomo 5 multas gravissimas, e por que?
ele disse q fugiu pq tinha passado por uma passarela de pedestre, e agente apareceu atras dele, ae ele achou q agente ia parar pra multar ele. Detalhe q eu nem tinha visto ele passar :-/

mas vale toma uma multa ou derrepente só uma mijada do que fugir e se arromba todo neh hauhauhau

Furious VIPER
12-09-07, 23:58
hahahaha mas q mula!! hahahaa
Eu falo mal dos agentes de trânsito e policiais.. mas são os fdps... não é de todos nõa! da última vez q fui parado em viagem foi pela rodoviáris estadual aki do RS a mais fudida de todas pra nós!! E os caras foram tri gente boa, conversamos e tal...