PDA

Ver Versão Completa : Validade de capacetes



Carlos Roberto
11-09-07, 13:42
O parecer do link abaixo é pra quem acha que está com o capacete vencido.

http://www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer039.htm

TorteX
11-09-07, 14:16
Po massa...agora sim...

a) não tenham sofrido quedas;
b) sejam utilizadas peças originais;
c) o ajuste interno ainda esteja firme, evitando que o capacete gire na cabeça;
d) sejam fabricados por empresas idôneas e possuam o respectivo selo de certificação do Inmetro."

Sendo assim, conforme o exposto, conclui-se que o agente de trânsito quando em atividades de fiscalização de trânsito, não dispõe dos meios necessários para afirmar que determinado capacete está com sua validade vencida, apenas podendo ser verificado tal requisito em laboratórios apropriados para tal fim.

RGBguima
11-09-07, 14:25
:clap: :clap: :clap: :clap:

Bem melhor assim!

Carlos Roberto
11-09-07, 14:28
Troquei o meu por causa da espuma, que nãomprendia mais o capacete na minha cabeça. Por outra razão, agora, nõa haveria outra justificativa para a troca.

Mas galera, lembro que capacete a gente usa é pra nossa segurança. Não é porque a lei não exige, que a gente vai usar porcaria na nossa cabeça.

agm2112
11-09-07, 15:30
Minha cabeça já perdeu a validade a muito tempo .. então tanto faz a validade do capacete ...

crazykid
11-09-07, 15:48
eh cara capacete com validade eh foda pq ia ter que jogar eles fora pq ngm mais ia pode compra mais :0_0:

Furious VIPER
11-09-07, 16:09
Aeeeeeeeee... até q enfim alguma coisa a nosso favor!! uhúúúúú

PimEdu
11-09-07, 16:41
só q essa indicação é Santa Catarina, não vale para o Brasil todo, as vezes o orgão de transito de outro estado pode pensar diferente. Ja tinha visto isso um tempo atras (meu capacete ta sem etiqueta com validade), qdo estava para entrar em vigor a nova resolução.

Furious VIPER
11-09-07, 16:46
Nada q uma impressão depois do photoshop não resolva!! hehehe

Carlos Roberto
11-09-07, 16:47
Após consulta realizada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia - Divisão de Certificação de Produtos do Estado do Rio de Janeiro, Organismo este de Certificação de Produtos credenciado pelo INMETRO para a certificação de capacetes para ocupantes de motocicletas e similares...

A solicitação do parecer foi solicitado pelo Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina, mas foi feito por um órgão credenciado pelo INMETRO, que é federal.

Fernando Oliveira
11-09-07, 19:32
Ufa ! tava me borrando de medo, pois o meu já tem cinco anos e tava com medo de cair numa blitz... apesar da idade, tá muito conservado e é do tipo que abre a queixeira, da taurus, que na época paguei $130,00 e não troco ele por nada...

brunohcs
11-09-07, 19:50
opa boa essa mesmo..

eu andava com um que devia ter uns 5 anos tbem que era da minha irma.. mas akele era bagaceiro.. a visera tava tao riscada que quando tinha sol eu abria ela se nao refletia mta luz na minha kra kkk!

apesar de que eagora estou com dois capacetes novos.. (meu e carona) mas eh boa info!! :OK:

PimEdu
11-09-07, 20:08
Mas cada orgão pode entender do seu jeito, pelo menos oq entendi é q em SC isso é valido, em outros estados cada um pode fiscalizar como quiser (desde q de acordo com a legislação federal).
Eu não arriscaria em Sampa não, acho q se a nova normal entrar em vigor troco de capacete, melhor q correr o risco de levar uma multa e dai ter q ficar correndo atras tentando calcelar ela.
To pensando em trocar ele no salão duas rodas, apesar de ser novinho sai mais barato um capacete novo q uma multa.

Fernando Oliveira
11-09-07, 20:58
A legislação de trânsito é sempre federal. Se não traz "validade" então não tem data para acabar...

Carlos Roberto
12-09-07, 11:16
Caso haja multa por causa da validade do capacete, cabe recurso utilizando-se esse parecer do INMETRO. Até entendo a preocupação de alguns, mas tornou-se um direito nosso não precisar trocar um capacete em bom estado, apenas porque ele tem mais de 3 anos.

O que não pode é usar capacete sem condições de uso, sem selo do INMETRO, ou fora das especificações de segurança: como o capacete coquinho.

Christian
12-09-07, 14:10
Pelo menos uma coisa boa para nós, motociclstas já que os caras só sabem descer o sarrafo em nós. :D

Carlos Roberto
13-09-07, 13:38
Pelo menos uma coisa boa para nós, motociclstas já que os caras só sabem descer o sarrafo em nós. :D


A gente tem que parar de só reclamar e perceber que as leis também servem pra nos proteger.

Diego.fcs
13-09-07, 13:55
Bom assim, pelo menos minha casa num vai virar mais um cemitério de capacetes... huahuahuauaa...