PDA

Ver Versão Completa : Fazer X Twister (Andei agora nas duas, impressões)



Mostarda_69
19-09-07, 18:33
Bom galera nao sei se avaliei bem, mas avaliei elas como vai ser o meu uso entao ai vai:

Um breve histórico de cada uma:

Twister amarela 2007/2007, 3700km o cara eh um meia idade bem trankuilo e acho q nao dava pau nela trocou uma outra twister q ele tinha a 4 anos entregou na honda por 7700. Na antiga ele vendeu com 22mil km disse que soh trocou o pneu de tras com 19mil km, e mais nada alem de oleo, tudo na concessionaria. Nessa nova ele disse no inicio q teve um probleminha no bura mas que resolveu bem, ela ta com defeito no cano, ta um questao de 1cm na solda que vaza fumaça e da pretinho.

Fazer cereja 2007/2007, 3300km, numa revenda, acho q o cara sentava o coro nela, ta bem cuidada mas eh 11 conto, entao nem pensamento, foi soh pra esbodega a coitada.


Andei com a Twister no asfalto e com a fazer na cidade, mas tokei um ritmo de asfalto na fazer. Entao ae vai: a Twister achei com o motor bem mais redondo, digo em termos de treme, nao notei em nenhum momento a falta de injeção desde as 2mil rpm abre o punho ia que uma maravilha, a 80 ta com 5500 rpm, anda bem legal, porem como dic o cara nao amciou no pau ou ainda nem estico muito, achei o aceleraador com a mola que faz ele volta muuuuito pesada, ele eh leve de aciona mas pesado pra manter. Q eu lembre é isso.
Na Fazer: achei o ronco do motor muuuuuuuito mais animal que o da twister, mais encorpado mas baixo mesmo assim, um grilo tipo de valvula em 5000 ate 6000 giros mais ou menos.. anda como um cavalo, senti uma grande diferença de arrancada comparado com a twister, pelo que vejo fala sao iguais, por isso acho q foi questao de cuidado, a fazer ta um monstro na arrancada, achei o banco melhor mais largo, mas **** q pariu akele painel da uma tristeza, e sinceramente nas baixa rpm tipo de 1500 ate 3500 axei a twister mais redondo, sabe qd tu coloca uma tercera e anda a 20km num carro e pega uma subida e começa da uma tremida, pois eh isso que senti na fazer, claro que eu tava com a marcha errada, fiz por gosto.

Mas no fim, tem pros e contra em cada uma, o andar nelas nao me faria compra nem uma nem outra, a twister tem um belo painel e fazer nao, a faze rnao tem barulho de corrente a twister tem, impressao de pipoco na fazer na twister nao, banco mais confortavel na fazer, melhor meneabilidade da fazer.. eh isso ae...

Não mudo em nada minha decisao de compra andando nelas..
Que vcs me dizem?? eskeci de algo ou sei lah, queiram acrescentar?? vlw ae galera, abrasao a todos..

tom crazy
19-09-07, 18:47
Show de bola vc dar a sua opnião. Das duas motos só andei na twister, ainda não conheço ninguem que tenha fazer hehehehe. Se fosse pra mim dar um up de moto concerteza iria de fazer, mais por gosto pessoal mesmo, nunca andei em uma mais acho muito 10 o visual da moto.

TorteX
19-09-07, 18:50
Parace que é cronico o bura nas tw 2007....quando meu irmão tava com uma Tw, tava com o bura esquisito....ai colocaram um novo e funego de boa...
Num vejo diferença de potencia nas duas, muito menos acho que elas pucham igual um cavalo! acho que vc se acustumou demais com a Hunter huhuuhhuhu

Mostarda_69
19-09-07, 18:52
Parace que é cronico o bura nas tw 2007....quando meu irmão tava com uma Tw, tava com o bura esquisito....ai colocaram um novo e funego de boa...
Num vejo diferença de potencia nas duas, muito menos acho que elas pucham igual um cavalo! acho que vc se acustumou demais com a Hunter huhuuhhuhu

ahhhh, isso eh obvio que eu to acostumado com a hunter.. por isso ta igual um cavalo pra mim. aehueahuaehuaehuheau.. qd peguei a hunter de novo ate pensei que tinha estrado algo de tao lenta.. haeueahuaeae. meu um odio dakela cascuda. aehueahueahuea

danielpaiva
19-09-07, 19:01
Show de bola vc dar a sua opnião. Das duas motos só andei na twister, ainda não conheço ninguem que tenha fazer hehehehe. Se fosse pra mim dar um up de moto concerteza iria de fazer, mais por gosto pessoal mesmo, nunca andei em uma mais acho muito 10 o visual da moto.


Sou dessa opinião..!! ja que mecanicamente as duas são muito parecidas...eu iria de fazer..por ser mais bunita! :)

TorteX
19-09-07, 19:15
ahhhh, isso eh obvio que eu to acostumado com a hunter.. por isso ta igual um cavalo pra mim. aehueahuaehuaehuheau.. qd peguei a hunter de novo ate pensei que tinha estrado algo de tao lenta.. haeueahuaeae. meu um odio dakela cascuda. aehueahueahuea


E quando pega a DT arranca igual um leopardo! uauhauha pq ela arranca bemmm mais que tw e fazer!

muayzen
19-09-07, 19:18
eu ahco o tanque/asa da fazer mttt mais encorpado !!
show de bola

alem de ser injecao eletronica !
sem engasgos
de manha oh q beleza

fazer sem duvidas

rocksul
19-09-07, 19:19
De final, a tw acelera mais rápido e de final anda mais.
Tipo da Fazer pra ir de 110 a 130 é demoradinho, de tw vai até 140 um pouco mais rápido, mas para por aí. Acho que tem outras coisas que faltou tu falar das motos, tipo, como é fazer curva "colando o joelho", como é a frenagem em alta, como são as retomadas, como é a vibração da moto em alta e em baixa e acho que era só.

Mostarda_69
19-09-07, 19:26
De final, a tw acelera mais rápido e de final anda mais.
Tipo da Fazer pra ir de 110 a 130 é demoradinho, de tw vai até 140 um pouco mais rápido, mas para por aí. Acho que tem outras coisas que faltou tu falar das motos, tipo, como é fazer curva "colando o joelho", como é a frenagem em alta, como são as retomadas, como é a vibração da moto em alta e em baixa e acho que era só.

Mas como eu disse.. eh meu uso.a heauheauea.. aki na minha cidade se eu tenta faze uma curva assim caio podre.. eh tudo xeio de pedra, e nao existe nenhuma estrada com curva pra faze isso.. eh pekenina a cidade 65mil hab.. tem somente uma curva q da boa hoje em dia que com a hunter eu kuase raspo, mas ainda tenho medo.ae haeuehaua
a retomada em sexta da twister eu axei mais trankuila, a fazer acho q por ser injetada e manda a combustivel exata me parece treme um pouco mais pra retoma em ultima marcha, mas nada de engasga...
a vibraçao eu achoooo q falei. aehueah.. que a twister vibra menos isso eh fato e nao tem como discuti, axei bem sensivel, pricipalmente a 120...

Mostarda_69
19-09-07, 19:32
Pois a historia de de manha nem me fale.... e twister tava no solzao torrando e ainda apago 5 vez sendo que eu ligava dava uma aceleradinha e alrgava ela... a fazer apago uma.. pq eu ratiei na embreagem a da twister me pareceu mais borrachuda, nao ruim, acho q a fazer que era bem justinha, questao de 1milimetro ja mudava, por isso notei uma diferença nas troca de marcha, qd soltava a fazer ela dava pinote, parecia super exata a embreagem, solto ando, a tiwster me pareceu mais calma na troca de marcha...



E quando pega a DT arranca igual um leopardo! uauhauha pq ela arranca bemmm mais que tw e fazer!


Sobre a DT anda igual ou mais, os disco um pouco gastaos trariam muita diferença??? na primera e segunda ela empina mesmo tando com o pinhao 17 e coroa 47que o original eh 16 e 49. mas depois da primera sinto que ela perde algo na embreagem, mas na entendo como na primera ta blz e nas outras ela possa encomoda... to afim de troca os discos...



Ahhhh, o cara da twister me dic que faz em media 22 e xegou ate 24 uma vez..... a fazer um motoboy me dic em torno de 32 na manha, bom na minha cidade andam tudo na manha, aqui em qt menor a moto maior a locura, os demente sao os de hunter 90 os de pop 100 e cg 125.. eheauheau as grandona sao sempre calmas...

Qd eu tava testando a fazer a uns 90 veio uma 150 com um cano e começo a corta no meu lado.. eahueahueueu.. nem dei bola pro facero..

TorteX
19-09-07, 19:54
Ah empina de primeira e segunda minha Cg faz!ehehhehe

Meu irmão andando na manha, esticando bem as vezes, fazia religiosamente 28kml

Mostarda_69
19-09-07, 20:38
Ah empina de primeira e segunda minha Cg faz!ehehhehe

Meu irmão andando na manha, esticando bem as vezes, fazia religiosamente 28kml

digo sem puxa, soh acelerando, a minha ta fexando 25 de media.. porem eh soh o pai que anda, ele eh meio loki da cabeça.. na strada eu fazia 37 e ele 34... entao sei lah.. aehuaehuea

Christian
19-09-07, 21:05
Mas e vc gosta mais de qual das duas?
Pq o gosto não se discute.
Se vc gosta de Fazer não vai comprar uma TW nem por 2000 reais a menose vice versa.

Insanemode
20-09-07, 00:02
Nunca andei em uma TW ,optei pela Fazer pelo gosto pessoal e por ser menos comum por aqui, o motor é meio truculento mesmo se vc acelerar de uma vez com a marcha errada ele treme todo mesmo e tem um tic tic crônico em todas entre 5mil RPM e 6mil RPM, mas é quase imperceptível para mim pois na cidade eu geralmente troco as marchas em 4milRPM ,gosto bastante da resposta do motor em baixa/média rotações na cidade ,ele empurra bem desde 3mil RPM até os 6milRPM e daí até os 8mil RPM ele puxa forte ,mas passando dos 8mil RPM acaba o fôlego e como as marchas são curtas demora p/aumentar a velocidade a partir dessa rotação.

vinacowboy
20-09-07, 08:30
eu fico com a Fazer pela I.e. e por ser mais encorpada q a tw, a unica coisa da TW q mata a pau é a rabeta, mas o acelerador é fod4, ah o painel também é ninja, muito 10...

colocando tudo no papel, eu ainda fico com a Fazer :#

Lagartixxa
20-09-07, 09:55
eu tbm to muito inclinado a compra uma fazer, mas tem vaaaaarios ralatos falando q cambio dela é muito curto! em 5marcha a 4000rpm vc ainda ta a 60km/h, talvez seja por isso a tal "respostas rapidas" q a yamaha tanto diz!

eu tenho muita vontade de ter uma fazer, mas ela tem varios detalhes q estao pesando muito contra ela

muayzen
20-09-07, 10:00
eu tbm to muito inclinado a compra uma fazer, mas tem vaaaaarios ralatos falando q cambio dela é muito curto! em 5marcha a 4000rpm vc ainda ta a 60km/h, talvez seja por isso a tal "respostas rapidas" q a yamaha tanto diz!

eu tenho muita vontade de ter uma fazer, mas ela tem varios detalhes q estao pesando muito contra ela


quando vc tiver q sofrer com o frio vc vai lembrar do q vc falou ahueuheuhea

Lagartixxa
20-09-07, 10:39
quando vc tiver q sofrer com o frio vc vai lembrar do q vc falou ahueuheuhea


cara é so regular o bura!

minha titan qndo voltou da revisao os caras deixaram o bura dum jeito q era so dar um totozim do botao de partida q ela ja ligava com a lenta estabilizada!

ontem eu fim minha melhor media ate hj, deu 33km/l

wendell
20-09-07, 11:08
Bom, na minha opinião, falando apenas de MOTO e deixando valores de lado, a FAZER é beeeemmmm mais moto que a TW....em tudo.

Saurus
20-09-07, 13:25
De final, a tw acelera mais rápido e de final anda mais.
Tipo da Fazer pra ir de 110 a 130 é demoradinho, de tw vai até 140 um pouco mais rápido, mas para por aí. Acho que tem outras coisas que faltou tu falar das motos, tipo, como é fazer curva "colando o joelho", como é a frenagem em alta, como são as retomadas, como é a vibração da moto em alta e em baixa e acho que era só.


Já que já tive Twister e atualmente tenho uma Fazer, acho que posso falar e meter o meu pitaco.

A Twister não acelera mais de final, nem acima de 2k, 3k, 4k, 8k rpm, etc. A Twister é uma excelente moto mas não é melhor em nada do que a Fazer.

A arrancada da Fazer é tanto quanto a de uma Falcon e pode até chegar a incomodar uma XT600 (também tenho uma). A Twister toma benga de Falcon.

Quem reclama que a Fazer em 5ª marcha aos 4.000 rpm está apenas a 60 km/h deve levar em consideração que a Twister em 6ª marcha também está. E tem mais, a Fazer em 5ª marcha aos 5.000 rpm está a 80 km/h, fato que na Twister em 6ª marcha, alcança esta velocidade a quase 6.000 rpm.

Quanto a velocidade final, posso garantir que ambas andam exatamente a mesma coisa. Também posso garantir que tanto Twister quanto Fazer original de fábrica só ultrapassam os 135 km/h se estiverm na caçamba de uma F250, forem jogadas do espaço sideral em direção à terra, forem rebocada por um carro bem leve de motor com mais de 1.000cc e outras situações semelhantes. Quem disser que em situação normal qualquer uma delas ultrapasse essa velocidade final está DELIRANDO ou não quer aceitar a verdade dos fatos. Afinal são meras monocilíndricas de um quarto de litro pensadas em trânsito urbano e pequenas viagens. Nem mesmo as irmãs de coração (Tornado e Lander) conseguem superar estas limitações.

A Fazer que tenho não trepida, vibra, nem apresenta engasgos, tosses espirros ou coisa parecida quando estou em baixíssima (perto de 2.000 rpm) a rotação com 5ª marcha engatada e tento acelerar. Ela responde com suavidade e obediência sem reclamar de absolutamente nada. Claro que a resposta com uma marcha adequada é muito melhor, mas não há nenhum outro senão para Fazer. Já a Twister engasga, tosse, espirra, funga, ronca, etc quando eu tentava fazer isso com ela acima da 3ª marcha.

Quanto ao consumo, com a Twister eu fazia em tôrno dos 34 ou 35 km/l com um pico de 39 km/l. Em relação ao consumo da Fazer, bem, ainda não posso falar, pois quando peguei a minha enchi o tanque quando ela estava com 13 km rodados (não é 13.000 não hein, é 13 mesmo) e agora ela está com 360 km e ainda tem pouco mais de meio tanque para queimar fora a reserva. Ainda não reabasteci a Fazer.

Adoro a Twister, sei que ela vende mo dobro do que vende a fazer, respeito os Twisteiros, acho ela uma excelente moto e, se querem saber, teria uma outra Twister sim. Não vejo motivos para não ter uma. Acontece que desta vez preferi pegar a Fazer e devo admitir que a Fazer é sim melhor em desempenho e tecnologia do que a Twister. Também acho a Fazer mais bonita. Mas tenho que reconhecer que o painel e o acabamento da Twister é melhor do que o da Fazer.

Qualquer uma das duas atenderiam minhas necessidades plenamente. Para não dizerem que sou tendencioso aviso logo que não fanático por Yamaha, nem Honda, nem Suzuki, nem marca nenhuma. Gosto de motociclismo.

rocksul
20-09-07, 13:42
Meu recorde numa 125 foi 37km/l.
Nas 250 nunca passou de 27km/l.
Parabéns Saurus.
Tb acho a Fazer mais bonita e mais moto, claro que levando as considerações que tu falaste em relação de retomada em baixo rpm temos de reconhecer, que ela demora a evoluir, mas evolui, sem engasgar, se quisermos melhorar as retomadas basta descer uma ou duas marchas para levantar o giro e ir embora. Não tenho Fazer, tive TW, quando eu tinha TW não existia Fazer, já disse acho a Fazer mais bonita e mais moto, e tb digo, ela fica pra trás da TW em questão de velocidade final.

jecastro
20-09-07, 14:24
Já que já tive Twister e atualmente tenho uma Fazer, acho que posso falar e meter o meu pitaco.

A Twister não acelera mais de final, nem acima de 2k, 3k, 4k, 8k rpm, etc. A Twister é uma excelente moto mas não é melhor em nada do que a Fazer.

A arrancada da Fazer é tanto quanto a de uma Falcon e pode até chegar a incomodar uma XT600 (também tenho uma). A Twister toma benga de Falcon.

Quem reclama que a Fazer em 5ª marcha aos 4.000 rpm está apenas a 60 km/h deve levar em consideração que a Twister em 6ª marcha também está. E tem mais, a Fazer em 5ª marcha aos 5.000 rpm está a 80 km/h, fato que na Twister em 6ª marcha, alcança esta velocidade a quase 6.000 rpm.

Quanto a velocidade final, posso garantir que ambas andam exatamente a mesma coisa. Também posso garantir que tanto Twister quanto Fazer original de fábrica só ultrapassam os 135 km/h se estiverm na caçamba de uma F250, forem jogadas do espaço sideral em direção à terra, forem rebocada por um carro bem leve de motor com mais de 1.000cc e outras situações semelhantes. Quem disser que em situação normal qualquer uma delas ultrapasse essa velocidade final está DELIRANDO ou não quer aceitar a verdade dos fatos. Afinal são meras monocilíndricas de um quarto de litro pensadas em trânsito urbano e pequenas viagens. Nem mesmo as irmãs de coração (Tornado e Lander) conseguem superar estas limitações.

A Fazer que tenho não trepida, vibra, nem apresenta engasgos, tosses espirros ou coisa parecida quando estou em baixíssima (perto de 2.000 rpm) a rotação com 5ª marcha engatada e tento acelerar. Ela responde com suavidade e obediência sem reclamar de absolutamente nada. Claro que a resposta com uma marcha adequada é muito melhor, mas não há nenhum outro senão para Fazer. Já a Twister engasga, tosse, espirra, funga, ronca, etc quando eu tentava fazer isso com ela acima da 3ª marcha.

Quanto ao consumo, com a Twister eu fazia em tôrno dos 34 ou 35 km/l com um pico de 39 km/l. Em relação ao consumo da Fazer, bem, ainda não posso falar, pois quando peguei a minha enchi o tanque quando ela estava com 13 km rodados (não é 13.000 não hein, é 13 mesmo) e agora ela está com 360 km e ainda tem pouco mais de meio tanque para queimar fora a reserva. Ainda não reabasteci a Fazer.

Adoro a Twister, sei que ela vende mo dobro do que vende a fazer, respeito os Twisteiros, acho ela uma excelente moto e, se querem saber, teria uma outra Twister sim. Não vejo motivos para não ter uma. Acontece que desta vez preferi pegar a Fazer e devo admitir que a Fazer é sim melhor em desempenho e tecnologia do que a Twister. Também acho a Fazer mais bonita. Mas tenho que reconhecer que o painel e o acabamento da Twister é melhor do que o da Fazer.

Qualquer uma das duas atenderiam minhas necessidades plenamente. Para não dizerem que sou tendencioso aviso logo que não fanático por Yamaha, nem Honda, nem Suzuki, nem marca nenhuma. Gosto de motociclismo.


Sauros, a tua Twister não serve como parâmetro de comparação, ela fazia 38km/l e não passava dos 130km/h, alguma coisa errada ela tinha, as normais fazem de 25-30km/l e alcançam 150km/h no "painel", também tem que se levar em conta que a Fazer tem um acelerador de curso curto, isto faz com que um leve movimento no acelerador equivala a um movimento bem maior no acelerador da Twister e passa a ilusão de ser mais forte, o que na prática ela até é um pouco mais forte na arrancada por ser um motor de 4 válvulas.

cold-milk
20-09-07, 14:28
nao sei mas nunca andei em fazer, mas ou os q tem fazer por aqui nao andam nada pra nao ferrar a moto mas em aceleracao nas ruas todas ficavam pra traz!
vai do piloto né como dizem!

TorteX
20-09-07, 15:00
Já que já tive Twister e atualmente tenho uma Fazer, acho que posso falar e meter o meu pitaco.

A Twister não acelera mais de final, nem acima de 2k, 3k, 4k, 8k rpm, etc. A Twister é uma excelente moto mas não é melhor em nada do que a Fazer.

A arrancada da Fazer é tanto quanto a de uma Falcon e pode até chegar a incomodar uma XT600 (também tenho uma). A Twister toma benga de Falcon.




A arrancada da Faze é igual da Falcon????
Me desculpa meu amigo, mais já andei muito de Falcon, de Fazer andei uma vez só, e de Tw andei muuuuito tambem....
Falo de boca cheia que nunca que a Fazer arranca igual a Falcon...
Só se for até os 3mil giro...Leva a Falcon até giro alto pra vc ve, arranca muito....até porque esse é o principal atributo dela....
O dia que a falcon com seus 3,5 de torque perde pra fazer que tem 2,alguma coisa, ela para de vender pq num vale mais a pena compra uma moto de 15 mil se uma de 11 anda igual...

Lagartixxa
20-09-07, 16:10
legal o comentario do Saurus, acho q foi o primeiro comentario entre as duas q ajudou!
e me animou d+ a pegar a fazer novamente


agora TW fazendo 34km/l acho q c erro nessa conta em velho! :lol:

Saurus
21-09-07, 10:37
....agora TW fazendo 34km/l acho q c erro nessa conta em velho! :lol:


Errei não, fio! Esse consumo apareceu diversas vêzes. Esse consumo era o inferior da média dela. O superior ficou em 36 km/l. Houve uma vez que consegui fazer 39 km/l. Mas tenho que esclarecer que:
1) Minha forma de condução de uma moto é muito diferente do que vocês estão habituados. O momento em que troco de marcha, a forma de elevar e reduzir velocidade, posicionamento em trânsito, tipo de tráfego que pego, etc, são muito peculiares e, talvez, levassem um garupa a dormir em 5 minutos andando comigo.
2) Os pneus eram semanalmente calibrados e sempre usava a calibragem para rodar com garupa.
3) A moto estava semanalmente e sempre impecavelmente limpa, lubrificada e regularmente revisada, sempre com peças novas e em excelente estado de conservação e propriedade para uso.
4) O tráfego em Nova Friburgo não exige grandes acelerações e nem altas velocidades, de moto que eu rodava, na maior parte do tempo (99%), em 6ª marcha a 60 km/h.

Ontem fui reabastecer minha Fazer. Considerando que ela está apenas com 370 km rodados e o primeiro abastecimento total foi aos 13 km rodados, então teremos 357 km rodados com 10,9 litros reabastecidos, o que me deu um consumo de pouco mais de 32 km/l. Acho que dá para melhorar muito esse consumo depois que ela estiver amaciada.

cold-milk
21-09-07, 10:46
Errei não, fio! Esse consumo apareceu diversas vêzes. Esse consumo era o inferior da média dela. O superior ficou em 36 km/l. Houve uma vez que consegui fazer 39 km/l. Mas tenho que esclarecer que:
1) Minha forma de condução de uma moto é muito diferente do que vocês estão habituados. O momento em que troco de marcha, a forma de elevar e reduzir velocidade, posicionamento em trânsito, tipo de tráfego que pego, etc, são muito peculiares e, talvez, levassem um garupa a dormir em 5 minutos andando comigo.
2) Os pneus eram semanalmente calibrados e sempre usava a calibragem para rodar com garupa.
3) A moto estava semanalmente e sempre impecavelmente limpa, lubrificada e regularmente revisada, sempre com peças novas e em excelente estado de conservação e propriedade para uso.
4) O tráfego em Nova Friburgo não exige grandes acelerações e nem altas velocidades, de moto que eu rodava, na maior parte do tempo (99%), em 6ª marcha a 60 km/h.

Ontem fui reabastecer minha Fazer. Considerando que ela está apenas com 370 km rodados e o primeiro abastecimento total foi aos 13 km rodados, então teremos 357 km rodados com 10,9 litros reabastecidos, o que me deu um consumo de pouco mais de 32 km/l. Acho que dá para melhorar muito esse consumo depois que ela estiver amaciada.


meu vc jura solenemente dizer a verdade nada mais que a verdade?

escreve certinho e manda essa forma de pilotar pra gente!
to imprescionado

hedertone
21-09-07, 11:09
o Saurus vai ter que bolar um tutorial pragente! :clap: :clap: :clap:

Zueira viu.. confio em você! Mas fiquei surpreso ao ler o que vc psotou saurus, se possivel explica direitinho pra galera! :OK: :OK:

Saurus
21-09-07, 11:13
Galera, não tem mistério na forma de conduzir. É uma série de atitudes na condução que contribuem para reduzir o consumo.^

Para resumir, vocês classificariam minha forma de conduzir como de "tiozinho domingueiro" ou de "vovôzinho".

Quando eu tiver mais tempo posto minhas dicas de condução econômica na área de dicas, tutoriais, manuais, etc.

hedertone
21-09-07, 12:56
Galera, não tem mistério na forma de conduzir. É uma série de atitudes na condução que contribuem para reduzir o consumo.^

Para resumir, vocês classificariam minha forma de conduzir como de "tiozinho domingueiro" ou de "vovôzinho".

Quando eu tiver mais tempo posto minhas dicas de condução econômica na área de dicas, tutoriais, manuais, etc.
já tentei andar assim como um tiozinho domingueiro quando tava com minha moto e o melhor que consegui foram 42km/l com a mistura pobre...

junecaz
21-09-07, 13:11
Quanto ao consumo, com a Twister eu fazia em tôrno dos 34 ou 35 km/l com um pico de 39 km/l. Em relação ao consumo da Fazer, bem, ainda não posso falar, pois quando peguei a minha enchi o tanque quando ela estava com 13 km rodados (não é 13.000 não hein, é 13 mesmo) e agora ela está com 360 km e ainda tem pouco mais de meio tanque para queimar fora a reserva. Ainda não reabasteci a Fazer.



Saurus,

Desculpe a pergunta, mas pelo consumo indicado, tu pilota como tiozão, certo?

Não leve pelo lado pejorativo, é só para termos uma idéia da sua forma de pilotar.

jr.

EDIT: não tinha visto a pagina 2, não precisa responstar :OK: :lol:

Saurus
21-09-07, 13:35
Saurus,

Desculpe a pergunta, mas pelo consumo indicado, tu pilota como tiozão, certo?

Não leve pelo lado pejorativo, é só para termos uma idéia da sua forma de pilotar.

jr.

EDIT: não tinha visto a pagina 2, não precisa responstar :OK: :lol:


Sem crise, junecaz! Eu assumo meu perfil "tiozinho", "tiozão", "vovozinho", "vovozão" na boa.

Difícil é algum cara jovem conseguir se manter nesse estilo de pilotagem por mais de 3 minutos. Se conseguir manter isso por um tanque de combustível inteiro, perceberá como motocicletas podem ser econômicas.

Como é que você acha que as montadoras/fabricantes medem os consumos médios das motos para informar aos potenciais compradores?

É por isso que os fabricantes/montadoras alegam um consumo médio, os repórteres especializados alegam outro e o comprador da moto depois alega outro.

Os fabricantes/montadoras fazem o teste ao meu estilo. Os repórteres especializados descem a lenha na moto. O comprador conduz com outro estilo, muitas vêzes bem diferente do dos repórteres e do dos fabricantes/montadoras.

Senão vejamos:
Montadoras/fabricantes --> estilo "tiozinho", "tiozão", "vovozinho", "vovozão",
Reporteres especializados --> estilo "sanguinozôio" e
Comprador --> além dos acima citados, outros estilos também (motoboy, entregador de farmácia, entregado de pizza, mauricinho indo para a night e baladas, engravatado, play-boy indo para a praia, jaspion na BR-040, etc)

Você nem imagina quantos estilos de condução existem, amigo! São muitos!

agm2112
21-09-07, 13:45
Se eu faço 32km/l com uma XLX de 15 anos levando garupa e bagagem, não vejo porque uma Fazer ou Twister mais atuais não consigam fazer melhor.

PS: Os tiozões costumam ser tiozões pq sobrevivem para contar a história ... já os "pilotos", costumam terminar assim:

http://itabunacar.tripod.com/sitebuildercontent/sitebuilderpictures/motogolf02.jpg

Lagartixxa
21-09-07, 14:07
saurus, vc pode ate achar q é mentira, mas eu piloto minha moto de igual pra pior q vc(so nao vou de 6ª marcha pq a titan num tem), mas sempre na maciotinha, sem esticar muito as marchar, abro pouco o acelerador e deixo o giro subir, qq ladeirinha é 5ª marcha e deixo ela descer no embalo sem acelerar, so q eu uso a calibragem de pneu pra andar sem garupa!

minha ultima e melhor media ate hj andando desse jeito igual vovozinha foi de 33km/l
talvez o meu problema seja a cidade, belo horizonte é cheia de morro

igortde
21-09-07, 14:10
Antes tiozão vivo doque o Sanguinozoio no caixão .....
Agora sobre as motos ... eu iria sem duvidas na Fazer ...

Obs. agora esse consumo ai ... ta meio estranho .... a XTZ que tinha fazia 34km/l :0_0:

Saurus
21-09-07, 14:24
saurus, vc pode ate achar q é mentira, mas eu piloto minha moto de igual pra pior q vc(so nao vou de 6ª marcha pq a titan num tem), mas sempre na maciotinha, sem esticar muito as marchar, abro pouco o acelerador e deixo o giro subir, qq ladeirinha é 5ª marcha e deixo ela descer no embalo sem acelerar, so q eu uso a calibragem de pneu pra andar sem garupa!

minha ultima e melhor media ate hj andando desse jeito igual vovozinha foi de 33km/l
talvez o meu problema seja a cidade, belo horizonte é cheia de morro


O fato de BH ter muitas subidas pode realmente influir. Mas lembre-se que tudo que sobe, desce! Portanto, o que foi consumido a mais na subida, pode ser enconomizado na descida!

Experimente usar clibragem nos pneus para transporte de garupa.

Aqui no Rio de Janeiro, com a Yes eu tava fazendo na casa dos 34 km/l com trânsito superpesado (muito engarrafamento, anda-e-para, muitos sinais, etc). A Fazer, fazendo o mesmo percurso, está encostando no consumo que eu tinha com a Yes.

Se o trânsito estava livre (fins de semana, por exemplo), a Yes fazia na casa dos 42 km/l ou até melhor. Com a Fazer acho que consigo, na melhor das hipóteses, chegar aos 34 ou 35 km/l nos FDS.

Outras coisas importantes a serem consideradas são o tipo de asfalto (muito abrasivo, pouco abrasivo, etc), temperatura e humidade relativa do ar (calor, frio, sol, chuva, etc), condição de pista (seca, molhada, escorregadia, etc) e velocidade do vento (forte, fraco, lateral, a favor, contra), qualidade do combustível, carga rebocada pela moto.....

São muitos os fatores que influeciam no consumo que devem ser postos na conta, além de simplesmente o forma de conduzir. Por isso que uma Titan que roda muito em Brasília-DF pode ter um gasto de pneus menor e combustível menor do que uma outra Titan do mesmo ano, modelo, cor, peso do piloto, etc que roda em Fortaleza-CE ou Porto Alegre-RS.

Minha recomendação é: Procurem a forma de condução que mais atende as suas respectivas necessidades. Isso proporcionará a maior economia possível para cada moto.

Ah, sim! A manutenção da moto estar rigorosamente em dia é também fundamental.

superkyo
21-09-07, 16:15
O primeiro tanque da minha YES deu 38.9km/l !! amaciando depois foi aumentando o consumo pq dai amaciada eu começei a esticar mais as marchar até 6.000-7.000 RPM.......a ultima média foi a da assinatura 35.8km/l........

Saurus
21-09-07, 17:05
O primeiro tanque da minha YES deu 38.9km/l !! amaciando depois foi aumentando o consumo pq dai amaciada eu começei a esticar mais as marchar até 6.000-7.000 RPM.......a ultima média foi a da assinatura 35.8km/l........


Experimente encher o tanque e passar a andar no mesmo ritmo que você andava quanod estava amaciando a Yes. Tente manter o estilo de condução desta forma até o tanque esvaziar. Você terá uma excelente surpresa com o consumo da sua Yes.

tom crazy
21-09-07, 18:50
Só pra comentar sobre o consumo da yes, eu ando meio acelerado então faço média de 32 km/l. Um tanque eu resolvi andar no estilo tiozão e fiz média de 38, isso pq depois da metade do tanque eu comecei acelerar um pouco mais até que o perto do fim já tava acelerando de novo. Se andasse tanque inteiro de boa tenho certeza que fazia mais de 40km/l. Então acho bem possível a fazer e até a twister conseguirem essa marca de consumo.

muayzen
21-09-07, 19:00
quanto vcs andam com o tanque cheio ate entrar a reserva ?

TorteX
21-09-07, 19:02
quanto vcs andam com o tanque cheio ate entrar a reserva ?




http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=14807.0

muayzen
21-09-07, 19:04
muito obrigado!

TorteX
21-09-07, 19:22
muito obrigado!




Mais o topico de consumo é la então pgta la ueh! uhahhuauha