PDA

Ver Versão Completa : Caixa de Direção para a Yes



tiagoulart
21-09-07, 21:07
Salve Galera...

Entrei a pouco tempo aqui ... mais pelo visto a pegada aqui é outra..no orkut tah osso pra trocar uma ideia com o pessoal muita mulecada e tal ...

Bom ... Minha motoca.. está com calo na caixa de direção ... sou novo de moto 9 meses.. hehehe um bebe ainda srr.. algum de vcs jah trocou a caixa de direçção da yes??? quanto pagaram .. e se serve alguma outra moto.. pois da yes jah se imagina ser aquela nota...

Abraçosss

Ivan RJ
22-09-07, 21:59
Thiago, seja bem vindo :OK:. Na 2ª feira eu posso ver quanto custa a caixa aqui no Rio e postar o valor para vc ter como parametro de comparação em São Bernardo, mas desde já te adianto que tem que ser a original, isso para qualquer moto. Jamais se deve usar qualquer coisa não original, ainda mais na direção. A troca também deve ser feita por um mecânico competente. A caixa de direção é um dos itens importantíssimos para a nossa segurança. Um grande abraço.

Fernando Oliveira
22-09-07, 22:46
Bem vindo !

só estou curioso como danificou a caixa de direção da YES. Foi queda ? a minh já tem bem rodadinha e a direção está intacta e olha que eu já caí...

Kratos
22-09-07, 23:33
WAe Galera... hj recebi o prolemada minha... minha caixa estava péssima porém não foi queda... a moto pra falar que nunca caiu só tombou =/ não tem um arranhão. Levei em um mecânico de confiança hoje pra trocar a caixa da minha porém ele verificou que a caixa dela estava completamente apertada por isso a direção estava pesada e estranha. Após ajustar a moto simplesmente virou outra rs.... e só gastei 2 mangos da breja do rapaz.

Abraço

Ivan RJ
24-09-07, 12:46
Thiago, conforme o prometido vi o preço da caixa de direção da Yes:
Local: Concessionária EGO - MOTOS, Bairro Tijuca Rio de Janeiro, R$62,00.
Espero ter te ajudado. Um grande abraço a todos os irmãos.

Saurus
24-09-07, 14:04
Tiago, muito provavelmente a direção da sua Yes está com "calo" devido a erro de manutenção. talvez a porca de direção esteja muito apertada. Isso pode ter danificado os rolamentos de direção.

Basta o mecânico verificar o estado do rolamento. Se estiver em ordem, basta apertar conforme manda o manual de serviço. Se tiver ocorrido o dano no rolamento, basta trocar o rolamento.

Caixa de direção é o canote onde fica gravado o número do chassis/quadro da moto. Aquilo ali não se troca. Se tiver que trocar vai gerar processo de remarcação de chassis/quadro junto ao DETRAN e toda uma série de aporrinhações.

Em geral, a caixa de direção só dá defeito em caso de acidente e implica em PT.

Com isso, suspeito que o problema da sua moto seja somente com o rolamento da ÁRVORE DE DIREÇÃO (internos à caixa de direção).

Espero ter ajudado.

Furious VIPER
24-09-07, 14:18
Bela explicação Saurus... o q chamamos de "caixa de direção" entõa é apenas um rolamento.. e nõa A CAIXA propriamente dita... certo?
Hunm,..

tiagoulart
24-09-07, 14:28
Salve Galera.. de Ante mão agradeço as respostas...

Ivan: Esse valor é com a mão de obra ???

Fernando: nunca cai com minha motoca.. só deixei tombar assim como o Kratos (carlos) porem ao levar num mecanico para fazer uma revisão.. ele constatou que o rolamento estava com o principio de calo... que em breve teria que trocar mais que dava pra andar...

Saurus: bela explicação mesmo .. pra mim caixa de direção era o mesmo esquema de quando andava na minha bike e ela ficava com jogo no garfo ahiuhiahai .. ia lah e apertava com a mão memso rsrs... mais acho que tb me expressei mal . rsr..

abraços... e por enquanto acho que vou ficar com esse calo mesmo ... irei dar uma pesquisada aqui por são bernardo no valor....

vinacowboy
24-09-07, 14:44
Thiagão... ainda tá peliando com essa direção... :s é phóda né...

a do meu amigo q eu te falei, ele trocou só o rolamento da direção, foi R$ 30,00 com mão de obra e tudo, foi na própia concessionaria q ele comprou a moto, mas também foi devido a uma queda q a moto dele teve, e tinha muita sujeira lá dentro, q chegou a comer as bordas dos rolamentinhos(bolinhas)...

ah, num eskeça de abrir um tópico pra falar do teu escapamento!!!!

tiagoulart
24-09-07, 14:49
pode crer.. Vina.. bem lembrado sobre o scap !!

vinacowboy
24-09-07, 14:56
pode crer.. Vina.. bem lembrado sobre o scap !!


pode ter certeza q os caras aqui são muito inteligentes e vão te dar dicas muito boas pra tu resolver seus problemas mano... abraço...

Ivan RJ
24-09-07, 22:42
Thiago, esse valor é somente do rolamento sem mão de obra. Um grande abraço.

tiagoulart
25-09-07, 09:11
Thiago, esse valor é somente do rolamento sem mão de obra. Um grande abraço.


Bem salgado em Ivan .. Porem vindo da Yes jah era de se imaginar.. mais por enquanto continuarei com esse mesmo srsr ...

abraçoss e valew

tiagoulart
27-09-07, 16:03
Salve Galera...

Fui hj em uma autorizada aqui em são bernardo e o Kit completo sai 50 conto, e 2 horas de mão de obra = 80 reais..

total de 130,00... Esse Valor tanto na Attitute no centro, Quanto na Santana motos (aonde comprei a minha) no rudge Ramos

Eita mão de obra cara heim ... srsrsr

Ivan ...

vc comentou sobre rolamento e tal que vc pesquisou pra mim ... não é rolamento que vai naum.. são pistas com as esferas tipo de bike e tal ...

resumindo... Vou ficar com o calo um tempo.. pois naum tenho essa grana agora... rrssr

abraçosss

Saurus
28-09-07, 00:26
.....Ivan ...

vc comentou sobre rolamento e tal que vc pesquisou pra mim ... não é rolamento que vai naum.. são pistas com as esferas tipo de bike e tal .......

Essa "pista" mais as esferas é o que é o rolamento de direção. Deve-se tomar cuidado para aplicar o torque correto ali na hora de apertar, para não danificar nem a pista (criar sulcos) e nem as esferas (amassamento), mas também não pode ficar frouxo demais pois ficaria com folga de direção.

O segredo ali é o seguinte, se você não tiver um torquímetro:
1) Quando começar a oferecer resistência ao aperto conte uma volta de aperto a mais.
2) Após dar apenas mais uma volta, retorne 1/4 de volta para desapertar.

Costuma ficar excelente assim.

Aliás, não se pode esquecer de, antes de começar a fechar, deixar bastante graxa base sabão de lítio na "pista" para que as esferas tenham sempre ótima lubrificação.

tiagoulart
28-09-07, 10:54
Essa "pista" mais as esferas é o que é o rolamento de direção. Deve-se tomar cuidado para aplicar o torque correto ali na hora de apertar, para não danificar nem a pista (criar sulcos) e nem as esferas (amassamento), mas também não pode ficar frouxo demais pois ficaria com folga de direção.

O segredo ali é o seguinte, se você não tiver um torquímetro:
1) Quando começar a oferecer resistência ao aperto conte uma volta de aperto a mais.
2) Após dar apenas mais uma volta, retorne 1/4 de volta para desapertar.

Costuma ficar excelente assim.

Aliás, não se pode esquecer de, antes de começar a fechar, deixar bastante graxa base sabão de lítio na "pista" para que as esferas tenham sempre ótima lubrificação.


Opa salve.. saurus...

então.. valew ai pela dica.. mais naum tenho os dons e nem ferramentas pra isso vou ter que mandar fazer mesmo... mais porenquanto naum vai dar... sobre o rolamento que eu disse eu cheguei na autorizada perguntando sobre o rolamento e o cara disse naum é rolamento naum srssr... como sempre os mecanicos da suzuky manjam bem heim srrrs

abraçoss

Ivan RJ
01-10-07, 00:20
Isso aí Thiago, chamamos as pistas com as esferazinhas de rolamento, na verdade é um rolamento aberto. Se não estou enganado em outras marcas de motocicletas, é um rolamento lacrado. Um grande abraço a todos os irmãos.

Saurus
01-10-07, 13:30
Isso aí Thiago, chamamos as pistas com as esferazinhas de rolamento, na verdade é um rolamento aberto. Se não estou enganado em outras marcas de motocicletas, é um rolamento lacrado. Um grande abraço a todos os irmãos.


Em motos pequenas (50 à 250cc) em geral é assim mesmo. raríssimas usarão rolamentos blindados.