PDA

Ver Versão Completa : Trocar óleo da bengala



sucupira
21-09-07, 23:00
Caros,
Ontem troquei oóleo da bengala da minha motoca, e a moto voltou à ficar um tesão. Nunca tinha trocado, e era pra ter trocado com 12.000 KM, mas só troquei com 24.000 KM.
Ficou muito melhor para fazer curvas, enfrentar os buracos! :) - Então, Galera troquem o óleo da bengala da sua moto que vale à pena.

Tá dada a dica!

danielpaiva
21-09-07, 23:09
Tem que trocar a cada 12mil km? o que pega se demorar mais? Quanto gastou pra trocar?

Furious VIPER
21-09-07, 23:10
É isso aí! eu troquei com 15mil km.. e daki 3mil km.. qdo fechar 30mil eu troco dnovo!! uhúúúú

sucupira
21-09-07, 23:18
Tem que trocar a cada 12mil km? o que pega se demorar mais? Quanto gastou pra trocar?

O manual recomenda à cada 12.000KM. Você tem perda de eficiência do conjunto. Gastei 25,00.

Lagartixxa
21-09-07, 23:30
sao umas "bobeirinhas" q fazem a moto ficar zero denovo to pensando em trocar o fluido de freio da minha titan, ja ta dando quase um ano e to sentindo q a pinca ja num ta mais mordendo o disco com a mesma eficiencia

sucupira
21-09-07, 23:36
sao umas "bobeirinhas" q fazem a moto ficar zero denovo to pensando em trocar o fluido de freio da minha titan, ja ta dando quase um ano e to sentindo q a pinca ja num ta mais mordendo o disco com a mesma eficiencia

Verdade, se possível coloque DOT 5.1, que fica muito bom...

Furious VIPER
22-09-07, 00:23
Lagartixxa... confere se as apstilhas estão boas!! Meu Fluído de freio é original ainda com 27mil km em 2 anos e meio.. e o freio tá perfeito!!

oldskullo
22-09-07, 02:25
sao umas "bobeirinhas" q fazem a moto ficar zero denovo to pensando em trocar o fluido de freio da minha titan, ja ta dando quase um ano e to sentindo q a pinca ja num ta mais mordendo o disco com a mesma eficiencia


cara dá uma olhada na coloração do freio pelo visor, se tiver meio marrom o fluído já está queimado e precisa de troca. Aproveita e troca as pastilhas, afinal o bom funcionamento desse freio é a vantagem em relação ao freio a tambor.
Abraço!

Christian
22-09-07, 08:28
Eu ia criar um tópico sobre isso.
Troquei anteontem o óleo.
o cara da oficina me recomendou a troca a cada 9000km.
E como a minha tá com 18000 mil e eu peguei ela com 13000 nem sabia se o antigo proprietário tinha trocado alguma vez.
Só sei que o poleu saiu preto... :o

destbr
22-09-07, 14:17
isso é verdade, na proxima revisao eu quero trocar tb. percebi q qdo paro meio brusco no semaforo, a moto da uma balançada parecendo carro velho.

só q onde eu faço (ou fazia) revisao, o dono (nao é o mecanico) falou q nunca se troca o oleo da bengala, só se etiver vazando...
depois dessa bobeira, to tentando achar algum lugar bom pra eu levar a motoca... vamos ver!

LuiZão
22-09-07, 14:41
A minha moto esta com 43k e ainda não troquei talvez mes que vem eu troco.

sucupira
22-09-07, 15:04
A minha moto esta com 43k e ainda não troquei talvez mes que vem eu troco.


Então Luizão, vc vai ver a motoca vai ser outra... :)

Fernando Oliveira
22-09-07, 22:50
Cara, minha moto tá com 12 mkm e continua como sempre, não notei nenhuma falta de performance das bengalas, nem em curvas, etc e tal... só vou trocar mesmo quando senti-la "mole" ou ineficiente em lombadas, buracos... mas valeu pela dica !

destbr
23-09-07, 13:03
Cara, minha moto tá com 12 mkm e continua como sempre, não notei nenhuma falta de performance das bengalas, nem em curvas, etc e tal... só vou trocar mesmo quando senti-la "mole" ou ineficiente em lombadas, buracos... mas valeu pela dica !


talvez vc acha q esta boa, mas qdo andar numa com eleo novo vai sentir a diferenca. pra gente q esta todo dia na mesma, nao preceberia esta diferenca.

igortde
24-09-07, 11:03
Acho que a quilometragem vai de cada moto ... a Tornado por exemplo é de 18 em 18 mil

agm2112
24-09-07, 12:53
A da minha é a cada 12 mil... mas eu troco e não percebo diferença nenhuma... sinal de que o prazo é o correto.

Furious VIPER
24-09-07, 12:57
Acho que a quilometragem vai de cada moto ... a Tornado por exemplo é de 18 em 18 mil

vai da quilometragem e do uso tb! se o cara compra uma cg e anda em estrada de terra... tem q trocar antes... se compra uma tornado e anda só em asfalto... pode seguir o manuel na boa!!

chitola
25-09-07, 07:46
O mecanico da honda onde eu comprei me disse que não se troca óleo da suspa nunca, só se vazar; e tbm falou que fluido de freio só se completa, nunca precisa trocar por completo.

Mas minha moto quando fizer 30 mil km de vida vou dar uma geralzona, trocar todos os óleos e fluidos que tiver, e regular todinha, agora tá com 23.000.

Me FALARAM que não se usa fluido DOT5 em carros normais pq corrói o sistema de freios, será verdade ? e pra motos ? será que eu encontro aquelas mangueiras Aeroquip pra minha 150 Sport ? dizem q elas melhoram muito o freio pq não dilatam.

Lagartixxa
25-09-07, 09:26
O mecanico da honda onde eu comprei me disse que não se troca óleo da suspa nunca, só se vazar; e tbm falou que fluido de freio só se completa, nunca precisa trocar por completo.

Mas minha moto quando fizer 30 mil km de vida vou dar uma geralzona, trocar todos os óleos e fluidos que tiver, e regular todinha, agora tá com 23.000.

Me FALARAM que não se usa fluido DOT5 em carros normais pq corrói o sistema de freios, será verdade ? e pra motos ? será que eu encontro aquelas mangueiras Aeroquip pra minha 150 Sport ? dizem q elas melhoram muito o freio pq não dilatam.


na boa, esse mecanico é um retardado! fuja dele!

fluido de freio da no manual pra trocar se nao me engano a cada ano ou dois anos! e fluido da suspensa varia de acordo com a moto, mas na CG por exemplo é com 12m km

a diferenca entre DOT3 e DOT5 é simplismente o tanto de temperatura q o fluido guenta, no caso das nossas motos o DOT3 ja é suficiente, o DOT4 sobra o DOT 5 entao nem se fala!

Diego.fcs
25-09-07, 13:41
Cara, tem que trocar sim. O óleo da bengala e do freio também, esse negócio de completar é mentira, só serve pra vc andar com o óleo sempre velho, e não se deve misturar óleo novo com óleo velho. Troquei o óleo do freio do carro, parece novo, bem mais macio e eficiente. No manual da moto fala com certeza que tem que trocar o óleo da bengala e a km certa para isso... Esses mecânicos tem é preguiça de trabalhar e por isso falam isso... Todos sabemos que o óleo fica velho um dia, se num precisasse trocar da suspensão, do freio etc... Num ia precisar ficar trocando o do motor também, só completar quando baixar...

Guilherme Mcnasty
26-09-07, 10:46
Cara, tem que trocar sim. O óleo da bengala e do freio também, esse negócio de completar é mentira, só serve pra vc andar com o óleo sempre velho, e não se deve misturar óleo novo com óleo velho. Troquei o óleo do freio do carro, parece novo, bem mais macio e eficiente. No manual da moto fala com certeza que tem que trocar o óleo da bengala e a km certa para isso... Esses mecânicos tem é preguiça de trabalhar e por isso falam isso... Todos sabemos que o óleo fica velho um dia, se num precisasse trocar da suspensão, do freio etc... Num ia precisar ficar trocando o do motor também, só completar quando baixar...




Engraçado é que quando eu conserto motos na minha oficina eu sempre recomento trocar o óleo de bengala, filtro de ar, de gasolina, fluido de freio e a grande maioria acha que é frescura. Tá difícil convencer de que compensa prevenir que remediar. Me ajudem motoqueiros! :OK:

Lagartixxa
26-09-07, 10:52
Engraçado é que quando eu conserto motos na minha oficina eu sempre recomento trocar o óleo de bengala, filtro de ar, de gasolina, fluido de freio e a grande maioria acha que é frescura. Tá difícil convencer de que compensa prevenir que remediar. Me ajudem motoqueiros! :OK:


cara, a melhor coisa pra convencer alguem é ARGUMENTO, c num pode simplesmente falar q tem q trocar o filtro pq tem ou pq ta hr! tenta explicar pro cara q o filtro de ar é um elemento importante pra moto tanto no consumo qnto no desempenho, filtro de ar sujo alem de deixar a moto mais fraca faz aumentar o consumo, o filtro de ar velho pode estar com os poros muito aberto devido as varias limpezas e nao filtros todas as impurezas!

qndo vc comeca a ter esse tipo de conversa com seu cliente, primeiro vc consegue convencer o cliente a troca o filtro na maioria dos casos e depois o cliente ve q vc num é so mais um mexanico q resolveu abrir uma portinha e arruma moto

Diego.fcs
26-09-07, 10:59
Engraçado é que quando eu conserto motos na minha oficina eu sempre recomento trocar o óleo de bengala, filtro de ar, de gasolina, fluido de freio e a grande maioria acha que é frescura. Tá difícil convencer de que compensa prevenir que remediar. Me ajudem motoqueiros!

É complicado isso Guilherme, vejo muitos mecânicos bons dizendo que vão fechar a oficina por causa disso, porq eles falam que tem que trocar, e tem mesmo, e aí os carinhas vão nos picaretas e eles falam que é besteira que num pricisa que num tem nada a v e cobra a metade do preço... Esses dias falei pra um conhecido colocar o filtro de ar na moto e ele disse que o filtro só segura a moto, conheço ele faz quase 2 anos e pela segunda vez tá fundindo a biz dele, o cara realmente manja muito... Esse é o famoso jeitinho brasileiro, fazer gambiarras...

luisrs
26-09-07, 20:33
Também sou da opinião que tem que trocar e não completar todo o tipo de oleo e fluído. Então pq se troca óleo de motor e não se completa?!

destbr
26-09-07, 22:02
mas sabe o q é dificil? achar alguem realmente de confiança q faça o serviço de verdade de troca dos fluidos.

queria um mecanico q nao achasse se é frescura ou nao, simplesmente fizesse o q eu quiser, afinal, eu to pagando!

vou ver se acho alguem legal até a proxima revisao (mais 2mil km). ta soda!

Furious VIPER
26-09-07, 23:24
mas sabe o q é dificil? achar alguem realmente de confiança q faça o serviço de verdade de troca dos fluidos.

queria um mecanico q nao achasse se é frescura ou nao, simplesmente fizesse o q eu quiser, afinal, eu to pagando!

vou ver se acho alguem legal até a proxima revisao (mais 2mil km). ta soda!

O meu mecânico é assim!! heheh o básico ele faz em toda revisão... (o básico q eu me feriro é revisão completaça, desmonta toda moto)... e qqr coisa extra q eu pedir ele não cobra mão de obra.. só o material, qdo trocou os freios eu levei lonas e pastilhas, ele fez só o serviço (no mesmo valor da revisão normal).... óleo das bengalas e vela trocada aos 15 mil tb...
Axo legal isso, pq ele sugere algumas trocas tb (caixa de direção) e a troca de óleo das bengalas ele disse q poderia esperar... mas eu fiz questão de trocar no tempo certo!

rocksul
27-09-07, 16:37
Diego, óleo não envelhece, sempre será óleo. Tanto óleo de fluído de freio como das bengalas, apenas completar cumpre a tarefa, com certeza.

destbr
27-09-07, 22:21
Diego, óleo não envelhece, sempre será óleo. Tanto óleo de fluído de freio como das bengalas, apenas completar cumpre a tarefa, com certeza.


o do freio nao sei se há tanta necessidade de trocar, pq ele nao sofre tanto como o oleo de motor, mas se for pensar assim, nunca se trocaria oleo do motor, somente completaria, certo?