PDA

Ver Versão Completa : Montagem do pneu na roda - sentido da rotação/efeito



Furious VIPER
16-10-07, 14:38
Senhoras e Senhores... sabemos q a idéia do pneu além de transmitir q tração da roda para o chão empurrando a moto para frente... é tb a drenagem em situações de piso molhado.
Venho notado faz um belo tempo que os pneus são montados de maneira diferente em motos pekenas e motos grandes.
Nas motos pekenas todos os sulcos dos pneus, conforme o pneu gira saem do centro do pneu e vão para as laterais, beleza, até aí meu raciocínio confere, pq ele peva a água do centro para fora e o pneu tem contato com o chão e não com a água... ocorre a drenagem e tudo está perfeito.
Nas motos grandes vejo q a montagem do pneu é exatamente o contrário, os sulcos dos pneus saem das laterais do pneu e terminam no centro (conforme o pneu gira pra frente). A idéia da drenagem fica conflitante com o caso das pekenas...
motos pekenas de dentro pra fora, libera contato com o chão, atrito, aderência, segurança.
moos grandes de fora pra dentro, teoricamente reduzcontato com o chão por conta da "NÃO-drenagem", reduz atrito, reduz aderência, reduz segurança!
Mas... esse raciocínio não pode estar certo... pq todas as motos grandes vem com o pneu no sentido q falei acima... afinal... como fica a b.osta da drenagem??heheh

Isto tudo é com o pneu DIANTEIRO, o pneu traseiro sim são todos no sentido centro->extremidade!!
Estamos falando de motos street/sport!!

Lagartixxa
16-10-07, 14:40
acho q vc viajou Furios, em motos grandes os sulcos dos pneus tbm rodam do centro pra roda, so as motos com pneu on-off q na frente o pneu é montado invertido e ate hj nao entendo o pq

Furious VIPER
16-10-07, 14:43
acho q vc viajou Furios, em motos grandes os sulcos dos pneus tbm rodam do centro pra roda, so as motos com pneu on-off q na frente o pneu é montado invertido e ate hj nao entendo o pq

Procura fotos de qqr moto superesportiva q tu vai ver qm tá viajando!! Eu vejo o bikepics todo santo dia... não podem ter milhoes de motos grandes com erro de montagem nos pneus... inclusive a maioria delas motos q saem de fábrica com essa cagada!!

jecastro
16-10-07, 14:44
O pneu com o sulco invertido tem mais tração, a desvantagem é que não retira água da pista, no off road o que interessa é tração pois na terra molhada o lado do sulco não vai fazer a menor diferença, apenas no solo firme.

Furious VIPER
16-10-07, 14:50
O pneu com o sulco invertido tem mais tração, a desvantagem é que não retira água da pista, no off road o que interessa é tração pois na terra molhada o lado do sulco não vai fazer a menor diferença, apenas no solo firme.

boooooooooooa... por isso as motos grandes tem sulco invertido! eu esqueci de deixar claro lá q NÃO se trata de motos off road. é só de street e sport.

Lagartixxa
16-10-07, 14:59
to vendo aqui o site da honda e da yamaha e de fato o pneu da frente é sempre montado invertido nas grandonas

Diego.fcs
16-10-07, 15:02
E os pneus antigos tipo o da minha bolinha que num tem esse desenho, ele é riscado em um sentido só, é melhor para chuva?? Pra asfalto num sei, num boto muita fé nele não...

hedertone
16-10-07, 15:14
mas o Pneu da frente não "empurra" a moto então não muda muito... O traseiro invertido aumentaria muito a tração em uma of-road por exemplo!

agm2112
16-10-07, 15:21
mas o Pneu da frente não "empurra" a moto então não muda muito... O traseiro invertido aumentaria muito a tração em uma of-road por exemplo!


Então troquemos tração por frenagem !

hedertone
16-10-07, 15:35
Então troquemos tração por frenagem !
ISSOOOOO
Quando os caras entrão fazendo aquela parada que esqueci o nome.. muito usada no SuperMotard... acho que precisam de uma boa frenagem

Abraços

Diego.fcs
16-10-07, 16:22
Bom vamos lá! Eu acho que o pneu da frente acaba influenciando a tração da moto sim, mesmo isso sendo meio que quase que totalmente no pneu de trás, eu digo tração a "pegada" que a moto tem com o chão. Na chuva, o pneu da frente acaba "cortando" a água e assim tira um pouco da água no pneu de trás, vai meio que abrindo caminho, dessa maneira ajuda na tração, senão, o pneu de trás teria que cortar toda a água, dar uma tração e a frente da moto iria ficar meio bobo...

To certo ou to errado??