PDA

Ver Versão Completa : Graxa na corrente.. NUNCA MAIS!!



Furious VIPER
01-12-07, 01:45
Senhoras e Senhores... estava eu aki lebrando do encontro de motos q fomos no feria~doa de 15 de novembro... na ocasião, na ída pra praia (antes da viagem, óbvio) eu atolei a corrente de óleo.. como sempre faço antes de pegar estrada... esse óleo daria para andar uns 500km tranquilo (como manda o manuel)...
Desta vez eu não levei um tubinho de óleo (como sempre faço) pq axei q iríamos andar pouco (acabamos rodando 604km exatos). Pois bem.. na volta para casa, anes de pegar estrada.. chovia bastante.. e eu pensei "graxa branca é uma merda pra lubrificar, mas pelo menos repele a água"... buuuuurrrrrooooo... Coloquei graxa na corrente e vim.. bem faceiro..
Essa semana qdo resolvi limpar a corrente com diesel... acabei tirando tb a capa do pinhão... e putaquepariu... tinha uns 25 tubos de graxa ali... tudo empedrado, sujo... passei mto diesel e limpei direitinho... logo após, dei akela lambuzada dnovo na corrente com óleo próprio para isso.. e pronto, rodei o restinho da semana.
Lembrei de avisá-los... q se vc tiver 2 opções:
1- graxa branca
2- absolutamente nada

Passe absolutamente nada... dxa a corrente como está... mas graxa não.. não ... não... não!!
Só junta sujeira no q fica na corrente... e ainda assim a grande maioria da graxa vai para a capa do pinhao.. apodrecendo ali conforme o tempo passa... definitivamente NUNCA mias uso essa bosta!
Tá dado o recado!!

TorteX
01-12-07, 02:56
Essa é veia viper...
acho eu que todo mundo tem conciencia que graxa branca num vira é NADA!

yalta
01-12-07, 06:50
Óleo na corrente sempre!

rocksul
01-12-07, 06:58
Bom, antes ela do que nada.
Eu tb participei da utilização desse tubo e peguei a mesma chuva hehehe.....
Minha corrente estava 98% seca.
Antes graxa branca do que nada.
Cheguei em casa e tirei a graxa com querosene. No pinhão, na relação e em tudo onde podia ter graxa branca, tinha graxa branca.
É que a volta da praia até em casa é 156 km, rodar isso sem lubrificação é phoda.
Bom, só use graxa em casos extremos, como o nosso. :d

Christian
01-12-07, 07:16
Eu to usando graxa branca, mas o tubinho tá no final e logo eu volto a usar óleo.
Nada como o bom e velho óleo 90. :OK:

agm2112
01-12-07, 08:15
Existe outra opção ... o spray de corrente, que reúne o melhor dos 2 mundos. Penetra como óleo, depois seca como graxa e não fica um exagero de gosma. Também gruda menos sujeira do que graxa.

Depois que comecei a usar spray da Vaz, não quero mais saber de óleo ou graxa.

lagreca
01-12-07, 08:16
Sempre que vou no mecânico passo oléo, mas em casa uso graxa sim, mas não a branca, essa realmente é um co-co, uso aquela grafitada, não tenho o que reclamar, claro que percebi que logo terei que limpar a corrente, pinhão e coroa mas com 6000 quilômetros rodados seria o minimo né?

cabra de brasilia
01-12-07, 08:16
E aqueles lubrificantes em spray.....será que presta?.....esses dias eu vi um da própria Mobil......
Mas o lance de tirar a capa do pinhão para limpar ali eu já faço a muito tempo......pelo que vejo sou mais lunátco e detalhista que o Furious.......Winner.......

Furious VIPER
01-12-07, 09:26
ô DureX.. o tópico parece meio óbvio mesmo.. mas é só pra alertar o pessoal dos casos extremos...
um recurso q eu não lembrei.. foi o de parar em qqr posto de gasolina e pedir um pouco de óleo... eles sempre tem óleo queimado guradado em almotolias... melhor óleo queimado do q graxa branca!

agm2112
01-12-07, 09:35
Ultima vez q viajei de moto (tem umas 3 semanas), rodei uns 250km, peguem temporal e atravessei estradas enlameadas. A moto sumiu na lama, mas no dia seguinte a corrente ainda estava molhada de spray de corrente...

TorteX
01-12-07, 11:44
Existe outra opção ... o spray de corrente, que reúne o melhor dos 2 mundos. Penetra como óleo, depois seca como graxa e não fica um exagero de gosma. Também gruda menos sujeira do que graxa.



É o que eu uso a muito tempo!! Melhor coisa que ja inventaram! :OK:

$ DJALMINHA $
01-12-07, 12:03
Então eu to na desvantagem !!
to usando aquele graxa branca, que inclusive....
robei um pouco do meu amigo q trampa na Honda...
é ruim?
ele fala tanto dela....
mais toda semana to lavando com diesel e aplicando novamente !!
esse tal spray da Vaz, realmente é bom?
quanto custa?
aonde eu acho?
abração

Joao XTZ
01-12-07, 12:03
usa o oleo da vaz ou entao usa ate WD na corrente se vc nao tiver oleo...oleo queimado de motor pode ser usado tbm vc pode guardar o oleo queimado na garrafa e passar na corrente e ate p/ fazer pretinho de pneu...valeu... :lol: :lol: :lol:

Joao XTZ
01-12-07, 12:04
eh baratinho menos q 20 contos vc gasta no spray...da vaz...valeu... :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
01-12-07, 12:16
Muito legal o tópico. Muito esclarecedor.

Achava que a melhor opção era a tal graxa branca, inclusive eu tava usando a bendita.(ou seria maldita?) porque apesar de emporcalhar a região do pinhão, eu acreditava que lubrificava melhor a corrente porque não se solta com a mesma facilidade do óleo, mas depois de ver a opinião da galera aqui, to vendo que a melhor opção é óleo ou então o tal spray. Vou procurar esse ultimo.

Mas e quanto ao óleo, alguém recomenda algum, ou posso usar óleo 90, é que odeio aquele cheiro, não tem uma outra opção?

Ah, mas eu acho que WD não é muito indicado porque é muito fino e a corrente trabalha com muita carga, acho que nesses casos é recomendado um óleo mais grosso.

Furious VIPER
01-12-07, 12:32
usa o oleo da vaz ou entao usa ate WD na corrente se vc nao tiver oleo...oleo queimado de motor pode ser usado tbm vc pode guardar o oleo queimado na garrafa e passar na corrente e ate p/ fazer pretinho de pneu...valeu... :lol: :lol: :lol:

Com resíduos de ÓLEO??? NUNCA!!! vai acabar passando pra banda de rodagem do pneu.. na 1ª curva... "catapluft" no chão!!!

Eu sigo usando o óleo MG-1 140 da BR ... ele é mais "grosso" q o óleo 90... e tá fazendo durar minha relação... 30mil km rodados.. e segue o baile!!

$ DJALMINHA $
01-12-07, 12:37
Então firmeza
irei procurar esse Spray da Vaz..
rsrsrs
a graxa branca então é das piores??
fala ai viper...
abração

$ DJALMINHA $
01-12-07, 12:41
Viper tua relação ta com 30 mil????
nossa nossa :drool:
que mágica vc fez?
vlww

Furious VIPER
01-12-07, 13:30
Viper tua relação ta com 30 mil????
nossa nossa :drool:
que mágica vc fez?
vlww

30 mil km rodados.. feliz da vida! hehehe o segredo é: ÓÓÓÓÓÓÓÓLEO... e mais ÓÓÓÓÓÓLEO na corrente.. sempre! Eu lubrifico minha corrente a cada 200-300km... e se chove... lubrifico dnovo.. não interessa se eu tenha lubrificado ela 5 minutos atrás...
O negócio é deixar o atrido dos roletes da corrente cada vez menor... e a corrente bem ajustada... daí ela gira fácil... e não acelera o desgaste dos dentes da coroa/pinhão com o centro dos roletes da corrente... tchanaaaannn... sem mágica nenhuma! hehehe

Eu uso óleo 140 como havia dito... na real não sei se já usei o 90... q eu lembre não... e to mto satisfeito com esse 140... e dura muito... custa pouco... e dá pra usar sem economizar NADA!! Resultado... relação durando muito... sem economias porcas!

César
01-12-07, 13:44
Se graxa branca fosse bom no manual não recomendaria óleo 90. O que me deixa intrigado é que quase todas as oficinas de moto passam graxa branca na corrente quando levo nesses lugares já falo, não passa graxa branca não que em casa eu coloco óleo 90, acho que eles colocam graxa pra zoa logo a sua transmissão e vc voltar lá pra comprar um kit novo.

César
01-12-07, 13:48
A minha corrente durou 30 mil certinho eu costumo lubrificar ela a cada 500 ou 600km tem vez que passa um pouco e ela fica seca, e durou tudo isso, e isso porque eu nunca lavei ela com querosene, só tacando óleo mesmo.

Furious VIPER
01-12-07, 13:50
Se graxa branca fosse bom no manual não recomendaria óleo 90. O que me deixa intrigado é que quase todas as oficinas de moto passam graxa branca na corrente quando levo nesses lugares já falo, não passa graxa branca não que em casa eu coloco óleo 90, acho que eles colocam graxa pra zoa logo a sua transmissão e vc voltar lá pra comprar um kit novo.

Parece mania de perseguição... mas é exatamente isso. Na loja q eu sempre vou os caras do balcão lá dizem "óleo lubrifica bem melhor, mas dá uma sujeirada... se kiser, passa graxa branca".. já os mecânicos q já estão todos sujos mesmo dizem "vai óleo aí alemão? sabe como é.. sempre bem lubrificadinha a corrente"...
O Dono da loja tem uma Srad 750 e não gosta de sujeirada na moto.. até entendo ele.. mas o público da loja, grande maioria motoboys, quer é durabilidade, economia...

superkyo
01-12-07, 14:45
Eu naum passo nada...

Christian
01-12-07, 15:08
Eu naum passo nada...


Só venha contar para o pessoal quantos mil km vai durar tua relação. |:(

lion
01-12-07, 16:35
Só venha contar para o pessoal quantos mil km vai durar tua relação. |:(

vou comprar uma lata de oleo 90 assim que tiver tempo, passei o dedo na corrente ainda ta lubrificada hehe 650 km já.

Hopeless
01-12-07, 22:25
eu tenho usado uma graxa sintetica, não é tao grossa qto a graxa comum nem tao rala quanto o oleo.... num faz muita sujeita (pelomenos nao que eu veja) só num sei qto a durabilidade da relação que ainda num deu tempo de avaliar.

mais alguem usa o spray?? nunca testei este, e na verdade nunca nem vi, funciona legal?

Ivan RJ
02-12-07, 00:44
Basta por óleo 90, quando acabar o litro que tenho irei testar o 140 que o Furious usa, mas nesses 37 anos andando de moto, eu sempre usei óleo 90. Nunca confiei em sprays ditos maravilhosos, mas sei que a tecnologia evolui. Eu, talvez é que não queira acompanhá-la. Um grande abraço a todos os irmãos.

Volverine MF
02-12-07, 02:03
Um amigo meu, dono de uma bicicletaria, usa Prolonga (semelhante ao Bardal B12) misturado com graxa nas correntes das bicicletas que ele lubrifica.

Tudo bem que eu acho que ele usa essa mistura porque é mais dificil de sair e porque dura mais, afinal, o pessoal das bikes não tem o mesmo cuidado que a gente tem com nossas motocas, mas e aí, o que vocês acham dessa mistura, será que é boa, ou será que o bom é óleo mesmo, seja 90 ou 140?

E se usar só Prolonga ou Bardal B12, será que é bom? Ou o melhor é seguir o manual?

Furious VIPER
02-12-07, 10:58
Um amigo meu, dono de uma bicicletaria, usa Prolonga (semelhante ao Bardal B12) misturado com graxa nas correntes das bicicletas que ele lubrifica.

Tudo bem que eu acho que ele usa essa mistura porque é mais dificil de sair e porque dura mais, afinal, o pessoal das bikes não tem o mesmo cuidado que a gente tem com nossas motocas, mas e aí, o que vocês acham dessa mistura, será que é boa, ou será que o bom é óleo mesmo, seja 90 ou 140?

E se usar só Prolonga ou Bardal B12, será que é bom? Ou o melhor é seguir o manual?

Eu não arriscaria esse novo produto não... pelos relatos do pessoal aki a briga fica acirrada entre óleo 90 e spray para correntes.

destbr
02-12-07, 10:59
usei um tubo inteiro de graxa branca (novato idiota), depois q acabou, comprei esse spray propio para correntes e ta tudo blz, e nao faz sujeira! na mecanica q eu levo, os caras usam oleo mesmo pra lubrificar!

depois q abri o protetor de pinhao, fiquei puto! pq a graxa branca, parece q nao sai, mas sai sim e vai parar tudo em volta do pinhao.. :NOOK:

é a segunda lata de spray q eu uso.

uma dica pra passar o spray, é pegar um pedaço de jornal ou papel toalha e por por tras da corrente na hora de aplicar o spray, assim nao vai na roda e no pneu!

abraços!

Christian
02-12-07, 12:00
Um amigo meu, dono de uma bicicletaria, usa Prolonga (semelhante ao Bardal B12) misturado com graxa nas correntes das bicicletas que ele lubrifica.

Tudo bem que eu acho que ele usa essa mistura porque é mais dificil de sair e porque dura mais, afinal, o pessoal das bikes não tem o mesmo cuidado que a gente tem com nossas motocas, mas e aí, o que vocês acham dessa mistura, será que é boa, ou será que o bom é óleo mesmo, seja 90 ou 140?

E se usar só Prolonga ou Bardal B12, será que é bom? Ou o melhor é seguir o manual?


Se usar o Bardahl Prolonga sozinho eu acho que é uma boa, pois ele parece um mel de tão viscoso. (Até a cor é a mesma do mel :D)
O problema é que custa muito caro: Um vido de 500ml sai por R$35,00 aqui na minha cidade, e olha que não é roubo do posto, porque o preço de custo dele é R$27,00.

Christian
02-12-07, 12:44
Eu to usando graxa branca, mas o tubinho tá no final e logo eu volto a usar óleo.
Nada como o bom e velho óleo 90. :OK:


Corrigindo...

A partir de agora vou usar sómente óleo 90 na corrente da moto. Motivo? Gastei quase 1 litro de óleo diesel para conseguir limpar a corrente e o pinhão e as partes onde a corrente passa.
Vaitomanocu que porcaria que tava aquilo ali, demorei mais de meia hora só para limpar a corrente, fora as outras partes da moto.
A graxa é bom porque não faz "sujeira" nenhuma. (Também pudera, fica tudo na corrente e pinhão). :NOOK:

lion
02-12-07, 12:54
mas e qdo é aquela graxa preta que vem de fabrica? será que ta ficando tudo por lá também?
digo, a graxa branca é mais grossa do que a preta ou tudo a mesma coisa?

destbr
02-12-07, 13:47
a graxa branca é diferente da que a fabrica usa. aquilo é uma pasta grossa q nao penetra em nada.

a graxa normal é utilizado em outras moveis da moto, mas em corrente não é o ideal.

agora nao concordo em produtos carissimo para lubrificar a corrente, pois pode chegar proximo de uma relação nova. entao nao vale a pena. óleo ou a graxa em spray q eu uso, acho q ta de otimo tamanho.

Mostarda_69
02-12-07, 14:13
e akele óleo de cambio.. o SAE140 que tem um fedor desgraçado.. akele presta?? ou eh corrosivo?? eh muito grosso akele oleo.. eu ainda uso uma meleca minha de fabricação propria.. mas eh muito saco a DT faz uns 500km q nao passo nada e ainda brilha.. e a fazer ta com 700km nunca passei nada.. porem as 2 nunca pegam chuva...

jabsb
02-12-07, 14:20
O ex-dono da minha CG usava graxa. Daí peguei a máquina de pressão e fui limpar aquela região próxima ao motor. Tinha umas bolas de graxa.

Hahahahaha... espirrou em mim e passei 1 semana tomando banho pra tirar!

Uso óleo SAE 90 ou SAE 140. Eu prefiro o SAE 140, mas ambos resolvem bem.

Graxa nunca!

Volverine MF
02-12-07, 14:36
Parece que estamos chegando ao consenso de que a melhor opção é o óleo, 90 ou 140.

Mas será que alguém tem uma opção menos fedorenta?

Porque imaginem a situação: Você marca um encontro com uma gatinha, lava a moto pra causar uma boa impressão na moça, aí quando ela chega perto sente aquele fedor. Aí fudeu tudo, porque se a mina não entende de moto e não aprecia muito essa maravilha de veiculo vai ficar com nojo de você, por causa do cheiro que exala da tua corrente.

Será que tem alguma solução? Será que devemos sair apenas com garotas amantes das duas rodas como nós? Ou será que o jeito é dar um rolezinho sem lubrificação pra não queimar o filme com a mina e fuder com a transmissão e até correr o risco de sofrer um acidente?

Christian
02-12-07, 15:22
Parece que estamos chegando ao consenso de que a melhor opção é o óleo, 90 ou 140.

Mas será que alguém tem uma opção menos fedorenta?

Porque imaginem a situação: Você marca um encontro com uma gatinha, lava a moto pra causar uma boa impressão na moça, aí quando ela chega perto sente aquele fedor. Aí fudeu tudo, porque se a mina não entende de moto e não aprecia muito essa maravilha de veiculo vai ficar com nojo de você, por causa do cheiro que exala da tua corrente.

Será que tem alguma solução? Será que devemos sair apenas com garotas amantes das duas rodas como nós? Ou será que o jeito é dar um rolezinho sem lubrificação pra não queimar o filme com a mina e fuder com a transmissão e até correr o risco de sofrer um acidente?


A mina que vá a merda. :P
Eu é que não vou sair sem lubrificação na corrente.
O negócio é tentar explicar para a moça que o óleo é bom para manter a relação da moto durável e a moto rodar mais macia.
Se ela não entender paciência.

Galera peguei na mão agora 1 litro de óleo 90 e 1 de 140 e vi que o 140 é bem mais grosso, por isso é esse que vou utilizar.

McFlae
02-12-07, 15:34
Eu passo o SAE140 também, que cheiro ruim da ***** :lol:
Mas só da pra sentir o cheiro de perto, ele não isala muito odor da corrente não. :OK:

Furious VIPER
02-12-07, 17:36
mas q óleo é esse q vcs usam q fede?? Eu uso óleo 140 e não fede nada! Comprem óleo bom seus pangaré! hehe
Uso há mais de 2 anos e recomendo:
óleo 140 da BR, embalagem verde com as escritas MG-1. Um litro tá R$6,50 e dura quase um ano (passando direto, sem economizar nada)! Não fede, e é mto prático, só pegar a embalagem e fazer um furinho no lacre.. q sai só um fiozinho de óleo... pronto...
Axo q posso garantir a qualidade desse óleo na lubrificação... afinal são 30mil km rodados com a relação original da moto.

lion
02-12-07, 17:41
rapaz procurei esse oleo hj no supermercado só tinha os de motor 50 e tal

vou numa loja dessas de conveniencia de posto BR pra ver se encontro, valeu pela dica

Furious VIPER
02-12-07, 17:44
rapaz procurei esse oleo hj no supermercado só tinha os de motor 50 e tal

vou numa loja dessas de conveniencia de posto BR pra ver se encontro, valeu pela dica

abastece a moto num posto BR... e já pede um "MG1".. naõ tem erro.. embalagem verde... fica nakelas estantes do lado das bombas de gasolina mesmo!

lion
02-12-07, 17:48
blz não vou perder tempo, amanhã mesmo vou comprar e ja lubrifico a verdinha, nao tava afim de esperar a rev

Volverine MF
02-12-07, 23:11
Ae galera, tava eu conversando com um camarada meu que tem uma bicicletaria sobre esse lance de lubrificação da corrente e ele me falou uma coisa interessante sobre a graxa (contra a maldita, é claro).

Ele me disse que como a graxa junta muita lujeira ela acaba acelerando o desgaste da corrente, principalmente se a moto for de trilha, porque com a terra a graxa acaba se tornando uma pasta abrasiva, ou seja, ela gasta a corrente ao invés de proteger a mesma, enfim, é pior do que não passar nada, ou quase isso.

Então galera, mais um ponto (contra) pra graxa e mais motivo pra usar o bom e velho óleo.

Christian
03-12-07, 06:26
mas q óleo é esse q vcs usam q fede?? Eu uso óleo 140 e não fede nada! Comprem óleo bom seus pangaré! hehe
Uso há mais de 2 anos e recomendo:
óleo 140 da BR, embalagem verde com as escritas MG-1. Um litro tá R$6,50 e dura quase um ano (passando direto, sem economizar nada)! Não fede, e é mto prático, só pegar a embalagem e fazer um furinho no lacre.. q sai só um fiozinho de óleo... pronto...
Axo q posso garantir a qualidade desse óleo na lubrificação... afinal são 30mil km rodados com a relação original da moto.


Amigo, eu trabalho em um posto BR e posso garantir que o óleo TRM 5 140 Transmissão Hipóide fede sim. Não é um cheiro que se sinta de longe só bem perto mesmo.
Acho que esse óleo que tu usa deve ser para motores, pois o MG1 que tem aqui é para motores a gasolina alcool e GNV.
Só confirma para mim se esse que tu usa é para motor ou caixa.

lion
03-12-07, 07:30
ih, quer dizer que o trm é mais viável do que o MG1?
ou mesmo sendo especifico são a mesma coisa para o uso nas motos?

agm2112
03-12-07, 07:46
Óleo de transmissão fede mesmo ... usava um da Agip na minha foto que era nojento ... cheiro azedo ! O Texaco que uso no carro fede igualmente.

Diego.fcs
03-12-07, 09:04
Esses dias fui comprar no posto BR o tal olho 90 ou 140 e perguntei para o frentista e ele me perguntou para que era e falei corrente da moto, ele ficou me enchendo o saco que é óleo de motor normal e nem pegou o óleo para me mostrar, moral da história, vou em outro posto comprar o tal óleo 140 que to precisando urgente!

Furious VIPER
03-12-07, 09:37
:-/ |:(!!!!!INFORMAÇÃO ERRADA!!!!! |:( :-/

Milhões de desculpas aos amigos do PN...
eu uso óleo MG1 SAE40 para motores à gasolina, álcool e GNV



Amigo, eu trabalho em um posto BR e posso garantir que o óleo TRM 5 140 Transmissão Hipóide fede sim. Não é um cheiro que se sinta de longe só bem perto mesmo.
Acho que esse óleo que tu usa deve ser para motores, pois o MG1 que tem aqui é para motores a gasolina alcool e GNV.
Só confirma para mim se esse que tu usa é para motor ou caixa.

Tá certo Christian.. eu q caguei ao passar a informação errada! :-/
Eu troquei o nome e especificação do óleo.. mas eu aprovo ele mesmo assim! hehehe MG1 na cabeça...

Christian
03-12-07, 09:53
:-/ |:(!!!!!INFORMAÇÃO ERRADA!!!!! |:( :-/

Milhões de desculpas aos amigos do PN...
eu uso óleo MG1 SAE40 para motores à gasolina, álcool e GNV
Tá certo Christian.. eu q caguei ao passar a informação errada! :-/
Eu troquei o nome e especificação do óleo.. mas eu aprovo ele mesmo assim! hehehe MG1 na cabeça...

Ah bom até porque eu nunca vi MG1 140.
Só conheço o 30, 40 e 50 que é o mais grosso.

Joao XTZ
03-12-07, 12:54
mas eu passava pouko e a XTz tem akeles cravos do MT 60 pirelli q nao passava nada de preinho p/ a banda ...mas eu tbm passava pokinho...valeu...

lion
03-12-07, 14:02
enfim se passar oleo do motor não vai danificar a corrente, relação e etc?

Furious VIPER
03-12-07, 20:37
enfim se passar oleo do motor não vai danificar a corrente, relação e etc?

absolutamente não! vai fundo!

superkyo
07-12-07, 18:46
Meu pai falou q passava na sua AERO 150cc um spray q era lubrificante a base de GRAFITE.......

Vou passar isso tb....

TorteX
07-12-07, 19:11
Meu pai falou q passava na sua AERO 150cc um spray q era lubrificante a base de GRAFITE.......

Vou passar isso tb....


O spray q eu uso tem grafite silicone oleo e outra coisas auhauhauhauh

Volverine MF
07-12-07, 23:35
Acho que o melhor é seguir o que recomenda o fabricante que no caso da Honda é.

Cuidados: Quais cuidados podem ser tomados para prolongar a vida útil da relação de transmissão, corrente, coroa e pinhão?A lubrificação deve ser feita com óleo SAE 80 ou 90, sempre que estiver ressecada e após a lavagem ou um dia chuvoso. Para mais detalhes recomendamos consultar o Manual do Proprietário de cada modelo.
Mais informações em http://www.honda.com.br/web/index.asp?pp=faq&t=s

Seguindo essas recomendações acredito que é possivel prolongar a vida util da transmissão e evitar gastos desnecessários com produtos que se dizem milagrosos e que podem, dependendo do caso, custar o equivalente a um kit de transmissão novo.

Bom, é apenas uma opinião, eu daqui em diante vou usar o Óleo sae 90 que recomenda a Honda.

Furious VIPER
08-12-07, 08:54
É bem isso aí Volverine... legal ter uma indicação técnica assinada por uma grande marca.. assim o pessoal se liga q é verdade...
As vezes falamos aki no fórum e parece q não temos credibilidade nenhuma! hehehe
Agora com a assinatura da Dona Honda... fica mais fácil de acreditar! :OK: :clap:

agm2112
08-12-07, 09:52
Há algumas controvérsias ... se comprarmos uma corrente zerada da Vaz ou DID, ela vêm lambrecada de graxa branca, e avisam q essa graxa não deve ser removida. E ainda vendem ela em spray da própria Vaz... acho que tanto faz confiar na Honda que fabrica a moto, ou confiar em quem faz as correntes originais de fábrica.

Nas duas correntes que comprei recentemente, duas da DID, uma (Falcon com retentor - serve na XLX) veio entupida de graxa branca, e a outra (DT180 sem retentor) veio com um óleo amarelo muito viscoso.. parecia ser um óleo 140.

Furious VIPER
08-12-07, 10:06
Há algumas controvérsias ... se comprarmos uma corrente zerada da Vaz ou DID, ela vêm lambrecada de graxa branca, e avisam q essa graxa não deve ser removida. E ainda vendem ela em spray da própria Vaz... acho que tanto faz confiar na Honda que fabrica a moto, ou confiar em quem faz as correntes originais de fábrica.

Nas duas correntes que comprei recentemente, duas da DID, uma (Falcon com retentor - serve na XLX) veio entupida de graxa branca, e a outra (DT180 sem retentor) veio com um óleo amarelo muito viscoso.. parecia ser um óleo 140.


Olha o raciocínio do animalzinho aki:

A Honda não lucra nada com a reposição de peças (se lucra é pouca coisa)... então indica algo q é correto por causa do nome Honda e da reputação.
A VAZ lucra com a reposição de peças principalmente... então indica algo q é bom, mas pode ser extremamente prejudicial pra vida útil da relaçao... fazendo assim com q vc compre outro kit mais cedo!

Hum.. biajei agora.. mas... sentido pelo menos... faz!

agm2112
08-12-07, 10:23
Olha o raciocínio do animalzinho aki:

A Honda não lucra nada com a reposição de peças (se lucra é pouca coisa)... então indica algo q é correto por causa do nome Honda e da reputação.
A VAZ lucra com a reposição de peças principalmente... então indica algo q é bom, mas pode ser extremamente prejudicial pra vida útil da relaçao... fazendo assim com q vc compre outro kit mais cedo!

Hum.. biajei agora.. mas... sentido pelo menos... faz!



Mais ou menos .. pq se eu gastar 180 reais numa corrente qua não dura nada, nunca mais compro corrente deles ... imagina vc comprar uma moto que se desmonta em 6 meses... vc nunca mais vai querer saber daquela moto... isso também vale pra fabricantes de peças.

* Ao comprar óleo pra usar em corrente, dêem preferência pra aqueles que tenham aditivo EP (Extrema pressão) na composição. Os sprays de corrente (teoricamente) são entupidos de aditivo EP. O óleo fede a azedo ? Bom sinal ... é mais ou menos o cheiro deste aditivo.

Furious VIPER
08-12-07, 10:40
Mais ou menos .. pq se eu gastar 180 reais numa corrente qua não dura nada, nunca mais compro corrente deles ... imagina vc comprar uma moto que se desmonta em 6 meses... vc nunca mais vai querer saber daquela moto... isso também vale pra fabricantes de peças.

* Ao comprar óleo pra usar em corrente, dêem preferência pra aqueles que tenham aditivo EP (Extrema pressão) na composição. Os sprays de corrente (teoricamente) são entupidos de aditivo EP. O óleo fede a azedo ? Bom sinal ... é mais ou menos o cheiro deste aditivo.

Não sabia dessa parte do aditivo... e do cheiro! O óleo q eu uso temcheiro de óleo normal... não tem esse aditivo então!
Eu fico pensando... qto à manutenção de uma moto.. eu ando consideravelmente forte... sou pesado, uso freios meio forte tb... não calibro pneus toda semana (média de 15 dias, mas já fui mais caprichoso)... lubrifico a corrente com óleo sem aditivos de extrema pressão...
Imagina se eu fosse dakeles caras chatos.. que vivem fazendo manutenção... calibram pneus a cada 3 dias, andam a 80km/h, freiam devagar, lubrificam a corrente com óleo bom e tiram a corrente pra limpar pelo menos 1 vez por mês... minha moto estaria completamente original (no que diz respeito à peças de reposição) até agora!
E viva a manutenção preventiva!!

agm2112
08-12-07, 10:45
Não sabia dessa parte do aditivo... e do cheiro! O óleo q eu uso temcheiro de óleo normal... não tem esse aditivo então!
Eu fico pensando... qto à manutenção de uma moto.. eu ando consideravelmente forte... sou pesado, uso freios meio forte tb... não calibro pneus toda semana (média de 15 dias, mas já fui mais caprichoso)... lubrifico a corrente com óleo sem aditivos de extrema pressão...
Imagina se eu fosse dakeles caras chatos.. que vivem fazendo manutenção... calibram pneus a cada 3 dias, andam a 80km/h, freiam devagar, lubrificam a corrente com óleo bom e tiram a corrente pra limpar pelo menos 1 vez por mês... minha moto estaria completamente original (no que diz respeito à peças de reposição) até agora!
E viva a manutenção preventiva!!


Minha moto passa quase por isso ... pois uso exatamente como você falou ... só nao tiro a corrente toda hora pq dá um trabalho do cão desmontar o pro-link (não uso corrente com emenda). Aliás, vou tirar a corrente hoje ! Segunda feira posto fotos ! Vou pintar a balança e trocar a graxa dos links (e vou usar a melhor graxa possível ... 25 reais uma latinha ! - graxa com aditivos ep e dissulfeto de molibdenio. É um aditivo sintético especial pra mancais e pinos sujeitos a alta pressão (links) resistente a altas temperaturas)