PDA

Ver Versão Completa : Problemas graves com a Strada em viajem, perdeu a porca do eixo trazeiro.



spygtba
03-12-07, 16:46
Este fds eu e outros dois colegas decidimos ir a Lapa-PR e no Parque de Vila Velha em Ponta Grossa-PR, ate ai td bem se nao tivesse estourado o amortecedor trazeiro do lado da relacao da Strada. Como o dono dela nao devia estar com sorte naquele dia, ou muita sorte se ver por outro lado, a gente passou em um pedagio na BR277 e 30km a frente tinha mais um, eu fiquei puto por ter 2 pedagios tao perto, a gente parou no pedagio e percebeu que o eixo da Strada estava uns 5 centimetros pra fora pouco de causar um acidente, pagamos o pedagio e chamamos o suporte que veio em uns 20min, nao pode fazer nada pela gente pois ja eram umas 23:00, o jeito foi tacar os ultimos 200km ate em casa sem a porca e parando pra empurar o eixo pro lugar novamente. Se nao fosse o pedagio podia ter acontecido um acidente terrivel pois a roda ia travar e como a gente ia comecar a descer a serra o resultado nao seria bom. Percorremos estes 200km em 3:50.
Fica ai o alerta a quem vai viajar com motos mais antigas, uma boa revisao e aperto dos parafusos das rodas é essencial.

Olhem as fotos:

http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Lapa%20Ponta%20Grossa/S6300215.jpg
Assim estava qd paramos no pedagio, mais uns 5cm ia ser o maior pacote que o colega podia levar. Santo pedagio.

http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Lapa%20Ponta%20Grossa/S6300216.jpg


http://i176.photobucket.com/albums/w168/spygtba/Lapa%20Ponta%20Grossa/S6300218.jpg
A caixinha de parafusos que um caminhoneiro arrumou pra gente, mas nenhum parafuso deu certo.

Joao XTZ
03-12-07, 16:50
nossa ...sem coments so mais cuidao e revisao antes das viagens...valeu... :lol: :lol: :lol:

hardmen
03-12-07, 19:04
Uma pergunta:

A moto tá "cansada" como mostram as fotos aí ou fizeram isso quando perceberam o problema...

Pois pelas fotos, parece que o camarada dono da Strada não tem o menor esmero com ela!!!

Abraços!!!

Christian
03-12-07, 19:10
Nada que uma manutenção preventiva não rasolva antes das viagens.



Uma pergunta:

A moto tá "cansada" como mostram as fotos aí ou fizeram isso quando perceberam o problema...

Pois pelas fotos, parece que o camarada dono da Strada não tem o menor esmero com ela!!!

Abraços!!!



Também passou isso pela minha cabeça. ;)

agm2112
03-12-07, 19:59
Nesse eixo entra uma porca auto-travante ... não sai mesmo que deixem ela frouxa. O que deve ter acontecido é que algum mecânico porco perdeu a porca original e botou uma qualquer no lugar. A outra opção é que a porca original perdeu a pressão depois de ser removida e recolocada inúmeras vezes. Algumas porcas de suspensão devem ser substituídas a cada desmontagem....

porca auto-travante: http://www.chrisbo.com.br/images/4Pag_Foto_18.jpg


porca comum: http://www.aphox.com.br/imagens/produto/FotoPorcaSextavada.jpg

A porca auto-travante (existem outros tipos além do da foto) só se consegue rosquear no lugar com chave sextavada, pois o plástico mantém ela justa na rosca, o que impede que ela afrouxe por vibração.

Em locais críticos como este, não podemos botar qualquer porca no lugar. Deve-se verificado as dimensões, tipo, e principalmente o material da mesma, pois em alguns casos, a porca nunca ficará no lugar, por mais que se aperte.

César
03-12-07, 20:21
Caralhooo, mano que perigo heim nunca imaginei que isso poderia acontecer. Mas com a porca solta e o parafuso do eixo só apoiado de um lado a roda não tava cambalenado? Não deu pra perceber? Caraca heim

Saurus
03-12-07, 21:34
Nossssssssa. dava até para tirar outra certidão de nascimento. Esse nasceu de novo. :0_0:

Cyber
03-12-07, 21:50
porca auto-travante: http://www.chrisbo.com.br/images/4Pag_Foto_18.jpg


Nas minhas uso só dessa porca ae, jah tive alguns contratempos com porcas caindo, depois que comecei usar essas auto-travantes nunca mais tive problemas. Recomento é mais caro mais é mais seguro

Fernando Oliveira
03-12-07, 21:53
Caralhooo, mano que perigo heim nunca imaginei que isso poderia acontecer. Mas com a porca solta e o parafuso do eixo só apoiado de um lado a roda não tava cambalenado? Não deu pra perceber? Caraca heim


Pô, pagando dois pedágios em menos de 30 km e a peso de ouro, num ia sentir nem sem roda... :lol: :lol:

McFlae
03-12-07, 21:57
É, aconteceu isso comigo também quando fui pra minas, passando um oleo na corrente para a viajem devolta para casa a roda tava ligeiramente solta, mas faltava um bocadinho pra sair a porca. Perder ela no meio da estrada ia ser froid.

Cyber
03-12-07, 23:20
Vendo pela sujeira da moto do carlos o eixo mesmo sem porca não ia sair não, podia ir pra guaratuba e voltar aqui pra ponta grossa novamente que não ia sair, a sujeira não ia deixar :D :lol: :lol: :lol:

Zueira ehehe, tem que falar pro carlos ir na abravar e comprar uma porca auto-travante :OK:

Hopeless
03-12-07, 23:47
:0_0: :0_0: :0_0:
estou duplamente assustado, primeiro com a porca que caiu, e segundo com os pedagios!! 30km de distacia??? qto custam estes pedagios?

Cyber
04-12-07, 00:18
:0_0: :0_0: :0_0:
estou duplamente assustado, primeiro com a porca que caiu, e segundo com os pedagios!! 30km de distacia??? qto custam estes pedagios?


E ainda irão colocar mais praças de pedágio aqui no paraná, logo vai ter um a cada quilometro... :NOOK: Isso que o Governador é contra os pedagios, e se fosse a favor heim?

Ivan RJ
04-12-07, 00:42
Esse irmãozinho nasceu de novo. Spy, eu sei que é excesso de zêlo de minha parte, mas como eu não gosto de viajar com ninguém, (outras motos), quando acontece de algum amigo querer ir junto ou somos convidados para a casa de alguém eu costumo olhar a (s) moto(s) que vão viajar junto, se desconfiar de alguma coisa errada ou notar a falta de manutenção em alguma moto eu aviso ao dono de forma discreta. A decisão final será dele. Foi ótima a susgestão do André e do Cyber sobre as porcas auto travante, antigamente os eixos eram furados e se colocava uma trava que poderia ser até um prego entortado após o aperto da porca para que a mesma não afrouxasse. Um grande abraço a todos os irmãos.

Cyber
04-12-07, 01:01
...antigamente os eixos eram furados e se colocava uma trava que poderia ser até um prego entortado após o aperto da porca para que a mesma não afrouxasse. Um grande abraço a todos os irmãos...


Já vi desse tipo Ivan, na cg alguns parafusos são assim com essa trava, o do varão do freio e tem mais alguns se não me engano. Embora seja feio, mas funcional, nos eixos pelo menos deveria ainda ser usado esse tipo de trava, pois é mais confiável.

Ivan RJ
04-12-07, 01:19
Exato Cyber, esse sistema era feio e mal acabado... mas de extrema confiança e eficiência. Se procurarmos nos Fuscas iremos achar esse tipo de trava nos cubos de roda, inclusive as porcas pareciam castelos, pois tinham os cortes para passar a trava. Abração Cyber.

Cyber
04-12-07, 01:22
Exato Cyber, esse sistema era feio e mal acabado... mas de extrema confiança e eficiência. Se procurarmos nos Fuscas iremos achar esse tipo de trava nos cubos de roda, inclusive as porcas pareciam castelos, pois tinham os cortes para passar a trava. Abração Cyber.


Lembro bem Ivan, dos fusqueiras com aquelas porcas feionas, mas se eu não me engano vi alguma 1000 das recentes com porcas de eixo assim. Abraços galera, vo dormi que ta na hora :OK:

oldskullo
04-12-07, 01:39
Aham, esse sistema de parafuso tem na pedaleira do garupa, no parafuso que fixa ela ao bacalhau da CG ESD.
Recentemente tive que trocar porque o material desse grampo que evita que o parafuso saia pulando por aí era muito vagabundo...

E tem tb na maioria dos carros antigos da VW (Fusca, Brasília, Variant, Kombi), e lembro de ter visto até no Del Rey e na Belina esse negócio... É feio mesmo mas quebra um galho e tanto.

Lagartixxa
04-12-07, 07:26
A moto tá "cansada" como mostram as fotos aí ou fizeram isso quando perceberam o problema...
Pois pelas fotos, parece que o camarada dono da Strada não tem o menor esmero com ela!!!


nao achei a moto com aparencia de cansada, o negocio é q estourou um amortecedor e acho que por isso ela ta toda suja daquele jeito.

é esse cara teve foi sorte mesmo, mas se essa roda solta na BR acho q no minimo uma perna ela deixava pra tras nesse BR

spygtba
04-12-07, 07:46
nao achei a moto com aparencia de cansada, o negocio é q estourou um amortecedor e acho que por isso ela ta toda suja daquele jeito.

é esse cara teve foi sorte mesmo, mas se essa roda solta na BR acho q no minimo uma perna ela deixava pra tras nesse BR


O cara ate que cuida da moto, ele so nao tinha lavado ela pra ir viajar, o resto é oleo do amortecedor. Ele sempre arruma qq barulhinho que aparece, inclusve este foi a primeira viajem depois de fazer a parte de cima do motor.

spygtba
04-12-07, 07:49
Caralhooo, mano que perigo heim nunca imaginei que isso poderia acontecer. Mas com a porca solta e o parafuso do eixo só apoiado de um lado a roda não tava cambalenado? Não deu pra perceber? Caraca heim


No Andar nao, a gente percebeu pq viu caso contrario ele ia assim ate que a roda travasse na balanca.

spygtba
04-12-07, 07:52
:0_0: :0_0: :0_0:
estou duplamente assustado, primeiro com a porca que caiu, e segundo com os pedagios!! 30km de distacia??? qto custam estes pedagios?


o Primeiro custou R$3,40 e o segundo custou R$2,50, uma facada. aki deveria ser igual aguns pedagios que passeio no RS la a moto passava pelo lado sem pagar.

agm2112
04-12-07, 08:00
antigamente os eixos eram furados e se colocava uma trava que poderia ser até um prego entortado após o aperto da porca para que a mesma não afrouxasse. Um grande abraço a todos os irmãos.


Essas existem até hoje... muitos carros com freio traseiro a tambor ainda usam:

Porca castelo: http://www.casanetto.com.br/Porca%20Sextavada%20Castelo.jpg

E falso castelo (essa tem no meu carro): http://www.monzaclube.com/fafacil/fafacil11_MC_09.jpg

emdweb
04-12-07, 08:12
Mas moto paga pedágio??
Aki no estado de São Paulo pelo menos nunca paguei pedagio de moto! :0_0:

Mais cuidado da próxima vez! Antes de viajar de uma olhada na moto toda!

cold-milk
04-12-07, 08:35
nossa, de dar medo mesmo viajar assim, graças a deus a minha nao aocnteceu isso. mas ja viajei com ela com a roda com folga , mas isso pq o rolamento comeu a rodinha huahuahua
sorte pra ele ai nas proximas !

Diego.fcs
04-12-07, 09:42
Putz, que zica hein... Primeira coisa que fiz na minha moto quando fui montar ela foi ir em uma loja de parafusos, comprar porcas travantes, muitas e muitas, cromar todas e usar na moto, troquei todos os parafusos velhos por novos, arruelas novas, porcas travantes e sempre confiro o aperto... Para o eixo o ideal é essa porca castelo, na minha moto os 2 são assim originais aí vc faz um furo no eixo, aperta essa porca até onde vc fez o furo e passa uma "trava" no meio desses "vincos" aí passando pelo furo que vc fez até chegar do outro lado, aí vc entorta a trava do outro lado e boa, pode acontecer o q quizer que num sai a porca por nada, ela nem sai de posição... Esqueci o nome dessa trava...

Isso eu aconselho para todos que usam as motos em viagens etc...

Cyber
04-12-07, 19:50
Exato Cyber, esse sistema era feio e mal acabado... mas de extrema confiança e eficiência. Se procurarmos nos Fuscas iremos achar esse tipo de trava nos cubos de roda, inclusive as porcas pareciam castelos, pois tinham os cortes para passar a trava. Abração Cyber.


Tá ae como prova o que eu disse, não é um fusca ivan mais tem a travinha :D

http://www.turbobusa.net/v4/gallerie/img/Photostuning/0725_sbkp_06_z+dymag_tire+.jpg

brunohcs
04-12-07, 22:34
**** q foda ein.. depois dessa sempre vo da uma boa olhada nos parafuso antes de viajens ou qdo faz mto tempo q nao vo na mecanica .. deu medooo!




nossa, de dar medo mesmo viajar assim, graças a deus a minha nao aocnteceu isso. mas ja viajei com ela com a roda com folga , mas isso pq o rolamento comeu a rodinha huahuahua
sorte pra ele ai nas proximas !

bom nao pude dexa escapa essa..

como é cold.. qm comeu sua rodinha? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :lol: :drool: :lol: :drool:

Diego.fcs
05-12-07, 10:13
Olha o esquema que vem original na bolinha... Num sei se nas novas é assim ainda...

http://img403.imageshack.us/img403/728/p1010170yy4.jpg

http://img228.imageshack.us/img228/8167/p1010166fv9.jpg

Na roda da frente é assim também, essa porca castelo pelo que vi na minha ela tem uma certa pressão, tem que fazer muita força para ela entrar e com a trava num sai por nada...

Ela tá desse jeito aí porq tinha acabado de montar, o ideal é abrir a trava depois de passar pelo furo para ela não sair...

hardmen
05-12-07, 13:12
...inclusve este foi a primeira viajem depois de fazer a parte de cima do motor.


Depois de quanto tempo (mais ou menos) feito o motor ele decidiu pegar carona (viagem) com vocês????

A recomendação é que depois de aberto o motor, é rodar pelo menos uns 200Km (no dia-a-dia) pra aí sim, correr um longo trecho de estrada (onde a manutenção por algum incidente se torna difícil) com a motoca...

Abraços e força aí pro teu amigo!!

spygtba
06-12-07, 08:34
Depois de quanto tempo (mais ou menos) feito o motor ele decidiu pegar carona (viagem) com vocês????

A recomendação é que depois de aberto o motor, é rodar pelo menos uns 200Km (no dia-a-dia) pra aí sim, correr um longo trecho de estrada (onde a manutenção por algum incidente se torna difícil) com a motoca...

Abraços e força aí pro teu amigo!!


ja tinha andado uns 100 na cidadde e na semana anterior a gente tinha ido a Morretes e Curitiba a voltadeu uns 300km, entao o motor ja estava com uns 400km rodados depois da retifica.