PDA

Ver Versão Completa : Mais uma duvida, sobre sistema de informação e ciencia da computação...



Bronislaw
05-12-07, 06:09
Pessoal o mantabodyboarder deu uma pequena explicação, gostei bastante, mas gostaria de saber se mais alguem tem mais algumas informações mais detalhadas ou mesmo em que site talvez eu possa encontra-las.

A questão é que minha nota da para fazer as 2 faculdades de informatica (1 das 2 claro, parcial e a noite, tendo que larga o trampo igual).

Eu vi as grandes curriculares de sistema de informação (que no caso seria na Unicenp).

Sistema de Informação:

ADMINISTRAÇÃO I
ALGORÍTMOS DE PROGRAMAÇÃO
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA
LÓGICA MATEMÁTICA
MATEMÁTICA I
METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROGRAMAÇÃO I

ADMINISTRAÇÃO II
BANCO DE DADOS I
ENGENHARIA DE SOFTWARE
ESTATÍSTICA
ESTRUTURA DE DADOS
GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
MATEMÁTICA II
PROGRAMAÇÃO II

ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
BANCO DE DADOS II
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
GESTÃO DE PROJETOS
MATEMÁTICA III
PROGRAMAÇÃO III
REDES DE COMPUTADORES
SISTEMAS FINANCEIROS
SISTEMAS OPERACIONAIS
TERCEIRIZAÇÃO E SEGURANÇA

DIREITO
GESTÃO DE NEGÓCIOS
INFORMÁTICA E SOCIEDADE
PROGRAMAÇÃO IV
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
TÓPICOS AVANÇADOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Ciencia da Computação Seria na Tuiuti.

PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO I
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
LÓGICA MATEMÁTICA
MATEMÁTICA DISCRETA E ANÃLISE COMBINATÓRIA
PROJETO INTERDISCIPLINAR I
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I


PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES II
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO II
CIRCUITOS E SISTEMAS DIGITAIS
FÍSICA COMPUTACIONAL I
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
CÁLCULO NUMÉRICO I
PROJETO INTERDISCIPLINAR II
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II

ESTRUTURAS DE DADOS E ALGORITMOS
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES III
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
TEORIA DA COMPUTAÇÃO, LINGUAGENS FORMAIS E
AUTÔMATOS
FÍSICA COMPUTACIONAL II
CÁLCULO NUMÉRICO II
PROJETO INTERDISCIPLINAR III
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III

TEORIA DOS GRAFOS E ANÁLISE DE ALGORITMOS
PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES IV
PARADIGMAS DE LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
ESTATÍSTICA
TEORIA DA COMPUTAÇÃO, LINGUAGENS FORMAIS E
AUTÔMATOS
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
PROJETO INTERDISCIPLINAR IV
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV

PROBABILIDADE
REDES DE COMPUTADORES I
SISTEMAS OPERACIONAIS I
BANCOS DE DADOS I
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL I
ENGENHARIA DE SOFTWARE II
COMPILADORES I
PROJETO INTERDISCIPLINAR V
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V

ADMINISTRAÇÃO
REDES DE COMPUTADORES II
SISTEMAS OPERACIONAIS II
BANCOS DE DADOS II
INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL II
COMPILADORES II
PROCESSAMENTO DE IMAGEM
PROJETO INTERDISCIPLINAR VI
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VI

ECONOMIA
INTERFACES HOMEM-MÁQUINA
INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL I
SISTEMAS INTELIGENTES
SEGURANÇA DE REDES I
COMPUTAÇÃO GRÁFICA
MULTIMÍDIA
PROJETO DE GRADUAÇÃO I
PROJETO INTERDISCIPLINAR VII
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VII

SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
EMPREENDEDORISMO, LEGISLAÇÃO E ÉTICA
INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL II
SEGURANÇA DE REDES II
PROJETO DE GRADUAÇÃO II
ATIVIDADES COMPLEMENTARES VIII

Pelo que eu entendi, sistema de informação você usa mais software para aplicação nas empresas e etc, já a ciencia da computação seria desenvolver esses software para as empresas. (não sei se estou certo).

Olhando por esse lado, qual provavelmente deva ter um campo de trabalho mais amplo e com melhores remunerações?

Ciencia ou sistema?

Eu tinha até pensando em educação fisica também, mas não sei se me daria muito bem, depois de formado iria fazer oque? Ser instrutor em academia, não sei se isso da dinheiro.


O que vocês acham a respeito desses cursos pessoal, e muito obrigado pela ajuda que vocês vem me dando, esta sendo de fundamental importancia ;)

BrunoDias
05-12-07, 06:38
eu nao gosto de programaçao entao optei pelo curso de sistemas, e o que eu faço tem enfase em redes, é a minha area de interesse :OK:

mantabodyboarder
05-12-07, 08:41
Na verdade a diferença é que o de Sistemas é focando nas regras de negocio e no desenvolvimentop de sistemas apenas. E Ciencia da Computação é bem amplo, tem parte de infra, de banco de dados (adm e funcionamento interno), alguns topicos são mais avançados como compiladores, sistemas operacionais (funcionamento interno), etc.

Na realidade pra trabalhar com desenvolvimento de software para empresas, ambos te colocarão no mercado da mesma forma.

O segredo é todo nos estágios que voce fizer durante o curso, e nas oportunidades de cursos de tecnologias específicas (nunca enter na faculdade achando que vai aprender a linguagem do momento, ter curso de flash, erp e etc)

TorteX
05-12-07, 08:50
Manta é consultor de todo mundo!! :drool: :drool: :drool:
Ja enxi o saco dele falando sobre isso tambem!! hueuehueh
To desistindo de Direito...e to quase indo pra sistemas de informação.....
O que me faz pensar bem é a tal da Matematica I, II, III !!!! hhauhUHuah

agm2112
05-12-07, 09:08
Eu iria sempre na mais ampla, que no caso me parece ser Ciência da Computação ... O primeiro curso é politécnico, num é ?

(Fiz Engenharia de Computação, que é ainda mais amplo, com noções de elétrica e todo o ciclo básico da engenharia)

marys7br
05-12-07, 12:35
eu nao gosto de programaçao entao optei pelo curso de sistemas, e o que eu faço tem enfase em redes, é a minha area de interesse :OK:


Eu gosto de programação, então optei por Ciência.... ;)

mantabodyboarder
05-12-07, 13:21
Manta é consultor de todo mundo!! :drool: :drool: :drool:


Vou começar a cobrar, afinal sou consultor mesmo... :P


Mas então Mesmo sendo o nome Matemática, no curso de SI é um pouco de Cálculo mesmo, mas bem mais ligth que em Ciencia ou Engenharia.

AGM, o primeiro curso é uma mistureba mesmo... :P

RGBguima
05-12-07, 13:24
Eu iria sempre na mais ampla, que no caso me parece ser Ciência da Computação ... O primeiro curso é politécnico, num é ?

(Fiz Engenharia de Computação, que é ainda mais amplo, com noções de elétrica e todo o ciclo básico da engenharia)


Não!! Sistemas de informação não é politécnico não...

cleo.junior
05-12-07, 15:22
Eu trabalho com programação Delphi e faço Sistemas de Informação. Meu professor dos tempos de Técnico em Informática definia da seguinte forma: "Se tu quer ser chefe, faz Sistemas de Informação. Se tu quer ser peão, faz Ciência da Computação." Mas o certo é que ambos tem boa procura no mercado de trabalho.

marys7br
06-12-07, 08:48
Eu trabalho com programação Delphi e faço Sistemas de Informação. Meu professor dos tempos de Técnico em Informática definia da seguinte forma: "Se tu quer ser chefe, faz Sistemas de Informação. Se tu quer ser peão, faz Ciência da Computação." Mas o certo é que ambos tem boa procura no mercado de trabalho.


O que eu ouço é ao contrário, já q em Ciências vc tem uma visão geral, q é pra poder gerenciar uma equipe sabendo o q eles estão fazendo, sem se aprofundar demais....

César
06-12-07, 09:15
Eu vou fazer produção gráfica digital na Unip, curso de 2 anos começo ano q vem, já fiz 2 faculdades incompletas espero terminar essa que é curta, rsrs

mantabodyboarder
06-12-07, 10:08
Eu trabalho com programação Delphi e faço Sistemas de Informação. Meu professor dos tempos de Técnico em Informática definia da seguinte forma: "Se tu quer ser chefe, faz Sistemas de Informação. Se tu quer ser peão, faz Ciência da Computação." Mas o certo é que ambos tem boa procura no mercado de trabalho.


Acho que esse seu professor nunca viu uma Pós-graduação na vida...

dmsb
06-12-07, 13:08
Bronislaw na verdade tu precisa decidir o que você quer fazer depois de formado. Ai vc escolhe que curso vai fazer (falando até parece facil o guiro com 17 anos decidir o que vai fazer pro resto da vida :0_0:)

Ciencias da computação é muito mais específico em programação. Você vai se aprofundar em conceitos de programação, documentação de software, softwares embarcado para produtos eletronicos (firmware) e por ai vai.

Sistemas de informação vc vai ter uma boa noção de programação, alguns toques de adm e até economia e empreendedorismo (joga no google se não souber o que significa :lol:.


Resumindo, na minha opinião:

A> se vc quer ser programador (fazer softwares aplicativos para windows e internet) vai fazer um cursinho de programação do senac. Em 2 anos vc ta formado e se vc for esperto tá resolvido o seu problema.

B> Se vc quer ser o fodão em programação, trabalhar em grandes empresas em setores mais criticos que exigem mais do que um simples programador (bancos de dados, area financeira, adm publica....) Faça Computação. Ou engenharia e depois aprenda sozinho a programar. Dá na mesma. e o mercado reconhece da mesma forma.

C> Se vc quer ser o cara que auxilia no desenvolvimento de software para hardware específicos (sistemas operacionais para celular, software de controle de ar condicionado, geladeira,... Faça Engenharia eletrica - Ou se não quiser se cansar muito, faça Engenharia da computação. Também resolve. Eles tem uma noção bem melhor de circuitos digitais/hardware.

D> Se vc quer ser o cara de ligação entre o que o usuário quer de um software e documentar isso pra um programador implementar, vai de Sistemas da Informação. A mesma coisa se você quiser trabalhar no setor de suporte (suporte que eu digo é o cara que testa os programas e sugere alterações para a equipe de desenvolvimento - precisa entender de programação se quiser fazer direito - e dá dinheiro). Se vc quiser ser dono de um negócio próprio, em alguma área relacionada a programação...

Ou seja, sistemas de informação é tudo mais superficial, mas por outro lado vc abre um pouco mais sua visão.

Como eu falei no início, tudo depende do que vc quer fazer depois.

Isso é só minha opinião. (larguei eng. de produçao mecanica na 4 fase. Estou tentando cursar sistemas de informação. 3 fase.

cleo.junior
06-12-07, 13:17
Falou e disse, dmsb.

mantabodyboarder
06-12-07, 17:47
Ué, o que estou fazendo eu, um bacharel em ciencia da computação, que tive contabilidade, empreendedorismo, plano de negócios e tal no curso de ciencia?

Acho que alguem se enganou me colocando como analista de sistemas fazendo só modelagem de negocios, depois fazendo modelagem e programando e documentando, e agora piorou, pq estou indo pra coordenador (já sou "analista orientador" pros estags aqui, e tem estag de sistemas que só sabe programar :P)...


O curso só te dá a base TEORICA mínima. Em Sistemas a base tecnológica vai ser no mesmo nivel da de negocios, em Ciencia vai ter uma base mais tecnologica, e umas introduções de negocios.

A unica diferença que vejo no cara que vai fazer é se ele tem mais saco pra calculo ou se tem mais saco pra adm, no final com o diploma o balaio é o mesmo, aí vai valer empenho e percepção...

Uma dica é ficar de olho nas demandas, se surgir um estágio que ofereça um curso, mesmo que vc nunca tenha feito nada naquela tecnologia, enfia a cara, pode ser dali que vai sair seu primeiro salário pagando imposto de renda :P

superkyo
06-12-07, 22:37
Estava na duvida de CIENCIA DA COMPUTAÇÃO e ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO e optei pela 2º alternativa msm sendo mais concorrido........

Acredito q serei mais feliz cursando ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO........

TorteX
07-12-07, 13:21
Ano que vem mais uma pessoa do forum em sistemas de informação! ehheeheh :D