PDA

Ver Versão Completa : Aceleração nas curvas.



lion
09-12-07, 20:59
Galerinha, me refiro a esse tópico como a forma mais correta de se fazer uma curva em relação ao acelerador, não da forma como nós normalmente fazemos, como ainda sou inexperiente, fica ai a pergunta.

Vi alguém falando que acelerar na saída da curva era ruim não tinha entendido o pq, confesso ter estranhado isso, pelo que sei deve-se suspender a aceleração na entrada das curvas e voltar a acelerar na saída das mesmas.

abs

PimEdu
09-12-07, 21:27
Em corridas, desacelere, entre na curva e quando ja der acelere, para vc recomendo desacelere, entre na curva, saia e acelere, qdo tiver mais intimidade começa a acelerar um pouco antes de sair.

Furious VIPER
09-12-07, 22:07
Lion... naõ tem como responder essa pergunta com precisão.. pq cada curva é uma curva...
Depende da tua velocidade... do ângulo da curva... do raio da curva... da moto q faz essa curva.. dos pneus q essa moto usa, peso do piloto, experiência do piloto, tipo de calçamento...enfim... é realmente impossível dar precisão em qqr comentário sobre uma curva!
As dicas q sempre passamos com toda a certeza pra não dar problema são:
-não freie bruscamente nas curvas... é pedir pra cair..
-não acelere bruscamente nas curvas (pode ser pedir pra cair tb)
-não deite demais na curva se não tiver plena experiência...

OptimusLeo
09-12-07, 22:15
A teoria nas pistas de corrida dizem que voce freie en linha reta, entrar na curva e ja cuando voce passou o "apex" (o lugar da curva mais saido, como a cuspide da curva), comecar a acelerar pouco a pouco, muito gradualmente ja que como os pneus tan inclinados a traccao disponivel e muito menor.

Claro, isso e a teoria basica...pilotos mais avanzados ficam jogando con acelerador e freio traseiro no meio de uma curva para distrubuir bem o peso, alinhar a moto melhor, etc.

Na rua, onde um nunca deveria de estar sequer perto dos limites da moto numa curva, eu acho que nao importa muito, especialmente en motos de baixa CC que nao tem potencia suficiente como para fazer que a pneu derrape baixo acelaracao. E na rua existem muitas mais variaveis que na pista, assim que fica mais baixo o criterio do piloto.

Mais assim mesmo, eu nao gosto de freiar muito con o dianteiro no meio de uma curva porque isso faz um perder o balance da moto (e do carro se for o caso)...nem ficar acelerando muito. Eu posso vim rapido, vou freiando (e reduzindo marchas acordemente), ponho a moto na curva, e trato de ir acelerando pouquinho a pouco.

O mais importante e ter muita suavidade nos controles...nunca ser assim brusco, senao ser progresivo. :)

TorteX
09-12-07, 22:19
Eu acho que vc tem que aprender andar de moto sozinho!! hehheheheh
Veio...cada um tem seu jeito de anda...e vc tem que criar o seu....vc tenta ver tudo pela teoria!! muda esa tatica pra pratica!! aiiiii sim...

Lagartixxa
09-12-07, 22:27
acho q no comeco o bom mesmo é ja entra reduzido na curva e fazer ela com pouco do acelerador aberto, tipo so pra manter a velocidade. depois que vc tiver experiencia e mais confianca vc faz comeca a ver o jeito q vc sente mais seguranca pra fazer a curva

superkyo
10-12-07, 00:19
Se vc naum tiver vuando dá pra freiar na cruva de leve pq se freiar demais com o traseiro trava e é chão, se freiar demais com dianteiro brucamente trava e é chão se só freiar forte com o dianteiro a traseira perde "grip" e é bom q seja ninja no drift pra segurar....

Teve uma vez q freie mto encima da curva e msm só tendo ameaçado começa a curva e já soltado o freio a traseira saiu um pouquinho.....

Oq eu testei esse FDS numas ruas desertas e imitar a MOTO GP jogar o corpo pro lado de dentro da curva ( descentralizando a bunda do banco ) e abrindo a perna, em ultimo caso vai ajudar a contornar a curva sem cair......

Volverine MF
10-12-07, 00:54
Cara eu usava essa técnica de Gp quando andava de bicicleta e realmente da certo.

Oq eu testei esse FDS numas ruas desertas e imitar a MOTO GP jogar o corpo pro lado de dentro da curva ( descentralizando a bunda do banco ) e abrindo a perna, em ultimo caso vai ajudar a contornar a curva sem cair......

Mas tem uma outra técnica pra fazer curvas em discussão que é o contra-esterço. Dá uma olhada http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=14065.msg253221;topicseen#new

Ivan RJ
10-12-07, 01:01
Lion, teorias explicadas porém sem praticá-las são páginas vazias. Já que vc gostou tanto de moto eu te aconselho a fazer um curso de pilotagem, mesmo que vc não queira se tornar um piloto. Ajuda muito, é muito legal e vc estará seguro. Contará com todos os recursos de segurança e uma pista apropriada para praticar sem correr riscos. Um grande abraço a todos os irmãos.

Christian
10-12-07, 07:02
Dependendo da velocidade que você entrar na curva, não se deve frear enquanto estiver na mesma.

Eu pego todos os dias um reta de +/- 1km e depois disso tenho que fazer uma curva em 90 graus para entrar numa ponte (é a minha preferida).

Eu venho à uns 100km/h em 5a marcha ai quando chego perto da curva começo frear e reduzo até a 3a e solto os freios e começo a fazer a curva.
No meu caso eu faço no melhor estilo motard tirando o pé da pedaleira, mas já tentei fazer tambem como em Moto GP jogando o corpo um pouco para o lado de dentro da curva.

Não estou querendo te ensinar a fazer curvas, só quero mostrar que depende de muitos aspectos a forma de se fazer curvas e principalmente do piloto pois cada um tem a sua "mãnha".

lion
10-12-07, 07:32
er respondendo ao tortex, eu tenho praticado bastante, a pergunta aqui seria pra corrigir um eventual "erro", pois sempre escuto muita gente falando "ah não se deve fazer curva acelerando" esse tipo de coisa.

Entendo que a velocidade deve ser compatível com a curva pra não sair pela tangente e tal, por isso fui bem especifico quanto à aceleração na própria curva mesmo.
Exato Ivan, eu estava procurando era justamente pela visão de um curso de pilotagem quanto ao assunto.

Tenho usado constra-esterço de forma constante, mas basicamente o que dá pra tirar do tópico em relação ao assunto é que, a aceleração deve ser medida no bom senso mesmo, quanto mais o pneu estiver enclinado, menos brusca deve ser a aceleração.



Vlw a todos, abs