PDA

Ver Versão Completa : EN125 YES - 30 mil km rodados - Um pequeno Review



Ramiro
10-12-07, 14:01
30 Mil quilômetros de satisfação e uma única decepção

Passaram-se pouco mais de dois anos quando efetuei a compra da minha primeira moto, uma YES. Na época comprei pois achei a melhor relação custo benefício e desconhecia as características de cada marca, ou seja, foi mais ou menos uma compra no escuro, da qual não me arrependo.

Destes 30 mil kilometros, agora fazendo os cálculos, 10 mil foram de estrada. Viagens simples como de Santa Maria a Porto Alegre (~300km) e viagens inesquecíveis como de Santa Maria a Florianópolis ( ~900km).

Antes de falar dos problemas que tive com a moto, quero deixar claro que sempre fiz as revisões a cada 3 mil quilômetros e as trocas de óleo a cada 1.000 quilômetros.

Os problemas...
-Queima da lâmpada da sinaleira
-Queima da lâmpada do Pisca esquerdo
-Queima da lâmpada da lanterna
- Surgimento de uma bolha, na pintura do globo óptico do farol.
[hr]
- Até ai, eu não havia ficado muito tempo na praia.. os problemas abaixo foram depois que voltei de um mês que havia ficado no litoral sem poder lavar a moto -
[hr]
-Problema no miolo da chave (provocado por maresia)
- Amortecedor dianteiro entrou ferrugem.
-Tanque furou.

Este surgimento da bolha no globo, foi um problema que a pesar de a moto não estar mais na garantia, a concessionária pediu um recall e foi enviado um globo novo para mim.

Em relação ao problema no miolo da chave, pelo que conversei com o mecânico, era um problema na peça em sí, já que as YES mais novas estavam vindo com o miolo diferente.

Não tive nenhum problema em relação ao amortecedor dianteiro.. ainda... mas deu pra notar que entrou bastante ferrugem entre a borracha de proteção e o inicio do amortecedor.

Em relação ao furo no tanque, esse sim, foi minha única decepção.. Por conta daquele um mês na praia, aliado a um problema de fábrica, acabou causando uma ferrugem bem na solda do tanque, o que acarretou em um furo. Mesmo fora da garantia, mandei vários e-mails apelativos para a J.Toledo e mesmo assim, eles não tiveram boa vontade para efetuar a troca do tanque. Tive que mandar soldar.


Pontos Fracos da moto ( :NOOK:)

- Falta de peça paralela
Algumas peças você só encontrará original Suzuki, e pelo que sei a J.Toledo andava super faturando as peças, e por isso estava tão caro, mas parece que agora os preços estava baixando.

- Falta de uma gama maior de acessórios compatíveis com a marca.
Na época em que coloquei um cano esportivo, a única marca que disponibilizava este acessório para a YES era a Roncar, o que me deixou com poucas opções.

- Uma tendência maior a aparecer ferrugens
Após um mês no litoral, surgiu alguns pontos de ferrugem em alguns parafusos (inclusive um cromado), no disco de freio e no amortecedor dianteiro.. Nada muito preocupante, mas é importante salientar.

- Incompatibilidade da lâmpada H4 do farol dela com outras H4.
O Carnachion me emprestou uma lâmpada H4 mais potente pra eu testar em minha moto, mas ela simplesmente não coube, o engate é diferente.



Pontos fortes da moto ( :OK:)

- Conforto
Das 125 que andei até hoje, foi a mais confortável. Inclusive foi o que me influenciou na troca de moto agora, estava pensando em pegar uma Fazer ou uma Twister, mas quando andei nelas, vi que perdia muito em conforto em relação a YES. Acabei optando por uma CROSS, para ter tanto conforto (e mais) quanto eu tinha na YES.

- Conta-giro, marcador de gasolina, cavalete central.
Apesar de não serem essenciais, são ótimos para ter um controle maior na sua pilotagem (conta-giro), e efetuar uma manutenção rápida (cavalete central) e também não ter nenhuma surpresa em relação a falta de gasolina.

- Filtro de gasolina
A pesar de muitas vezes a sugeira passar reto por ele, quando fiz a viagem até florianópolis, na volta pela serra tive que abastecer em muitos postos sem bandeira, com certeza o filtro deve ter ajudado um pouco.

- Roda de liga-leve e Pneu sem camera
Foram raros os momentos em que ao trocar o pneu eu não notava um prego preso a ele, onde se houvesse câmara eu teria que ter passado várias vezes no borracheiro.

- Bagageiro de fábrica
Eu acoplei um bau de 45 litros neste bagageiro, e por este ser maciço, jah aguentou mais de 30 kilos em bagagem sem nenhum problema.

[hr]
Eu citei as características que mais me impressionaram nesta moto, existem outras que achei menos importante citar.

Por enquanto é isso, se alguém tiver alguma pergunta é só fazer.
Posso comprar a moto sem medo? Pode! É uma ótima moto da qual não me arrependo em nenhum quilômetro rodado.

Joao XTZ
10-12-07, 14:09
legal o seu depoimento e ajuda a por uma pulga atras da orelha de quem quer comprar uma moto zero KM...as honda tao muito caras ...entao ou va de Ybr ou de Yes ...valeu... :lol: :lol: :lol:

Ramiro
10-12-07, 14:15
Me desculpem a escrita.. as férias estão começando a me emburrecer... |:(

Diego.fcs
10-12-07, 14:24
Opa legal cara, mas a questão de ferrugem acho meio que normal para 1 mês de praia andando sem lavar a moto, quanto ao furo no tanque aconteceu isso com a minha, o ferrugem as vezes come a solda e quando vc faz algum movimento no tanque acaba rachando... Quanto as peças acho melhor comprar originais mesmo, é mais garantida, as peças que fui ver na suzuki para a trudinha achei muito mais barato que da CG... Um painel de CG novo completo custa uns 600 e poucos reais, o da Intruder com conta-giros e tudo custa uns 400 por aí...

Mas no mais pelo que vc falou é uma ótima moto e vale a compra...

carnachion
10-12-07, 14:37
Bom review Ramiro, realmente a Yes é show de bola quanto ao conforto.
Só essa história da ferrugem que eu vi bastante gente reclamar que enferruja mais facil que as outras motos, então é bom o pessoal ter um cuidado extra, meter WD40 na moto.

Abraços!

Mostarda_69
10-12-07, 16:48
Opa legal cara, mas a questão de ferrugem acho meio que normal para 1 mês de praia andando sem lavar a moto, quanto ao furo no tanque aconteceu isso com a minha, o ferrugem as vezes come a solda e quando vc faz algum movimento no tanque acaba rachando... Quanto as peças acho melhor comprar originais mesmo, é mais garantida, as peças que fui ver na suzuki para a trudinha achei muito mais barato que da CG... Um painel de CG novo completo custa uns 600 e poucos reais, o da Intruder com conta-giros e tudo custa uns 400 por aí...

Mas no mais pelo que vc falou é uma ótima moto e vale a compra...


Credo e qd eu fui ver o da huunter q tava mais ou medio 270 conto o painel competo eu fikei de cara... magina se vo olha o da fazer.. deus me livre..

cabra de brasilia
10-12-07, 17:17
Credo e qd eu fui ver o da huunter q tava mais ou medio 270 conto o painel competo eu fikei de cara... magina se vo olha o da fazer.. deus me livre..


Não precisa ter o trabalho de olhar eu te informo....é de 700 a 750 a última vez que vi...........

Fernando Oliveira
10-12-07, 20:54
Também apostei às cegas na YES, na época disseram que eu era maluco... o que posso dizer ?? confirmo o que o Ramiro disse. A moto vale a pena, também não me arrependo nenhum segundo da escolha, para mim, em se tratando de uma 125cc, é completa e excelente !!

RGBguima
10-12-07, 21:22
Eu só não estou feliz com minha YES pq eh 125. do resto esta show!! :OK: :OK:

rocksul
11-12-07, 09:47
Ramiro sabe informar o consumo da tua moto com 10 mil km e o consumo atual da moto em uma velocidade média?
A YBR do Jordano lá na praia tb apresentava N pontos de ferrugem, que pena. Maresia ***.

Ramiro
11-12-07, 12:18
Ramiro sabe informar o consumo da tua moto com 10 mil km e o consumo atual da moto em uma velocidade média?
A YBR do Jordano lá na praia tb apresentava N pontos de ferrugem, que pena. Maresia ***.


Muito bem lembrado... esse não é um ponto forte na minha moto. No início eu fazia em média 27km/l, hoje eu faço em média 29km/l

LwkinhaZ™
12-12-07, 17:48
Após reclamar na revenda, foi feita uma análise na moto...passei de 22 km/l para incriveis 32 km/l...mas ainda tah bebendo....ufff....

Ramiro
12-12-07, 18:14
Após reclamar na revenda, foi feita uma análise na moto...passei de 22 km/l para incriveis 32 km/l...mas ainda tah bebendo....ufff....


O que que os caras fizeram lá? Tu não sabe?

César
12-12-07, 20:38
Acredite se quiser, minha Yes, que tá com 35 mil km, nunca queimou nenhuma lâmpada desde que comprei, elas são eternas, heheheh

jonyhiei
12-12-07, 21:12
Após reclamar na revenda, foi feita uma análise na moto...passei de 22 km/l para incriveis 32 km/l...mas ainda tah bebendo....ufff....
32? a minha tava fazendo 33, mas dps da revisao foi pra 27-28.
Manda a receita ai ehauheau quero voltar a fazer 33 d novo

oldskullo
12-12-07, 23:42
Mas e aquelas famosas alterações do JDuarte não melhoravam o consumo dela?

LwkinhaZ™
13-12-07, 11:07
O que que os caras fizeram lá? Tu não sabe?


32? a minha tava fazendo 33, mas dps da revisao foi pra 27-28.
Manda a receita ai ehauheau quero voltar a fazer 33 d novo


Entaum galera...eu flei com o pessoal de lá, me disseram que fizeram alguns "ajustes", pedi detalhes, mas o chefe da oficina naum me passou o relatório de manutenção...sei q a moto fikou mto boa agora....pq 22 Km/l eh mto anormal!

hardmen
13-12-07, 14:44
A minha, com escape esportivo e regulagem do bura (a vela tá marron onde ocorre a centelha) tá com média de 32Km litro (difícilmente estico marchas até o redline) sem contar com a reserva.

Contando com a reserva, a média é de 35,2Km litro.

Tô usando escape esportivo...

Abraços...

LwkinhaZ, essa da foto (carenada) é a tua YES, ou é só o avatar mesmo???

superkyo
13-12-07, 23:11
a minha tá fazendo oq tá na assinatura, aliais vo abastecer amanha e atualizar.....

alley.angelo
19-04-08, 02:42
Eu to com vontade de tirar uma YES pra mim.... mas não tenho certeza ainda!

César
19-04-08, 11:39
A minha Yes agora tá com 41 mil km e o único que tenho a reclamar dela é a vibração.

Minghe
15-11-08, 20:29
A minha Yes agora tá com 41 mil km e o único que tenho a reclamar dela é a vibração.


Aproveitando o tópico do Ramiro, adquiri uma YES125 em 30/09/2008, ja esta , hoje ( 14/11/2008 ) com 2.400 km, e o problema que ja apresentou é que algum fio do chicote que passa por baixo do tanque e vai para o painel, deve ter se rompido, pois o marcador de marchas e de nivel de combustivel nao funciona mais. Vou deixar na revisao de 3000 km para o devido reparo.

Outro problema que gostaria de saber dos proprietarios de YES é se é normal ela vibrar tanto, ou há algo que resolva. Outra coisa é que acho que esta desregulada:pois quando chega a 90 e puxo mais o acelerador, ela da umas mancadas, umas pequenas falhadas.

Se alguem que possua a YES tiver alguma receitinha para deixa-la redonda, poste ai para gente

Abraços

Minghe

tom crazy
15-11-08, 20:48
Minghe quanto a moto vibrar ela vibra um pouco mais que as outras 125 sim, no teu caso que parece ter saido de uma ybr e que dizem não vibrar nada vc deve sentir mais incomodo do que eu que não tinha moto anteriormente. A questao de falhar aos 90 é regulagem, a minha não faz isso não.
A propósito vc comprou ela aqui em ribs mesmo? qual das autorizadas vc comprou? Outra coisa já que parece q vc é daqui de ribeirão também, indica alguma oficina boa pra fazer uma revisão na moto? Não vo levar em concessionária não, cobram muito pra não fazerem nada.

cabra de brasilia
15-11-08, 21:13
Esses dias atrás eu andei em uma YBR ED 2007...nossa o treco e macio demais o motor!......totalmente diferente da Honda Strada que já dirigi também.....a Strada parece o motor a diesel dos ônibus aqui do silviço......... :lol: ..........

Minghe
16-11-08, 09:42
Minghe quanto a moto vibrar ela vibra um pouco mais que as outras 125 sim, no teu caso que parece ter saido de uma ybr e que dizem não vibrar nada vc deve sentir mais incomodo do que eu que não tinha moto anteriormente. A questao de falhar aos 90 é regulagem, a minha não faz isso não.
A propósito vc comprou ela aqui em ribs mesmo? qual das autorizadas vc comprou? Outra coisa já que parece q vc é daqui de ribeirão também, indica alguma oficina boa pra fazer uma revisão na moto? Não vo levar em concessionária não, cobram muito pra não fazerem nada.


É verdade, a diferença pode estar na pilotagem de uma YBR para uma YES, é muito mesmo. Bom, sou de Ribeirao Preto, comrpei na MOTOCAR, pois é de um amigo, o DIDI. Estou levando lá pois esta na garantia e pretendo realizar na concessionária até os 5.000 km. Conheço sim um mecanico de confiança, ele se chama Pinoquio e fica na rua Francisco Matarazo, Campos Elisios. Caso queira o telefone, eu te passo.

Abraços

Minghe

raulzito rock
16-11-08, 10:12
Ela vibra sim, quando ta com motor zero, o vc tem que fz e estivcar quando tiver amaciando,eleve a rotação até os 10000, antes de passar a marcha, que vai ficando macia,a minha era assim tb,
sobre problemas, o qeu tive até hj foi por ter levado para as revisoes,ela sempre sai de lá com um problema,direção folgada,vazava óleo onde encaixa o filtro,pneu vazio.
fora isso ,ela e demais.
até hj naum quabrou nada, e conta tudo certim! :clap: :clap: :clap: :clap:
Revisões hj so com uma amigo meu que é mecanico, tem um tb,alias ele qeu me indicou para comprar a minha!

Felipe Oliveira
16-11-08, 10:42
Realmente, ela vibra bastantin sim!.. Mas sei lá, me acostimei e nem me incomada mais isso! Procuro usar luvas e diminui muito aquele ''formigamento'' nas mão depois de horas andando! Esses engasgos é regulagem sim pois a minha não apresenta! A única coisa estranha que eu vejo na minha é um ruído parecido com uma corrente raspando os elos em alguma coisa a exatamente 6200/6300 rpm. Acima disso ou abaixo, nada! Alguém mais nota isso? abrass!

tom crazy
16-11-08, 11:58
É verdade, a diferença pode estar na pilotagem de uma YBR para uma YES, é muito mesmo. Bom, sou de Ribeirao Preto, comrpei na MOTOCAR, pois é de um amigo, o DIDI. Estou levando lá pois esta na garantia e pretendo realizar na concessionária até os 5.000 km. Conheço sim um mecanico de confiança, ele se chama Pinoquio e fica na rua Francisco Matarazo, Campos Elisios. Caso queira o telefone, eu te passo.

Abraços

Minghe


A minha eu comprei na motocar também, o didi e o vendedor que me atendeu (edimilson) são gente finíssimas, só fiquei com um pé atras na mecanica deles, das vezes que eu fui lá sempre deixaram de fazer alguma coisa simples.
Vou querer o telefone sim, hora que eu tiver um tempinho eu vou dar um pulo na oficina pra ver direitinho onde é.

Valeu abraços.



A única coisa estranha que eu vejo na minha é um ruído parecido com uma corrente raspando os elos em alguma coisa a exatamente 6200/6300 rpm. Acima disso ou abaixo, nada! Alguém mais nota isso? abrass!



A minha não faz ruido de corrente raspando não, mais nessa faixa de rotação percebo um ruido diferente do motor, parece valvula batento um pouquinho mais acho que não é, pq ela sempre fez esse ruido desde zero e hora tá com pouco mais de 16 mil km e continua igual o ruido, se fosse valvula teria aumentado. Acho que é caracteristica do motor dela hehehe

Felipe Oliveira
16-11-08, 12:12
Tom crazy, deve ser isso então! Não sei explicar bem o som mas parece em cima do motor mesmo e faz desde 0km! Deve ser mesmo característico! Valeu! Abrass!

tasmotos
16-11-08, 15:55
Amigos,

Minhas Yes, ta com sete meses de uso e 7000 kms rodados...

O motor não tem nenhuma vibração anormal para uma 125 com motor de comando de valvular por corrente.
O que eu gosto nela é pega de primeira, todo dia, mesmo no frio.

Problemas:
Velocimetro com oscilações: Falei com o gerente da concessionaria (que é meu cliente do lava motos) e ele disse para eu levar la que ele vai trocar na garantia.
Revisão: Lavaram com oleo diesel puro e tive que trocar a lona de freio traseiro.

A revisão de 6000 kms fiz com meu mecanico.
E todas as femais tambem farei.

Abraços

tasmotos

superkyo
16-11-08, 18:33
O que eu gosto nela é pega de primeira, todo dia, mesmo no frio.

Minha tb, unica vez q naum pegou foi pq deixei ela sem ligar uns 4 dias, dai a boia deve ter ficado presa, pois foi dar umas batidas no carburador pra ligar normal........

kamikaze
17-11-08, 08:40
a minha yes é 06/07 está com +- 37.000km,problema apresentado até hoje, corrente de comando.

Kaveira
17-11-08, 15:06
A questão da lâmpada é uma $#@%$# mesmo.... Comprei uma motovision e tive que cortar as travinhas de baixo e fazer uma gambiarrinha com clips pra usar a lâmpada, que por sinal ficou muito boa.

O pessoal tá falando de vibração da Yes? Anda numa Fym pra ver o que é vibração...

Amigo meu que tem uma FZ diz que a Yes é mais macia e confortável que a FZ dele, tanto no piloto quanto no garupa.

Eu também tenho problema com ponteiros do velocímetro e conta-giro. Nas férias da faculdade vou abrir o painel e tentar finalmente um projeto definitivo para leds brancos que não dêem problemas, e aproveito para verificar os instrumentos.

No mais, a Suzinha é só alegria!

Abraços,

DOUGLAS 00
17-11-08, 16:56
Eu to muito afim de comprar uma Yes, mas meu próximo Up vai ser uma Today ou algo do Genero, pois não to afim de financiar nada...

Sam_2006
17-11-08, 16:57
Se eu fosse comprar uma Street até 150 cc, iria de Yes sem sombra de dúvida. Pode até ter um desempenho um pouco inferior às CG's, mas é MUITO mais moto, mais bonita, mais confortável, mais completa.

pickloco13
17-11-08, 17:11
Bom concordo em todos os pontos, acabo de voltar de viajem de 500 Km mais ou menos com a yesinha, moto muito boa e realmente confortavel em breve coloco as fotos por aki . mais moto muito boa por ser 125 claro que na viajem vc ve varias motos te passando mais fazer oq 125 irmao...
motaço valew o depoimento.......Assino em baixo

Ramiro
17-11-08, 18:45
Se tem duas coisas que o dono de uma YES não pode reclamar é
1- Conforto
2- Iluminação...

Anda em qualquer outra 125 e nenhuma é melhor nesses quesitos..

raulzito rock
19-11-08, 14:05
confirmo e assino embaixo,e com o tempo agente vai confiando mais e mais nelas!street abaixo até 150 e yes!quando for trocar minha moto ,só troco por uma maior,nunca vou sair de uma yes para uma 150 da honda!seria como sair de um puro sangue e ir para um burrico!!!!
hauhahuahuhua

tonscosta
19-11-08, 14:41
O ramiro como é viajar pra SC de YES meu??
cara minha namorada quer ir pra lá de com a yes... ai falei pra ela q não rende. fazer essas aventuras com 125 ainda mais dois na emcima da pequena.

Santo Cristo - Poa
19-11-08, 16:06
eu não iria...

Santo Cristo - Poa
19-11-08, 16:08
como já tive várias motos, inclusive, 125, 135, 200, etc..

acho que é bem cansativo pegar um trecho de 500 km com uma moto 125, ainda mais com garupa.

Santo Cristo - Poa
19-11-08, 16:09
com uma titan 150, vc já consegue estabilizar a velocidade em 110km, e pode ir até 130, mas uma 125, sofre.

Tales Teixeira
19-11-08, 16:57
Minha motoca tá com 5.600km rodados agora.

Quanto a velocidade eu sinto uma vibração sim que as vezes incomoda um pouco. Tem um detalhe também que me intriga. Depois que eu mantenho velocidades mais altas constantes, quando paro por algum motivo, seja o sinal e etc, vejo que ela está mais soltinha. Em compensação, sinto um barulho diferente no motor, como se fosse válvula desregulada. Mas acho que ela fica assim desde 0km.

Deve ser realmente um barulho característico da moto.

Quanto a viajar com a minha pequena, eu não me atrevo. Percorro 60km todos os dias(ida e volta do trabalho) e já me canso, imagina um percurso mais longo. A mão realmente formiga toda, hehehehe. :lol:

tonscosta
19-11-08, 17:07
é vo espera a comet pra fazer essas viagens longas

ramirobs
09-03-09, 22:56
Esse tópico ficou muito bom! Ótimo review!

jotappe
13-03-09, 15:42
Acredite se quiser, minha Yes, que tá com 35 mil km, nunca queimou nenhuma lâmpada desde que comprei, elas são eternas, heheheh
a minha ficou um ano em minha mao nunca queimou nd a nao ser a buzina e levou junto um fuzivel
heuehuehue

blaugusto
16-03-09, 10:13
A minha está com 17000km e nunca queimou absolutamente nada...

Estou apenas com um problema no freio dianteiro que me parece ser causa de um tombo... mas isso é assunto pra outro tópico....

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=24307.0