PDA

Ver Versão Completa : Menos rigor para motociclistas



ThiagoRJ
12-12-07, 09:38
Menos rigor para motociclistas

Resolução do Conselho de Trânsito reduz multa por uso de capacetes fora do padrão legal


Mahomed Saigg



Rio - Motociclistas conseguiram convencer o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a abrandar a punição aplicada em quem for flagrado com capacete considerado irregular. A mudança na Resolução 203, que vai entrar em vigor no dia 1º de janeiro, define novas regras para o uso de capacetes por motoqueiros e seus caronas.

De acordo com a medida, o uso desses equipamentos deixará de ser classificado como infração gravíssima e passará a ser tipificado apenas como delito grave. Já a exigência do selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e das faixas refletivas de segurança nas partes traseira e laterais dos capacetes foi mantida. Assim como a obrigatoriedade do uso de óculos de proteção junto com os equipamentos que não possuem viseiras.

Segundo a norma, esses óculos não poderão ser substituídos por lentes corretoras ou por óculos de sol. Eles também podem ser usados, desde que junto com o equipamento obrigatório.

VISEIRA SEM PELÍCULA

Fruto da pressão de motoqueiros de todo o País, a mudança imposta pela nova resolução do Contran não só reduz o valor da multa, que caiu de R$ 191,54 para R$ 127,69, como também impede o recolhimento da carteira de habilitação do motoqueiro infrator. Por outro lado, o veículo deverá ficar apreendido até que o motociclista apresente o equipamento adaptado às normas estabelecidas pela nova norma do conselho.

As punições para aqueles que forem pegos sem capacete continuam as mesmas. Além de multa de R$ 191,54, a regra prevê a suspensão do direito de dirigir e até o recolhimento da carteira de motorista do condutor.

O órgão também proíbe que o motorista cole insulfilm na viseira. A proteção escurecida deve vir de fábrica, e mesmo assim não pode ser usada à noite.



fonte: http://odia.terra.com.br/rio/htm/menos_rigor_para_motociclistas_139943.asp

emdweb
12-12-07, 11:41
OTIMO!!!

É muito exagero perder a CNH só pq tah sem oculos ou com oculos de sol!
Eu acho que oculos de sol proteje mto bem os olhos do vento e qqr outra coisa!

agm2112
12-12-07, 12:17
Pra mim tanto faz ... não vou cometer nenhuma das infrações mesmo ....

Diego.fcs
12-12-07, 12:33
Pra mim tanto faz ... não vou cometer nenhuma das infrações mesmo ....


[2]

Acho muita idiotice andar de capacete aberto sem óculos, aki na minha cidade parece que é moda isso, comprar aqueles capacetes de 30 reais e usar sem óculos...

agm2112
12-12-07, 12:53
[2]

Acho muita idiotice andar de capacete aberto sem óculos, aki na minha cidade parece que é moda isso, comprar aqueles capacetes de 30 reais e usar sem óculos...


Aqui no RJ a maioria nem sabe o que é capacete ... depois fica cérebro ralado no asfalto e a rua toda parada pq algum idiota morreu fazendo idiotice ... Os motoboys acham o máximo apoiar o capacete na cabeça, como se fosse um boné. Outro dia um cara numa biz caiu na minha frente com o capacete apoiado assim ... resultado: o capacete foi parar embaixo de um carro e o cara .... nem quis olhar.

sucupira
12-12-07, 13:02
Aqui no RJ a maioria nem sabe o que é capacete ... depois fica cérebro ralado no asfalto e a rua toda parada pq algum idiota morreu fazendo idiotice ... Os motoboys acham o máximo apoiar o capacete na cabeça, como se fosse um boné. Outro dia um cara numa biz caiu na minha frente com o capacete apoiado assim ... resultado: o capacete foi parar embaixo de um carro e o cara .... nem quis olhar.


Depois você tem que ficar ouvindo que moto é perigoso...

brunohcs
12-12-07, 15:12
legal legal.. como usu viseira fume.. e ando todo dia de noite.. alivia as coisa pa mim.. apesar de q jah fui parado de noite mais de uma vez e nunca deu nada! ...valeu... :lol: :lol: :lol:

Christian
12-12-07, 20:29
Eu uso insulfilm no meu óculos de proteção e o que me consola é que o valor da multa diminuiu caso eu seja pego. ;)

OptimusLeo
12-12-07, 23:45
aki na minha cidade parece que é moda isso, comprar aqueles capacetes de 30 reais e usar sem óculos...


"Uma cabeca de 30 reais merece um capacete de 30 reais"

:)

Na realidade eu acho que tem que se punir mais forte ainda. Ser humano e animal burro, so aprende as porradas.

oldskullo
13-12-07, 00:10
Pois é, não sei quem deveria ser preso: o dono da fábrica desses capacetes ou o motociclista que compra esses tupeware e pôe na cabeça achando que é capacete...

emdweb
13-12-07, 07:35
Acho que cada um sabe o que deve usar ou não... afinal a cabeça é de cada um!
Num cabe a ninnguem julgar ou criticar... se não gosta de usar capacete aberto, compra um fechado, bota na cabeça e esqueça os "animais burros" que usam aberto...
Sempre penso assim... cada um com seus problemas!

abraços a todos!

agm2112
13-12-07, 08:12
Acho que cada um sabe o que deve usar ou não... afinal a cabeça é de cada um!
Num cabe a ninnguem julgar ou criticar... se não gosta de usar capacete aberto, compra um fechado, bota na cabeça e esqueça os "animais burros" que usam aberto...
Sempre penso assim... cada um com seus problemas!

abraços a todos!


Não é bem assim ... porque um cara irresponsável que se arrebenta todo, mesmo que seja a cabeça dele, ocupa um leito de hospital que poderia ser de outra pessoa mais responsável, e gasta o dinheiro dos impostos que pagamos porque ele não tava afim de usar capacete. Depois ainda entra pras estatísticas do Detran e faz com que eu tenha que pagar 300 reais de seguro obrigatório no final do ano, mesmo que eu nunca tenha me acidentado ou me machucado com a moto.

Pra completar, tenho que ficar escutando aqueles papos de que motoqueiro é babaca, quem anda de moto vai morrer, e todas aquelas besteiras que já estamos cansados de escutar...

emdweb
13-12-07, 11:35
Não é bem assim ... porque um cara irresponsável que se arrebenta todo, mesmo que seja a cabeça dele, ocupa um leito de hospital que poderia ser de outra pessoa mais responsável, e gasta o dinheiro dos impostos que pagamos porque ele não tava afim de usar capacete. Depois ainda entra pras estatísticas do Detran e faz com que eu tenha que pagar 300 reais de seguro obrigatório no final do ano, mesmo que eu nunca tenha me acidentado ou me machucado com a moto.

Pra completar, tenho que ficar escutando aqueles papos de que motoqueiro é babaca, quem anda de moto vai morrer, e todas aquelas besteiras que já estamos cansados de escutar...


Quem usa capacete fechado é responsável? E quem usa aberto é irresponsável?
Se o cara cair de capacete fechado num vai pro hospital do mesmo jeito usar o seu dinheiro do seu seguro obrigatorio tbm?
É isso que to dizendo... num tem nada a ver responsabilidade com o tipo de capacete que usa... tbm num tem nada a ver quem usa capacete aberto e cai vai usar seu dinheiro no hospital! Pode está até de capacete do PowerRagers que vai pro hospital gastar seu seguro do mesmo jeito! Num é só a cabeça que machuca num tombo!

É mais perigoso? sim claro, num tenho duvida!! Mas tbm num é algo pra ficar julgando quem usa determinado capacete ou outro! chamar de burro, de irresponsável, de isso, da quilo, pra mim eu acho exagero!

Falo isso pq uso tanto capacete aberto como fechado! Nem por isso sou burro, nem irresponsável!

Isso que to tentando dizer!

abraços galera!

agm2112
13-12-07, 12:38
É mais perigoso? sim claro, num tenho duvida!!


Já esta respondido por você mesmo ...

emdweb
13-12-07, 12:49
Já esta respondido por você mesmo ...


Boa sorte com seu capacete fechado!
Abraços!

Diego.fcs
13-12-07, 13:14
O oldskullo tocou num assunto interessante, se é proibido, porq fabricam??? Num seria mais fácil proibir a fabricação??? Sei lá, brasileiro tem mania de resolver as coisas tudo ao contrário...

Quer usar capacete aberto, pode usar, mas use um bom, não os de 30 conto, usa um bem melhor e com óculos de proteção de preferência... Uma vez só sai de capacete aberto sem óculos, foi naquelas, vou só ali pegar um negócio e já volto, meio rapidão, andei 2 quadras e um marinbondo bateu no meu olho e quase caí da moto porq com o reflexo fecheu o olho, sorte que eu tava atento e de olhos fechados lembrei que num tinha nenhum carro estacionado e joguei a moto pro lado e deixei ela morrer e fiquei tentando tirar o *** do meu olho...

agm2112
13-12-07, 13:28
O oldskullo tocou num assunto interessante, se é proibido, porq fabricam??? Num seria mais fácil proibir a fabricação??? Sei lá, brasileiro tem mania de resolver as coisas tudo ao contrário...

Quer usar capacete aberto, pode usar, mas use um bom, não os de 30 conto, usa um bem melhor e com óculos de proteção de preferência... Uma vez só sai de capacete aberto sem óculos, foi naquelas, vou só ali pegar um negócio e já volto, meio rapidão, andei 2 quadras e um marinbondo bateu no meu olho e quase caí da moto porq com o reflexo fecheu o olho, sorte que eu tava atento e de olhos fechados lembrei que num tinha nenhum carro estacionado e joguei a moto pro lado e deixei ela morrer e fiquei tentando tirar o *** do meu olho...


Tomei uma pedra na cara a 80 por hora, que jogou minha cabeça pra traz.... chegou a tirar uma lasca da viseira ... outro dia também levei um pássaro na cara ...

Diego.fcs
13-12-07, 13:37
Tomei uma pedra na cara a 80 por hora, que jogou minha cabeça pra traz.... chegou a tirar uma lasca da viseira ... outro dia também levei um pássaro na cara ...

Pois é, depois dessa nunca mais, sempre de capacete fechado... Pássaros eu vivo desviando, quando vou chegando perto já dou umas buzinada pra eles saírem fora, evito estradas secundárias aki por isso, ainda mais em época de colheita de grãos que cai tudo na pista e fica cheio de pomba no acostamento...

marys7br
14-12-07, 10:30
época de colheita de grãos


Quando será isso....rsrs

Mas se esses capacetes de 30 reais são ruins, como eles têm selo do INMETRO?

PimEdu
14-12-07, 11:07
Não se pode proibir capacetes de 30 reais pois eles podem ser usados para outros fins, é simples assim.
Sobre andar com capacete aberto a chance de se machucar mais e gastar mais dinheiro é grande, agora entre capacete e sem capacete dai não tem oq dizer emdweb, a chance de um cara sem capacete abrir a cabeça e gastar fortunas em hospital é mto, mas mto maior que a de um cidadão q caia com capacete. Nesse caso tem q levar uma multa astronomica e ainda nunca mais poder guiar uma moto mesmo.