PDA

Ver Versão Completa : Como fazer um Ar Condicionado Caseiro



ammanzoli
19-12-07, 20:33
Realmente funciona. Ano passado encontrei um artigo no Instructables, mas só agora tive tempo pra fazer.
É um tutorial simples de como construir um ar condicionado usando um ventilador, tubos de cobre, mangueira de nível de PVC (de pedreiro) e água gelada. O princípio de funcionamento de um trocador de calor é simples, é o mesmo princípio utilizado pelos aparelhos comerciais, e é nele que se baseia o projeto.

Você vai precisar de um tubo de cobre de 1/8, 1/4 ou 3/8 de diâmetro, fácil de encontrar em casas de material para construção. No meu projeto 7 metros foram suficientes. Enrole o tubo em espiral na parte de trás do ventilador, prendendo com arame, fita isolante, zip ties, ou o que você achar melhor.

A mangueira, de mesmo diâmetro, deve ser cortada em dois pedaços: um pedaço será encaixado numa das pontas do tubo de cobre para escoar a água aquecida (a ponta da mangueira deve ficar abaixo do balde). O outro será encaixado na outra ponta do tubo e colocado dentro de um balde com água gelada. A água flui naturalmente do balde para a outra ponta da mangueira pelo princípio do termosifão. Vale lembrar que o ventilador não pode ficar muito acima do balde, e nem abaixo. Se não funcionar, use aquelas bombinhas de aquário.

Dicas:
1- Acrescente sal para abaixar o ponto de congelamento da água. Assim a água passa a congelar entre -4ºC e -2ºC, e o aparelho funcionará por mais tempo.
2- Se quiser vento mais frio, faça uma mistura de água e álcool isopropil (meio-a-meio). O ponto de congelamento cai para algo próximo de -20ºC.
3- Use um radiador de carro no lugar dos tubos de cobre para melhorar a eficiência.
4- Para iniciar o processo de troca, o tubo deve estar inteiramente preenchido com água.

Não consome megawatts de energia, não faz aquele barulhão e nem causa problemas respiratórios por causa de ar seco ou filtro sujo. Testado e aprovado. Quem quiser mais detalhes é só entrar em contato.

BrunoDias
19-12-07, 20:42
foi vc q fez isso? ou te mandaram pela net?

posta foto ai da coisa

ammanzoli
19-12-07, 21:06
foi vc q fez isso? ou te mandaram pela net?

posta foto ai da coisa


ei vi na net, mas pretendo fazer sim, pois agora ta chegando o verão e é tenço aqui em VIX, eu nao postei foto, pq nao conssigo colocar foto aqui, vc poderia me dizer como faz ????

RGBguima
19-12-07, 22:55
:drool: :drool: :drool: :drool:

Ar Condicionado de pobre!! Muito bom!

Stone
20-12-07, 08:23
gostei, quem sabe será um projeto pro meu futuro sítio :clap:

Diego.fcs
20-12-07, 09:41
Opa, gostei... Curto muito esses lances de "faça vc mesmo", mostre umas fotos pra gente aí que eu quero montar um trem desses aí...

Faz os uploads das fotos no imageshack e posta os links aki... é simples!

jecastro
20-12-07, 10:00
Como um projeto de feira de ciência é interessante, mas na prática é muito pouco eficiente e prático. Seria mais fácil comprar uma barra de gelo e colocar na frente do ventilador.

ammanzoli
20-12-07, 10:34
entran nesse link ai...

http://cometa.wordpress.com/2007/03/17/ar-condicionado-caseiro/

so tem uma foto mas da para ter ideia, o meu eu vo ver se faço a semana que vem ai tiro foto e mando com mais detalhes ....

ammanzoli
20-12-07, 10:36
Como um projeto de feira de ciência é interessante, mas na prática é muito pouco eficiente e prático. Seria mais fácil comprar uma barra de gelo e colocar na frente do ventilador.




e sempre tem um estraga prazer rsrsrsr ... brincadeira


aconte que barra de gelo vc tem um gasto a mais, nesse projeto vc nao presiza gasta com nada para funcionar ( a nao ser e claro o material para fazer), e so colocar agua que a fisica faz o resto, como foi dito se quizer nem bomba precisa para circular a agua ...

jecastro
20-12-07, 10:41
Quem vai esfriar a água? A agua vai absorver o calor e vai esquentar.

Diego.fcs
20-12-07, 10:50
Interessante mas o que vai gelar a água??? Teremos que colocar água gelada o tempo todo?? Ou gelo na água??

Diego.fcs
20-12-07, 10:54
Pelo que vi é o seguinte: A água vai circular pelos tubos de cobre e voltar para o balde o tempo todo certo?? Aí o ventilador irá tirar todo o calor da água e ela vai ficar cada vez mais fresca certo??

Ivan RJ
20-12-07, 11:05
Se puder coloque fotos ou um diagrama para ficar bem claro. Valeu. Um grande abraço a todos os irmãos.

Joao XTZ
20-12-07, 11:49
tendi mais ou menos...mas explica mais claro...e poe umas fotus...valeu... :lol: :lol: :lol:

César
20-12-07, 12:08
Legal, mas acho q não gela muito não fora o trampo, não tem como fazer uma mais eficiente? Se usasse hidrogênio líquido num sistema selado ia gela bastante heim.

agm2112
20-12-07, 12:14
Pouco prático ....

"não consome megawatts de energia" ... nenhum ar condicionado que não seja dimensionado pra um shopping center tem este consumo.

jecastro
20-12-07, 12:34
Pouco prático ....

"não consome megawatts de energia" ... nenhum ar condicionado que não seja dimensionado pra um shopping center tem este consumo.
Um transformador de rua destes que baixam a tensão de 22kv (22.000volts) para 220v ou 13,8kv para 127v tem potência em torno de 100kwa, 1 magawatts é a energia de 10 transformadores deste, qual sistema de ar condicionado que gasta tudo isto?

px400
20-12-07, 13:43
tem essa apostila, é o mesmo conteudo.

http://rapidshare.com/files/64249952/tutorial-como-fazer-um-ar-condicionado-by-anjo-oculto.pdf
http://www.badongo.com/file/4799826
http://w15.easy-share.com/8147411.html

http://www.filewarez.nl/forum/images/postador/ebook/2044/i83x.jpg
http://www.filewarez.nl/forum/images/postador/ebook/2044/ixih.jpg

agm2112
21-12-07, 08:26
Um transformador de rua destes que baixam a tensão de 22kv (22.000volts) para 220v ou 13,8kv para 127v tem potência em torno de 100kwa, 1 magawatts é a energia de 10 transformadores deste, qual sistema de ar condicionado que gasta tudo isto?


Sei lá ... mas tá escrito lá em cima. Talvez um de shopping center ....

Diego.fcs
21-12-07, 09:00
Tem que colocar muito gelo nesse isopor aí e muito sal também para manter bastante tempo gelado mesmo... Claro que ele num terá o mesmo desempenho de um ar-condicionado mas acho que já dá para dar uma refrescada...

Ar-condicionado de megawatts é estranho mesmo hein!!! hehehehe...

ammanzoli
22-12-07, 16:18
Quem vai esfriar a água? A agua vai absorver o calor e vai esquentar.


como vc leu e so trocar a agua, nao e precisamente colocar gelo, pode so colocar agua de preferencia com sal, mas estou estudando uma outra forma para que no caso quando for usado gelo para que ele dure mais tempo, sem dereter, uma forma que a agua da mangueira nao vai ter contado com o gelo com isso o processo com certeza vai demora muita mais para derreter,

alias ja ate bolei


funciana da seguinte forma vc faria uma serpentina no ventilador e uma outra dentro de uma caixa de isopor que teria, ai vc enche o sistema se agua (no caso as magueiras e a serpentina) ligaria ela numa bombinha (lembrando a agua da serpentina nao vai ter contado com o gelo dentro da caixa) e na caixa de isopor vc deixa somente gelo, com a agua quente que vem do vetilador nao vai fica tentoo contato com a gelo que vai esta na caixa esse processo vai demora muito mais

ammanzoli
22-12-07, 16:20
Pelo que vi é o seguinte: A água vai circular pelos tubos de cobre e voltar para o balde o tempo todo certo?? Aí o ventilador irá tirar todo o calor da água e ela vai ficar cada vez mais fresca certo??


correto

ammanzoli
22-12-07, 16:27
e galera todo sabem que nehuma ar condicionado consome mega wats, esta errado la
dereveria esta so wats, mas mesmo assim todos sabem que ar condicionado conssome muiito isso ai e metodo para da uma aliviada no dias mais quentes, tambem nao vamos compara com ar de verdade ne

mas creio que num anbiente de 4x3m deva cai em torno de uns 4 a 8 graus talvez ate mas dependo do material que vai usa

como ventilador
tamanho do balde
a serpentina se for bem dimencionada para o vetilador
se vc vai colocar gelo ou nao
com uma serie de fatores

duvidas mande e-mail para o [email protected]

no que eu puder ajudar estamos ai falou .....

ammanzoli
22-12-07, 16:28
Interessante mas o que vai gelar a água??? Teremos que colocar água gelada o tempo todo?? Ou gelo na água??



vc podera trocar agua somente ou colocar gelo

Diego.fcs
24-12-07, 10:41
vc podera trocar agua somente ou colocar gelo


Aquele esquema de encher garrafas pet de água e congelar elas para gelar a água é uma boa, vai durar muito tempo...

rocksul
24-12-07, 10:53
Depois chamam eu de ervento.
Isso aqui que é erva!

ammanzoli
26-12-07, 21:39
Aquele esquema de encher garrafas pet de água e congelar elas para gelar a água é uma boa, vai durar muito tempo...


seria uma bo tambem

minerinho
27-12-07, 01:03
gostei galera, mais nao entendi muito bem, coloca a a mangeuira dentro do tubo de cobre e coloca agua pra correr dentro dele né?

a ideia da pet com metada de gelo seria show

Diego.fcs
27-12-07, 13:58
gostei galera, mais nao entendi muito bem, coloca a a mangeuira dentro do tubo de cobre e coloca agua pra correr dentro dele né?

a ideia da pet com metada de gelo seria show


A mangueira seria conectada no tubo de cobre para conduzir a água até o tubo de cobre... A garrafa Pet seria para enchê-la totalmente com água e congelar ela (talvez com água e sal) e colocar dentro do isopor com água, gelo e sal...