PDA

Ver Versão Completa : Selo do imetro em capacetes!



FAgan
19-12-07, 22:23
Bem gurizada tinha um Bieffe B12 que tava todo riscado tava feio pakas nem tinha mais o selo do imetro!Resolvi pega ele e pinta.
queria sabe se os poliça se encarnam mesmo nesse papo de selo, porque jah andava nele sem selo(saiu com o tempo)
mas agora que ele vai fika zerinho e sem selo to meio assim dos cara quere complica!
Então tah sendo cobrado esse selo?

Off topic!! ON :lol:

No exercito tem uma pratica(muito praticada) que eh o cabrito*.
*cabrito..uso de materiais federais para seu beneficio!heheh
Olha as foto do cabrito! :drool:
a pintura!
http://img262.imageshack.us/img262/4931/pc190030wl8.jpg
Detalhe do jeep que estamos reformando!
http://img262.imageshack.us/img262/5151/pc190033vv2.jpg
http://img257.imageshack.us/img257/6436/pc190034de3.jpg
Off topic! OFF

Volverine MF
19-12-07, 23:45
Tenho a mesma duvida do nosso amigo Fagan.
Tb to pensando em pintar meu kpacete, tava pensando em fazer uma pintura personalizada, mas tava com receio quanto ao selo.
Alguém sabe dizer o que diz o Código de Trânsito?

muayzen
20-12-07, 00:02
Selo ?

compra akele HGF de 40 pila, tira o selo e coloca no seu casco e pronto! :OK:
outro dia vi um cara com um capacete cromado, pqp esse nao tem consideracao com os olhos de ninguem, pleno meio dia e ele la com akela $#@%$# de mach 5 cromado!

Zeus
20-12-07, 00:31
Essas fotos me fizeram lembrar de quando eu servi o exercito e o sub-comandante queria que eu e mais 3 pintassemos um helicoptero, e ainda por cima de camuflado. :d Sorte que eu sai antes dessa tragedia.

Christian
20-12-07, 05:28
Eu vou na sugestão do Muayzen.

Acha um capacete velho de um amigo que não usa mais e joga 10zão na mão dele e tira o selo pra por no seu. :OK:

jecastro
20-12-07, 07:52
Logo, logo, os camelos vão estar vendendo selo de capacete.

cold-milk
20-12-07, 08:43
tinha um topico q falava sobre isso.... meu antigo capacete perdeu o selo, mandei email pro inmetro e responderam!!!
vale a etiqueta q esta dentro escrito o codigo NBR74**

Volverine MF
20-12-07, 20:33
tinha um topico q falava sobre isso.... meu antigo capacete perdeu o selo, mandei email pro inmetro e responderam!!!
vale a etiqueta q esta dentro escrito o codigo NBR74**
Vlw pela informação, tinha mesmo pensado nisso há uns dias atrás quando desmontei o meu capacete pra lavar, só vou tentar entrar em contato com o Inmetro pra ver se essa regra ainda é valida e qualquer coisa eu imprimo alguma coisa e ponho junto com os documentos, só pra diminuir a chance de ter dor de cabeça com um policial desinformado.

felucas
20-12-07, 20:59
Cara, não sei onde você mora... mas aqui em São Paulo já me pararam algumas vezes e nunca nem olharam selo nenhum...

Nunca nem sequer relaram no meu capacete...

Volverine MF
20-12-07, 21:07
Cara, não sei onde você mora... mas aqui em São Paulo já me pararam algumas vezes e nunca nem olharam selo nenhum...

Nunca nem sequer relaram no meu capacete...
Cmg tb é isso, mas tem sempre aquela história, vai que o policial ainda não atingiu a meta de multas do mês ou então não vai com a tua cara e resolve te passar o lápis.

Mellhor andar prevenido do que ter que ficar fazendo recurso de multa ou pior, paga-la.

Hunter 123
20-12-07, 21:45
Vai acabar é tomando guarda de graça por colocar essas fotos aí hem :drool: :drool: :D

FAgan
21-12-07, 15:02
Vai acabar é tomando guarda de graça por colocar essas fotos aí hem :drool: :drool: :D

não tem nada de mais nas fotos ai em cima unica coisa que usei foi o compressor e a pistola de pintura e ainda por cima com autorização!VLw

FAgan
21-12-07, 15:06
Agradeço a ajuda dos colegas!
Desculpe a demora pra responde ai tava ocupado! :k
Pelas respostas no geral vi que da pra da uma relachada nessa questão!
Mas tenho o capacete branco que ganhei com a moto "aqueles bem bagacero" q uso pra andar fardado mas como saio em janeiro não vo mais usa ele!
Alguem sabe um jeito de tirar aquele selo sem ele se romper?Eh que ele eh tipo todo riscado com uma lamina tipo um estilhete!

Volverine MF
21-12-07, 23:10
Antigamente o pessoal usava vapor d'agua pra soltar a cola, mas isso era usado pra violar cartas, não sei se vai funcionar com a cola do adesivo. Mas acho que vc deve saber do que to falando né, tipo põe água pra ferver numa chaleira e quando estiver saindo vapor vc coloca o selo perto do bico da chaleira.

Qualquer coisa faz uma experiencia, parece tosco, mas pode dar certo. O importante é não estragar o selo.

FAgan
21-12-07, 23:19
pois eh tentei o secador de cabelo mas não adiantou!
Vo tenta o do vapor!
Alguem sabe algum jeito mais de soltar o selo?

Cyber
22-12-07, 00:16
Logo, logo, os camelos vão estar vendendo selo de capacete.


tinha gente no mercado livre vendendo o selo mais acho que já tiraram de circulação :d :NOOK:

Roberval2005
22-12-07, 06:34
Pois é

Começa dia 1 de janeiro.

Multa de 127 reais + 5 pontos nao carteira




e ate apreensao da motoka

Volverine MF
23-12-07, 00:18
Pois é

Começa dia 1 de janeiro.

Multa de 127 reais + 5 pontos nao carteira




e ate apreensao da motoka
Roberval, acho que não ficou muito claro o que vc disse. Essa pena é pra quem andar com capacete sem o selo do Inmetro?

horusfeiticeiro
26-12-07, 10:17
eu fiz diferente, bati uma foto do selo do meu outro capacete imprimi com qualidade maxima e colei no que eu reformei, ja fui parado em blitz e nunca deu nada, detalhe que eu invernizei o selo tb ai n da galho :OK:

FAgan
26-12-07, 10:52
bah cara jah fiz isso tratei no photoshop jah soh falta imprimi! :clap:

Roberval2005
26-12-07, 12:26
Roberval, acho que não ficou muito claro o que vc disse. Essa pena é pra quem andar com capacete sem o selo do Inmetro?


isso mesmo, capacete irregular= sem selo, sem refletivos


vou imprimir esse selo tbem, alguem me envia foto do selo ae!!!!!!!!!!!!!

FAgan
26-12-07, 13:34
tah na mão
http://img253.imageshack.us/img253/1268/36135313vq6.jpg

Volverine MF
26-12-07, 22:34
isso mesmo, capacete irregular= sem selo, sem refletivos


vou imprimir esse selo tbem, alguem me envia foto do selo ae!!!!!!!!!!!!!
Só que tem um porém meu caro Roberval, o papel com que é impresso esse selo é um papel especial, ele tem um numero serial que é gravado depois de ser impresso e um holograma com o logomarca do Inmetro tb.

Sei que são detalhes que com certeza um policial não vai ficar analisando, mas se ele encanar com o capacete e resolver conferir tudo isso você pode até ir preso por falsidade ideologica. :0_0:

:o Sei que parece radical demais, mas sei lá, acho que é melhor ver com o Inmetro e no Código Nacional de Transito o que é que vale, imprimir a parte referente ao selo e andar junto na carteira.

Se bem que se formos andar com papeis que dizem a verdade sobre o que é infração e o que não é, é melhor andar com o CNT inteiro de uma vez :lol:

Christian
27-12-07, 06:51
Só que tem um porém meu caro Roberval, o papel com que é impresso esse selo é um papel especial, ele tem um numero serial que é gravado depois de ser impresso e um holograma com o logomarca do Inmetro tb.

Sei que são detalhes que com certeza um policial não vai ficar analisando, mas se ele encanar com o capacete e resolver conferir tudo isso você pode até ir preso por falsidade ideologica. :0_0:

:o Sei que parece radical demais, mas sei lá, acho que é melhor ver com o Inmetro e no Código Nacional de Transito o que é que vale, imprimir a parte referente ao selo e andar junto na carteira.

Se bem que se formos andar com papeis que dizem a verdade sobre o que é infração e o que não é, é melhor andar com o CNT inteiro de uma vez :lol:


Só corrigindo:

O certo é Código de Transito Brasileiro e não Código Nacional de Transito, CTB. :OK:

Nersinho - Limeira
27-12-07, 13:18
Olá a todos , sou novo aqui no forum , bem trabalho em uma fabrica de Capacetes e na verdade é obrigatorio o selo do Inmetro para mostra se o capacete é realmente certificado pelo Inmetro ou Orgão credenciado pelo mesmo. Algum colegas mencionaram em retirar o selo com vapor, bem não sei c dá certo mas o selo pode rasgar, pois nele tem alguns cortes bem pequenos para não ser retirados do capacete, alem de ser olografico para não ser falsificado,junto com essa lei os capacetes tem que ter areas refletivas frontal, laterais e traseira. Bem para mais informações procurem pesquisar sobre Contran - Resolução nº 203.
Espero ter ajudado, abraço a todos

Volverine MF
27-12-07, 21:37
Seja bem vindo Nersinho. Apresente-se no tópico destinado as apresentações pra gente te conhecer melhor.


Olá a todos , sou novo aqui no forum , bem trabalho em uma fabrica de Capacetes e na verdade é obrigatorio o selo do Inmetro para mostra se o capacete é realmente certificado pelo Inmetro ou Orgão credenciado pelo mesmo. Algum colegas mencionaram em retirar o selo com vapor, bem não sei c dá certo mas o selo pode rasgar, pois nele tem alguns cortes bem pequenos para não ser retirados do capacete, alem de ser olografico para não ser falsificado,junto com essa lei os capacetes tem que ter areas refletivas frontal, laterais e traseira. Bem para mais informações procurem pesquisar sobre Contran - Resolução nº 203.
Espero ter ajudado, abraço a todos
Ajudou sim. É muito bom ter a palavra de alguém do ramo.


Só corrigindo:

O certo é Código de Transito Brasileiro e não Código Nacional de Transito, CTB. :OK:
Valeu pela correção. Como pode ver pela hora da mensagem eu já tava com sono hehehe :-/

OptimusLeo
27-12-07, 21:46
Volto a perguntar...sera que as autoridades brasileiras nao toman en conta a certificacao SNELL M2005 e DOT num capacete que seja importado e nao tenha selo do INMETRO?

Me custa acreditar que sejam tam otarios como para autorizar un capacete de plastiquinho barato e nao um Shoei ou Arai :NOOK:

Volverine MF
27-12-07, 21:52
Pra falar a verdade, as autoridades brasileiras nem sabem direito o que diz o Codigo de Transito Brasileiro (espero estar certo dessa vez, hehe) e ainda tem o lance da interpretação das leis.

Mesmo que o capacete tenha o selo do Inmetro como eles podem averiguar se é verdadeiro?

Ah, agora me lembrei de um causo envolvendo os "puliça", foi alguém aqui do PN que contou lá no tópico sobre gafes ao falar de motos. Nosso amigo foi parado numa blitz e o "puliça ja ia fazendo uma lista de multas por que o cara "tinha feito modificações numa Tw", só qdo o "puliça" pegou o documento da moto foi ficar sabendo que não se tratava de um Tw mas sim de uma Comet.

Depois dessa fica meio dificil se preocupar com a fiscalização. O negocio é andar de capacete (com ou sem selo msm), sentado na moto, dentro do limite de velocidade e com o documento em dia, porque o resto nem tem como eles averiguarem.

Hunter 123
27-12-07, 23:17
O negocio é andar de capacete (com ou sem selo msm), sentado na moto, dentro do limite de velocidade e com o documento em dia, porque o resto nem tem como eles averiguarem.

O policial pode multar sim, com toda a razão (não sou policial) porque ele deve seguir orientações, pois pode ser punido caso não o faça. Acho que lei é para ser seguida, é só uma opinião.

Nersinho - Limeira
27-12-07, 23:54
Caro, OptimusLeo no caso da Norma Snell M2005 uma norma Norte America "M" é de Motorcycle é o 2005 é o ano de certificação que dura em média até ano de 2006 para a renovação da norma no USA e Europa não tem problema, segundo a lei brasileira todo importador de capacete tem que certificar o capacete com a norma do Brasil, apesar da Norma Snell ser uma norma mais rigorosa em comparação com a Norma NBR - 7471 (Norma Brasileira) a lei brasileira pede que o capacete seja certificado aqui no Brasil também.
Resumindo, essa questão do selo do Inmetro serve apenas por uma questão simples, segurança.Pensem comigo, se o selo não fosse necessário, imagina vc comprando um capacete de um fabricante "X" sem o selo e vc cai de moto bate com a cabeça e morre quem garante que o que vc estava usando iria mesmo te proteger.Agora um fabricante que testa toda a materia prima para confecção do capacete , faz uma amostragem dos capacetes montados fazendo testes de impacto com os capacetes, investe com certeza milhões para garantir que o usuário como nós possamos andar com nossas motos com um pouco mais de segurança.O selo é apenas para autoridades verificar se a fabricantes de fundo de quintal
Eu disse tudo isso por que sei a dificuldade que é para fazer um capacete e garantir segurança para os usuários.
Espero ter ajudado.

OptimusLeo
28-12-07, 00:30
Eu entendo e estou completamente de acordo com que a industria brasileira se riga por uns patroes de calidade comprovaveis, o unico que nao estou de acordo e que pelo menos eu, que estou morando fora do Brasil e comprei meu capacete nos USA, que justamente procurei comprar um que tivesse as duas certificacoes DOT e Snell, para saber que estou comprando algo de calidade.

E agora me dizem que se eu voltar pro Brasil, o meu capacete vai virar un pisapapel sobrevaluado? E isso que acho injusto, nao e para ofender ninguem com capacetes brasileiros, mais se um cara chega con un Shoei ou Arai, ja se sabe que a calidade e muito superior, o que eu digo e que a policia e o INMETRO deveria de ter un acordo ou equivalencia de estandares con as normas DOT, Snell e as da Comunidade Europea.

E chato mesmo nao poder usar meu capacete la no Brasil e tiver que comprar outro que talvez nao me oferece a mesma calidade de fabricacao e desenho que o que eu tenho.

Hunter 123
28-12-07, 00:46
Sim, vc está certo, Optimus. O problema, no entanto, é num nível mais elevado. O policial na rua pode nem saber se estas marcas que vc citou existem, nem eu conhecia uma dessas aí que vc falou. Mas ele ve cumprir a determinação. Então, o problema vem da lei que é mal feita, não do policial.

OptimusLeo
28-12-07, 00:52
Por isso digo, simplesmente digam "Se o capacete tiver selo Snell ou DOT, e equivalente com o do INMETRO".

Pronto, isso cualquer policial babaca pode conferir sem problemas. :)

Capaz dentro de pouco falam que minha chaqueta, luvas e resto do meu equipamento nao cumprem con as regras brasileiras e nao posso usar :NOOK:

muayzen
28-12-07, 01:07
http://img167.imageshack.us/img167/9427/11634661le1kn9.jpg

Nersinho - Limeira
28-12-07, 01:30
Realmente é uma pena quem tem um Shoei, Shark etc...não poder usar um capacete desses com qualidade mudialmente conhecida e incontestavel, mas é o que disse o nosso amigo Hunter é a lei o policial faz o que lhe é mandado. E não ofende o que eu quis mostrar é a necessidade do selo.Há a norma DOT é uma certificação em teoria do proprio fabricante quando é exportado,alguns fabricantes brasileiros que testam o proprio capacete coloca o selo DOT e a Snell M xxxx como já disse é USA.

OptimusLeo
28-12-07, 01:34
Nao existe alguma forma de ir diretamente nas oficinas do INMETRO e pedir para eles que fazam alguma excesao da regra, ou que possam conferir que o capacete cumpre con as regras de seguranca minima e poder ser "homologado" para seu uso no Brasil?

Eu acho que um pouco e como dizeram uma vez aqui no forum (acho que foi o Cyber), que o INMETRO tem uma movida ahi meio de mafia com algums fabricantes que pagavam un dinheirinho ahi para ter o selo, mesmo sem ser ter pasado nas provas...viva a esperteza latinoamericana, isso e o que nos tem tao retrasados :NOOK:

Nersinho - Limeira
28-12-07, 01:47
Desconheço, mas apos a certificação dos capacetes e for liberado pelo INmetro pra produzi o selos são comprado em lotes fechados e cada selo tem um nº sequencial que é amarado pelo sistema informatizado do fabricante fica assim pelo nº de serie do capacete sabemos nº do selo nº de lote da cinta jugular, nº de lote do isopor que vai no capacete, nº do ABS ( platico do Casco) , mas o fabricante compra o selo apos a certificação em lote fechado , o processo de certificação é rigoroso demais é dificil ter flaude, eu inclusive participei de varios

Volverine MF
28-12-07, 22:58
O policial pode multar sim, com toda a razão (não sou policial) porque ele deve seguir orientações, pois pode ser punido caso não o faça. Acho que lei é para ser seguida, é só uma opinião.
Não discordo da função do policial. O que eu quis dizer é que até eles mesmo sofrem com alguma leis ou parte delas, pois não dispõem dos meios para averiguar se devem aplicar uma multa ou não.

Por exemplo a lei sobre o som automotivo diz que o som do carro não pode passar de um certo nº de decibéis, mas duvido que eles disponham do aparelho para fazer a verificação e em caso de infração aplicar a multa, vai no olhometro, ou melhor no, ouvido. É complicado até pra eles e talvez por isso msm eles acabem apenas exigindo que se use o capacete, seja com ou sem selo, pq eles mesmos não tem como ficar averiguando isso.

Não sou de descumprir a lei. Não ando com veiculo com documentação atrasada e nem troquei as setas da minha motoca por que não quero guarda embaçando cmg. Porém, acho que a legislação é mal feita e a fiscalização, não por culpa dos policiais, é mal feita.

Nersinho - Limeira
30-12-07, 13:08
è gente lei é lei o pior não é o selo é o refletico que na minha opñião acaba com o grafismo do Capacete mas também é necessário.

Andinho Xeineclovisk
03-09-09, 19:19
Bom pessoal

comprei um capacete MHR Helmelt

paguei 380 contos, ele é importado, e tem sim o selo do Inmetro

mas a etiqueta na parte de dentão não tem não, só se estiver debaaido do tecido dele

ja que esse tecido é removivel pra lavar.

oliver2fast4u
03-09-09, 19:39
eu fiz diferente, bati uma foto do selo do meu outro capacete imprimi com qualidade maxima e colei no que eu reformei, ja fui parado em blitz e nunca deu nada, detalhe que eu invernizei o selo tb ai n da galho :OK:


por isso q o Brasileiro é um povo criativo.... :lol: :lol:
isso soh da certo se envernizar capacete e selo junto, ai fica 10. :OK: :OK: :clap: