PDA

Ver Versão Completa : Alforges/bauleto/mala de tanque.



Hopeless
20-12-07, 21:54
qual sera que é melhor pra se usar em viagens pra transportar roupas calçados etc??

Volverine MF
20-12-07, 22:01
Não tenho muita experiencia em viagens, mas acho que depende de quanta bagagem vc vai levar. Por exemplo, vc vai só ou acompanhado? Porque se tua namorada, esposa, amante ou afins for junto, é bagagem em dobro.
Nesse caso eu optaria por mala de tanque e bauleto, porque assim vc teria dois compartimentos de carga e o garupa pode descansar um pouco escostando no bauleto.
Se fosse pra viajar só, optaria pela mala de tanque. Além de achar mais bonita e harmoniosa estéticamente com a moto é mais facil de colocar e tirar, sem contar que deve interferir menos na aerodinâmica da moto. Só tem que ver se tem pra sua moto.

Furious VIPER
20-12-07, 22:20
como o Volverine falou... depende da bagagem e tb do tipo de viagem.
Se é um encontro de motos onde tu vai ficar andando de moto eventualmente... mala de tanque fica ruim, pq fica akele "tira e bota" da mala... nesse caso uma mochila cai melhor.
Se for simplesmente ir pra algum lugar e largar a bagagem toda... vai de mala de tanque.. suas costas agradecerão... e a viagem fica muito tranquila... não muda em nada a ciclística da moto.

Agora... se for com garupa... tem 2 opções...
o garupa levando mochila nas costas.. ou um baú! pro piloto... a mala de tanque é muito útil. usar uma mochila no peito.. é pra quebrar as costas do piloto... nem pensar!

Lembre-se... faça suas malas... depois pegue o necessário apenas... desse necessário, leve apenas o extremamente necessário... disso.. pegue o indispensável... e pronto!

Volverine MF
20-12-07, 22:25
Lembre-se... faça suas malas... depois pegue o necessário apenas... desse necessário, leve apenas o extremamente necessário... disso.. pegue o indispensável... e pronto!
O dificil é convencer a mulher disso, hhh

Seba
21-12-07, 00:48
Eu penso nisso e antes de comprar a moto já era mochileiro :OK:

O bauleto atrapalha a aerodinamica, mas só acima de 140 km/h (nunca senti diferença com ou sem ele, também de CGzinha hehehe) ou com ventos muito fortes (experiência pratica!)... mas é muito pratico, da pra trancar ele com as coisas dentro e ficar tranquilo, então é ótimo pra qualquer ocasião.

As malas de tanque em geral cabem uns 50% da carga das duas malas do alforge, então penso em comprar o alforge pra fazer as viajens.

Também tenho opção de viajar com o bauleto (Givi E450) e colocar a minha mochila presa em cima dele, caso eu esteja acompanhado. Já vi fotos de um monte de gente viajando com essa combinação, só tem que cuidar o peso pra não desestabilizar a moto e estar com um bagageiro reforçado.

Mas claro que o ideal é colocar o que for mais pesado na mala de tanque (posição centralizada), depois alforges (acrescentando peso ao garupa) e depois no bauleto (que desestabiliza mais a moto).

Pelo que eu já li os alforges atrapalham menos a aerodinamica do que o bauleto. E também sendo que o pior pra nós com bauleto deve ser o vento lateral.

Gostei do tópico! Se eu estiver errado sobre as informações, avisem! tenho interesse!

Apesar de que ainda não sai pra viajar... me coloquei como solteiro logo depois de comprar... :-/ :-/ :-/ |:( |:( |:( hoje me arrependo, ela era parceria pra rodar |:( :-/ |:(

Hopeless
21-12-07, 08:38
Não tenho muita experiencia em viagens, mas acho que depende de quanta bagagem vc vai levar. Por exemplo, vc vai só ou acompanhado? Porque se tua namorada, esposa, amante ou afins for junto, é bagagem em dobro.


dobro nada cara....no minimo triplo se a mulher for muito "compreensiva" pq só o que elas levam de produtos de beleza normalmente ja enchem a minha mochila hehehehehhe sem contar os sapatos, brincos, aneis etc etc etc e ainda nem chegamos nas roupas :0_0: :0_0:



como o Volverine falou... depende da bagagem e tb do tipo de viagem.


a maioria das viagens que tenho em mente é 50% do tempo encima da motoca, o resto para comer domir e visitar algum lugar, a bagagem é roupa casual, coisa de dia a dia mesmo, os equipamentos vao todos no corpo.
quando se fala em "INDISPENSAVEL" para uma mulher inclua na mala mais 2 pares de sapatos(fora os ques estao em uso), 3 tipos de cremes, 2 perfumes, aqueles potes enormes de shampoo huahauhauhauhau é fod* dividir mala com elas.



As malas de tanque em geral cabem uns 50% da carga das duas malas do alforge, então penso em comprar o alforge pra fazer as viajens.

Também tenho opção de viajar com o bauleto (Givi E450) e colocar a minha mochila presa em cima dele, caso eu esteja acompanhado. Já vi fotos de um monte de gente viajando com essa combinação, só tem que cuidar o peso pra não desestabilizar a moto e estar com um bagageiro reforçado.


ontem estava de olho num bau exatamente do modelo do seu, o que tens a dizer sobre ele?


os alforges atrapalham muito pra garupa? tava vendo daqueles de nylon que tem só a tira para colocar sobre o banco.
as malas de tanque não ficam incomodando?? da a impressao de que vai ficar pegando no peito.

Seba
21-12-07, 09:02
Cara compra uma pickup!!! :lol: :lol:

Assim... a minha é uma CGzinha, só acho que ele ficou muito grandalhão pra ela, mas pra tua vai ficar beeem melhor.

Mas eu não trocaria ele por outro menor... talvez comprasse outro pequeno pra usar de vez em quando, pois não deixo de jeito nenhum meu capacete pendurado na moto.

Cabe 2 capacetes e uma jaqueta de nylon por cima, luvas e outras coisas que caibam dentro deles.

Pra fazer compras é ótimo, é só tocar tudo dentro dele. E pra trabalhar também, cabe muita coisa.

É o único modelo monolock que tem abertura e fechamento rápido. Com um dedo você abre e fecha. Com um dedo você ejeta ele.

Tem um espaço legal pra botar luz de sinalização, no meu coloquei 20 leds... 10 pra freio e 10 pra sinalização com conector tipo hotswap, é só ejetar o bauleto não aparecem fios (tipo o original que custa R$ 160,00 e tem 4 leds pra uma única função).

Se for colocar o bauleto não esquece de usar um bagageiro reforçado!!

Os alforges não atrapalham não, só tem que regular direito, além da corda que prende em cima tem outras presilhas pra acertar bem ele, fica bem rente a perna do carona.

As malas de tanque eu nunca cheguei perto dela montada... imagino que nas nossas motos nem com carga total não deva chegar perto do peito, ainda mais que você vai estar com carona e vai sentar na frente.
Só acho que ela cheia pode atrapalhar em curvas fechadas, tipo... bater o braço nela. Mas é muito pratico pra parar em restaurantes na beira de estrada, é só sacar fora e o bauleto fica trancado então é jogo rápido.
O alforge que da mais trabalho.

Espero ter ajudado!

Abraço!

px400
21-12-07, 09:09
Cara, eu uso bau e alforje lateral para moto e utilizo numa ybr 2006.

Olha ai as fotos de como ele fica.

http://img148.imageshack.us/img148/7756/pic0222pf5.jpg

http://img179.imageshack.us/img179/9002/tramandaidia8bun7.jpg


Dai assim, normalmente é eu que levo mais coisas do que a patroa, mas é que na verdade eu levo 2 capas de chuva dentro do alforge da esquerda ( pq é o lado que dá pra abrir todo o alforje sem encostar no escapamento pq nao tem escapamento :0_0: ).

Já no lado direito, como podem ver, o escapamento da ybr é mais alto do que nas outras motos, dai eu coloquei 30cm daqueles isolantes termicos utilizados em telhado de casas, é alto colante, mas tbm foi costurado pro vento nao arrancar.

É feio pra *******, mas nao derrete e nem esquenta nada no alforje.

no teu perfil é uma 250cc que tu tem, acredito que tu nem vai sentir diferença utilizando o alforje, fora que cabe MUUUUUITA COISA dentro.

Ainda eu levo um bau givi, ali é só coisas da patroa, creme e o kit nescessário.

Checklist rápido da ultima viagem ( material do alforje )

Lado esquerdo:

2 capas de chuva
1 toalha grande ( tipo aquelas de beira de praia que cabe toda a familia pegando sol no domingao sem faustao )
1 lençol
4 camisetas ( minhas huahiuehaiuhe)
1 calça de brim
1 bermuda de brim
1 bermuda de naylon ( nem conta )
1 enchedor de pneu pequeno ( é a garrafinha que sai gosma branca, reparador de pneu )
1 boné



Lado Direito:

2 bolsas necessiere da patroa
1 sandália que nao solta as tiras
1 kit de ferramentas robusta ( chaves de roda, chave inglesa)
1 Oleo lubrificante bardahl pra corrente e kart 250ml
2 blusas da patroa
Mini bolsa com desodorante, pente, escova de dente, shampoo, sabonete de glicerina pra tira os cascão.

e só, pq esse alcança no escapamento e procuro sempre nao deixar muito peso.


Baú givi 29 litros:

mala da patroa ( nao posso dizer o que tem dentro, coisas de mulher )


------------

Bom, "só" levo isso, nao levo nada nos ombros, nem camera digital pq já que tá na estrada, tem que manter a atenção na estrada, e nao na mochila que tá encomodando ou que tá escorregando do ombro...

Quando ao vento, a y arreia as pernas na lagoa dos barros, ali perto de osório mas pq tem muuuuuuuuito vento lateral, ai vou a 90 por hora so.

No resto das viagens, tranquilao ela anda a 100, 110 e na volta de praia grande vindo pela estrada do mar ela mandou bala até 120km/h carregada!!!

Claro que tem os detalhes básicos de quem usa alforje e baú.

A moto fica mais pesada sim, mas eu particularmente acho que ela fica melhor de viajar em estrada, ela "senta" no chao e nao pula tanto nos buracos.

Em baixa velocidade, tipo se vai parar e tal, tem que ter a manha, pq ela fica bem pesada ( mas é pq o ponto de equilibrio dela é atrapalhado com tanta mala )

Resumindo, mais ajuda do que atrapalha, cabe muuuuuuuuuuuuuuita coisa, basta fazer uma filtragem que nem o furious falou.

E tipo, andei 750 km +- nessa viagem aeh da foto e foi tranquilo tranquilo, nao furou nenhum pneu e nem estragou nada na moto.

vinacowboy
21-12-07, 09:18
falando nisso... eu fiz um Teste com minha churrasqueira, mas não pra empinar... e amarrei a mochila na churrasqueira pq minha molér estava reclamando de dor nas costa... e andei 60km e a mochila nem se mecheu... ficou bem amarrada... Gostei da Ideia e vou fazer denovo na viagem pro encontro PN 2008.. pelo menos minha molér num vai reclamar de dor nas costas...