PDA

Ver Versão Completa : Pedágio para motos isento no Paraná.



Cyber
24-12-07, 12:14
E ae pessoal peguei a estrada nesse final de semana, Domingão, vim de Ponta Grossa para Guaratuba e tive uma ótima surpresa, as motos estão isentas neste momento no Paraná. Vou economizar uns R$20,00 de pedágio de ida e volta.

Vi que ainda as concessionárias podem recorrer (e vão) mais por enquanto estamos livre disso. :OK:

Resta saber se continuando isento eles vão seguir dando apoio as motos se caso aconteça problemas nas rodovias. Quando pago, aconteceu qualquer coisa você liga e rapidamente aparece um carro de apoio para te socorrer, não sei como vai ficar agora. Tomara que não fiquem fazendo média para atenter só porque não estamos pagando.

rocksul
24-12-07, 12:39
Seria bem legal se o governo colocasse pra funcionar aquele monte de balanças paradas para verificar os pesos dos caminhões. O tempo por si só deteriora as condições da estrada. Não sei pq as concessionárias de pedágio não emitem uma nota fiscal fatura destinada a mãe natureza.

Diego.fcs
24-12-07, 12:53
Pois é, peguei a estrada hoje para vim para Maringá trabalhar e contava com essa isenção, chegando ao pedágio tive uma supresa, perguntei para a moça se tava isento e ela disse que não... Tive que pagar 2,40 reais para vir pra cá de pedágio, chegando aki vi no jornal que realmente estão cobrando... foda isso... Num é a primeira vez que isso acontece...

Acho difícil fazerem isso, afinal, tem que ver certinho qual foi o contrato de concessão dessas empresas...

Cyber
24-12-07, 14:41
Diego acabei de ligar para uma das praças e tive a confirmação que "Motos não precisam pagar o pedágio."

O pessoal ae te passou a perna, pegue os seus Tickets e tente entrar em contato com o pessoal que está fazendo cumprir a lei nas outras praças (que é o DER). Vai ajuda outros irmãos de moto. :OK:

Abaixo Notícias da RPC

Fonte RPC http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/parana/conteudo.phtml?tl=1&id=721389&tit=Lei-que-isenta-motos-do-pagamento-do-pedagio-e-sancionada

Depois da tentativa frustrada de garantir a isenção do pedágio para carros emplacados nas 27 cidades onde estão instaladas as praças de cobrança, o governo do Paraná sancionou uma lei que isenta os motociclistas do pagamento da tarifa em todo o estado. A lei 15.722/2007 foi sancionada nesta quarta-feira (12) pelo governador Roberto Requião (PMDB) e deve passar a vigorar depois que for publicada no Diário Oficial - o que deve acontecer até o final da semana.

Rodonorte aumenta tarifa nesta quinta-feira



As últimas sete praças de pedágio do Paraná que ainda cobravam a tarifa do pedágio sem o reajuste anual de 4,13% vão aplicar o aumento à zero hora desta quinta-feira (13).

A concessionária Rodonorte, que administra as sete praças, conseguiu uma liminar da Justiça Federal que assegura o reajuste - previsto no contrato entre empresas e governo do estado.

Leia matéria completa e veja os novos valores que serão cobrados.
A nova lei vai beneficiar, segundo dados repassados pelo Detran do Paraná, 606.825 motos em todo o estado. Ficam isentos motos, motonetas e bicicletas a motor. O presidente da secção paranaense da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR-PR), João Chiminazzo Neto, avaliou a nova lei como "mais uma forma que o governo do Paraná encontrou para trazer prejuízos para as concessionárias". "Nós vamos recorrer desta lei, pedindo a suspensão, logo que ela for publicada. No contrato (entre empresas e governo) não há nenhuma cláusula que prevê a isenção para motos, apenas para veículos de emergência e do governo", diz. "Se for mantida (a lei), o prejuízo será jogado na conta do desequilíbrio econômico-financeiro e um dia terá de ser pago", completou, citando que o aumento da tarifa é uma das formas de pagamento.

O deputado Mauro Moraes (PMDB), autor da lei, comemorou. "É uma vitória para os paranaenses. Não é justo que as motos, que por causa do peso não desgastam as rodovias, paguem o pedágio", diz. Chiminazzo explicou que a cobrança é justificada em virtude do grande número de atendimentos prestados aos motociclistas ao longo de toda a rodovia pedagiada. "Neste ano, somente nas estradas administradas pela Rodonorte, foram registrados 233 acidentes com moto e 238 pessoas ficaram feridas. Destes acidentes, 85% envolviam motos de baixa cilindrada que por um lado desgasta menos a rodovia, mas por outro, têm mais incidência nos acidentes", explica. E a tendência, diz, é que os números aumentem. ""Com a isenção, mais motos vão circular e conseqüentemente mais acidentes devem acontecer", prevê.

Acidentes com moto na Ecovia

Na Ecovia, no trecho da BR-277 entre Curitiba e o Litoral, as motos correspondem a 5% do total de atendimentos e 13% do total de acidentes. Este ano, segundo informações da empresa, foram feitos 720 atendimentos com remoção na BR-277. Por mês, em média, passam oito mil motocicletas nos dois sentidos da rodovia, mas esse número chega a 16 mil em janeiro - na temporada. O setor de estatística da Ecovia apontou um crescimento anual das motos que passam pela praça de pedágio. Nos primeiros 11 meses de 2006, 88.865 pagaram a tarifa, em 2007, no mesmo período, houve um crescimento de 20% - totalizando mais de 106 mil.

O argumento de Chiminazzo, sobre o aumento de acidentes envolvendo motos, foi o mesmo usado pela |concessionária Nova Dutra, que administra a rodovia Presidente Dutra, que liga as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, para retomar a cobrança da tarifa. Em abril deste ano, depois de quase 10 anos de isenção, a empresa voltou a cobrar pedágio para motocicletas.

Em quase dez anos, foram feitas 6 milhões de cobrança para motos

A ABCR-PR não tem um levantamento detalhado do porcentual que a cobrança do pedágio para motos representa na arrecadação total de cada concessionária. Para a Caminhos do Paraná, exemplifica, corresponde a 1,2% do total arrecado. Sabe-se, no entanto, que desde 1998, quando o contrato entre concessionárias e governo foi firmado, até o primeiro semestre de 2007 foram feitas quase seis milhões de cobranças para motos - exatos 5.790.759. São em média 1,6 mil por dia, 50 mil cobranças por mês e 600 mil por ano - desde 1998. Só de janeiro a junho deste ano, foram 599.425 cobranças do pedágio para motos em todo o Paraná. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) contabilizou que de janeiro a outubro de 2007 as empresas cobraram 961.970 tarifas referentes a motos e motonetas.

Utilizado várias vezes por Requião para argumentar a redução do valor do pedágio, o recente leilão das rodovias federais, feita pelo Governo Federal, prevê o pagamento de pedágio para motocicletas. "Essa lei vai contra o que o Requião considera ideal no assunto pedágio, porque as motos terão de pagar a tarifa", cutuca Chiminazzo.

Christian
24-12-07, 17:40
Só no Paraná isso? :(

Tinha que valer é para todo o Brasil.

Mas por enquanto parabéns para vocês ai. :OK:

Furious VIPER
25-12-07, 20:42
fila gigante de carros.. engarrafamento afú... e tu passando de moto pela pista do lado... se rindo sozinho: NÃO TEM PREÇO!!!

Diego.fcs
26-12-07, 14:58
Putz... foda isso, segunda-feira tive que pagar ida e volta, 2,40 cada, gastei 4,80 reais para vim pra maringá e voltar para arapongas, perguntei na praça e eles falaram que estavam cobrando, vou procurar os tíckets e ir lá arrumar uma confusão com esses caras, muita sacanagem isso, hoje pela manhã tinha um motociclista na minha frente e pagou pedágio também... Se bem que aki acho que é outra concessionária que administra...

Cyber
26-12-07, 17:16
Putz... foda isso, segunda-feira tive que pagar ida e volta, 2,40 cada, gastei 4,80 reais para vim pra maringá e voltar para arapongas, perguntei na praça e eles falaram que estavam cobrando, vou procurar os tíckets e ir lá arrumar uma confusão com esses caras, muita sacanagem isso, hoje pela manhã tinha um motociclista na minha frente e pagou pedágio também... Se bem que aki acho que é outra concessionária que administra...


Então Diego voltando agora de Guaratuba para Ponta Grossa, no primeiro pedágio na região de Campo Largo, tive que pagar ele, os caras não deixaram eu passar pelo isento, não sei o motivo. Mas vou tentar reaver meu R$2,40. Na segunda praça de pedágio, Witmansur, já perto de Ponta Grossa, fui na cancela e o rapaz que faz a cobrança disse "Se não quizer pagar pedágio cara, da a volta aqui e passa lá na ultima faixa (faixa isenta), e espera a cancela abrir" Parei a moto a cancela abriu e fui de boa, haha, dando risada pois aquela ali era R$3,90 :OK:

Estrando mesmo o esquema vou entrar em contato com o DER pra poder informar do caso e me informar também do que esta acontecendo.