PDA

Ver Versão Completa : Acho q descobri o pq do medo de usar o freio da frente



Lagartixxa
26-12-07, 07:30
num é segredo pra ninguem que existe um "mito" no mundo motociclistico de que nao se deve usar o freio da frente com muita força pq se nao a roda trava e é chao. eu que nunca botei muita fé nisso sempre usei o freio da frente como deve ser usado e ate hj nao cai.

mas acho q descobri de onde vem esse medo de travar a roda da frente, sabado qndo eu tava lavando minha moto eu dei uma super geral pq ia levar ela pra vender na feira no dumingo e limpei ela pra que ela ficasse como nova sem nem uma sujeira, e dei um trato especial na balanca traseira, e lavei bem o cubo traseiro, joguei bastante agua nele, depois q lavei a moto fui na casa dum amigo e pra minha surpresa o freio de tras ficou muito esquisito, qualquer toquinho no freio a roda traseira ja travava, dai pensei q podia ser a agua que fez as lonas incharem um pouco(nem sei se isso é possivel) ai esperei um tempo pra secar e fiquei so usando o freio da frente q é a disco e tava normal

sera q isso tbm acontece no freio a tambor dianteiro? pq se acontecer é por isso q a galera tem tanto medo de usar o freio da frente

lion
26-12-07, 07:35
Freio a tambor trava bem fácil mesmo, acho que é pq o traseiro não desequilibra e se vc freiar apenas com o dianteiro pode se desequilibrar, sem falar que se vc travar o de trás vc ainda pode ficar de pé, se for o da frente é praticamente chão...
Tive medo quando tava aprendendo a andar de moto, achava que ia fazer RL sem querer huaha

igortde
26-12-07, 08:05
Exato ... tambor na frente, trava igua o tambor de tras ....

Lagartixxa
26-12-07, 08:17
entao é mais um beneficio do freio a disco

Gustavo Bernardes
26-12-07, 09:53
Freio a tambor é isso mesmo!
Trava tanto na frente como atrás.
Sempre que dou aquele trato na motoca, dou uma volta no quarteirão aqui só pra secar! Depois de umas apertadinhas de leve ele já volta ao normal.
Tem que ficar esperto tb quando a moto fica muito tempo na chuva.
Já quase fui pro chão com isso!

Furious VIPER
26-12-07, 10:35
freio a tambor é horroroso! na traseira axo um desperdício não usarmos disco tb... na dianteira é inadmissível!!

OptimusLeo
26-12-07, 11:15
Eu aprendi que na terra nao se deve de usar o dianteiro muito forte, nem assim de repente... :drool: :lol:

ThiagoRJ
26-12-07, 11:46
freio a tambor é horroroso! na traseira axo um desperdício não usarmos disco tb... na dianteira é inadmissível!!

tbm acho inadmissivel...uahuahauhuahauhau

Furious VIPER
26-12-07, 12:22
tbm acho inadmissivel...uahuahauhuahauhau

mas tá certo.. tanto q agora tu colocou um freio a disco na tua moto! espero q seja de qualidade e nunca te incomode com ele!

Dj Serginho Sag
26-12-07, 13:45
Não vejo problemas no freio a tambor, desde que a manutenção dele esteja correta.
Freio a disco abaixo de 250 pra mim é exagero. Acho que na twister já é, mas todos casos...É bom sim, bem melhor que o tambor, tanto é que eu iria colocar na Biz125. Mas pra que o custo se o tambor dá conta do recado neste caso !!!! ;)

Se o freio não tiver a manutenção correta, pode ser ABS, pode ser de avião que não segura de jeito nenhum. Não adianta freio bom SEM manutenção CORRETA.

Sempre que tive a tambor, não tive problemas.
NOTA: As CB500 em Londres e vários outros países europeus não tinham disco a trás. Só no Brasil e outros paises. Já dá pra perceber que o freio não é tão ruim assim. :clap:

Diego.fcs
26-12-07, 14:45
A minha acontece isso direto, é normal, quando lava tem que tomar muito cuidado ao molhar os cubos das rodas, depois de lavar a moto, dá uma voltinha de leve no quarteirão para dar uma secada por dentro do cubo, eu normalmente dou umas empurradas na moto dentro de casa e aperto levemente o freio, no começo ele trava na hora mas depois vai ficando melhor, eu sempre saio para dar uma voltinha mas muito devagar que se travar eu consigo segurar a moto, depois de andar um pouco, eu dou uma encostada no manete do freio e sigo andando...

hardmen
26-12-07, 17:53
...Freio a disco abaixo de 250 pra mim é exagero...

Exagero é uma moto ter tambor na frente e atrás e custar R$6.219,00 (Titan KS) ou R$8.563,00 (Bros ES)

Se é assim, a grande maioria de fabricantes de motos (mundialmente falando) tem exagerado nos freios das motos (existem 200cc por aí com disco duplo na dianteira)...

Disco nas duas rodas deveria ser LEI e não opcional, já que uma moto é bem diferente de um carro no que diz respeito à frenagem (sem contar o fato que hoje existem freios à disco até para bicicletas)...

Minha (e só minha) opinião!!!

Abraços!!!

vohr56
26-12-07, 18:41
Concordo com o hardmen, é inadimissível motos como CG-150, YBR custarem o que custam e não virem de fábrica com pelo menos o disco de freio dianteiro.

Quanto ao tambor, é isso mesmo. É só chover ou lavar o tambor que ele trava mesmo. Quando se anda de carro e o disco está quente, ao se lavar o carro tomando cuidado para não molhar o disco após um tempo nota-se a formação de ferrugem sobre a área de contato do disco. Deve ser isto que acontece no tambor também. Além desta possibilidade, há o fato de que as lonas seguram boa parte do material que é resultante do atrito das lonas com o tambor, e este atrapalha a frenagem.

PimEdu
26-12-07, 19:15
Sei la, eu ja tive moto com tambor e moto com disco, e acho q tambor não da conta do recado nao nem com bicicleta, freio é algo q nunca é exagero, parar é um excelente metodo de não se acidentar.

Christian
26-12-07, 19:30
Cara pra mim que tive moto com freio tambor e agora tenho uma com freio a disco posso dizer que o tambor não dá conta do recado.

Frear até freia, mas se tu estiver numa situação de emergência e precisar muito do freio vai ver que o disco faz falta.
Ele até segura, mas precisa de um pouco mais de espaço para parar.
Não acho que o disco faça falta na traseira, mas na dianteira é indispensável.
Ainda bem que a Yamaha vende a XTZ tanto a E como a K com freio dianteiro a disco de série. :OK:

OptimusLeo
26-12-07, 21:36
Eu posso dizer que o freio de tambor da minha XT225 esta de enfeite...porque quase nao uso ele. E cuando uso, ele nao faz quase nada a nao ser que ja esteja indo a 2 km/h :NOOK:

Freio a tambor = menos custo de fabricar a moto, maior lucro na hora de vender.

ammanzoli
26-12-07, 21:46
e por isso que quando compri a minha motoca dei muita preferencia pelo freio a disco, onde praticamente so uso ele, so se nao der que uso o traseiro

Hunter 123
26-12-07, 22:34
Disco nas duas rodas deveria ser LEI e não opcional, já que uma moto é bem diferente de um carro no que diz respeito à frenagem (sem contar o fato que hoje existem freios à disco até para bicicletas)...

Concordo.
O freio a disco dianteiro foi uma dos ítens que me levou a adquirir a minha moto. Me lembrei da auto-escola. O instrutor disse: "não usa o freio da frente de forma alguma", enquanto o certo era ensinar como usar. Afinal, o ideal é que seje feito o uso de ambos proporcionalmente...

OptimusLeo
26-12-07, 22:48
O ideal e usar uma proporcao 70/30 ou aproximado na hora de freiar, o ideal e usar os dois. Isso pelo menos e o que dizem os "verdadeiros" profissionais das 2 rodas.

Eu estou cansado de ver motoboy freiando usando so o freio traseiro e pegando chao logo apois :NOOK:

Hunter 123
26-12-07, 23:13
Em freiadas bem levinhas eu prefiro usar o da frente, pra "economizar" o de trás, pra quando for preciso. Em freiadas normais eu uso 50% cada. E em freiadas um pouco mais fortes, uso aproximadamente 70% de trás e 30% da frente.

oldskullo
26-12-07, 23:21
Vc só vai sentir a diferença entre o freio a disco e o freio a tambor quando vc estiver atrás de um carro e ele parar do nada...

Digo e repito aqui: Freio a tambor é excelente na primeira frenagem, bom na segunda, regular na terceira e inexistente na quarta.

Hunter 123
26-12-07, 23:53
Vc só vai sentir a diferença entre o freio a disco e o freio a tambor quando vc estiver atrás de um carro e ele parar do nada...
Digo e repito aqui: Freio a tambor é excelente na primeira frenagem, bom na segunda, regular na terceira e inexistente na quarta.

Putz, você disse tudo. No trânsito, nos sustos, é o freio a disco que garante. Às vezes acho mesmo que o de trás (tambor) não dá conta do recado. Pensei que fosse regulagem, mas já que vc falou isso...é isso! Meeeeeeeestre!

Ivan RJ
27-12-07, 02:02
Legal o tópico, pelo menos dá para ver que a maioria sabe como usar os dois freios em suas proporções corretas. Apenas como lembrança em piso molhado ou muito escorregadio usem sempre 50% na frente e 50% traseiro para evitar a transferência de peso muito forte para a dianteira. Outra observação que vale para qualquer tipo de freio, seja tambor ou disco, "Freio que Trava Não Para". Um freio que trava as rodas é extremamente perigoso, normalmente dá chão no piloto. Em pista seca se algum irmão estiver com o freio travando, quaisquer uma das rodas, leve no mecânico e peça para efetuar uma boa regulagem. É o mesmo princípio do ABS, capacidade máxima de frenagem sem perder a dirigibilidade do veículo, ou seja, mesmo freiando permite ao piloto efetuar qualquer manobra de desvio do obstáculo sem cair da moto. Lembrem-se, com roda travada o piloto vira garupa ou passageiro, não há controle de direção. Só posso falar pela minha moto, que felizmente já veio com a regulagem perfeita da concessionária, e eu não tive o trabalho de efetuar a regulagem. Um grande abraço a todos os irmãos.

superkyo
27-12-07, 02:03
Ainda bem q eu tenho disco na frente, roda traseira eu já travei varias vezes é mto facil travar ainda mais q eu dou meio leve, apesar de gordo, 65kg.........

Em descida so uso o traseiro pra gastar mais hehehe, pq quando realmente preciso reduzir acabo usando praticamente so o dianteiro, ainda naum consigo usar bem balanceado o dianteiro e o traseiro nas frenagens.......

Ivan RJ
27-12-07, 02:24
Superkio, manda regular o freio traseiro de forma que ele não trave em pista seca, esta é a forma correta. Com o tempo vc vai desenvolvendo a técnica de frenagem, não esquenta. Um grande abraço a vc.

destbr
28-12-07, 02:06
achei muito bom o freio traseiro da yes, segura mesmo, mas tb, pode travar com facilidade.
e o dianteiro depois dos 1000km, ficou violento tb.

eu tenho costume de usar meio a meio. mesmo q esteja a 2km/s, uso os dois. já é automatico.
as vezes freio com um ou outro somente, pra testes, e a moto fica com um equilibrio estranho.
acho q pq ja acostumei a usar os dois.

qdo molha o tambor, trava mesmo, mas só nas primeiras.
ja o meu disco qdo molha ou fica muito tempo parado na chuva, demora um pouco a voltar ao normal, fica com a frenagem reduzida.
acho bom, pq nao trava no piso molhado :)

lion
28-12-07, 05:45
nao travei o da frente da y ainda, o traseiro fiz sem querer um tipo de tokio drift motard olokomeo, foi na epoca de autoescola, tinha uma curva fechada pra fazer, freei com o da frente pra reduzir travei o de traz, joguei o de traz travado pro lado e acelerei o.O se eu tentasse fazer propositalmente seria chão com certeza, muito cuidado galerinha!