PDA

Ver Versão Completa : Motos podem ser autorizadas a puxar reboque ou semi-reboque



jecastro
28-12-07, 14:40
Eu nem sabia que era proibido, nas cidades do interior é muito comum ver este tipo de reboque.


http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a1720833.xml

Zero Hora.com 28/12/2007 | 15h22min

Motos podem ser autorizadas a puxar reboque ou semi-reboque
Volume de carga deve ser compatível com sua capacidade de tração

O projeto que autoriza motocicletas a puxarem reboque ou semi-reboque para o transporte de carga tramita na Câmara. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro, que hoje considera infração esse tipo de tração por motocicleta.

O autor da proposta, deputado Anselmo (PT-RO), observa que, quando o Código de Trânsito Brasileiro permite o acoplamento de carros laterais às motos, reconhece a capacidade desses veículos de transportar um volume de carga compatível com a sua capacidade de tração.

Para Anselmo, a capacidade de tração da moto para pequenos reboques ou semi-reboques é a mesma, e o acoplamento dessa espécie de veículos às motocicletas, para o transporte de cargas, exige apenas a obediência a determinadas regras, com vistas à segurança de trânsito.

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. As informações são da Agência Câmara.

oldskullo
29-12-07, 00:34
Eu nem sabia que era proibido, nas cidades do interior é muito comum ver este tipo de reboque.




Ih então aqui é interior também...
o que tem de moto reboque e de cavalo (sim, cavalo) na rua não tá escrito :NOOK:

Mas na maioria das vezes o pessoal puxa reboque de carro com moto, emplacado, com as luzes e tudo mais... Os PMs fazem vista grossa ou porque não querem encher o saco de trabalhador ou porque não sabem aplicar a lei.

Furious VIPER
29-12-07, 00:37
Se eu já axo feio um baú... imagina um reboque! hahahaha
Alguém vai axar lindo... sempre tem os coió! hehehe

Volverine MF
29-12-07, 00:44
Não acho lindo, mas pra quem tem que levar uma certa carga na moto, como os entregadores de disk agua e outros entregadores de cargas pequenas onde se torna inviavel o uso de um carro e um bau não comporta a medida pode ser interessante.

Acho que é mais seguro um reboque ou um carro lateral do que uma adaptação monstrenga na garupa da moto, pois tanto o carro lateral como o reboque não interferem no equilibrio da moto.

O reboque ainda tem uma vantagem sobre o carro lateral, pois permite que se deite a moto numa curva, ao contrário do carro lateral.

Acredito que sendo um reboque de qualidade, com freio e luzes pode ser muito mais seguro que um imenso bau na garupa da moto, mas deve ser horivel pilotar uma moto com carro lateral ou reboque.
Imagina como fica a pilotagem. Com o carro lateral a moto não deita na curva e seja com o reboque ou com o carro a relação fica extremamente curta, é uma marcha atrás da outra, deve ser ruim pacas.

lion
29-12-07, 08:16
realmente cara, eu queria saber como funciona esse reboque ai, mas deve dar algum diferencial quando deitamos na curva, será que não atrapalha? ja pilotou com algum?
Carro lateral é uma bosta mesmo, ja vi o pessoal entregando gás com eles e só de me imaginar pilotando aquele troço com aquilo enorme do lado eu tenho vontade de ir embora e largar tudo lá.

tomara que desenvolvam um protótipo bom, se nao me engano na net vende um importado (vi numa big trail), era tipo uma mala de viagem com acabamento bem feito e não interferia nas curvas pq deitava nelas também!

vai ser legal ver hayabusa puxando minitrio huahauh

Volverine MF
29-12-07, 17:42
Os reboques que eu vi tem um engate movel, quer dizer, numa curva o engate permite que a moto deite apesar do reboque não deitar. O engate é o mesmo usado nos carros ou bem parecido. Não sei como fica a questão do freio, mas eles tem as luzes de advertencia.

Pelo que já vi desses reboques o unico incomodo é que a moto fica com uma relação de transmissão final bastante reduzida, pois a coroa original é trocada por uma igual àquelas usadas em motocross. A troca é feita por que com o aumento de peso é preciso aumentar o torque da moto. O problema é que não dá nem pra pensar em pegar uma via de transito rapido.

Volverine MF
29-12-07, 18:00
Alguns modelos de reboque para motos:

http://www.trabucar.com.br/catalog/images/223_ZnmTdQtWaR.jpg
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=47515698_197.jpg&v=Ohttp://img.quebarato.com.br/photos/big/5/F/1675F_1.jpg

lion
29-12-07, 18:03
NUSSA =o! pra minha cidade talvez até dê, nosso limite de velocidade é 60 e só.

vwphoenix
29-12-07, 22:26
Que coisa feia isso na moto. Parece aquelas carroças do pessoal que cata papelão na rua, a única diferença e a que deles usam roda de bicicleta. :lol:
Um sidecar é mais discreto.

Volverine MF
29-12-07, 22:40
Um sidecar é mais discreto.Pode ser mais discreto sim, mas acho que interfere muito mais do que o reboque e esse ultimo até que não é tão feio assim.

Ps.: Felizmente eu estou livre de pilotar uma moto com qualquer um que seja, tanto o sidecar quanto o reboque. Pilotar a moto com um negócio desses grudado na pequena deve ser ruim pakas :stop: