PDA

Ver Versão Completa : qual melhor produto para lubrificar cabos?



destbr
01-01-08, 19:53
grandes!!

queria saber qual o melhor produto pra lubrificação de cabos do acelerador e da embreagem.
uso oleo, grafite, graxa... qual mais endicado?

abraços e bom 2008 pra todos!

Cyber
01-01-08, 22:42
Eu uso o WD40 cara, recomendado mesmo não sei dizer, sempre usei o WD e resolveu :OK:

danielpaiva
01-01-08, 23:02
Aproveitando o tópico, gostaria de saber também onde e como lubrificar..só passar no manete? ou tem algo mais pra fazer?

abraços

oldskullo
01-01-08, 23:16
óleo 90 sem dúvida porque não deixa juntar resíduo de poeira e tal...

Pra lubrificar tem que retirar o cabo do manete/roldana, retirar a capa protetora (aquela capinha preta que envolve o cabo, eu esqueci o nome :D ) limpar qualquer resíduo com um pano limpo, passar legal óleo no cabo e pronto
é só encaixar de volta e pronto tá lubrificado!
:clap:

destbr
01-01-08, 23:23
ótima dica pessoal, ajuda bastante!! :)

wd 40 tenho uma lata cheia aqui :D

será q um oleo singer nao vai bem tb? tava pensando aqui agora e pode ser uma otima ideia!

o oleo 90 nao deixaria o acelerador mais "pesado"?

Volverine MF
02-01-08, 00:09
óleo 90 sem dúvida porque não deixa juntar resíduo de poeira e tal...

Pra lubrificar tem que retirar o cabo do manete/roldana, retirar a capa protetora (aquela capinha preta que envolve o cabo, eu esqueci o nome :D ) limpar qualquer resíduo com um pano limpo, passar legal óleo no cabo e pronto
é só encaixar de volta e pronto tá lubrificado!
:clap:


Ótimo procedimento, mas como é mais demorado deve ser feito quando vc parar a moto pra uma revisão completa.

Para lubrificações periódicas acho que seria bom a graxa em spray. Vem com um caninho como o WD40, porém acredito que é mais indicado pra lubrificar cabos que o WD40, pois ouvi dizer que esse ultimo pode corroer, ja que é usado pra desemgripar.

Aprendi a lubrificar com essa graxa com um amigo meu que tem uma bicicletaria. Ele usa essa graxa pra lubrificar os cabos das bicicletas.

Diego.fcs
02-01-08, 10:19
Eu uso WD40, as vezes óleo Singer e as vezes óleo de motor mesmo, é bom, sempre funcionou...

destbr
02-01-08, 10:52
graxa em spray eu tenho, porque uso na corrente mesmo. muito pratica! usei nos retentores de pó das rodas outro dia. parece q funciona bem :)

logo paro a motoca pra revisao e acho q vou usar a graxa pra experimentar entao :)

danielpaiva
02-01-08, 14:10
Isso é bom aprender, pois nas "revisões" em concessionária, capaz de nem isso eles fazerem, e cobrar 130 reais pra isso.

Quero aprender a fazer essa "revisão" em casa, e levar em oficina somente quando acontecer algo mais sério.

Valeu pelas dicas :)

igortde
02-01-08, 14:25
Uso Óleo SAE90 e nunca deu problema, quando passo, escorre oleo do cabo, fico imaginando que o WD40 deve escorrer mais ainda...

destbr
02-01-08, 15:46
Isso é bom aprender, pois nas "revisões" em concessionária, capaz de nem isso eles fazerem, e cobrar 130 reais pra isso.

Quero aprender a fazer essa "revisão" em casa, e levar em oficina somente quando acontecer algo mais sério.

Valeu pelas dicas :)


essa é a minha intenção.
mas ainda me faltam duas ferramentas q nao acho nem a pau. um tacometro e a chavinha pra regular valvula. vou ver se acho na internet.

baixe o manual de serviços da sua moto e vai te ajudar bastante!

oleo 90 preciso ver se acho. a loja q eu vou estava fechada hj.

vohr56
02-01-08, 20:10
Para lubrificar os cabos é recomendado utilizar um óleo fino, como o óleo de motor.

Eu utilizo o óleo que retiro da moto mesmo, quando troco o óleo dela. Sempre funcionou e fica perfeito.

Furious VIPER
03-01-08, 00:04
eu não sei qual óleo exatamente meu mecânico usa pra lubrificar os cabos.. mas ele faz isso SEMPRE q revisa a moto... a cada 3mil km...
segundo ele: "os cabos da tua moto vão durar mais do q tu"! hehehe

buzato
28-02-09, 21:32
No manual de serviços da Honda, recomendam lubrificar com óleo de motor os cabos de aço. Eu quando desmontei, lubrifiquei com oleo singer mesmo por estar mais a mão. eheh |:(

Stone
28-02-09, 23:11
o amigo aí de cima falou em tirar o cabo de dentro do conduinte, mas isso é só possível com o cabo do velocímetro e do conta-giro nas motos mais antigas

eu uso uma borrachinha que vem nos cabos de velocímetros originais de CG, na parte inferior
tiro o cabo fora da moto ou simplesmente solto-o na parte de cima, essa borrachinha encaixa certinho no cabo, ficando tipo um funil, aí eu encho de querosene e dou umas mechidas no cabo, para a sujeira sair toda, faço isso umas 3 vezes, depois eu encho a borrachinha ("funil") com óleo e deixo escorrer até sair embaixo, ou deixo de um dia pro outro, podem acreditar, o cabo fica zero!

buzato
28-02-09, 23:16
Opa, acho que me expressei mal. Não tirei o cabo do conduíte, quando falei desmontei, é que desmontei a moto pra manutenção eheh

Apenas afrouxei a borrachinha da ponta do cabo que serve como retentor, apliquei oleo singer, esperei escorrer, encaixei a borrachinha de novo e pronto :) Mas o correto seria óleo de motor

Cassio
01-03-09, 06:51
Na 1a revisão de mil a concessionária parecia ter cagado na minha moto, foi pra lá de boa e voltou com a maior barulheira, daí eu tirei tudo aquela graxa
que eles colocam na corrente e coloquei óleo 90, tem nos postos BR.
Na de 3000 a moto foi com a corrente já bamba, os cabos tudo desregulados e voltou tudo show de bola. Tanto que tava pensando em começar a partir
dessa fazer eu mesmo as revisões mas sei lá, depois da última revisão até animou fazer a próxima na loja.. Mas sei lá, tô pensando ainda, porque eu queri
pegar o manual da moto e aprender mexer nela..

Roberval3000
01-03-09, 14:01
Normalmente é oleo de 10 a 40

Pra lubrificar usa a tecnica do saco.

Pega um saco, faz um furo pequeno, passa o cabo nesse furo (apenas a ponta),
amarra como se fosse enforcar o cabo, bem forte mesmo pra não vazar por fora

e pra finalizar enche o saco de oleo, agora o oleo vai passar por dentro do cabo. Fica como um funil mesmo.

Como demora pra passar vai fazendo outras coisas.

RODRIGO_FAN08
01-03-09, 17:46
o amigo aí de cima falou em tirar o cabo de dentro do conduinte, mas isso é só possível com o cabo do velocímetro e do conta-giro nas motos mais antigas

eu uso uma borrachinha que vem nos cabos de velocímetros originais de CG, na parte inferior
tiro o cabo fora da moto ou simplesmente solto-o na parte de cima, essa borrachinha encaixa certinho no cabo, ficando tipo um funil, aí eu encho de querosene e dou umas mechidas no cabo, para a sujeira sair toda, faço isso umas 3 vezes, depois eu encho a borrachinha ("funil") com óleo e deixo escorrer até sair embaixo, ou deixo de um dia pro outro, podem acreditar, o cabo fica zero!


exato....tb faço isso, mas pra facilitar e num fazer lambança, eu uso uma seringa pra "injetar" o querosene somente no lugar certo....dá uma mexidinha, umas 3 vezes e pronto....depois venho com o óleo singer, que pra mim é o melhor, por ser bem fino.....claro que tudo sem "excesso".... ;)

Ivan RJ
01-03-09, 18:08
Buggman, vamos esclarecer uma coisa aqui, já debatida inúmeras vezes. Qualquer spray do tipo do WD40 é corrosivo sim, ou melhor dizendo, abrasivo, caso contrário não tiraria o ferrugem de peças emperradas. Para limpar o cabo serve, mas para lubrificar esqueça. Use óleo 90, óleo de motor ou até mesmo o óleo de máquina singer, que acho muito fino e não o utilizo. No mais basta seguir a receita de lavar com querosene ou esses sprays e lubrificar. Um grande abraço a todos os irmãos.

tasmotos
01-03-09, 19:52
Amigos,

Muito bom este tópico, apesar de andar de moto a muitos anos e tambem de trabalhar profissionalmente com a lavagem de motocicletas, eu nunca tinha "olhado" especificamente para esse detalhe, pois meu mecanico que é amigo de muitos anos sempre faz isso para mim.
Como sabem sou fissurado nessa coisa de conservação, então vou iniciar um estudo espedifico sobre o assunto, e assim que tiver algo verdadeiramente correto e completo e posto no PN.

Abraços

tasmotos

Ivan RJ
02-03-09, 11:10
Grande Tas, esperamos o resultado. Um grande abraço a todos os irmãos.

agm2112
02-03-09, 11:19
Eu alterno óleo Singer com Óleo de cambio (SAE90).