PDA

Ver Versão Completa : Falemos un pouco de protecao e equipamento



OptimusLeo
02-01-08, 01:16
E ahi galera eu tenho visto ultimamente, en videos e fotos posteadas aqui na PN como muitas vezes o pessoal andando de moto nao leva o equipamento apropiado. Nao so la no Brasil, tambem acontece aqui na Venezuela.

Nao e dirigido a ninguem em particular, mais de verdade que preocupa cuando eu vejo pessoas rodando en estradas sem luvas, en short, camiseta, chinelo, etc.

Nao quero ficar parecendo eses caras chatos, mais o que custa usar um par de luvas ou uma calca? Muito calor? Eu acho que pior e a dor que ficaria na mao se voce caisse, assim mesmo a 2 km/h fica feio mesmo (E falo por experiencia, toda minha vida andando de mountain bike e dando muito tombo).

Pessoal, capaz nao todo mundo tem dinheiro para comprar um equipamento bom e tal, mais como me dizeram uns amigos motociclistas faz tempo atras cuando eu comecei a investigar sobre o mundo das motos: "Se voce nao tiver dinheiro para comprar o equipamento, voce nao vai ter dinheiro para pagar a conta do hospital". Mesmo se tiver seguro medico, eu acho que evitar a dor e sofrimento nao tem preco.

Minha experiencia pessoal nao e muita, apenas tive um tombo o outro dia...e nao quero pensar como estaria agora se nao fosse porque estava usando chaqueta, luvas, capacete e umas calcas bem reforzadas...rolando sobre vidros quebrados e saindo sem nao ter me rasgado nada?

Assim que pessoal, capacete nao e suficiente. O seu corpo nao tem preco, o suor seca rapido, a pele demora muito en crecer. O calor e toleravel, a dor de um osso quebrado e muito pior.

Vamos ver que opinan os outros usuarios, como disse, isto nao e dirigido a ninguem en particular, nem e feito com tom de reclamo, se nao como uma especie de concientizacao. Valeu pessoal.

Cyber
02-01-08, 01:21
Pois é. Sempre tem disso ae andar de moto tem que ser com segurança. Infelizmente os equipamentos são caros demais...

Eu sempre ando de:
Tenis
Calça Jeans
Capacete Cross
Oculos de Proteção

Nas viagens 2 blusas (preciso comprar uma jaqueta de proteção)
Luvas
e calça jeans.

Pra fazer manobra o mesmo, luvas, calça, oculos e normalmente de blusa.

Quero ver se arrumo um trampo ae vou comprar uma calça e uma jaqueta tipo a que o optimus tem pra poder viajar, acho que na cidade andando de capacete, calça, tenis e luvas já é o bastante. Já que na cidade não devemos andar como loucos e tal e fica complicado você usar uma roupa de proteção para andar alguns quarteirões. Ou no meio do trânsito em um sol de 30° onde vc fica pelo menos quaze 00:30 segundos em um sinaleiro.

OptimusLeo
02-01-08, 01:24
acho que na cidade andando de capacete, calça, tenis e luvas já é o bastante.


E justamente aonde faz maior falta Cyber, se voce ve a estadisticas de acidente en moto, a grande maioria ocorre perto da tua casa, nas ruas e lugares que voce esta mais confiado porque e aonde voce se sente mais seguro.

Ademais de que nas cidades tem muito maior movimento de carros e motos.

Tenho lido ahi na internet historias de caras que tinham anos andando de moto, com seu equipamento e tal, e justo no dia que eles deixaram de usar "para ir a comprar pao na esquina" e o dia en que eles sufriram acidentes bem feios.

Volverine MF
02-01-08, 01:41
E justamente aonde faz maior falta Cyber, se voce ve a estadisticas de acidente en moto, a grande maioria ocorre perto da tua casa, nas ruas e lugares que voce esta mais confiado porque e aonde voce se sente mais seguro.

Ademais de que nas cidades tem muito maior movimento de carros e motos.

Tenho lido ahi na internet historias de caras que tinham anos andando de moto, com seu equipamento e tal, e justo no dia que eles deixaram de usar "para ir a comprar pao na esquina" e o dia en que eles sufriram acidentes bem feios.
Concordo plenamente e como uso a moto pra ir trabalhar to pensando em comprar umas calças que protejam mais que o jeans, porque costumo usar calça jeans, tênis, jaqueta e luva.

To pensando tb em comprar um material mais apropriado pro calor, pra poder andar sempre protegido.

Porém tenho um grande receio a cobiça que tais equipamentos possam despertar. Ex, voc compra uma jaqueta de couro e a usa todo dia no mesmo percurso. Com o tempo vai ficando visado e pode acontecer de alguem te derrubar da moto pra te roubar e até acabar te matando pra levar a jaqueta ou a calça.

Mais uma vez a violencia se mostra como um grande problema :NOOK:

Ps.: Pretendo comprar uma calça bem maneira pra poder usa-la no trampo tb, assim não tenho que ficar trocando e carregando roupas, assim tenho motivos a menos pra não sair protegido.

OptimusLeo
02-01-08, 02:06
Porém tenho um grande receio a cobiça que tais equipamentos possam despertar. Ex, voc compra uma jaqueta de couro e a usa todo dia no mesmo percurso. Com o tempo vai ficando visado e pode acontecer de alguem te derrubar da moto pra te roubar e até acabar te matando pra levar a jaqueta ou a calça.

Mais uma vez a violencia se mostra como um grande problema :NOOK:


E assim mesmo cara, as veces eu ando na rua e ate me sinto assim meio estranho porque parece que todo mundo te fica olhando, as veces sao os malacos ahi nas suas motinhos te olhando feio. Da raiva porque eu aposto que os caras ficam ahi todos resentidos achando que eu faco por ficar ahi me mostrando, querendo pressumir que eu tenho dinheiro e tal...cuando e totalmente ao contrario, eu uso porque quero me proteger, bastante que me custou comprar tudo isso, muito trabalho mesmo.

O que eu posso recomendar e tratar de comprar algo de cores neutras e que nao chame muito a atencao. Mais assim mesmo acho que isso e um problema menor, se te vao robar e mais provavel que te queram roubar pela moto, nao pra te tirar uma roupa. Se tua moto e visada para roubo, eles vao querer roubar de cualquer maneira, esteja voce pelado ou com uma braga completa estilo MotoGP. Ja rodar de moto aqui nestes dois paises e duplamente perigoso...

Volverine MF
02-01-08, 02:16
Bom, ja que estamos falando em equipamentos seria interessante o pessoal postar algumas indicações de compra, como marcas, lojas, produtos, materiais de confecção, etc.

Sei que o que mais protege é o couro, como mostra o resultado de um teste que o OptimuLeo postou uma vez, pena que é muito caro, então quais seriam as melhores opções, dentre as mais baratas?

Eis o resultado que o Optimus postou seguido do link para o post.


Vi que fizeram um test uma vez...a certa velocidade caindo da moto o que durava certos materiais ralando contra asfalto:

Jeans= 0.5 segundos
Cordura= 2-3 segundos
Couro = 10 segundos :o

http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=17626.msg256179#msg256179

OptimusLeo
02-01-08, 02:25
Eu opinaria bastante sobre marcas, produtos e materiais, mais como la no Brasil e dificil comprar importado e so se consegue produtos na sua maioria nacionais, sentiria que estou perdendo o tempo falando de coisas que o pessoal nao vai poder conseguir.

Esperemos que o pessoal que tenha comprado produtos brasileiros de su opiniao. Sobre tudo porque estou vendo se visito o Brasil nestes proximos meses e aproveito para comprar assim uma segunda chaqueta de outro material mais leve que o couro, como cordura ou nylon balistico, que seja a prova d'agua para excursoes fora da estrada.

Por certo, e nao e por publicidade, mais eu vi que tavam vendendo umas jaquetas muito boas a um preco tambem muito bom aqui mesmo na PN. Eu acho que o Christian comprou uma e tudo.

hardmen
02-01-08, 08:17
Seguem aqui alguns links com dicas:

http://www.salvamoto.com/dicas_habilidades/149_tirar_jaqueta.html

http://www.salvamoto.com/dicas_habilidades/127_vista_queda.html

http://www.salvamoto.com/dicas_habilidades/27_capacetes_perigos.html

http://www.salvamoto.com/dicas_habilidades/21_artigos_couro.html

Tenho duas jaquetas em casa (uma em cordura da Berik e outra em Aeromesh da AGV) ambas com as proteções e não saio à menos de 5km de casa sem utilizar elas.

Estou agora com uma calça na "alça de mira" e possívelmente melhores luvas, pra quando for pegar o trecho, pois a vida é mais importante.

Não se esqueçam também das antenas corta pipa, pois chegaram as férias escolares e no final de semana último, uma irmã de Santos foi vítima do cerol.

Abraços protegidos...

Diego.fcs
02-01-08, 10:01
Eu sempre ando de tenis fechado e reforçado, calça jeans mais grossa e capacete fechado, se for sair da cidade sempre com jaqueta de couro, preciso urgentemente comprar uma jaqueta de proteção boa e usá-la inclusive na cidade pelo tanto de acidentes que ando vendo... Acho o cúmulo a pessoa andar de bermuda e chinelo de moto, as vezes vejo além disso, o cara sem camiseta porq tá calor! Imagina então se ele cair no asfalto quente...

Ivan RJ
02-01-08, 12:30
Volverine, existem calças jeans, que serviriam para trabalhar, pois são muito bonitas com proteção para tombos. São muito resistentes, faça uma pesquisa nas lojas pela internet., Mas não servem para viajar. Infelizmente, na estrada, só existe um tipo de proteção "O COURO". A cordura serve para andar nas cidades e protege muito bem em baixas velocidades e é mais barata. A luva é um equipamento essencial, o nosso principal ponto de apoio são as mãos, até mesmo pelo reflexo condicionado, o melhor material, eu penso, é a fibra de carbono com kevlar, são caras mas protegem muito. Quem puder comprar botas, escolham as impermeáveis, pois evita ter que colocar galochas na hora da chuva. Uma opinião bastante cara, quem puder adquirira todo o conjunto de jaqueta, calça, bota e luvas impermeáveis, claro que com ventilação. Só se compra uma vez, este conjunto, e dura a vida inteira se bem cuidado. Não andem sem antena, mesmo a noite. Ontem tinha um moleque soltando pipa junto do meu portão de garagem às 23 horas. Um grande abraço a todos os irmãos.

Jango
02-01-08, 13:15
Realmente os equipamentos de proteção são de extrema importancia, pena q na maioria das vezes só nos damos conta disso apos sofrermos algo. É uma pena que eles sejam um tanto caros, mas quantas vezes não gastamos dinheiro com coisas bem menos importantes. Esse ano se der tudo certo pretendo fazer um up de moto, e ai já reservar um valor para comprar bons equipamentos de segurança. Uma luva inclusive quero ver se compro antes disso, estava vendo o tratamento para mãos acidentadas outro dia e vi que não vale o risco de andar sem proteção adequada, mesmo com o calor...

lion
02-01-08, 14:00
bem, ainda não li o tópico por completo...
eu sou um desses que usa short e camisa pra sair, reconheço que corro um risco enorme e talvez devesse investir em itens de segurança agora, mas por alguma razão isso não me preocupa, quantos de nós não devem andar nos finais de semana com roupas comuns esquecendo dos riscos que podem levá-los a cair? Exato optimus, eu reconheço e aplauso a sua iniciativa a trazer essa consciência a todos nós, só que as vezes por querermos ser práticos acabamos sendo ineficientes e pagando caro por isso.

Pra ser franco, só usaria equipamentos assim em viagens longas ou com motos acima de 600cc, limite de velocidade na minha cidade é 60, por mais que eu vá me machucar e tal com uma queda nessa velocidade acho que ainda vale mais um investimento numa moto melhor e na manutenção da mesma do que em equipamentos do gênero, tenho jaqueta de couro pra dias de chuva/frios e outras duas de poliester(sou alérgico!)
enfim claps pra você

TorteX
02-01-08, 14:10
É tudo muito util...mais acabo usando só o capacete mesmo...
Só no frio que uso jaqueta e luva de couro... :# :#

Ivan RJ
03-01-08, 13:14
Cada um anda como quiser Lion, mas não venham, depois, postar que caíram e se machucaram, em fim todos estão avisados e conscientes do resultado de um tombo. 30km/h é mais que o suficiente para morrer. Basta que uma costela quebrada perfure o coração. É simples assim. É com vcs mesmo. Gostaria muito que quando eu chegar aos 90 anos, ver vcs com uns 50 andando de moto, mas começo a ter minhas dúvidas.

Hunter 123
03-01-08, 14:02
Ivan, quais as proteções que vc usa nesse calor que está o Rio?

hardmen
03-01-08, 14:32
Pro calor eu utilizo essa aqui:

http://www.rs1.com.br/Imagens/large/jaq_agv_aeromeshAz.jpg

Inclusive, na mesma cor...

Preciso ir "na bota" de uma boa calça agora...

Abraços...

Hunter 123
03-01-08, 17:57
Valeu, Hardmen. Saberia me dizer o preço atual, ou dizer o modelo?
Obrigado
Abraços

Christian
03-01-08, 18:07
Cada um anda como quiser Lion, mas não venham, depois, postar que caíram e se machucaram, em fim todos estão avisados e conscientes do resultado de um tombo. 30km/h é mais que o suficiente para morrer. Basta que uma costela quebrada perfure o coração. É simples assim. É com vcs mesmo. Gostaria muito que quando eu chegar aos 90 anos, ver vcs com uns 50 andando de moto, mas começo a ter minhas dúvidas.


Infelizmente isso aconteceu comigo e não desejo para ninguém.
Já estou providêciando um equipamento para andar de moto.

Mas sei que não é fácil pois as vezes o cara compra a moto toda financiada e mal tem dinheiro para pagar os impostos e cuidar da manutenção da moto.
Esses equipamentos de segurança deveriam ser mais baratos eu acho.

Não que nossas vidas valham menos, mas na hora da compra é que se sente o quanto pode valer nossa segurança.

hardmen
03-01-08, 18:18
Valeu, Hardmen. Saberia me dizer o preço atual, ou dizer o modelo?
Obrigado
Abraços


Eu queria ter comprado o modelo cinza e preto, mas meu tamanho 1,83m só me permitiu a azul...

Aqui o link da loja (confiável)...

http://www.rs1.com.br/product.php?CodigoProduto=RS00482&s=SITE&b=aeromesh

Abraços parcialmente protegidos... :OK:

Hunter 123
03-01-08, 18:27
Abraços parcialmente protegidos... :OK:

Minha altura é a mesma da sua. Qual que vc pediu, g ou gg?
Obrigado.... :D

hardmen
03-01-08, 18:31
Eu pedí na ocasião a XL, mas verifica lá no site se ainda tem...

No GS500online, tinha um cara vendendo uma Zebra Race Track e um par de botas Sigma (ambos possívelmente serviriam em nós) por R$340,00

Queria eu ter algum sobrando pra arrematar...

Abraços!!!

Hunter 123
03-01-08, 18:36
Valeu pela boa vontade, hardmen, mas infelizmente no site que vc indicou só tem p e pp...uma pena...mas to apertado pra caramba nesse fim de ano também...mas guardei o site no Favoritos.
Obrigado
Abração :D

OptimusLeo
03-01-08, 19:28
Mas sei que não é fácil pois as vezes o cara compra a moto toda financiada e mal tem dinheiro para pagar os impostos e cuidar da manutenção da moto.
Esses equipamentos de segurança deveriam ser mais baratos eu acho.


Como disse la encima "Se voce nao tem dinheiro pro equipamento, nao tem dinheiro pra conta do hospital".

O problema e que tem muita gente que compra moto (ou ate carro) e nao toma en conta os custos associados...

Pelo menos eu, podia ter economizado e so ter comprado um capacete bagatela, vendia a minha XTzinha e pulava numa motocona assim bem brava e bonitona...mais depois, o dia em que eu caisse? Primeiro, sem equipamento o mais provavel e que ficase todo ferido feio...depois, gastar o dinheirao em recuperar a moto (Moto melhor = manutencao mais cara).

Assim que preferi gastar minha grana num bom equipamento, a final as motos vao e vem, mais voce pode ficar por bastante tempo com a mesma chaqueta, as mesmas luvas, etc (Capacete nao porque e recomendado trocar aus 5 anos da data de fabricacao).

E voces la no Brasil tem sorte, bastante variedade de produtos e podem pagar parcelado...aqui as unicas opcoes sao comprar no USA (como fiz eu) ou comprar numa loja aqui, onde a variedade e muito pouca, os precos sao incrivelmente caros e ademais tudo tem que ser pagado a vista...

E as veces nao e questao de dinheiro...tou cansado de ver tiozao por ahi andando en R1, CBR, GSX-R, etc en chinelo e capacete de bicicleta :-/

lion
03-01-08, 20:30
Como disse la encima "Se voce nao tem dinheiro pro equipamento, nao tem dinheiro pra conta do hospital".

O problema e que tem muita gente que compra moto (ou ate carro) e nao toma en conta os custos associados...

Pelo menos eu, podia ter economizado e so ter comprado um capacete bagatela, vendia a minha XTzinha e pulava numa motocona assim bem brava e bonitona...mais depois, o dia em que eu caisse? Primeiro, sem equipamento o mais provavel e que ficase todo ferido feio...depois, gastar o dinheirao em recuperar a moto (Moto melhor = manutencao mais cara).

Assim que preferi gastar minha grana num bom equipamento, a final as motos vao e vem, mais voce pode ficar por bastante tempo com a mesma chaqueta, as mesmas luvas, etc (Capacete nao porque e recomendado trocar aus 5 anos da data de fabricacao).

E voces la no Brasil tem sorte, bastante variedade de produtos e podem pagar parcelado...aqui as unicas opcoes sao comprar no USA (como fiz eu) ou comprar numa loja aqui, onde a variedade e muito pouca, os precos sao incrivelmente caros e ademais tudo tem que ser pagado a vista...

E as veces nao e questao de dinheiro...tou cansado de ver tiozao por ahi andando en R1, CBR, GSX-R, etc en chinelo e capacete de bicicleta :-/


é como eu disse antes, as vezes ser prático ou preguiçoso acarreta consequências bem graves.
Estou repensando esse contexto mostrado aqui, realmente cair a 30km pode ser algo bem perigoso e tal...
por mais cautelosos que sejamos, somos sujeitos a certos riscos os quais não podemos prever e isso traz sim a necessidade de um equipamento, ora.

Se isso viesse com força de lei tenho certeza que muitas pessoas viriam a repudiar esse tipo de coisa, mas por alguma razão apenas os capacetes são requeridos, quem sabe num futuro próximo todos tenhamos que adiquirir equipamentos assim ou sofreremos com efeito de multas.

Assim que possível vou começar a trabalhar mais no equipamento, mas no momento tenho outras prioridades, como disse o ivan, espero que nada aconteça até que eu comece a usar o equipamento, bem como os outros que vejo nas ruas.
Só vejo pessoas bem equipadas aqui em motos trail antes de trilha, de resto essas pessoas andam com roupas comuns.

Volverine MF
04-01-08, 22:29
Há alguns meses caí a uns ~60KM/h :-/ :s Ah como eu gostaria de estar com uma calça mais grossa. Ralar naquele asfalto doeu muuuuuuuuuuito.

OptimusLeo
04-01-08, 22:38
Risco e perigos sempre vao existir. Mais podemos fazer algo por minimiza-los e ademais, minimizar as consecuencias de algum acidente.

Christian
05-01-08, 10:18
Risco e perigos sempre vao existir. Mais podemos fazer algo por minimiza-los e ademais, minimizar as consecuencias de algum acidente.




Isso ai OptimusLeo, beem falado cara, proteção é o que importa.
Já dei um jeito de comprar uma jaqueta para mim e de agora em diante só saio de moto com luvas nas mão e capacet beeeeeeeeeeeeem afiveelado. :OK: