PDA

Ver Versão Completa : InMetro quer suspensao de selo obrigatorio em capacete



Christian
04-01-08, 09:04
O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vai pedir a suspensão da Resolução 203 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que desde terça-feira (01) estabelece novas regras para o uso de capacetes em todo o território nacional.

O diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, alega que o selo exigido agora pela legislação federal deveria servir apenas como um certificado de controle de qualidade dos produtos e não ter sido incorporado às ações de fiscalização nos Estados. A impossibilidade de se adquirir o adesivo por vias legais fez surgir um comércio paralelo de selos do Inmetro.

Hoje (3) à tarde, a reportagem percorreu sete lojas da região central de São Paulo especializadas no comércio de peças e equipamentos para motociclistas. Em todas elas, a recomendação dos vendedores foi a mesma: compre um capacete mais barato, retire o selo dele e cole em outro capacete. Um vendedor da Rua Barão de Campinas se dispôs a fazer a serviço por R$ 55, valor de um modelo cor-de-rosa, o mais barato à venda na loja. O procedimento, segundo ele, é muito simples: "O rapaz pega esse capacete que você comprou e, com um secador de cabelo, aquece o selo até que a cola amoleça. Depois, é só colar no seu capacete e está pronto. Nenhum policial vai poder te multar."

A fraude, porém, exige alguns "cuidados". Os selos expedidos nos últimos meses pelo Inmetro possuem itens de segurança, como cortes transversais que dificultam a remoção. "O mais aconselhável é que você compre capacetes revestidos de couro e com pintura fosca", recomendou a vendedora de uma galeria na Rua Barão de Limeira. "A cola não segura direito nesses materiais, fica ‘facinho’ de tirar o selo."

O mercado clandestino de adesivos do Inmetro é a única opção para quem perdeu, não possui ou por algum motivo retirou o selo de seu capacete. "Esse selo foi criado para dar segurança ao cliente no momento da compra, para certificar a qualidade daquilo que ele está levando para casa. Após a aquisição do produto, não faz o menor sentido exigir que a pessoa mantenha o selo colado no capacete", admite o diretor do Inmetro. Desde que a resolução entrou em vigor, diz Lobo, centenas de motociclistas têm procurado os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) na tentativa de regularizar seus capacetes.

"Simplesmente não tem o que fazer. Temos orientado as autoridades de trânsito a consultar, no nosso site, a relação de modelos certificados, antes de autuarem os motociclistas, mas não há como garantir que isso será feito", reconhece Lobo. O diretor afirma ainda que, antes da aprovação da Resolução 203, em setembro, técnicos do Inmetro que atuam nas câmaras temáticas do Contran em Brasília desaconselharam a obrigatoriedade do adesivo. "Houve um erro na origem do texto e, sem querer, o Contran acabou estimulando o comércio clandestino de adesivos."

O diretor em exercício do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Orlando Moreira da Silva, foi surpreendido pela notícia. "Vou aguardar o contato do Inmetro e estudar o que fazer", afirmou. "O selo é uma garantia de que o produto tem qualidade e só por isso foi incorporado à resolução."

silverfox
04-01-08, 09:10
isso já era certo que aconteceria, quem tem capacete sem o selo, de um jeito ou outro, iria colocar um selinho nele! hehe

também acho que não tem necessidade desse selo, pq como foi dito no texto, ele só serve pra garantir a procedencia do capacete, se foi testado ou não...

e a maioria das pessoas acaba retirando ele, logo depois que compra o capacete..

Furious VIPER
04-01-08, 09:17
Eu NUNCA vou andar com a porr@ do selo bagaceiro do inmetro nos meus capacetes... NUNCA MESMO!! Nem q tenha q fugir da polícia!! Mas pelo visto alguém se ligou.. q o selo é pra dar segurança pro cliente COMPRAR... o capacete.. pra saber q a marca passou em testes (mesmo sendo os ebf podrão)... e não pra mostrar pra polícia (q não tem nada a ver com isso) q tu tá dentro da lei!!
O capacete protege única e exclusivamente à ti mesmo... se tu dá o valor de 30 reais pra tua cabeça... paciência! A minha cabeça vale mto mais q isso... e não é um selinho bagaceiro todo viadinho brilhante q vai me salvar! ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:) ]:)

Diego.fcs
04-01-08, 09:22
Isso já sabíamos que ia acontecer... Vc vai lavar seu capacete e vai estragar e sair o selo do INMETRO, o mesmo acontece em caso de tomar chuvas e aí??? Aí que vc leva uma multa por não ter o selo, e vai explicar pro guarda que sai com a chuva ele vai dar risada e multar vc... Num tem como usar um selo para isso... É muito mais fácil fiscalizar os fabricantes, num entendo esses procedimentos no Brasil, é proibido vender mas é permitido fabricar!!!! :-/

cold-milk
04-01-08, 09:35
certíssimo isso! hehe
errado quanto ao selo sair com chuva kkkkk

mas que isso vai dar trabalho ainda, aaa vai!!!

Diego.fcs
04-01-08, 09:43
certíssimo isso! hehe
errado quanto ao selo sair com chuva kkkkk

mas que isso vai dar trabalho ainda, aaa vai!!!


Não que ele saia com uma chuva, mas vc pega chuva, sol, chuva, sol... com o tempo ele sai ou fica todo desfigurado...

cold-milk
04-01-08, 09:49
Diego é q tenho o meu mach5 a muito tempo, e andava (ta com o garupa agora) todo dia, chuva, sol, poeira, lavagens, e ta em boas condiçoes, mas confesso que ele bem que podia cair, assim o InMetro e o Contran entravam em bom senso logo dizendo que os adesivos podem cair com o tempo!
:)

lagreca
04-01-08, 10:08
puxa, devo bater palmas :clap: para o inMetro, que atitude legal, ele podiam muito bem estar nem aí, mas axei legal eles mostrarem que o selo é uma garantia para o consumidor que o produto é aprovado, e não um selo que diz que só pode usar aquilo e ta acabado e se arrancar o selo você ta cometendo uma INFRAÇÃO!!! parabéns ao InMetro.

Jango
04-01-08, 10:12
Bagaceira isso, no final isso ai só vai servir para o lucro dos fabricantes de adesivos e capacetes, hoje mesmo fui parado pelos policiais do dpto de transito, achei q eles iam olhar o capacete e talz, que nada, o cara só pediu minha carteira e os docs da moto e nem olhou para o capacete....

Cyber
04-01-08, 10:13
Esse tipo de palhaçada só no Brasil mesmo.

Quem não sabia que viriam a fazer cópias dos selos pra vender, ou iriam dar um jeito de burlar a obrigatoriedade do selo. É ser muito ingênuo ou burro pra pensar em um país que se copia de tudo não iriam fazer mais essa! :lol:


"Simplesmente não tem o que fazer. Temos orientado as autoridades de trânsito a consultar, no nosso site, a relação de modelos certificados, antes de autuarem os motociclistas, mas não há como garantir que isso será feito", reconhece Lobo.

Eles acham mesmo que as autoridades completamente desprovidas de qualquer inteligência ou força de vontade vai correr atrás pra saber o que é certo ou errado? haha, pura piada. Eles ouviram que podem multar então vão multar mesmo, sem dó nem piedade. Afinal ganham pra isso. Na verdade não pra isso né, mas já não conseguem seguir seu papel de garantir a segurança do cidadão, então preferem ficar perseguindo motociclistas pela rua e dando multa por qualquer coisinha.


"O selo é uma garantia de que o produto tem qualidade e só por isso foi incorporado à resolução."

Essa ae também tenho que rir, eles "qualificam" um peels de R$50,00 do qual você tem um sério risco de rachar a cabeça quando cair, e não qualificam por exemplo um AGV, SUOMY ou outros tops de linha, normalmente usado por pilotos em competições de verdade e resistem a choques a mais de R$200km/h. Então me digam para que serve o tal selo, senão para que o INMETRO ganhe encima da venda de cada capacete no Brasil? pra segurança não serve, tomando-se por base o citado acima.

jecastro
04-01-08, 10:16
Concordo com o Inmetro, a fiscalização deve ser feita nas lojas para garantir que os produtos vendidos sejam certificados e não no usuário que é apenas o consumidor de um produto que deveria estar dentro das normas de segurança.

Diego.fcs
04-01-08, 10:19
A fiscalização deve ser nas lojas e nas fábricas de capacetes principalmente para ver se estão fabricando de acordo com todas as normas de segurança...

jackson_cbx200
04-01-08, 10:35
Essa lei de bo..... é só pros caras ganhar dinheiro vendendo capacete, e mais ainda pro governo arrecadar dinheiro com multas, parece que depois dessa merda da queda da CPMF tudo começa a virar bagunça no Brasil, o Seguro obrigatório vai lá pro alto, lei de selo no capacete, impostos sobem em financiamentos, palhaçada, o pessoal tem é que dar um jeito de burlar as leis mesmo, porque as leis ao invés de ajudar o cidadão só nos prejudica.... qualquer dia os cara vão tá multando pelo selo estar gasto, já que com o tempo ele acaba ficando branquissento, daí a validade do capacete não seria medido pela data que tem dentro do capacete, mas por quanto durar o seu selo, se vc for motoboy, vc tá ferrado, pega chuva e sol todo dia, o selo vai durar muito pouco.....

Átila
04-01-08, 10:41
Os caras simplismente não gostam da gente, e sempre vão fazer de tudo para dificultar nossas vidas
um exemplo disso é esse aumento abusivo do DPVAT.

Christian
04-01-08, 12:23
Os caras simplismente não gostam da gente, e sempre vão fazer de tudo para dificultar nossas vidas
um exemplo disso é esse aumento abusivo do DPVAT.


Mas não podemos nos deixar intimidar.

Como diz Jacson Five:

Vocês queriam se livrar de nós certo?
- Mas não vão. ]:)

Marvin
04-01-08, 13:08
Eu ainda acho que essa Lei que obriga o uso do selo do InMetro na verdade foi criada na tentativa de defender a indústria nacional de capacetes, que tem todos os seus capacetes certificados. Com isso, de certa foma, as pessoas pensariam 2x antes de comprar um (bom) capacete importado que não possui o selo do InMetro, sobe o medo de poder levar uma multa! É isso que eu acho.

É claro que também almetaria em muito as arrecadações com multas, principalmente no início porquê as pessoas, ainda por algum motivo podem não ter conceguido comprar seu selo "pirata".

Ou seja, uniram o util ao agradável. :NOOK: :blergh:

danielschmitz
04-01-08, 18:07
Diego, esse seu capacete ae passa em qualquer controle de qualidade INMETRO hehehe

sucupira
04-01-08, 22:20
Essa ae também tenho que rir, eles "qualificam" um peels de R$50,00 do qual você tem um sério risco de rachar a cabeça quando cair, e não qualificam por exemplo um AGV, SUOMY ou outros tops de linha, normalmente usado por pilotos em competições de verdade e resistem a choques a mais de R$200km/h. Então me digam para que serve o tal selo, senão para que o INMETRO ganhe encima da venda de cada capacete no Brasil? pra segurança não serve, tomando-se por base o citado acima.


Cyber, meu capacete é um AGV e está com o selo do INMETRO, será que a empresa do Alexandre Barros pagou uma "bola" pra conseguir certificar esses capacetes? :) :OK:

Nersinho - Limeira
04-01-08, 23:12
Bagaceira isso, no final isso ai só vai servir para o lucro dos fabricantes de adesivos e capacetes, hoje mesmo fui parado pelos policiais do dpto de transito, achei q eles iam olhar o capacete e talz, que nada, o cara só pediu minha carteira e os docs da moto e nem olhou para o capacete....

Na boa, os fabricantes de adesivos não tem nada a ver com isso e não iram ter lucro pois é o proprio Inmetro que organiza e distribui os selos e os fabricantes de capacetes não vendem mais nem menos com a obrigatoriedade do selo na verdade os fabricantes pagam para poder certificar os capacetes e pagam ainda por cada selo colocado nos capacetes, por volta de R$1,80 pago por selo.

Nersinho - Limeira
04-01-08, 23:29
Esse tipo de palhaçada só no Brasil mesmo.

Quem não sabia que viriam a fazer cópias dos selos pra vender, ou iriam dar um jeito de burlar a obrigatoriedade do selo. É ser muito ingênuo ou burro pra pensar em um país que se copia de tudo não iriam fazer mais essa! :lol:

Eles acham mesmo que as autoridades completamente desprovidas de qualquer inteligência ou força de vontade vai correr atrás pra saber o que é certo ou errado? haha, pura piada. Eles ouviram que podem multar então vão multar mesmo, sem dó nem piedade. Afinal ganham pra isso. Na verdade não pra isso né, mas já não conseguem seguir seu papel de garantir a segurança do cidadão, então preferem ficar perseguindo motociclistas pela rua e dando multa por qualquer coisinha.

Essa ae também tenho que rir, eles "qualificam" um peels de R$50,00 do qual você tem um sério risco de rachar a cabeça quando cair, e não qualificam por exemplo um AGV, SUOMY ou outros tops de linha, normalmente usado por pilotos em competições de verdade e resistem a choques a mais de R$200km/h. Então me digam para que serve o tal selo, senão para que o INMETRO ganhe encima da venda de cada capacete no Brasil? pra segurança não serve, tomando-se por base o citado acima.


Olá Cyber na verdade o teste que é feito em um Peels de R$50,00 é o mesmo feito no AGV,Suomy,KBC,ARIS enfim tanto que esse capacetes estão avenda aqui no Brasil portanto foram certificados, agora não significa que um capacete de R$50,00 não te proteja da mesma forma que um de R$1.500,00 o que diferencia um do outro são apenas os acabamentos, pois a absorsão de Impacto não depende de valores e sim dos materiais empregados no produção dos mesmos , logico que cada capacete tem suas limitações . Se vc estiver a uma velocidade de 200km/h e cair bater a cabeça e for ralando no chão um Peels ou um AGV pode te salvar, mas se cair bater a cabeça, ralar no chão e bater contra um muro de concreto |:( nem o Arai o melhor capacete do mundo pode ter salvar, só o capacete Milagre esse sim :drool: .

Nersinho - Limeira
04-01-08, 23:42
Não concordo que o selo tenha que ser obrigatorio como lei de Trâsito, mas como garantia de qualidade e segurança do capacete que o consumidor está comprando, acho injusto pensarem que fabricantes tiram proveito disso.

minerinho
05-01-08, 00:39
até que enfim alguém com a cabeça no lugar pra ver que o selo não atesta nada, vc pode ter caido com seu capacete várias vezes ele não está mais integro para novas quedas e mesmo todo quebrado por dentro está com o selo...

viva o INMETRO

Nersinho - Limeira
05-01-08, 01:37
até que enfim alguém com a cabeça no lugar pra ver que o selo não atesta nada, vc pode ter caido com seu capacete várias vezes ele não está mais integro para novas quedas e mesmo todo quebrado por dentro está com o selo...

viva o INMETRO


Na verdade é conciência de cada um, se vc cai com seu capacete vc sabe que ela pode não ter o mesmo efeito de absorsão de impacto se cair pela segunda vez.

alley.angelo
05-01-08, 01:46
Até que enfim alguêm GRANDE viu que o CONTRAN só faz merda mesmo... poxa ter que andar com o selo no capacete e se não tiver o selo ter de andar com a nota fiscal por causa da marca. Quem tem de saber quais são as marcas são os fiscais, ou eles são pagos pra que? pra gente falar o que tem de fazer?

Bigulino
05-01-08, 06:15
porque então os puliça não tem que fiscalizar se os pneus dos carros são certificados pelo INMETRO, ou várias outras peças que tem a ver com segurança, e seguindo o raciocínio do CONTRAN, tem que ter o aval do INMETRO?

podem falar que é teoria da conspiração, mas pra mim a indústria de automóveis (as grandes multinacionais) estão vendo a cada dia que passa mais gente saindo do carro e comprando moto pela economia e facilidade, aí estão fazendo o maior lobby pra criminalizar motoqueiro e fazer a moto não ser mais viável economicamente, como nesses aumentos e leis idiotas. Consequencia: daqui há 2 ou 3 anos não compensa mais ter moto, por causa do tanto de gasto que tem, e ainda ser "mal visto" por aí, então todo mundo vai começar a sonhar com seu carrinho de novo...

ou então a filha de um grandão do CONTRAN tá namorando um motoqueiro, que pára lá na porta da casa dela joga ela na garupa e sai por aí, e o véio tá descontando na gente :lol: :lol: :lol: