PDA

Ver Versão Completa : Ofuscamento, como evita-lo?



Volverine MF
10-01-08, 22:28
Gostaria de saber como evitar o ofuscamento ao cruzar com outros veiculos nas estrada, principalmente quando estes não baixam a luz.

Pensei em fazer um oculos com lentes fotocromáticas, mas ia ficar um tanto incomodo porque como meu capacete é bem justo e as hastes dos oculos iam incomodar bastante.

Pensei em aplicar uma pelicula fotocromática na viseira, pois assim teria uma boa visibilidade na maior parte do tempo e ao cruzar com outro veiculo não sofreria com o farol do mesmo, pois tanto as lentes fotocromáticas qto a pelicula são transparentes, mas a medida que a luz que incide sobre ela fica mais intensa a mesma vai escurecendo, evitando assim o ofuscamento.

Porém, como a nova resolução proibi a aplicação de peliculas pensei então em aplicar a pelicula só na parte superior da viseira, assim qdo viesse um carro com farol alto bastaria baixar um pouco a cabeça e poderia enxergar normalmente. Nesse esquema talvez pudesse até aplicar uma pelicula comum, como o isofilm.

Procurando na net achei isso:


Night drive

Recomendado para motoristas dirigindo à noite. Tem 100% de proteção ultravioleta, reduz os reflexos dos faróis e espelhos, melhorando a visibilidade e diminuindo o cansaço visual e a sonolência. É igualmente eficaz quando utilizado com mau tempo (chuva, neblina).Tem coloração amarelo claro.

Disponivel em: http://www.laboratoriorigor.com.br/lentes_tratamentos.html
Nesse link que eu indiquei tem um videozinho mostrando a diferença entre dirigir com o Night Drive e sem o mesmo.

Então to pensando em usar oculos com lentes amarelas.

Mas gostaria de saber se alguém sabe uma maneira melhor de evitar o ofuscamento, tanto ao cruzar com outro veiculo com farol alto como com luz do sol.

Ps.: Um pouco mais sobre lentes e peliculas fotocromaticas.
A película fotocromática pode ser aplicada em qualquer material transparente com a mesma eficiência que nas lentes, pois o que acontece com as mesmas é um fenômeno químico, em moléculas de halogenetos de prata, que escurecem quando expostas á luz. O fenômeno é reversível, e assim que cessa a luz, essas moléculas voltam á condição original.

Cyber
10-01-08, 22:35
O óculos que eu uso não irrita tanto cara, ele tem um esquema pra diminuir os raios de luz e tal e acaba melhorando quando cruza contra outros carros, apesar que contra xenon não tem remédio :stop:


Sistema de espuma em 4 camadas, proporciona grande firmeza no rosto absorvendo com grande esficaz o suor, garantindo um ótimo conforto e uma pilotagem segura. Lente Fabricada em Lexan flexível que elimina 100% toda a luz UV e azul prejudicial.
Disponível lente simples, espelhada e dupla.
http://img.photobucket.com/albums/v400/cybertormentor/fotos/dragonglass.jpg

O esquema é procurar viseiras assim, com essas proteções contra a luz. Mais viseiras com proteções verdadeiras porque tem muitas ae no mercado que só dizem reduzir o efeito uv e tal e n resolve nada.

Volverine MF
10-01-08, 22:47
Valeu pela resposta Cyber, não imaginava que viria tão rápido :0_0:

Vlw msm, mas será que vc poderia me indicar alguma viseira ou algum óculos?

To pensando em comprar outro kpa7 e to qrendo pegar um Bieffe 3 Sport Free Style igual ao da foto


http://www.marquinhomotos.com.br/images/loja/capacete/bieffe/freestyli_300.jpg

O que vc me diz, é bom na pista a noite ou é igual aos outros? Tem alguma viseira anti-ofuscamento permitida pela lei pra ele?

Furious VIPER
10-01-08, 22:50
qdo passar por carros com farol mto alto e forte... feche os olhos! hehehe
confesso q nessa não sei como ajudar...

Cyber
10-01-08, 23:01
Valeu pela resposta Cyber, não imaginava que viria tão rápido :0_0:

Vlw msm, mas será que vc poderia me indicar alguma viseira ou algum óculos?

To pensando em comprar outro kpa7 e to qrendo pegar um Bieffe 3 Sport Free Style igual ao da foto

O que vc me diz, é bom na pista a noite ou é igual aos outros? Tem alguma viseira anti-ofuscamento permitida pela lei pra ele?


Então cara pra esses capacetes tipo bieffe, pels e tal nunca vi viseiras assim, essa fumê deve deixar com menos claridade e tal mais a noite deve atrapalhar um pouco a visibilidade. Agora esses capacetes como aquele, Nitro, que tem viseiras iridium e tal creio que são os mais recomendados, ou senão em um modelo cross, de uma olhada nesses óculos de proteção, Oakley, Dragon, Fox, Scoot, Smith entre outros... Lembre-se, oculos ou viseira muito barata pode resumir em má qualidade de material, pois pra fazer mais barato tem que usar materiais mais baratos.

Por exemplo viseiras da HJC pra capacetes fechados

Produzidas pela própria HJC, as viseiras coloridas são espelhadas e possuem acabamento interno tipo fumê, mas muito suave permitindo pilotagem em dias de muita luminosidade sem perda de visibilidade em dias de menos luz ou pilotagem noturna

Volverine MF
10-01-08, 23:05
Lembre-se, oculos ou viseira muito barata pode resumir em má qualidade de material, pois pra fazer mais barato tem que usar materiais mais baratos.


Com certeza, não há como discordar disso, coisa boa custa caro, mas vale a pena, é o caro que sai barato.

Vou dar uma olhada, mas acho que existe viseira iridium pra esse modelo de kpa7 que eu qro, ao menos o JoãoXTZ daqui do PN tava procurando, mas vc sabe dizer se elas são permitidas por essa nova resolução?

Valeu pela atenção e pelas respostas :OK:

Ivan RJ
10-01-08, 23:25
Desvia o olhar para a faixa branca do acostamento, lado direito. Jamais olhe diretamente para o farol do veículo que vem em sentido contrário. Essa técnica serve, também, para dirigir sob forte neblina. Sempre se guie pela listra branca da direita. Um grande abraço a todos os irmãos.

oldskullo
10-01-08, 23:30
É o jeito é não olhar diretamente pra luz mesmo...
e se sentiu que ficou ofuscado pela luz, pára o mais rápido possível e espera um pouco passar os efeitos do ofuscamento!

Ou vc pode comprar o famoso:
http://www.asseenontvguys.com/ProductImages/ambervision.jpg
AMBERVISION! :lol: :lol: :lol:

Volverine MF
10-01-08, 23:34
Vlw pela dica Ivan, mas acabei de ler isso na net e também ja sabia.

O que eu estou procurando é uma maneira melhor de lhe dar com a luz de faróis altos, é que as vezes trafego por uma estrada aqui na minha região que está muito mal conservada então, por um lado em certos trechos não posso contar com a faixa e, por outro lado, é muito importante ver bem o asfalto, pra não correr o risco de cair num buraco ou pegar uma pedra, um torrão de terra ou qualquer outra coisa que possa cair de um caminhão, pois nessa estrada trafegam muitos caminhões (de cana principalmente) e por esses perigos mesmo é que muitos motoristas não baixam os faróis, por mais que eu peça a eles. (piscando o farol alto)

Até já pensei em colocar xenon pra cegar esses motoristas e obriga-los a baixar a luz, mas eu estaria sendo mais imprudente que eles e isso foi em momentos de tensão. Além do fato de que alguns carros tem o farol muito forte e por mais que baixem ainda me ofusca a visão.

Ainda sim obrigado pela dica da técnica, pena que por causa da má conservação de nossas estradas nem sempre se pode usa-la. :s

Ah, eu gostei do óculos, onde compro um :lol:

Ivan RJ
10-01-08, 23:44
A saída que um amigo utiliza é o óculos com lentes amarelas por baixo do capacete, mas comprado em ótica e de excelente qualidade. Eu já experimentei e realmente funciona perfeitamente, estou pensando em mandar fazer um para mim, mas com grau. O olhos do veinho já estão meu cançados. Um grande abraço a todos os irmãos.

OptimusLeo
10-01-08, 23:50
Cara eu nao sei, mais nao usaria nada assim fotocromatico, nem outros oculos o alguma coisa que disminuise a visibilidade de noite...eu prefero aguentar o farol alto um par de segundos que ficar com visao reducida o resto do caminho.

Eu de noite so uso viseira transparente mesmo.

Volverine MF
10-01-08, 23:52
A saída que um amigo utiliza é o óculos com lentes amarelas por baixo do capacete, mas comprado em ótica e de excelente qualidade. Eu já experimentei e realmente funciona perfeitamente, estou pensando em mandar fazer um para mim

Então óculos com lentes amarelas amenizam os efeitos do farol alto? É bom saber, porque tenho dois aqui, não são muito bons, mas dá pra quebrar um galho e fazer um este, dependendo do resultado mando fazer uns na ótica.

Vlw pelas respostas, o pessoal do PN ta se superando :OK:

Volverine MF
10-01-08, 23:56
Cara eu nao sei, mais nao usaria nada assim fotocromatico, nem outros oculos o alguma coisa que disminuise a visibilidade de noite...eu prefero aguentar o farol alto um par de segundos que ficar com visao reducida o resto do caminho.

Eu de noite so uso viseira transparente mesmo.


Mas é ai que está a diferença das lentes ou da pelicula fotocromática, ela é transparente o tempo todo, mas quando a luz fica mais intensa, mais forte, como quando vc cruza com um carro com o farol alto é que elas escurecem, mas assim que a luz volta a ficar mais fraca a lente volta a ficar transparente e vc não fica com a vista afetada durante esse tempo enqto cruza com o outro veiculo.

E pelo que vi no video do link, parece que as lentes amarelas aumentam a visibilidade.

Vou fazer um teste assim que for possivel.

OptimusLeo
11-01-08, 00:37
Bom, eu tinha pensado en comprar uma viseira fotocromatica para o meu capacete, mais preferi pegar foi uma fumé tipo iridium, e simplesmente trocar as duas, depois de ler em forums gringos que as fotocromaticas as veces nao sao taaaaao eficientes assim como falam.

Ademais de que a fotocromatica nao tinha o tratamento anti-embacamento (anti-fog), coisa que os outras duas viseiras sim tinham, e acho mais importante isso :P

Volverine MF
11-01-08, 00:40
Muito interessante Opitmus, mas acho que vou acabar ficando com os óculos amarelos msm.

É uma opção bem mais barata e eu posso tira-los qdo quiser. Tipo, uso-os na estrada e qdo entrar na cidade, para evitar compliações com a policia tiro os óculos e a viseira é cristal, então não terei problemas.

Cyber
11-01-08, 01:08
Muito interessante Opitmus, mas acho que vou acabar ficando com os óculos amarelos msm.

É uma opção bem mais barata e eu posso tira-los qdo quiser. Tipo, uso-os na estrada e qdo entrar na cidade, para evitar compliações com a policia tiro os óculos e a viseira é cristal, então não terei problemas.


Outra que esqueci de citar alguns oculos off road como o meu tem esse esquema da viseira anti-embaçante, realmente é muito util...

Volverine MF
11-01-08, 01:53
Será que eu posso colocar duas viseiras no capacete, uma cristal e a outra fume ou amarela?

Andei pesquisando e achei viseiras para o Bieffe 3 Sport Free Style de 0,80mm, sendo que a original é de 1,50mm e há também de 2mm.

Colocando duas viseiras de 0,80mm, fica uma viseira de 1,60mm, ou seja, um pouco mais grossa que a original (+0,10mm), mas creio que não vou ter problemas qto a isso já que é possivel colocar viseira até 2mm.

A minha idéia é andar com a cristal a maior parte do tempo, e qdo for necessário, ou seja, qdo cruzar com um carro com farol alto ou pegar sol eu abaixo a viseira fume, que vai estar por cima da cristal.

Acho que com esse capacete dá certo, porque ele tem a pala pra "esconder" a viseira extra.

O que vcs acham?

OptimusLeo
11-01-08, 02:06
Eu acho que nao encaixaria as duas viseiras, e ademais, todo o tempo, esforco e falta de concentracao e controle (soltar o guidao e ficar com so 1 mao) nao vale a pena, mais facil mesmo e so olhar un pouco pro outro lado.

Porque nao vai voce tambem de farol alto e cuando vier um carro voce titila as luces? Assim os dois poem as luces baixas e tudo mundo feliz.

Volverine MF
11-01-08, 02:22
Eu acho que nao encaixaria as duas viseiras, e ademais, todo o tempo, esforco e falta de concentracao e controle (soltar o guidao e ficar com so 1 mao) nao vale a pena, mais facil mesmo e so olhar un pouco pro outro lado.

Porque nao vai voce tambem de farol alto e cuando vier um carro voce titila as luces? Assim os dois poem as luces baixas e tudo mundo feliz.


É, eu to pensando nesse lance de ficar soltando a mão do guidão :s , não vai ser nada bom.

Quanto aos motoristas baixarem o farol, infelizmente tem uns que não baixam, ou até pior, andam com xenon. Não é todo mundo que respeita moto. Mas também tem uma parte que não baixa o farol é porque a estrada é muito mão conservada e não querem se arriscar a diminuir a visibilidade.

Outro problema são os caminhões e onibus, que são mais altos e por isso o farol deles fica na mesma altura que a vista de um motoqueiro, e são muitos caminhões e onibus.

E eu queria um jeito de não ter que desviar o olhar da pista, porque ela é muito mal conservada, na época da safra da cana-de-açucar ela fica bem suja, diminuindo ainda mais as chances de se guiar pelas faixas e aumentando o risco de passar em cima de algum objeto, como uma pedra ou um torrão de terra, sem contar os buracos e até mesmo animais que podem cruzar a pista.

Sendo assim, é melhor não tirar os olhos da pista, nem por um segundo. :susto:

Roberval2005
11-01-08, 06:18
ambervision é bão, hauhahha

mas é por ai memso , se nao me engano melhor é lente amarela pra dirigir a noite

Roberval2005
11-01-08, 06:19
existe ambervision ainda?

Christian
11-01-08, 06:37
Cara a melhor dica do tópico o Ivan já deu que é voê se guiar sempre pela faixa da direita.
Aliás é o que ensinam nas auto escolas. :D

Acho que esse negócio de viseiras Iridium, Mix, espelhada ficou meio comprometido com essas novas "leis" brasileiras.

agm2112
11-01-08, 07:15
O que eu sempre fiz ... basta se guiar pela canto direito da estrada, ignorando o farol incômodo (como disse o Ivan). Esses óculos modernosos ajudam alguma coisa (eu tenho um), mas eles parecem ajudar bem mais contra o sol (lentes polarizadas + filtro UV) do que contra farol.

Lagartixxa
11-01-08, 07:28
uma dica q qndo eu lembro eu faço é a dica do senna pra entrar no tunel de monaco, so q nesse caso vai ser o contrario

qndo ver o carro vindo com o farol alto fecha 1olho e deixa o outro aberto pra tentar ir vendo a pista, qndo carro passa fecha o olho ofuscado e abre o olho q tava fechado e num foi ofuscado

o problema maior é conseguir abrir e fecha os olhos assim :-/

Saurus
11-01-08, 08:04
Essa de ficar abrindo e fechando um ou os dois olhos não rola. Acabará virando cacoete. :lol:

A dica do Ivan é a que sigo desde os primórdios que aprendi a dirigir. Foi num Ford Bigode zero km novinho em folha :lol:.

Os óculos de lentes amarelas são uma excelente opção e tenho um par no porta-luvas do quadrúpede justamente para isso e para dirigir em dias nublados.

Mas temos que ter os seguintes cuidados:

1) Lentes de boa qualidade para evitar problemas ou danos aos olhos tipo descolamento de retina, etc.

2) Lentes de boa qualidade para evitar danos aos olhos em casos de acidente (um caco perfurar o olho, por exemplo).

3) Em dias ensolarados, as lentes amarelas tornam-se insuportavelmente claras. Elas, na verdade, não reduzem a quantidade de luz captadas pelos olhos, mas sim o contrário, ou seja, ampliam a quantidade de luz. Tanto que em dias nublados vocês perceberão que a visão fica mais nítida com a ampliação da luz captada pelos olhos.

4) As lentes não devem ter nenhum tipo de deformação ou provocar nenhum tipo de distorção, o que remete novamente a lentes de boa qualidade.

Espero ter ajudado.

Diego.fcs
11-01-08, 08:40
Nem lembrava mais do Ambervision, lembrei da propaganda... hauhuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua

Cara, isso aí é complicado, vejo que a única maneira é como falaram, dirigir no canto direito e sempre olhando somente para a pista, sem ficar olhando para os faróis, vejo que tem muita gente ignorante ainda que mete o farol alto nos outros, principalmente moto pequena que só anda de farol alto mesmo dentro da cidade, vejo que a única solução é instalar uns 4 milhas na moto ou carro virados mais pra cima, aí quando um cara desse vem vc mete todos os milha nele, aí ele aprende a baixar o farol...

FHNT
11-01-08, 09:01
Na teoria, as Fotocromáticas a base se prata, seriam perfeitas, porém, nínguem está levando em conta um pequeno detalhe : "O tempo de resposta dessas lentes" ; elas não escurecem de uma vez que nem aparece nas propagandas, isso leva uma fração de segundos pra ocorrer, nesse meio tempo, o veículo que produz o o fuscamento, já passou! Então, isso pouco resolve. Pode parecer absurdo, mas a técnica de fechar um e abrir o outro e se guiar pelas faixas da pista, são mais eficazes sim, e profuzem melhor resultado. Já quanto as lentes amarelas, sei que nossa visão é mais sensível a esse padrão do spectro de cores, mas na prática nunca coloquei um desses na cara...

Furious VIPER
11-01-08, 10:41
Eu sempre usei lentes amarelas somente à noite.. por aumentarem a luminosidade... e não por reduzirem o incômodo causado pelos faróis alheios. vou fazer o teste e ver o q acontece!

Volverine MF
11-01-08, 15:10
Vale Saurus pelas informações. Muito importantes.

A técnica de pilotar com um só olho parece boa, mas ainda não é o que eu procuro. Mesmo assim é uma valiosa dica e eu agradeço ao Lagartixxa por ela.

Sei que a melhor dica é se guiar pela faixa no canto da pista, mas na estrada que eu me refiro nem sempre é possivel, pois como já disse, há trechos onde não há faixas e em outros é perigoso desviar o olhar da pista. Estrada não privatizada e em area rural é f...



vejo que tem muita gente ignorante ainda que mete o farol alto nos outros, principalmente moto pequena que só anda de farol alto mesmo dentro da cidade, vejo que a única solução é instalar uns 4 milhas na moto ou carro virados mais pra cima, aí quando um cara desse vem vc mete todos os milha nele, aí ele aprende a baixar o farol...


Cara, sabe que eu já pensei muito nisso :lol: até andei pesquisando aqui no PN e achei um esquema de ligar farol alto e baixo juntos, pensei em fazer isso na minha moto só com a finalidade de cegar os outros e obrigar a abaixar o farol, mas como não é garantido que vai funcionar além de ser falta de educação, prefiro deixar meu sistema elétrico quieto .