PDA

Ver Versão Completa : Limpeza do tambor de freio



FHNT
11-01-08, 08:25
É só limpar com gasolina mesmo, ou têm algum segredo nisso? :#

Diego.fcs
11-01-08, 08:34
Eu acho que é melhor limpar com querosene, tire a roda, remova a lona do freio e limpe com querosene com um pincel, depois lave com bastante detergente para remover o querosene, deixe secar bem e depois monta tudo novamente, cuidado na hora de sair com a moto, as vezes fica molhado dentro e quando vc vai frear a roda trava... Saia na manha dando umas freiadinhas de leve andando bem devagar...

cold-milk
11-01-08, 08:37
oq o Diego falou ta certo... qd for sair com ela saia segurando levemente o freio pra dar aquela secada e uma aquecida assim fica com mais segurança !

FHNT
11-01-08, 08:46
:NOOK: Discordo do que o amigo Diego disse em parte, "Querose" é um combustível com uma característica que impede o uso nesse caso : "Ele contém óleo" , o querosene é o único combústivel com essa característica, logo ele contaminaria as lonas de freio, o tambor, o que demandaria a necessidade de se lixar os mesmos, ou troça-los, enfim é uma fria usar querosene. ]:)
Um solvente eficiente seria o Thineer, mas ele ataca as lonas, e as faz secar e vitrificar, então também não serve. Sei que existem produtos que fazem esse serviço, mas não consigo achar pra comprar; por isso me parece que a Gasolina (Alcoolina...25%..) é o melhor mesmo; mas se alguém tiver uma dica melhor, será bem vinda, porém "nada de querosene", senão a gente só vai se ver no Hades!

agm2112
11-01-08, 08:50
Limpe com querosene, mas deixe secar e depois passe uma estopa com thinner ou desengordurante até a estopa sair limpinha.

Só monte completamente seco e lave as mãos antes de manipular as lonas, para que elas não absorvam óleos ou outras sujeiras ... lixe elas com lixa de ferro n. 60 antes da montagem.

Diego.fcs
11-01-08, 09:01
:NOOK: Discordo do que o amigo Diego disse em parte, "Querose" é um combustível com uma característica que impede o uso nesse caso : "Ele contém óleo" , o querosene é o único combústivel com essa característica, logo ele contaminaria as lonas de freio, o tambor, o que demandaria a necessidade de se lixar os mesmos, ou troça-los, enfim é uma fria usar querosene. ]:)
Um solvente eficiente seria o Thineer, mas ele ataca as lonas, e as faz secar e vitrificar, então também não serve. Sei que existem produtos que fazem esse serviço, mas não consigo achar pra comprar; por isso me parece que a Gasolina (Alcoolina...25%..) é o melhor mesmo; mas se alguém tiver uma dica melhor, será bem vinda, porém "nada de querosene", senão a gente só vai se ver no Hades!


Eu citei o querosene para limpar o cubo, não para limpar a lona, achei que a dúvida dele seria em relação a limpeza do cubo e não da lona. As lonas acho que só lixar como o agm falou está bom...

Guilherme Rabelo
11-01-08, 09:06
eu do uma lixadinha de leve no cubo com uma lixa d'agua fininha lavo bem com agua e sabao, passo um ar com o compressor e monto, acho que vc nao deve passar querosene nao

Cyber
11-01-08, 09:09
Se as lonas perderem eficiencia o bom eh fazer este esquema aki -> http://www.pequenasnotaveis.com.br/index.php?topic=15048.0

Fica bom pacas, fiz na tornado e ela melhorou bastante a frenagem

Diego.fcs
11-01-08, 09:16
Guilherme, se dar uma lixadinha no cubo por dentro ele num fica muito liso??? O meu quando fui restaurar levei num torneiro para ele dar um "passo" somente, ficou show, perfeito e ele fica um pouco áspero, aí o freio fica bom pacas...

Guilherme Rabelo
11-01-08, 09:20
diego foi um mecanico que disse pra eu fazer mas o que vc disse faz sentido

Furious VIPER
11-01-08, 10:44
meu mecânico qdo desmonta a roda traseira pra limpar dá apenas uma volta com a lixa no cubo... pra tirar resíduos... não pra lixar... e depois dê-lhe água e sabão!! pra secar é com jornal e estopa!

Volverine MF
11-01-08, 17:50
Qdo eu trabalhava na oficina mecanica e revisava cubo e freio desmontava tudo, lavava com gasolina, enxaguava MUITO bem e secava bem tb.

As lonas era so agua mesmo ou então nem lavava (mais recomendado), só dava uma limpada com um pincel seco e dava uma lixada, mas pouca coisa, só pra tirar imperfeições.

Tb lixava o cubo com a mesma intenção, mas se ele estiver muito riscado é melhor dar um passe ou até ver se não compensa trocar, pois nos carros geralmente não compensa dar passe.

Ps.: Foi assim que aprendi qdo fiz o curso de mecânica no Senai.